Esporte
Governo do ES inaugura Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na manhã deste domingo (27), a Ciclovia da Vida “Detinha Son” e a ampliação da Terceira Ponte (Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça), que liga os municípios de Vila Velha e Vitória. Com investimento de R$ 180 milhões, as obras vão contribuir para a melhoria da mobilidade urbana, além do importante aspecto social agregado com barreiras de proteção à vida ao longo de todo o percurso.
Para marcar a inauguração da ciclovia, o espaço recebeu o “Pedalaço pela Paz”, evento realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com apoio do Governo do Estado.
“Mesmo debaixo de forte chuva, o Pedalaço pela Paz foi ótimo, pois demonstrou que todos podem utilizar a Ciclovia da Vida, sempre tomando as medidas de segurança. Essa obra é simbólica em vários sentidos: o primeiro, porque vai contribuir para a redução ou até mesmo o fim dos episódios em que pessoas atentam contra sua própria vida na ponte; o segundo é o incentivo à prática de atividade física, afinal, pedalar faz bem para saúde; e por fim, este local será utilizado como ponto turístico”, listou o governador.

Casagrande destacou o caráter inovador da obra, que se torna a ciclovia mais alta do País: “A construção da Ciclovia da Vida e a ampliação da Terceira Ponte exigiu coragem e determinação política para serem realizadas. É uma obra sem igual no Brasil com a acoplação da ciclovia a uma estrutura já pronta. Representa para nós um passo adiante na construção de uma sociedade com mais qualidade de vida. Estou muito feliz por este momento histórico que vivemos no Espírito Santo”.
Para o subsecretário de esporte do estado e professor de educação física, Bruno Malias, a ciclovia estimula as pessoas a ter uma vida mais ativa.
“Incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção estimula a sociedade a ter uma vida ativa. E esse incentivo passa pelo incremento da malha cicloviária da Grande Vitória, gerando segurança para os ciclistas. Do ponto de vista do lazer, as famílias capixabas ganham uma excelente oportunidade para novas rotas com a ciclovia da vida e o aquaviário. ” concluiu, Malias.
Além da ciclovia, também foi entregue a obra de ampliação da Terceira Ponte, que irá permitir o tráfego em três faixas por sentido simultaneamente, aumentando a capacidade de fluxo em cerca de 40%. Essa é uma obra inédita realizada dentro do conceito internacional de máxima utilização da via.
O secretário de estado de turismo, Weverson Meireles, também destacou a importância da ciclovia para o potencial turístico do Espírito Santo.
“A Ciclovia da Vida era uma obra muita esperada para toda região metropolitana, além disso, sua entrega é de extrema importância por vários fatores, como melhorar a mobilidade da região, incentivo à atividade física e evitar os episódios de pessoas que atentam contra sua própria vida. Somado a estes questões, agora temos um atrativo turístico importante na cidade: a ciclovia se torna a mais alta do país, e proporciona um passeio incrível e uma bela paisagem de Vitória e Vila Velha. As entregas da ampliação da Terceira Ponte, ciclovia e o novo aquaviário somam um pacote da Gestão Casagrande que vai dar qualidade de vida aos capixabas, proporcionar o desenvolvimento e incentivar também o turismo na região.” destacou, o secretário.
Para a ampliação da ponte, as antigas barreiras de proteção laterais foram retiradas, e novas foram construídas externamente, ganhando área útil para rolamento. Além disso, as faixas foram redimensionadas, ganhando nova largura para o trânsito dos veículos. A mesma medida, de redimensionamento da faixa, foi adotada há anos na Ponte Rio-Niterói e em outras importantes vias do mundo.
Com isso, a Terceira Ponte passa a comportar o maior número possível de veículos e passageiros, minimizando os congestionamentos e diminuindo o tempo de viagem.
“A adição de duas novas faixas, dedicadas exclusivamente a ônibus, é um passo significativo para priorizar o transporte público e melhorar a mobilidade urbana. Esta iniciativa não apenas aumenta a capacidade da ponte, mas também fortalece a sustentabilidade ao incentivar a utilização do transporte coletivo. Além disso, a inclusão da ciclovia é uma conquista notável, permitindo a segura travessia de ciclistas entre Vitória e Vila Velha. Esses esforços refletem o comprometimento do Governo do Estado com a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno

Abaixo e por fora da Terceira da Ponte, a Ciclovia da Vida foi projetada como rede de proteção, coibindo suicídios, e contribuindo com o deslocamento de pessoas em bicicletas e bicicletas assistidas entre Vitória e Vila Velha. São cerca de 3,5 km de extensão por sentido e 3 metros de largura. A via tem uso gratuito e irá funcionar diariamente, das 05h30 às 22h30. Será proibido o acesso de pedestres e o trânsito em motocicleta, monociclo, patins, scooter e ciclomotor.
No vão central, um mirante, com mais três metros de largura, permite que usuário faça uma pausa e tire uma foto. A ciclovia conta também com iluminação noturna de LED, além de videomonitoramento inteligente com sistemas de detecção. Toda a sua estrutura é em aço corten, totalizando cerca de 3 mil toneladas de aço. De acordo com os cálculos dos projetistas, a estrutura da Terceira Ponte ganhou mais estabilidade em virtude da ciclovia.
Mais de 30 mil peças foram confeccionadas sob medida para a ampliação e Ciclovia, cada uma com encaixe único, transportadas ao Espírito Santo totalizando 160 carretas com aço.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Fotos: galeria: Hélio Filho/Secom
Cultura
TV Ales vai retransmitir desfiles do Carnaval e jogos do Capixabão

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) assinou, nesta quarta-feira (4), um convênio entre a TV Ales e a TVE Espírito Santo para a retransmissão do Carnaval Capixaba 2026 e de uma etapa decisiva do Campeonato Capixaba de Futebol. A parceria foi formalizada na Presidência da Ales e amplia o alcance da cultura e do esporte capixabas por meio das emissoras públicas do estado.
Com o acordo, a TV Ales passará a retransmitir, em parceria com a TVE — emissora gerida pela Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV/ES) — os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e da Série Ouro do Carnaval de Vitória 2026, além dos jogos do mata-mata do Capixabão, a partir das quartas de final.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), destacou o caráter estratégico da iniciativa.
“Essa é uma parceria estratégica. Nós estamos potencializando uma parceria, levando o carnaval, levando o futebol, valorizando o futebol capixaba, que é muito importante. (…) Além das informações que nós levamos para os cidadãos, mostrando o papel do deputado, o papel da Assembleia, a transparência da Assembleia e as ações que a gente promove além das paredes do Poder Legislativo, estamos levando cultura, estamos levando esporte. Estou muito feliz com essa parceria com a nossa TVE”, afirmou.

Já o diretor-presidente da RTV/ES, Igor Pontini, ressaltou a importância da união entre as emissoras públicas.
“A TVE e a TV Ales são as emissoras públicas do estado, cada uma com sua missão institucional, e essa parceria potencializa tanto o futebol como o Carnaval capixaba. (…) Isso aumenta a divulgação, a visibilidade, e é importante para esse momento de reconstrução do futebol capixaba, além de potencializar nossa cultura e nosso esporte, o que é estratégico para o nosso Estado”, disse Pontini.
Carnaval Capixaba 2026
A retransmissão dos desfiles do Grupo Especial terá início às 22 horas, enquanto os desfiles da Série Ouro começam às 21h45.
Grupo Especial – Sambão do Povo
Sexta-feira (6 de fevereiro)
- Pega no Samba
- Novo Império
- Unidos de Jucutuquara
- Mocidade Unida da Glória (MUG)
- Imperatriz do Forte
Sábado (7 de fevereiro)
- Rosas de Ouro
- Unidos da Piedade
- Independente de Boa Vista
- Chegou o Que Faltava
- Andaraí
Série Ouro (antigo Grupo de Acesso)
Sexta-feira (13 de fevereiro)
- Barreiros
- Chega Mais
- Eucalipto
- Tradição
- São Torquato
Sábado (14 de fevereiro)
- Itacibá
- Mocidade da Praia
- Império
- Mocidade Serrana
Ao todo, 19 escolas de samba terão seus desfiles retransmitidos pela TV Ales em parceria com a TVE.
Campeonato Capixaba de Futebol
O convênio também prevê a retransmissão dos jogos decisivos do Campeonato Capixaba de Futebol 2026, sempre às 15 horas, a partir das quartas de final.
Quartas de final
Ida: 21 de fevereiro de 2026
Volta: 28 de fevereiro de 2026
Semifinais
Ida: 7 de março de 2026
Volta: 14 de março de 2026
Final
Ida: 21 de março de 2026
Volta: 28 de março de 2026
Fonte: Ales Por João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad
Esporte
Capixabão 2026: TV Brasil transmite duelo entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco

A TV Brasil exibe, nesta terça-feira (27), o confronto entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco-ES pelo Campeonato Capixaba 2026. A partida vai ao ar para todo o país, com sinal gerado pela emissora parceira TVE Espírito Santo, integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). 
A jornada esportiva da emissora pública inicia às 20h45, preparando a audiência para a partida que começa às 21h, direto do Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Campeonato Capixaba
O Campeonato Capixaba 2026 teve início no dia 13 de janeiro e a previsão de encerramento em 28 de março. A competição mantém o formato adotado nas últimas edições. Na primeira fase os dez clubes participantes se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados para a Série B estadual.
As fases eliminatórias (quartas de final, semifinais e final) serão disputadas em jogos de ida e volta. A única novidade desta edição é o retorno da vantagem esportiva nas quartas de final: os quatro primeiros colocados da primeira fase terão o mando de campo no jogo decisivo e avançam em caso de igualdade no placar agregado.
Participam do Campeonato Capixaba 2026 os oito clubes remanescentes da temporada anterior: Rio Branco-ES e Porto Vitória (campeão e vice de 2025), Desportiva Ferroviária e Vitória-ES (semifinalistas), além de Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Vilavelhense e Capixaba. Completam a lista o Serra e o Forte FC, campeão e vice da Série B do estadual.
Além do título estadual, a competição garante vagas em torneios nacionais. O campeão assegura participação na Copas do Brasil, além da Série D do Campeonato Brasileiro de 2027. O vice-campeão também conquista vaga na Copa do Brasil.
Jornada esportiva
Além do Campeonato Capixaba, a TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também exibe jogos de outros três campeonatos estaduais de futebol. Estão confirmados na programação os confrontos pela disputa dos Campeonatos Baiano, Capixaba, Cearense e Paraense.
As transmissões na telinha para todo o país serão geradas a partir das emissoras parceiras que integram a RNCP. A cobertura das partidas nos estádios, a narração e os comentários serão feitos pelas equipes dos canais dos estados: TVE Bahia, TV Cultura do Pará, TVE Espírito Santo e TV Ceará.
Esporte
Fifa lança marca da Copa Feminina 2027 em evento no Rio de Janeiro

A 515 dias para a Copa do Mundo Feminina no Brasil, a Fifa divulgou em um hotel no Rio de Janeiro o emblema e slogan oficial do torneio. A marca une as letras M e W, que significam mulher e mundo em português e inglês (tradução de women e world). A junção das letras também forma um losango que remete à bandeira do Brasil e ainda lembra a geometria de um campo de futebol. O troféu do Mundial fica evidenciado em frente ao símbolo criado.
O slogan GO EPIC™ convida a torcida a fazer parte de uma jornada memorável no Brasil. Também foi lançada a identidade sonora do torneio inspirada em ritmos brasileiros, percussões ligadas ao samba e à herança afro-brasileira.
O evento conduzido pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, reuniu autoridades do esporte, personalidades do futebol masculino e feminino.
“O Brasil vive e respira futebol, e já dá para sentir por aqui a empolgação em receber o mundo todo e sediar um evento histórico”, afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
Lenda da modalidade, a ex-jogadora Formiga, que agora ocupa o cargo de diretora de Políticas de Futebol e de Promoção do Futebol Feminino da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, participou do lançamento ao lado da jogadora ainda em atividade Cris Rozeira.
“Espero que possamos aproximar os torcedores ao futebol feminino e que possamos mudar, dia a dia, a estrutura do futebol feminino”, ressaltou Formiga.

Cristiane, Fomiga e Cafu (centro da imagem) participaram do evento de lançamento da marca e identidade sonora da Copa do Mundo Feminina de futebol de 2027- Buda Mendes – FIFA/Direitos Reservados
Ícones deo futebol masculino, Cafu e Ronaldo Fenômeno foram convocados para representar o apoio dos atletas homens ao torneio.
“Eu sou brasileiro mais animado. Acho merecíamos a Copa no nosso país perante tudo o que essas meninas fizeram que para que esse momento chegasse. Temos umas das maiores representantes do futebol feminino aqui. Quando as condições eram precárias, vocês fizeram com que o futebol feminino fosse reconhecido mundialmente. Eu poderia falar de varios craques, mas o dia é de vocês”, ressaltou o capitão do pentacampeonato, Cafu.
A Copa do Mundo masculina de 2026 também foi destaque do evento. Infantino salientou que [o torneio] “vai ser espetacular. O mundo necessita de união e alegria e vamos levar alegria nesse mundial”.
Após o lançamento da Copa de 2027, a Fifa homenageou os heróis dos títulos mundiais da seleção brasileira: Pepe (1958); Mengalvio (1962); Jairzinho (1970); Bebeto (1994); e Cafu (2022).

Uma partida amistosa com lendas da Fifa fez parte das atividades de lançamento da marca da Copa Feminina 2027 neste domingo (25),na praia de Copacabana – – Wagner Meier – FIFA/Direitos Reservados
Para o público em geral, a praia de Copacabana foi palco do evento considerado pontapé inicial para o torneio, o primeiro da modalidade na América do Sul. Artistas desenharam no asfalto pinturas especiais que representavam as oito capitais brasileiras que vão sediar a competição.
Um jogo com lendas da Fifa e ex-jogadoras fizeram uma partida promocional no Posto 4, que contou com torcida formada por crianças de projetos sociais de futebol de mulheres.
Agencia Brasil
-

Cultura22 horas atrásTV Ales vai retransmitir desfiles do Carnaval e jogos do Capixabão
-

Saúde8 horas atrásProcon-ES alerta consumidores sobre venda irregular de “canetas emagrecedoras”
-

Tecnologia2 dias atrásDisney confirma mudança no comando após anos de transição
-

Educação8 horas atrásGoverno recepciona estudantes da Rede Estadual no primeiro dia letivo de 2026
-
Negócios2 dias atrás
Disney Nomeia Josh D’Amaro Como Novo CEO
-

Tecnologia13 horas atrásAnthropic prepara lançamento do Claude Sonnet 5
-

Negócios13 horas atrásSob Nova Direção: Os 5 Maiores Desafios Do CEO Josh D’Amaro Na Disney























