Esporte
Maratona de Vitória: prova de 42km já tem 90% das vagas preenchidas

Depois da Maratona do Rio, chegou a vez de Vitória dar a largada para sua principal corrida, a Maratona de Vitória 2025. As provas acontecem nos dias 30 e 31 de agosto pelas ruas da capital capixaba e devem reunir mais de sete mil competidores de várias partes do Brasil e do exterior. A edição conta ainda com maratoninha kids e um desafio em dose dupla para os atletas testarem seus limites: o Desafio Cidade de Vitória. As inscrições podem ser feitas no site www.maratonadevitoria.com.br. Corra para fazer a sua, pois a prova de 42km já tem 90% das vagas preenchidas.
Muito aguardada pelos adeptos da corrida de rua, a Maratona de Vitória já entrou para o calendário nacional se destacando pelo belo percurso, com trechos que alternam praias e montanhas em sua paisagem, neste caso o Mestre Álvaro. Em dois dias de prova, os competidores poderão escolher quatro percursos distintos, com 5km, 10km, 21km e 42km ou ainda encarar um desafio duplo, em trajetos de 5km + 21km ou de 10km + 42km.
“A corrida de rua é uma prática que só cresce no mundo. E a Maratona de Vitória confirma isso. Ano passado reunimos cerca de cinco mil corredores e, além dos capixabas, a competição recebeu atletas de todos os Estados brasileiros e também de outros países“, destaca Bernardo Ramos, da Pace Eventos, organizadora da Maratona de Vitória.
Maratoninha de Vitória 2024. Crédito: Foco Radical.
Provas
No dia 30 de agosto (sábado), a largada acontece às 6h da manhã para os competidores da Corrida Orla de Vitória, nas categorias 5km e 10km, e para os que optarem pelo Desafio Cidade de Vitória. Nessa modalidade, o atleta escolhe percursos de 5km + 21km ou de 10km + 42km, a serem concluídos em dois dias de competição. Ainda no sábado, às 16h, acontece a Maratoninha de Vitória, com percursos de 50m a 400m para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos.
Já no dia 31 (domingo), acontecem as tradicionais Maratona de Vitória, com percurso de 42km e largada às 5h30, e Meia Maratona de Vitória, com 21km, saindo às 6h30. Todas as largadas acontecem na Rua Judite Maria Tovar Varejão, em frente ao Espaço Baleia Jubarte, próximo à Cruz do Papa, na Enseada do Suá.
Kits e premiação
O kit atleta contempla uma camisa, número de identificação, chip descartável e sacola para o kit. As datas de entrega serão 28, 29 e 30 de agosto das 10h às 18h, na tenda na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Além da medalha, os corredores da categoria geral receberão troféus do 1º ao 5º colocados e, por faixa etária, os atletas receberão troféus do 1º ao 3º colocados. No Desafio Cidade de Vitória, os vencedores receberão também troféus do 1º ao 3º colocados.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.maratonadevitoria.com.br ou www.paceeventos.com.br. A competição é patrocinada pela Fortlev, com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).
MODALIDADES
Maratona de Vitória (42km)
Dia 31 de agosto (domingo), largada às 5h30.
Meia Maratona de Vitória (21km)
Dia 31 de agosto (domingo), largada às 6h30.
Corrida Orla de Vitória (10km)
Dia 30 de agosto (sábado), largada às 6h.
Corrida Orla de Vitória (5km)
Dia 30 de agosto (sábado), largada às 6h.
Desafio Cidade de Vitória (5km + 21km ou 10km + 42km)
Dia 30 de agosto (sábado), largada às 6h.
Maratoninha de Vitória (distâncias de 50m a 400m)
Dia 30 de agosto (sábado), largada às 16h para crianças e adolescentes de 4 a 14 anos (distâncias de 50m a 400m).
- 4 anos: distância de 50m.
- 5 e 6 anos: distância de 100m.
- 7 e 8 anos: distância de 150m.
- 9 e 10 anos: distância de 200m.
- 11 e 12 anos: distância de 300m.
- 13 e 14 anos: distância de 400m.
OBS: atletas das categorias “atletas com deficiência” e “60+” terão desconto de 50% no valor da inscrição no lote vigente.
Maratona de Vitória 2024. Crédito: Foco Radical.
Sobre a Maratona de Vitória
A Maratona de Vitória chega às ruas da capital capixaba para a sua nona edição. Inicialmente conhecida como “Meia Maratona”, a prova passou por uma transformação com a inclusão da distância de 42km e já está em sua quarta edição como a Maratona de Vitória. Em 2024 reuniu cerca de cinco mil corredores, entre corredores capixabas e atletas de 22 Estados brasileiros e também de outros países, como Alemanha, China, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal.
A competição é patrocinada pela Fortlev, com apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC).
SERVIÇO
Maratona de Vitória 2025
- Data: 30 e 31 de agosto.
- Local: Praça do Papa, na Enseada do Suá, Vitória.
- Informações: www.maratonadevitoria.com.br ou www.paceeventos.com.br.
Atendimento à Imprensa:
Por: Assessoria – L4 Comunicação
Esporte
Conmebol anuncia Monumental de Lima como sede da final da Libertadores

O Estádio Monumental de Lima, no Peru, será o palco da final da edição 2025 da Copa Libertadores da América de futebol masculino. A decisão será disputada no dia 29 de novembro, anunciou a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) na tarde desta segunda-feira (11).

A escolha do Monumental de Lima, o maior estádio do Peru, com capacidade para receber até 80.093 torcedores, foi confirmada pelo Conselho da Conmebol após reunião entre o presidente Alejandro Domínguez, autoridades do governo peruano e a Federação Peruana de Futebol (FPF).
Esta será a segunda oportunidade na qual a capital peruana sediará a decisão da principal competição de clubes da América. Em 2019, o Flamengo comandado pelo técnico português Jorge Jesus derrotou o River Plate (Argentina) por 2 a 1, com dois gols do atacante Gabriel Barbosa, para conquistar a Libertadores pela segunda vez na história (o Rubro-Negro tem no total três títulos da competição).
Esporte
Paratleta serrano é ouro duas vezes em Grand Prix de tiro esportivo no Peru

Tem paratleta contemplado do Serra Atleta brilhando em competição internacional!O paratleta serrano Bruno Kiefer conquistou duas medalhas de ouro no Grand Prix de Arequipa, competição que aconteceu no Peru entre os dias 02 a 4 de agosto. O jovem é o único capixaba que integra a Seleção Brasileira de tiro esportivo, formada por dez atletas.
O serrano conquistou o ouro na final da prova mista R4 – carabina de ar em pé 10m pela classe SH2 (atiradores que precisam de suporte para a arma). No dia 3, Bruno Kiefer subiu novamente ao lugar mais alto do pódio após a final da prova mista R5 – carabina de ar deitado 10m da classe SH2.
“Estamos muito felizes pelo desempenho do nosso atleta bolsista do Serra Atleta ganhando notoriedade no cenário internacional. Além de incentivar outros atletas com a pratica do esporte, esses bons resultados impulsionam ainda mais os investimentos em nossa juventude”, destaca o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira.
Morador do bairro Lagoa de Carapebus ,o paratleta coleciona muitas vitórias na carreira. Bronze R4 Carabina de Ar – 10 m – posição em pé SH2 no Mundial de Lima 2023; bronze na carabina de ar 10m e 50m misto nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro na carabina de ar deitado e prata na em pé no Sul-Americano 2017, no Rio de Janeiro; ouro na carabina de ar em pé no Aberto Internacional 2018; ouro na carabina de ar deitado no Aberto Internacional na Colômbia em 2018.
Bruno Kiefer destaca que está muito feliz de trazer o ouro para casa e fala da importância do programa Serra Atleta em sua carreira. “O Serra Atleta tem sido uma grande ajuda na minha carreira e para os custos com materiais e treinos”, explica.
Atualmente o programa Serra Atleta da Prefeitura da Serra contempla doze paratletas das categorias estadual, nacional e internacional nas modalidades atletismo paralímpico,tiro esportivo paralimpico, trialtlon paralímpico, basquetebol paralimpico e natação paralímpica.
Fonte: Secom-PMS Texto: Roberta Pelissari – Foto: Arquivo pessoal
Esporte
Em final emocionante, Brasil bate Colômbia e é campeão da Copa América

Emocionante, imprevisível, de tirar o fôlego e no embalo da craque Marta e da goleira Lorena. Nem mesmo o melhor roteirista do mundo poderia prever uma final de Copa América Feminina tão perfeita para o Brasil. O placar final ficou em 4 a 4. E, nos pênaltis, as brasileiras confirmaram a conquista do título por 5 a 4. A conquista no Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador), confirmou a hegemonia verde e amarela no continente. São nove títulos em 10 edições do torneio. Além do Brasil, apenas a Argentina já foi campeã.
A primeira atleta a balançar as redes na tarde de Quito foi Linda Caicedo. Aos 24 minutos da etapa inicial, a estrela do Real Madrid, de apenas 20 anos, aproveitou a desatenção da zaga brasileira para concluir com talento a jogada que passou por Izquierdo e Mayra Ramírez.
O jogo estava muito difícil para o Brasil. O técnico Arthur Elias fez três substituições, ainda na primeira etapa. E, praticamente no último lance da etapa inicial, Carabalí acertou uma cabeçada em Gio Garbelini. Com auxílio do VAR, Dione Rissios confirmou a penalidade para o Brasil. E a capitã Angelina deixou tudo igual aos 53 minutos.
Na etapa final, quando o Brasil era melhor, a zagueira Tarciane recuou errado uma bola para a goleira Lorena e acabou marcando contra. Placar: Colômbia 2 x 1 aos 23 minutos da etapa final.
Aos 34 minutos, a artilheira Amanda Gutierres mostrou o faro da goleadora. A atacante do Palmeiras ajeitou no peito o cruzamento de Gio e soltou a bomba de esquerda para igualar o placar: 2 a 2. Gutierres finalizou a Copa América dividindo a artilharia geral do torneio com a paraguaia Claudia Martínez (seis gols para cada uma das atletas).
Seguindo o ritmo frenético, aos 42 minutos, Mayra Ramírez finalizou com muita categoria o excelente contra-ataque puxado por Linda Caicedo.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos (praticamente no último lance do tempo normal), entrou em cena a rainha Marta. A maior jogadora da modalidade de todos os tempos pegou o rebote, soltou uma bomba de perna esquerda e deixou tudo igual mais uma vez. Golaço de craque e placar em 3 a 3.
Prorrogação
Na prorrogação, ela de novo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Marta recebe cruzamento na área e finaliza com o pé direito para colocar o Brasil na frente. Só que a decisão ainda estava longe de acabar. Aos 9 minutos da etapa final da prorrogação, um golaço de falta da Colômbia. Leicy Santos, a camisa 10, mandou um lindo chute no ângulo. Com um incrível placar de 4 a 4, ficou tudo para os pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças, Angelina perdeu o primeiro para o Brasil. Mas Paví bateu muito alto e recolocou o Brasil no jogo. A zagueira Mariza fez. E Leicy Santos bateu para defesa da goleira Lorena, que já havia defendido duas penalidades na campanha brasileira durante os Jogos Olímpicos no ano passado. Era a primeira chance de título da Seleção Brasileira. E, quis o destino que fosse a vez da craque Marta cobrar. Ela, que estava fazendo a última partida em uma Copa América e buscava aquele que seria o tetracampeonato da carreira e o nono título da Seleção, acabou batendo rasteiro e facilitando para a defesa da goleira Kathe Tapia. A grande estrela acabou perdendo a primeira chance de finalizar a competição e dar o título ao Brasil.
Na sequência, chegaram as cobranças alternadas. E aí voltou ao palco uma das personagens dessa final. A zagueira colombiana Carabalí, que havia cometido o pênalti no primeiro gol do Brasil, foi para a cobrança. E a goleira Lorena escreveu mais um capítulo dessa incrível final. A ex-jogadora do Grêmio e medalhista de prata e melhor goleira dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 defendeu o chute e confirmou a conquista. Brasil campeão da Copa América. O nono título da equipe nacional em 10 edições do torneio.
Agencia Brasil
-
Política4 dias atrás
Sessão Solene em Linhares reforça o protagonismo jovem no Dia Nacional da Juventude
-
Justiça4 dias atrás
Edson Fachin é eleito presidente do STF; Moraes será o vice
-
Negócios3 dias atrás
IA, Carreira e Remuneração: Os 3 Pilares da Retenção de Talentos
-
Tecnologia3 dias atrás
5 prompts do ChatGPT para estudar para o CNU 2025
-
Negócios2 dias atrás
Zuckerberg Desperdiçou Seu Talento em IA, Agora, Está Gastando Bilhões para Substituí-lo
-
Tecnologia2 dias atrás
5 melhores celulares para selfie em 2025
-
Negócios1 dia atrás
“O Futuro Chegou”: as Previsões de Amy Webb para o Brasil e a Tecnologia
-
Tecnologia1 dia atrás
Rumble: EUA pedem ao STJ intimação de Moraes