Esporte
Título inédito: Botafogo supera expulsão e conquista Libertadores da América

Neste sábado (30), o Glorioso alcançou a maior conquista em 120 anos de história. Mesmo perdendo o volante Gregore expulso com menos de um minuto de jogo, a equipe carioca venceu o Atlético-MG por 3 a 1, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, na Argentina, garantindo o título inédito da Libertadores.
A conquista marca o fim de um longo jejum de títulos para além do âmbito carioca ou regional. O último grande troféu erguido pelo Botafogo era a do Campeonato Brasileiro de 1995, liderado pelo artilheiro Túlio Maravilha. De lá para cá, o Alvinegro até venceu cinco Estaduais (1997, 2006, 2010, 2013 e 2018) e um Torneio Rio São-Paulo em 1998, mas acumulou três rebaixamentos à Série B em menos de 20 anos.
A volta por cima
A Libertadores é o primeiro título desde que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube foi comprada pelo empresário inglês John Textor. No ano passado, o Botafogo esteve perto de conquistar o Brasileirão, com 13 pontos de vantagem para o segundo colocado ao final do primeiro turno, mas teve grande queda de produção na metade final da competição. Após 11 jogos sem vencer e viradas inacreditáveis sofridas contra Palmeiras e Grêmio, a equipe terminou o campeonato em quinto lugar.
A derrocada obrigou o Botafogo a disputar a fase preliminar da Libertadores deste ano, passando por Aurora, da Bolívia, e Red Bull Bragantino para chegarem à fase de grupos. Apesar do início ruim, com derrotas para Junior Barranquilla, da Colômbia, e LDU, do Equador, o Glorioso emplacou três vitórias seguidas e se classificou ao mata-mata onde bateu Palmeiras, São Paulo (ambos de forma dramática) e Penãrol, do Uruguai, este último com direito a goleada por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
A volta por cima pós-2023 está coroada, mas pode ficar ainda mais gloriosa. O Botafogo lidera o Brasileirão com 73 pontos, três a mais que o Palmeiras, restando duas rodadas para o fim da competição – Internacional e Fortaleza, com 65 pontos e três jogos pela frente, ainda podem alcançar o Alvinegro.
Partiu, Mundial
De quebra, o Botafogo se credenciou a duas competições da Federação Internacional de Futebol (Fifa). A primeira é a Copa Intercontinental, que substitui, no calendário, o Mundial de Clubes. No dia 11 de dezembro, em Doha, no Catar, o Glorioso encara o Pachuca, do México, vencedor da Concacaf (entidade responsável pela modalidade no Caribe e nas Américas do Norte e Central). Quem passar, pega na semifinal o Al-Ahly, do Egito, campeão africano. A final será contra o Real Madrid, da Espanha, ganhador da Liga dos Campeões da Europa.
Já entre 15 de junho e 13 de julho, o desafio será o novo Mundial da Fifa, nos Estados Unidos. O torneio reunirá 32 clubes, sendo seis da América do Sul. Quatro deles são os brasileiros campeões das últimas edições da Libertadores. Além do Botafogo, estarão Palmeiras (2021), Flamengo (2022) e Fluminense (2023). Os argentinos Boca Juniors e River Plate completam os representantes sul-americanos.
E agora, Galo?
O Atlético-MG, por sua vez, voltou a ser derrotado em uma final de 2024, após perder a Copa do Brasil para o Flamengo. Sem vencer há 11 partidas, sendo sete pelo Brasileirão, o Galo caiu na tabela do campeonato nacional e aparece na décima posição, com 44 pontos, a três do Bahia, oitavo colocado e que, com o título do Botafogo, passou a herdar uma vaga na fase preliminar da próxima Libertadores. Resta aos mineiros correr atrás de uma nova chance para tentar o bi em 2025.
Um a menos, dois a mais
Trinta e três segundos. Disputa de bola no círculo central entre Gregore, do Botafogo, e Fausto Vera, do Atlético-MG. O volante do Glorioso atinge a cabeça do argentino, que sangra. O árbitro Facundo Tello não tem dúvidas: cartão vermelho. Com menos de um minuto de jogo, os cariocas já estavam com um homem a menos na partida mais esperada da temporada.
A expectativa era tanto de pressão atleticana, fazendo valer a superioridade numérica em campo, como de alguma mudança por parte do Botafogo, para conter os ataques do adversário, reforçando o sistema de meio-campo ou defensivo com a saída de um atacante. Nem uma coisa, nem outra. O Galo se postou no campo ofensivo, mas assustou somente em chutes da entrada da área do atacante Hulk, defendidos pelo goleiro John.
Com apenas 22% de posse de bola, 79 passes trocados e um jogador a menos, o Botafogo foi letal. Aos 34 minutos, aventurou-se pela primeira vez no ataque. Na base da troca de passes, o meia Thiago Almada abriu para o atacante Luiz Henrique, que escapou da marcação pela esquerda ao invadir a área e rolou para o volante Marlon Freitas chutar. A batida explodiu no zagueiro Júnior Alonso e sobrou para Luiz Henrique, que mandou para as redes.
O Botafogo soube aproveitar a instabilidade do Atlético-MG. Aos 41, na segunda investida dos cariocas, Everson e Guilherme Arana não se entenderam na marcação e Luiz Henrique se antecipou ao lateral do Galo. O goleiro, então, derrubou o atacante do Glorioso na entrada da área. Com ajuda do árbitro de vídeo (VAR), Facundo Tello deu pênalti, que o lateral Alex Telles bateu e converteu.
Fogão se segura e comemora
Para a etapa final, Gabriel Milito promoveu logo três mudanças, com as entradas do lateral Mariano, do meia Bernard e do atacante Eduardo Vargas nas vagas do zagueiro Lyanco e dos meias Gustavo Scarpa e Fausto Vera. Com um minuto, as trocas já deram resultado. No primeiro ataque do Galo, escanteio. Hulk cobrou na área e Vargas, livre, sem precisar saltar, mandou de cabeça, no ângulo de John, descontando para o Atlético-MG. Aos oito, os mineiros reclamaram de um pênalti de Marlon Freitas em Deyverson, que não teria sido marcado.
Os gritos de “Eu acredito!”, entoados pela torcida atleticana na campanha do título da Libertadores de 2013, tomaram o Monumental. Percebendo o crescimento do adversário, Arthur Jorge respondeu às trocas de Milito, mandando a campo o volante Danilo Barbosa na vaga do meia Jefferson Savarino e o lateral Marçal no lugar de Alex Telles – que já tinha amarelo.
Com Hulk e Mariano ditando o ritmo, o Atlético-MG não saía do campo ofensivo, obrigando os jogadores de frente do Botafogo, como Luiz Henrique e Almada, a reforçarem o sistema defensivo, com dificuldades para contra-atacar. Arthur Jorge, então, trocou a dupla por Júnior Santos e Matheus Martins. Em resposta, Milito deu novo gás ao comando de ataque, com Alan Kardec substituindo Deyverson.
O Galo intensificou a pressão nos instantes finais. Aos 41, Mariano lançou Vargas, que se antecipou à marcação pelo meio e desviou por cima do travessão, com muito perigo. O chileno teve outra grande chance no lance seguinte, em recuo de bola ruim do zagueiro Adryelson que o deixou na frente de John, mas errou na tentativa de encobrir o goleiro.
As oportunidades perdidas fizeram falta. Aos 52 minutos, Júnior Santos fez bela jogada pela direita e tentou cruzar rasteiro para Matheus Martins. O volante Alan Franco até fez o corte, mas o próprio Júnior Santos conferiu para as redes, anotando o décimo gol dele na Libertadores, encerrando a competição como artilheiro. O gol do título.
Agencia Brasil – Edição: Juliana Cézar Nunes
Esporte
Interdição na Terceira Ponte no sentido Vitória x Vila Velha; Transcol terá desvio de itinerário durante Corrida Dez Milhas

A Terceira Ponte será parcialmente interditada neste domingo (28), das 5h às 10h, para a realização da tradicional Corrida das Dez Milhas Garoto. Em razão disso, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) orienta que os motoristas utilizem vias alternativas para sair de Vitória, como a Segunda Ponte ou a Ponte Florentino Ávidos. No sentido norte, de Vila Velha para Vitória, não haverá interdições.
Quanto ao Transcol, a Ceturb-ES esclarece que durante esse período as linhas que usam a Terceira Ponte, no sentido Vitória a Vila Velha, passarão pela Avenida Carlos Lindenberg. O trajeto de Vila Velha para Vitória permanece inalterado. A via será sinalizada e os motoristas deverão seguir com cautela durante a realização da prova.
A partir das 18h do sábado (27), as linhas 526, 503, 525, 661 e 650 que passam pela Av. Jerônimo Monteiro, sentido Av. Carlos Lindenberg, em Vila Velha, terão seu itinerário desviado pelas ruas Aurora e Dr. Moacyr Veloso. Já as linhas 608, 674 e 607, que fazem viagem pela Av. Santa Terezinha, serão desviadas pela rua Dr. Moacyr Veloso. Portanto, a Companhia orienta que os motoristas e usuários do transporte público fiquem atentos quanto a essa mudança.
O percurso total, incluindo a ponte, será de 16,9 quilômetros iniciando na Praia de Camburi, em Vitória, e terminando em frente à Fábrica de Chocolates Garoto, na Avenida Jerônimo Monteiro, na Glória, em Vila Velha. Com 17 mil pessoas inscritas, de participantes do Brasil e Mundo inteiro, bateu seu recorde.
Aquaviário
Os corredores que pretendem participar da 34ª Edição da Dez Milhas Garotos vão poder contar com mais horários no Aquaviário. A Companhia preparou um reforço especial para o dia da corrida, oferecendo viagens extras para a linha 402 (Praça do Papa / Prainha), começando as operações a partir das 5h de domingo (28) até as 8h. Após esses horários, o funcionamento do Aquaviário segue normalmente, conforme as tabelas de fim de semana.
Confira os horários da linha 402 (Praça do Papa / Prainha) no domingo (28)
Esporte
Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias

Na última atuação diante da torcida brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil derrotou o Chile por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (4) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O confronto, que foi válido pela 17ª rodada da competição.
Com os três pontos conquistados nesta quinta, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti, que já entrou em campo classificada para a próxima edição do Mundial, chega à última rodada das Eliminatórias ocupando a 2ª posição da classificação com 28 pontos.
Ataque contra defesa
A seleção brasileira entrou em campo com grande favoritismo diante de um Chile que ocupa a lanterna das Eliminatórias. Diante de um adversário claramente inferior, Carlo Ancelotti armou o Brasil com um quarteto de ataque formado por Gabriel Martinelli, João Pedro, Estêvão e Raphinha. Tanto por opção tática como por característica dos jogadores, o ataque do Brasil se movimentou muito desde os primeiros minutos, o que criou muitas dificuldades para a defesa de um adversário que pouco criava.
E foi em uma trama coletiva dos atacantes brasileiros que a seleção abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Em rápido contra-ataque pela esquerda, o lateral Douglas Santos tabelou com João Pedro antes de tocar para Raphinha, que chutou para defesa parcial do goleiro Vigouroux. Estêvão aproveitou então a bola que sobrou para acertar uma meia bicicleta para abrir o marcador.
Agencia Brasil
Esporte
Capixaba Leonardo Alves é campeão e fecha a Maratona de Vitória em 2h27

Com milhares de passos e histórias cruzando a linha de chegada, a Maratona de Vitória consolida-se como a maior prova da capital capixaba. Leonardo Alves dos Santos foi o grande campeão e fechou a prova em 2h27. Superação foi a palavra de ordem para os corredores que disputaram os 21k e 42k na manhã deste domingo (31), com largada e chegada na Praça do Papa.
Morador de Sooretama, Leonardo tem 44 anos e entrou para a corrida há 18 anos. Ele divide seu tempo entre o trabalho como pintor e os treinos para as corridas, cinco dias por semana. “Quero agradecer a Deus, minha esposa, minha família que está em casa torcendo e meus amigos. É muito satisfatório porque muita gente está torcendo por mim. Eu já tenho três maratonas concluídas esse ano”, comemora Leonardo.
No feminino, teve festa mineira no pódio. A fotógrafa Gisely Carvalho, 37 anos, completou os 42k em 3h17 e conquistou a prova pela terceira vez consecutiva. A maratonista confessou que quase desistiu nos 15k. “Estava com muita dor no quadril e nas pernas. Há duas semanas tive uma crise de hérnia de disco, então estar aqui hoje foi um milagre de Deus. Meu marido não me deixou desistir”, desabafa. Gisele foi uma das atletas que topou o Desafio Cidade de Vitória, com provas nos dois dias de maratona. Além da vitória hoje, ela também conquistou no sábado o terceiro lugar na prova de 10k, com o tempo de 42min17s.
Com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Crédito: @esportevix
O governador Renato Casagrande fez sua estreia nos 21k e finalizou a prova em 2h36. “A primeira vez a gente nunca esquece e não vou esquecer a Meia Maratona de Vitória. É uma alegria poder participar e os 21k foi um desafio que eu tinha. É uma alegria poder correr, ver o sucesso da maratona e incentivar pessoas a praticar atividade física”, celebra.
Entre os 2.500 inscritos nos 21k, foram mais de 1.400 homens e mais de 1 mil mulheres; já nos 42k, os homens representaram quase 700 corredores, enquanto as mulheres, 200 do total de 900 participantes. No total, os dois dias de prova reuniram mais de 7 mil corredores, sendo 1 mil vindos de fora do Espírito Santo, entre eles, participantes dos Estados Unidos, Argentina, Holanda, Espanha e El Salvador.
“Realização e gratidão” foram as palavras de Bernardo Ramos, diretor da Pace Eventos, organizadora da prova, para comemorar o sucesso da Maratona de Vitória. Ele disse que a de 2026 já está marcada para dia 30, o último domingo de agosto, e será ainda maior, com 10 mil corredores! O Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), é o patrocinador master da Maratona de Vitória, que contou ainda com o patrocínio da Fortlev e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória.
Acesse as fotos da corrida – crédito @esportevix:
Acesse todos os resultados da corrida na Chiptiming:
Confira o resultado dos cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e feminino:
Pódio 42k masculino. Crédito: @esportevix
Geral masculino 42k
- Leonardo Alves dos Santos 02:27:01
- Jose da Consolação Amaral Junior 02:39:46
- Tiago Vasconcelos dos Santos 02:41:13
- Juvenil Pereira Galvão 02:44:21
- Arthur Andrade Linhares 02:47:39
Geral feminino 42k
- Gisely Carvalho 03:17:22
- Claudiane Coelho de Sales 03:18:47
- Bruna Gonçalves Silva v03:18:49
- Bruna Cavallazzi Silveira 03:21:28
- Rosiane dos Santos Bispo 03:21:33
Geral masculino 21k
- Maquezile Gabriel Pio 01:09:08
- Jonilson Pinto Prates 01:09:47
- Diego Santos Barbosa 01:13:38
- Leonardo Bilich Abaurre 01:14:52
- Guilherme Daher Ferreira 01:15:24
Clique Para Download |
Geral feminino 21k
- Yries Pereira 01:25:29
- Carolina Henrique Sardinha Silva 01:27:08
- Lyvia Rostoldo Macedo 01:33:18
- Tais de Souza Barros 01:34:36
- Daniela Almeida de Freitas 01:34:37
PCD masculino 21k
- Edimar de Paulo Coutinho 01:45:59
- Valdecir Nogueira da Silva 01:49:49
- Leandro Murta 02:09:16
- Joel Borges Campos 02:14:06
- Gabriel Silva Rodrigues 02:37:59
PCD feminino 21k
- Nayara Meireles dos Santos
Atendimento à Imprensa:
Assessoria – L4 Comunicação
Luciane Ventura – (27) 99299-4291
Ludmila Nascimento – (27) 99709-2026
-
Economia2 dias atrás
Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil
-
Cidades2 dias atrás
Prefeitura de Cariacica abre programação do Outubro Rosa
-
Saúde2 dias atrás
Exagerar no cafezinho pode prejudicar a saúde dos olhos
-
Geral2 dias atrás
Sobreviventes de ataques a escolas em Aracruz querem reparação
-
Cidades22 horas atrás
Itapemirim se prepara para a 6ª edição do Moto Fest
-
Geral21 horas atrás
Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH
-
Cidades3 dias atrás
Construção de binário irá melhorar trânsito e impulsionar desenvolvimento de Feu Rosa
-
Negócios1 dia atrás
Governo dos EUA Propõe Limites de Alunos Estrangeiros para Universidades