Ligue-se a nós

Estado do ES ganha novos patrimônios culturais

Redação Informe ES

Publicado

no

Manifestação religiosa tradicional no calendário de Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, a festa de Nossa Senhora das Neves agora é patrimônio cultural imaterial do Estado. O reconhecimento consta na Lei 12.169, de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos). O mesmo ocorre com o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano. Ele agora é patrimônio cultural do estado, conforme institui a Lei 12.171, de iniciativa de Dary Pagung (PSB).

As duas leis foram promulgadas pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), e publicadas no Diário do Poder Legislativo (DPL) nesta quinta-feira (20).

Nossa Senhora das Neves

Com programação diversificada preparada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves, a festa acontece de 27 de julho a 6 de agosto. O ponto alto é o dia dedicado à santa, 5 de agosto. Conforme a justificativa do projeto de lei que deu origem à norma (PL 655/2023), na data é realizada uma missa campal pela manhã, seguida de procissão e queima de fogos.

As celebrações ocorrem no santuário localizado na planície de Muribeca, às margens do rio Itabapoana. “O evento marca o calendário dos fiéis e turistas há muitos anos”, aponta o deputado Allan Ferreira. A Igreja de Nossa Senhora das Neves é considerada Patrimônio Artístico e Histórico do Espírito Santo. A justificativa do PL 655/2023 ainda conta que a igreja foi construída pelo Padre José de Anchieta, com o trabalho de escravos e índios puris e botocudos.

Anúncio

Centro Ezequiel Ronchi

Também entra no hall de bens culturais do Espírito Santo o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi, localizado no distrito de Araguaia, em Marechal Floriano. 

O museu, fundado em 1995, preserva a memória da imigração italiana e alemã da região. Conforme o PL 257/2024, que deu origem à lei, o nome faz referência à família que doou o terreno para a construção do prédio, administrado pelos descendentes do homenageado.

O imóvel é reconhecido pelo município como o primeiro do Espírito Santo a abrigar o ensino público. Hoje ele integra o circuito de museus do município, possuindo rico acervo de cerca de 500 peças antigas, que ilustram e preservam a cultura local, como fotos, móveis, utensílios e documentos. A entrada é gratuita.

Anúncio

Patrimônio cultural

Tanto a festa religiosa quanto o centro cultural estão inseridos no conceito de bens culturais estabelecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Conforme a definição, esses bens, “dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados – feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”.

Ambas as leis foram promulgadas pelo presidente da Ales após sanção tácita do governador do Estado. Isso ocorre quando, passado o prazo de 15 dias após a aprovação da proposta pelo Legislativo, o chefe do Executivo não se manifesta sobre a sanção ou veto. 

Anúncio

“Com Maria, Peregrinos de Esperança”: Festa de Nossa Senhora das Neves celebra 275 anos em Presidente Kennedy

Redação Informe ES

Publicado

no

Considerada a segunda maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa de Nossa Senhora das Neves chega à sua 275ª edição carregada de fé, tradição e devoção. Realizada em Presidente Kennedy, a celebração reúne milhares de fiéis de diversas cidades e estados, que se dirigem ao Santuário de Nossa Senhora das Neves para vivenciar momentos de oração, música e religiosidade popular.

Com o tema “Com Maria, peregrinos de esperança”, a programação se estende de 27 de julho a 15 de agosto, com missas em comunidades, peregrinações, apresentações culturais e shows católicos, reforçando o valor histórico e espiritual dessa importante manifestação religiosa capixaba.

A festa é organizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, que reconhece e valoriza a relevância dessa devoção mariana para o município, tanto do ponto de vista cultural quanto turístico. O evento também marca um momento de encontro entre gerações, reafirmação da fé e resgate de raízes religiosas profundas do povo kennedense.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Anúncio

27/07 – Domingo
    •    19h – Missa na Comunidade N. Sra. da Penha (Pe. Antoniel de Almeida Peçanha) – Setor Santíssima Trindade

28/07 – Segunda-feira
    •    19h – Missa na Comunidade Santa Terezinha (Frei Cleber – Par. N. Sra. do Amparo) – Setor Caminhando com Cristo

29/07 – Terça-feira
    •    19h – Missa na Comunidade São José – Serude (Pe. Enildo – Par. São João Batista/Muqui) – Setor Estrela da Evangelização

30/07 – Quarta-feira
    •    19h – Missa na Comunidade N. Sra. das Graças – Cabral (Pe. Pedro – Par. N. Sra. Imaculada Conceição/Piúma) – Setor São José Operário

Anúncio

31/07 – Quinta-feira
    •    18h30 – Carreata e motociata com a imagem de N. Sra. das Neves (da Comunidade N. Sra. da Penha até o Santuário)
    •    19h – Missa com Frei Antônio Rabanal (Par. N. Sra. da Penha/Castelo)

01/08 – Sexta-feira
    •    19h – Missa presidida pelo Pe. Antônio Valdeir Duarte de Queiróz (Par. São José/São José do Calçado)

02/08 – Sábado

A partir das 8h:
    •    Missas com os padres: Antônio José, Felix, Cristian, Tatagiba e José Carlos
    •    21h – Show com Patrick Longue e Banda

Anúncio

03/08 – Domingo

A partir das 8h:
    •    Missas com os padres: Aécio, Sebastião, Gracione e Antônio José
    •    12h – Moda de viola com Zé da Silva e Lindomar
    •    15h – Sorteio beneficente de 3 motos em prol do Santuário
    •    21h – Show com Amanda Alves
    •    Apresentação cultural do Projeto de Capoeira Quilombola (ACNN)

04/08 – Segunda-feira
    •    15h – Missa (Pe. Antônio José)
    •    19h – Missa (Pe. José Carlos)
    •    21h – Show Católico com William Sanfona

05/08 – Terça-feira

Anúncio

A partir das 6h:
    •    Missas com os padres: Antônio José, Frei Luiz Fernando, Dom Luiz Fernando, Pe. Joaquim, Pe. Bruno
    •    9h30 – Procissão com a imagem de N. Sra. das Neves

10/08 – Domingo
    •    10h – Missa do Jubileu dos Diáconos (Diocese de Cachoeiro de Itapemirim)

15/08 – Sexta-feira
    •    10h – Missa com Pe. Antônio José de Nazareth
    •    15h – Missa com Pe. Alexandro Matos de Oliveira (Par. Imaculada Conceição e São Sebastião – Barra do Itabapoana/RJ)

A Festa de Nossa Senhora das Neves é um símbolo de fé e identidade para Presidente Kennedy, atraindo devotos e visitantes que buscam renovar sua espiritualidade e viver momentos de comunhão com Maria.

Anúncio

Fonte das Informações: CCI – Coordenadoria de Comunicação Institucional

Continuar Lendo

Evangélicos crescem e representam mais de um quarto da população

Redação Informe ES

Publicado

no

A proporção de evangélicos na população brasileira continua crescendo, segundo dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 26,9% dos brasileiros, ou seja, mais de um quarto da população, se identificavam como seguidores dessa denominação religiosa.

O Censo incluiu no levantamento apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade.

O grupo dos evangélicos foi o que mais cresceu entre 2010 e 2022 (5,3 pontos percentuais), segundo o IBGE, já que, segundo o Censo anterior, de 2010, eles representavam 21,6% dos brasileiros, um pouco mais de um quinto da população.

“Os evangélicos estão se impondo mais na sociedade, colocando mais seus valores, suas ideias, sua fé”, afirma a pesquisadora da IBGE Maria Goreth Santos.

Apesar disso, o instituto mostrou que o ritmo de crescimento dessa religião caiu. De 2000 para 2010, por exemplo, a alta havia sido de 6,5 pontos percentuais (de 15,1% para 21,6%). De 1991 para 2000, o avanço tinha sido de 6,1 pontos percentuais (de 9% para 15,1%).

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Os sem religião, que incluem qualquer pessoa que não se identifica com nenhuma denominação e aquelas que não têm qualquer fé (ateus e agnósticos), também cresceram, de 7,9%, em 2010, para 9,3%, em 2022.

Anúncio

“Se a pessoa se declara sem religião, a gente registra que é sem religião, mas não tem uma pergunta que busque especificar por que motivo a pessoa se declarou sem religião”, afirma o também pesquisador do IBGE Bruno Perez.

Outro fenômeno percebido pela pesquisa foi o crescimento das religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé, que passaram de 0,3% em 2010 para 1% em 2022.

“Um movimento tem sido feito nos últimos contra a intolerância religiosa. E essas pessoas estão se colocando como umbandistas, candomblecistas, estão se voltando para essa religiosidade. A gente pode ter também uma migração das pessoas [que já seguiam essas religiões, mas] que se declaravam como espíritas ou como católicas, em função do medo ou da vergonha de se declararem como umbandistas ou candomblecistas”, destaca Maria Goreth.

Católicos

Por outro lado, os católicos apostólicos romanos recuaram no país, de 65%, em 2010, para 56,7%, em 2022. A queda da participação dos católicos no total da população do Brasil vem sendo registrada em toda a série histórica do levantamento, iniciada em 1872.

Anúncio

Naquele ano, por exemplo, eles representavam a quase totalidade da população (99,7%). Em 2000, passaram a ser três quartos da população (74,1%), chegando a dois terços em 2010 e se aproximando da metade, em 2022.

O Nordeste e o Sul eram as regiões com maior participação de católicos, em 2022: 63,9% e 62,4%, respectivamente. Já o Norte tinha a menor participação: 50,5%. No Centro-Oeste e no Sudeste, os percentuais eram de 52,6% e 52,2%, respectivamente.

Os católicos ainda eram maioria em 4.881 municípios brasileiros. Em 20 deles, dos quais 14 estão no Rio Grande do Sul, os católicos superavam 95%. As maiores proporções estavam naqueles locais gaúchos com imigração italiana e/ou polonesa: Montauri, Centenário, União da Serra e Vespasiano Corrêa.

Entre aqueles municípios com mais de 100 mil habitantes, Crato (CE) tinha a maior proporção de católicos em 2022 (81,3%).

Anúncio

Analisando-se as unidades da federação, a maior proporção de católicos apostólicos romanos foi observada no Piauí (77,4%), enquanto a menor foi registrada em Roraima (37,9%).

De acordo com o Censo, a proporção de católicos aumenta de acordo com a idade, a partir 30 anos. Entre os que têm 20 a 29 anos, por exemplo, 51,2% diziam seguir essa denominação. Na população com 80 anos ou mais, o percentual chegava a 72%.

Evangélicos

A distribuição dos evangélicos por faixa etária é mais uniforme, mas é um pouco maior entre as faixas etárias mais jovens. Entre aqueles que têm de 10 a 14 anos, por exemplo, 31,6% declararam ter essa religião, em 2022.

O percentual varia entre 27,5% e 28,9%, na faixa de 15 a 49 anos. A partir daí, os evangélicos têm ligeira queda conforme a idade avança, chegando à parcela de 19% entre aqueles com 80 anos ou mais.

Anúncio

A Região Norte possuía maior proporção de evangélicos na população (36,8%), seguida pelo Centro-Oeste (31,4%). Sudeste e Sul tinham, respectivamente, 28% e 23,7%. O Nordeste apresentava a menor proporção: 22,5%.

Entre os estados com maior população de evangélicos, destaca-se o Acre (44,4%). Piauí tinha a menor proporção de seguidores dessa denominação na sua população (15,6%).

Os evangélicos eram maioria da população em apenas 58 municípios, com destaque para aqueles de colonização alemã/pomerana: Arroio do Padre (RS), Arabutã (SC) e Santa Maria de Jetibá (ES). Em 244 municípios, eles não eram maioria, mas representavam a principal religião. Manacapuru (AM) era o município com mais de 100 mil habitantes que registrou a maior proporção de evangélicos (51,8%).

Outras denominações

O Censo mostrou ainda o crescimento de pessoas que declaram ter outras religiosidades (como judaísmo, islamismo, budismo, tradições esotéricas ou várias religiões), que passaram de 2,7%, em 2010, para 4%, em 2022; e tradições indígenas (de 0 para 0,1% no período).

Anúncio

Os espíritas, por outro lado, reduziram sua presença na matriz religiosa brasileira, passando de 2,1% para 1,8%, entre os dois censos.

Em 2022, Roraima era o estado com maior proporção de pessoas com tradições indígenas na população (1,7%), de outras religiosidades (7,8%) e sem religião (16,9%). Neste último caso, o posto é dividido com o Rio de Janeiro, que também possuía 16,9% de pessoas sem religião. O Rio também tinha a maior proporção de espíritas na população (3,5%).

Já o Rio Grande do Sul apresentou a maior proporção de praticantes de umbanda, candomblé e outras religiões de matriz africana (3,2%).

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Marataízes terá 1ª Marcha para Jesus com show do ministério Diante do Trono

Redação Informe ES

Publicado

no

Evento histórico para a cidade acontecerá no dia 31 de maio e promete reunir milhares de pessoas em um grande ato de fé e adoração

A cidade de Marataízes, no sul capixaba, se prepara para um momento histórico: a realização da 1ª Marcha para Jesus. A confirmação do evento foi feita pelo secretário de Turismo, Breno NilRegi, após uma reunião com pastores e lideranças evangélicas do município, consolidando um movimento que une fé, comunhão e celebração ao ar livre.

Embora detalhes como o local exato, a estrutura do evento e a programação completa ainda estejam sendo definidos, o portal InformeES obteve com exclusividade a informação que está mexendo com os corações do público cristão: o Ministério Diante do Trono, um dos mais renomados grupos gospel do país com as canções  “Aos Olhos do Pai“, “Te Agradeço“, “Preciso de Ti“, “A Ele a Glória“, “Canção do Apocalipse” , está confirmado para se apresentar na noite do dia 31 de maio.

“Estamos cuidando de cada detalhe para que seja um evento de excelência, à altura da importância espiritual e social que representa”, afirmou o secretário Breno NilRegi.

A expectativa é que a Marcha reúna caravanas de diversas regiões do Espírito Santo, mobilizando igrejas, famílias e jovens em um grande ato público de louvor e evangelismo.

Anúncio

A Marcha para Jesus é um evento nacional que já acontece em diversas cidades brasileiras, e a chegada da iniciativa a Marataízes reforça o papel crescente da música gospel e da fé cristã no calendário cultural e turístico capixaba.

“Esse evento é importante para que todos saibam porque dEle, por Ele e para Ele, Jesus, são todas as coisas. É engrandecer Àquele que merece ser engrandecido, o Senhor Jesus.” Completou o secretário.

Mais informações sobre a programação oficial devem ser divulgadas nos próximos dias. O InformeES seguirá acompanhando os preparativos e trará novidades assim que houver atualização.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados