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Quadro dos sonhos: como construir um para a sua vida

Redação Informe ES

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Suas metas e desejos profissionais podem fazer parte do seu quadro dos sonhos geral, ou você pode criar um específico para a carreira

Um “vision board”, quadro de visualização ou dos sonhos, é uma colagem que você monta com imagens e frases inspiradoras que expressam seus objetivos e desejos.

Se você é mais analógico, pode criar o seu colando fotos de revistas antigas em uma folha de papel. Ou pode encontrar e editar templates online.

Qualquer que seja o método usado, selecionar as imagens e palavras para colocar no seu quadro dos sonhos te ajuda a definir e visualizar seus objetivos.

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E colocá-lo em algum lugar onde você passa muito tempo (por exemplo, no escritório ou no quarto), também vai fazer com que seus desejos fiquem sempre em mente, servindo de incentivo e inspiração.

Veja três passos para construir o seu quadro de visualização da carreira e buscar atingir seus objetivos em 2024:

1. Use um quadro dos sonhos para focar na sua carreira, não apenas no seu trabalho
As metas e desejos de carreira podem fazer parte do seu quadro de visualização geral, ou você pode criar um específico para as suas aspirações profissionais.

A vantagem de ter um quadro de visualização para a carreira (em vez de um mais geral com alguns itens profissionais) é que ele concentra sua energia e é focado na carreira – não apenas no seu trabalho atual. Ele serve como um lembrete para te ajudar a pensar a longo prazo, em vez de se deixar levar pela correria dos prazos e da rotina de trabalho.

Suas metas atuais podem ser uma próxima promoção ou projeto. Seus objetivos de carreira no longo prazo incluem não apenas o próximo emprego, mas todos os posteriores, incluindo trabalhos em diferentes indústrias ou áreas. Objetivos a longo prazo incluem se você se vê como um executivo C-Level ou de repente se imagina criando o próprio negócio. Ou talvez seu maior objetivo seja se aposentar cedo e viajar pelo mundo.

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2. Inclua todos os aspectos da sua carreira
O que você deseja alcançar no trabalho? Isso pode ou não ser o que você está fazendo agora. Se você quer um trabalho que vai te fazer viajar o mundo, inclua fotos dos lugares que deseja visitar.

Se você quer mais visibilidade no trabalho, inclua fotos de alguém fazendo uma apresentação em uma reunião ou em um palco maior (você pode até sobrepor seu rosto nessa pessoa para tornar a imagem ainda mais pessoal). Se você quiser mudar para um setor diferente ou trabalhar em uma empresa específica, inclua logotipos dessa companhia.

O que você quer do seu trabalho? Se o objetivo for ganhar mais dinheiro, inclua imagens que indiquem riqueza para você (por exemplo, pilhas de dinheiro ou um balanço mostrando seu patrimônio líquido desejado). Se você busca um estilo de vida mais flexível, que permita trabalhar em qualquer lugar, inclua fotos do seu escritório em casa ou na praia. Se você quiser uma rede de apoio, coloque fotos suas cercado de pessoas.


3. Use o quadro como uma ferramenta de gerenciamento de carreira
Depois de criar seu quadro de visualização de carreira, coloque-o em um lugar de destaque para que ele sirva como um lembrete diário do que você deseja alcançar e como inspiração para continuar.

Também é importante revisá-lo periodicamente (a cada três meses, por exemplo) para entender se algo mudou nos seus interesses ou nas suas prioridades. Talvez você queira tirar ou acrescentar itens ao seu quadro. Ele também vai te guiar para gerenciar seu tempo de carreira com mais eficiência. Ao rever suas metas e aspirações, perceba o que está travado e onde você precisa de algum tipo de suporte.

Um quadro de visualização é útil, mas insuficiente

Embora o quadro dos sonhos de carreira possa dar vida aos seus objetivos e aspirações profissionais, ele não vai servir de nada se não motivar a ação. Se você deseja um emprego diferente ou com outras características (por exemplo, mais viagens ou flexibilidade ou em um novo setor), dedique tempo procurando esse emprego. Se você quiser mais dinheiro, amplie suas habilidades de negociação para pedir um bônus, um aumento ou ambos. O que quer que seu quadro de visão de carreira esteja mostrando, liste as etapas que te levarão até lá e inicie esse caminho.

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*Caroline Ceniza-Levin é colaboradora sênior da Forbes USA. Ela é consultora de carreira, autora de um livro sobre transição profissional e fundadora do Dream Career Club.

 Forbes Brasil.

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Governo lança consulta sobre fim da exigência de autoescola para CNH

Redação Informe ES

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O Ministério dos Transportes abre, a partir desta quinta-feira (2), uma consulta pública que pretende modificar as regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A proposta, segundo a pasta, prevê que o candidato possa escolher diferentes formas de se preparar para os exames teórico e prático, que continuarão obrigatórios, como condição para a emissão da CNH.

A ideia é retirar a obrigatoriedade de contratação de autoescolas por parte dos candidatos, que poderão escolher contratar instrutores autônomos credenciados.

“Hoje, os altos custos e a burocracia impedem milhões de pessoas de ter a habilitação. 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, porque o modelo atual é excludente, caro e demorado demais”, afirmou o ministro do Transportes, Renan Filho, em uma postagem nas redes sociais para divulgar a iniciativa.

“Com a nova proposta, o cidadão terá mais liberdade para escolher como se preparar para as provas do Detran, de forma mais personalizada e acessível. O objetivo do governo é democratizar o acesso à CNH, ampliar a inclusão e tornar o trânsito mais seguro no país”, acrescentou.

expectativa do governo é que a flexibilização na formação de novos motoristas reduza o custo da CNH, que atualmente pode ultrapassar R$ 3,2 mil, segundo o Ministério dos Transportes.

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A minuta do projeto ficará disponível por 30 dias na plataforma Participa + Brasil, e depois seguirá para análise do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Durante esse período, qualquer cidadão poderá enviar sugestões e contribuições.

Mudanças

Entre as mudanças propostas, está justamente o fim da exigência de carga horária mínima de 20 horas-aula práticas. O candidato poderá escolher como fará sua preparação, contratando um centro de formação de condutores ou um instrutor autônomo.

Os instrutores deverão ser credenciados pelos Departamentos de Trânsito (Detrans) dos estados. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) permitirá a formação desses profissionais por cursos digitais.

projeção do governo federal é que o custo para obtenção da CNH poderá cair em até 80%, resultado da ampliação das formas de oferta da formação teórica, inclusive contando com formatos digitais, e a dispensa da carga horária mínima nas aulas práticas.

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Agencia Brasil

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Sobreviventes de ataques a escolas em Aracruz querem reparação

Redação Informe ES

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Uma dor que nunca se apaga, se não no corpo, mas na alma. Essa é a síntese da participação na Tribuna Popular do mês de outubro, realizada nesta quarta-feira (1º), de duas professoras sobreviventes ao ataque a tiros de 25 de novembro de 2022 em duas escolas de Aracruz, que levaram à morte quatro pessoas e deixaram 12 feridos, alguns com sequelas graves.

Fotos da sessão

Sandra Regina Guimarães e Aristênia Torres pediram o apoio da Assembleia Legislativa (Ales) para serem recebidas, junto com os outros sobreviventes, pelo governador Renato Casagrande (PSB). Presidindo a sessão, o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) se comprometeu a encaminhar, junto com o presidente Marcelo Santos (União), o pedido de audiência.

“É importante serem recebidas para serem ouvidas, mesmo que as reivindicações não sejam atendidas”, disse Bahiense, acrescentando que no dia as sobreviventes serão acompanhadas por representantes da Casa.  

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A deputada Iriny Lopes (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Ales e autora do convite para as duas professoras falarem na Tribuna Popular, disse identificar viés “machista e misógino” no ataque às duas escolas. “Todas as vítimas são mulheres”, disse Iriny.

“São quatro vidas ceifadas e outras marcadas para sempre. Crimes cometidos com uma arma que deveria proteger, porque era arma de propriedade do Estado (a arma utilizada pelo atirador de 16 anos era da Polícia Militar, utilizada pelo pai policial). Tirou de nós vida, sonhos, saúde e dignidade, deixando famílias destroçadas, histórias interrompidas. Quem sobreviveu não é mais quem era, não podemos mais ser o que fomos”, disse Sandra Regina Guimarães.

A professora fez um detalhado relato do drama vivido pelas sobreviventes ao ataque e queixou-se de desamparo: “Não queremos piedade, mas respeito; que traumas sejam tratados com a seriedade que merecem. Queremos que sejam reconhecidas não como estatística, mas como uma ferida aberta que o Estado tem obrigação de cuidar”.

Segurança nas escolas

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O outro relato, no mesmo tom, foi feito pela professora Aristenia Torres. Ela foi a última a deixar o hospital, depois de 21 dias do ataque. Tinha 30 anos de magistério, dos quais 20 anos na Escola Primo Bitti, um dos alvos do atirador. Aristenia cobrou com veemência mais segurança no ambiente escolar.

“Quando chegamos aqui, passamos por um corredor de segurança, com identificação, revista, câmeras, reconhecimento facial, policiais armados. Mas na escola não há nada disso, somente um vigilante patrimonial. Eu sou um milagre, o mesmo milagre que alcançou os 12 sobreviventes daquele dia tão trágico. Mas as escolas continuam sem segurança”, disse Aristenia.

A professora fez um pedido à Assembleia para implementar mecanismos de segurança para as escolas públicas ou particulares, “porque não temos apenas vítimas de escolas públicas, mas também de particulares”.

As falas das duas sobreviventes de Aracruz repercutiram e emocionaram parlamentares presentes no plenário.

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O deputado Coronel Weliton (PRD) disse que foi “um emocionante testemunho” e que a violência no país está sendo normalizada e até banalizada. Também cobrou medidas do governo. “O Orçamento de 2026 é de R$ 32 bilhões. As economias são transformadas em obras, isso é bacana, mas é preciso pensar também na segurança de funcionários e alunos da educação na rede pública”, disse Coronel Weliton.

O deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) fez coro e disse que fez indicação ao Executivo para contratar policias militares da reserva para o serviço de segurança nas escolas. “Eles são capacitados para isso, estão em idade produtiva e são muito mais baratos para o Estado. Acredito na sensibilidade do governador Renato Casagrande para receber a comissão de sobreviventes e avançarmos nas medidas para melhorar a segurança nas escolas”, disse Bahiense.

Fonte: Comunicação Ales – Por José Caldas da Costa, com edição de Nicolle Expósito

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Ministro Edson Fachin é empossado novo presidente do STF; Moraes é o vice-presidente

Redação Informe ES

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O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse nesta segunda-feira (29) no cargo de presidente da Corte. O ministro terá mandato de dois anos e ficará no comando do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2027.

O ministro Alexandre de Moraes, que será o vice-presidente, também foi empossado.

A cerimônia de posse foi realizada na sede da Supremo, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União- AP), além de outros autoridades. Cerca de mil pessoas foram convidadas.

Fachin foi declarado novo presidente da Corte após assinar termo de posse e jurar cumprir a Constituição durante seu mandato. O ministro ocupará a cadeira de Luís Roberto Barroso, que cumpriu mandato de dois anos no comando da Corte.

“Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, em conformidade com a Constituição e as leis da República”, jurou Fachin.

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A cerimônia de posse continua para a leitura dos discursos do procurador-geral da República, Paulo Gonet, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do novo presidente.

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Pautas

Por ter perfil pessoal mais contido, Fachin deve evitar declarações polêmicas na imprensa e embates com políticos. De acordo com pessoas próximas ao ministro, o novo presidente deve se destacar pela condução de julgamentos com grande impacto social.

Na próxima quarta-feira (1º), quando será realizada a primeira sessão sob o comando de Fachin, a Corte vai iniciar o julgamento sobre o vínculo empregatício de motoristas e entregadores de aplicativos, a chamada “uberização”.

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Perfil

Indicado pela então presidente Dilma Rousseff, Edson Fachin tomou posse no Supremo em junho de 2015. O ministro nasceu em Rondinha (RS), mas fez carreira jurídica no Paraná, onde se formou em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No STF, foi relator das investigações da Operação Lava Jato, do processo sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas e do caso que ficou conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual foram adotadas diversas medidas para diminuir a letalidade policial durante operações contra o tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Relator das ações penais da trama golpista, Alexandre de Moraes é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). O ministro foi empossado no cargo em março de 2017. Ele foi indicado pelo então presidente Michel Temer para suceder ao ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião naquele ano.

Antes de chegar ao STF, Moraes ocupou diversos cargos no governo de São Paulo, onde foi secretário de Segurança Pública e de Transportes. Ele também foi ministro da Justiça no governo Temer. 

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