Ligue-se a nós

Geral

Equipe capixaba de robótica está entre as cinco melhores do mundo

Redação Informe ES

Publicado

no

Uma competição internacional em que robôs autônomos foram o centro das atenções reuniu dois mil jovens de 45 países na Holanda. A equipe Titãs da Robótica formada por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Colatina recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para a participação no evento científico e conquistou o 5º lugar na categoria Rescue Line (estudantes do Ensino Médio), além de vencerem o prêmio de robô mais inovador da competição.

Os capixabas concorreram com 32 equipes na Robocup – Eindhoven 2024. Sob a orientação do professor do Ifes Júlio Cesar Goldner Vendramini e a coordenação do professor Renan Osório Rios, o grupo foi responsável pelo projeto de um robô autônomo que “enxerga” e é chamado de “Ligeirinho”. Usando um sistema de visão computacional, o robô é capaz de tirar foto do ambiente, identificar objetos e ir ao encontro deles. O projeto foi inscrito na 2ª Chamada do Edital da Fapes de nº 01/2023 – Participação em Eventos Técnico-Científicos que seleciona propostas para participação em eventos locais, nacionais e internacionais de curta duração e de caráter técnico-científico, como, exemplo: congressos, simpósios, workshops, seminários, mostras, feiras, jornadas científicas e outros eventos similares.

Segundo o diretor geral da Fapes, Rodrigo Varejão, a Fundação tem a missão de estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes capixabas e também despertar o interesse nos jovens pela área da ciência, tecnologia e inovação. “A Fapes tem a missão de estimular o intercâmbio de pesquisadores e estudantes capixabas e também de despertar o interesse nos jovens pela área da ciência, tecnologia e inovação. Para isso, publicamos editais que viabilizam a participação da comunidade acadêmica em eventos que possam promover a atualização de conhecimentos, contribuir para inserção dos trabalhos desenvolvidos pelos capixabas nos cenários nacional e internacional, além de dar visibilidade ao talento capixaba em ciência, tecnologia e inovação. O edital de participação em eventos é um de tantos outros editais da Fapes que promovem essa missão. É muito gratificante para nós da Fundação acompanhar de perto mais uma conquista, dessa vez obtida pela equipe de robótica Titãs do Ifes. A presença desses jovens neste evento na Holanda contribui para a divulgação internacional do que é produzido nas instituições do nosso Estado. E mais, os capixabas competiram em pé de igualdade com as principais equipes do mundo. Parabéns, Titãs!”.

Anúncio

De acordo com representantes da equipe, os Titãs da Robótica já acumulam outras premiações. Em 2023, a equipe foi campeã na Olimpíada Brasileira de Robótica Estadual do Espírito Santo e foi campeã da Olimpíada Brasileira de Robótica. A equipe é formada por três estudantes e orientada pelo professor, Júlio Cesar Vendramini.

A competição Robocup 2024

Durante a Robocup 2024, a seletiva simulou um ambiente de desastre natural, no qual existiam vítimas e um robô autônomo precisaria andar no ambiente, encontrá-las e colocá-las numa área de resgate. A cada rodada o ambiente foi modificado e, portanto, as provas eram de alta complexidade. O robô que fizesse o percurso no tempo de oito minutos com o menor número de erros ganhava a competição.

O coordenador do projeto, professor Renan Osório, explicou que o apoio da Fapes para a participação da equipe na competição foi importante em função dos altos custos com a inscrição, passagens, transporte local e alimentação da delegação durante a viagem à Europa. “Para participar da competição trouxemos dois robôs e compramos equipamentos para dar suporte ao projeto, além de peças sobressalentes caso fosse necessário trocar ou consertar algo com defeito. Essa foi uma experiência que exigiu dedicação e comprometimento da equipe. Trocamos experiências com equipes de outros países, conhecemos novas tecnologias educacionais e vamos compartilhar tudo o que aprendemos com outras equipes do Ifes”, informou Osório.

Anúncio

O coordenador também disse que há outra equipe de robótica na instituição: “temos um grupo que foi campeão estadual e é formado por meninas que estudam no Ifes. Elas agora terão acesso às informações que adquirimos na competição internacional.”

A Robocup 2024 tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tecnologia de robôs acessível e confiável para a melhoria da sociedade. Já realizou edições em Nagoya – Japão, Sydney – Austrália e Bangkok – Tailândia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Gabriela Galvão
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

Anúncio

Geral

Detran|ES disponibiliza 15 vagas gratuitas para o curso de pilotagem

Redação Informe ES

Publicado

no

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) abre novas vagas para o curso de pilotagem de motocicleta, para condutores já habilitados na categoria “A”. O curso é gratuito e as inscrições começam nesta segunda-feira (11) e seguem até quinta-feira (14). O interessado deve acessar a página de inscrições no banner no site www.detran.es.gov.br.   

As aulas de pilotagem acontecerão na quarta-feira (27). O curso tem como objetivo aprimorar as técnicas dos alunos e desenvolver as habilidades para uma condução mais segura do veículo. Durante as aulas os alunos poderão aprender sobre uma direção mais econômica, cuidados diários com o veículo e no dia a dia no trânsito, proporcionando que tenhamos um trânsito mais seguro. 

Estão sendo disponibilizadas 15 vagas para condutores habilitados na categoria “A”. Além de ser habilitado, é exigido que o candidato não esteja cumprindo penalidades de Suspensão do direito de dirigir ou Cassação da CNH. É necessário ainda que o candidato compareça à aula com a motocicleta e o capacete.  

As aulas são divididas entre conteúdos teórico e prático e acontecem sempre de forma presencial. O curso teórico será realizado no Detranzinho, das 8h às 12h; e o curso prático será no Pavilhão de Carapina, das 13h às 17 horas.   

Anúncio

Serviço 

– Curso de Pilotagem – 15 vagas 

Inscrições: 11 a 14/08 no site www.detran.es.gov.br  

Data: 27/08 

Anúncio

Aulas teóricas: 

Horário: 8h às 12h  

Local da aula teórica: no Detranzinho, localizado atrás Vitória Apart Hospital na Rua Sebastião Rodrigues Miranda, n.º 49, Boa Vista II – Serra/ES – CEP: 29161-027 

Aulas práticas 

Anúncio

Horário: 13h às 17h  

Local da aula prática: Pavilhão de Carapina – Av. Marginal, nº 5704 – Jardim Carapina, Serra/ES, 29161-793 

Conteúdo  

Características de motocicletas – Equilíbrio Dinâmico – Força Centrífuga – Não possui Carroceria – Comandos – Câmbio Sequencial -(Automático) Maneabilidade  

Anúncio

Inspeção preventiva – Pneus – Comandos e Cabos – Luzes e Parte Elétrica – Óleo e Combustível  

Equipamentos de proteção – Capacete – Vestiário – Chuva  

Postura, frenagem, curvas 

Ladeiras – Subidas – Descidas – Parada em subida ou manobra VISIBILIDADE 

Anúncio

Posicionamento da motocicleta estratégias de segurança  

PIPDE – Realizar a manobra com determinação e rapidez. – (P) Pesquisar – (I) Identificar – (P) Prevenir – (D) Decidir – (E) Executar  

Pilotando em grupo – Compartilhar – Abastecimento – Pedágio – Líder e Ferrolho – Distância de Segurança 

Dicas para o garupa – Equipamento correto – Equipamentos de Proteções – Capacete – Subir na moto – Companheirismo com o piloto – Curvas – Procedimentos 

Anúncio

Informações à Imprensa:  
Assessoria de Comunicação do Detran|ES  
Zu Coelho / Fabricia Borges  
imprensa@detran.es.gov.br 

Continuar Lendo

Geral

Contrato de namoro, união estável ou casamento? Entenda as diferenças 

Redação Informe ES

Publicado

no

Professor do curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Linhares, explica

Na prática, qual a diferença entre namoro, casamento e união estável? O que muda juridicamente? Quais os direitos e deveres de cada uma nessas relações? Segundo o Professor do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Helio Sischini de Carli, os três relacionamentos configuram vínculo afetivo, mas apenas o casamento e a união estável geram efeitos jurídicos para o casal. “O namoro é uma relação amorosa entre pessoas maiores e capazes. Apesar de ser pública e, às vezes, duradoura, não tem o objetivo de constituir família. Por isso, independente do tempo juntos, ambos seguem como solteiros em documentos, contratos e demais registros oficiais, e não há efeitos jurídicos, como direito a partilha de bens em caso de separação”, explica.

Para o casamento, a oficialização é um pouco mais complexa, exigindo a habilitação prévia e a publicação de edital. Helio explica que, ao contrário do namoro e apesar de ser uma união contínua, duradoura e pública, ele possui o objetivo de constituir família. “No casamento, a lei prevê regimes distintos como: o de comunhão parcial ou universal de bens, de separação convencional ou obrigatória de bens, e de participação final nos aquestos”. Ele acrescenta a necessidade de a união ser realizada em cerimônia oficial e pública com testemunhas, e a manifestação livre, perante o juiz, da vontade de estabelecer o vínculo conjugal.

E os namorados que resolveram morar junto? Esses relacionamentos podem ser considerados uniões estáveis, se forem uma união contínua, duradoura e pública, com intenção de construir família já que são definidos pela lei brasileira. Mas a qualquer momento, essa relação pode ser convertida em casamento, a pedido do casal, com amparo no artigo 8°. da lei 9278/96 e o artigo 1.726 do Código Civil Brasileiro. “A união estável pode ser reconhecida judicialmente mesmo após um curto período de convivência, desde que haja evidências suficientes de que o casal vive como uma família, como contas conjuntas, testemunhos, e outros documentos que comprovem a relação”, complementa.

Anúncio

“A união estável é regulamentada pelo Código Civil e pela Constituição Federal, conferindo aos companheiros direitos e deveres semelhantes aos do casamento, como direitos patrimoniais e sucessórios, além de deveres de respeito e assistência. A formalização pode ser feita por escritura pública, mas não é obrigatória, e a comprovação pode ser realizada por provas documentais e testemunhais”, conclui o docente.

Para os casais em dúvida se preferem manter apenas uma união estável ou realizar o casamento, o especialista comenta que cada opção tem suas vantagens, e a decisão deve considerar o que melhor atende às circunstâncias e objetivos do casal. “O casamento oferece maior formalidade e segurança jurídica, com um processo claro de habilitação e celebração, além de permitir a escolha do regime de bens e facilitar questões legais, como adoção e obtenção de vistos. Por outro lado, a união estável proporciona flexibilidade, menos burocracia e pode ser comprovada por provas documentais e testemunhais, oferecendo direitos patrimoniais e sucessórios semelhantes aos do casamento, mas também é possível formalizá-la por meio de um contrato ou escritura de união estável para ter maior segurança, e, inclusive, estipular o regime de bens para o casal”, finaliza.

Já sobre o contrato de namoro, o especialista aponta que serve para deixar claro que a relação é apenas de namoro, sem implicações jurídicas de união estável, evitando confusões sobre direitos patrimoniais e sucessórios. “O contrato pode ainda incluir cláusulas sobre a separação de bens adquiridos durante o relacionamento, caso o relacionamento evolua para uma união estável e outras disposições que os namorados considerem importantes, proporcionando segurança jurídica e evitando possíveis litígios futuros”, explica.

Por: Letícia Zuim

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Câmara da Serra realiza ação do Agosto Lilás em combate à violência contra a mulher

Redação Informe ES

Publicado

no

A Câmara Municipal da Serra, por meio da Procuradoria da Mulher, realizará no dia 28 de agosto uma ação especial em alusão ao Agosto Lilás — campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O evento será realizado no auditório da Casa de Leis, com início às 14h e término previsto para as 18h. A programação contará com palestras, rodas de conversa e ações de conscientização, reunindo autoridades, especialistas e a comunidade para debater medidas de prevenção e combate à violência de gênero.

A Câmara convida todos os cidadãos, autoridades, entidades da sociedade civil e a população em geral a participarem da iniciativa, que busca promover a informação, o diálogo e a construção de uma cultura de respeito e proteção às mulheres.

Com esta ação, o Legislativo serrano reafirma seu compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade de gênero e à proteção contra todas as formas de violência.

Anúncio

Por: Comunicação CMS

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados