Mundo
Finlândia entra oficialmente para Otan; fronteira entre Rússia e aliança dobra

A Finlândia foi oficialmente nomeada o 31º membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), marcando uma grande mudança no cenário de segurança no nordeste da Europa.
A entrada da Finlândia praticamente dobra a extensão da fronteira da aliança militar com a Rússia, adicionando cerca de 1.300 quilômetros. Antes desta terça-feira, cinco membros da Otan compartilhavam fronteira terrestre com a Rússia.
O ministro das Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, concluiu o processo de adesão, nesta terça-feira (4), entregando um documento oficial ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na sede da Otan, em Bruxelas.
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, também esteve presente na sede da aliança.

“A Finlândia tornou-se hoje membro da aliança de defesa da Otan. A era do não alinhamento militar em nossa história chegou ao fim. Uma nova era começa”, disse a presidência finlandesa em um comunicado.
“Cada país maximiza sua própria segurança. A Finlândia também. Ao mesmo tempo, a adesão à Otan reforça a nossa posição internacional e margem de manobra. Como parceiro, há muito participamos ativamente das atividades da Otan. No futuro, a Finlândia contribuirá para a dissuasão e defesa coletiva da OTAN”, acrescentou.
A bandeira da Finlândia será hasteada do lado de fora da sede da Otan na tarde desta terça-feira (4) em uma cerimônia com a presença de ministros das Relações Exteriores da Otan.
Em todas as futuras reuniões da Otan, a Finlândia participa como “Aliada” — sentada à mesa entre a Estônia e a França.
A aceitação da Finlândia na aliança de segurança liderada pelos Estados Unidos representa um golpe para o presidente russo, Vladimir Putin, que há muito procura minar a Otan e, antes de invadir a Ucrânia, exigiu que o bloco se abstivesse de mais expansão.
Em vez disso, a invasão levou a Finlândia e a Suécia a abandonar sua neutralidade e buscar proteção dentro da Otan, embora a tentativa da Suécia de ingressar no bloco tenha sido interrompida pelos membros da aliança Turquia e Hungria.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a jornalistas que a adesão da Finlândia é um “agravamento da situação”, referindo-se às alegações de Moscou de que a aliança militar planeja invadir as fronteiras da Rússia.
Moscou acusou a Otan de ameaçar a “segurança e os interesses nacionais” da Rússia ao receber oficialmente a Finlândia na aliança.
O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta terça-feira que a adesão da Finlândia à Otan e o movimento da aliança para aumentar sua própria prontidão de combate aumentaram o risco de conflito.
O ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que está feliz com a adesão, mas acrescentou que a melhor maneira de garantir a segurança na Europa é fazer com que a Ucrânia também se junte à aliança.
Suécia tem pedido pendente
Depois de uma pressão de meses da Finlândia e de muitos de seus aliados próximos, a Turquia foi o último país a ratificar a decisão da Finlândia de ingressar na Otan. Mas Turquia e Hungria estão segurando o apoio à Suécia, que também declarou seu desejo de se juntar à aliança militar há quase um ano – ao mesmo tempo que a Finlândia.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse anteriormente que a Turquia não aprovaria a adesão da Suécia à Otan, a menos que o país extradite “terroristas” a pedido da Turquia.
A Suécia deixou claro que isso não acontecerá e, por enquanto, o processo está parado. Mas as autoridades americanas e europeias continuam esperançosas de que a Suécia poderá se juntar à aliança nos próximos meses.
Fonte: CNN (Publicado por Léo Lopes)
Mundo
Avião perdeu sinal menos de 1 minuto após decolar na Índia com 242 passageiros a bordo

Um avião da Air India com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira, 12, perto do aeroporto de Ahmedabad, no oeste da Índia. Entre os passageiros, havia 217 adultos e 11 crianças.
A decolagem ocorreu às 13h39, no horário local, segundo o controle de tráfego aéreo do aeroporto, mas o sinal foi perdido menos de um minuto após a partida.
Um alerta de “Mayday” foi emitido pelo piloto, sinalizando que havia uma emergência, mas não houve retomada do contato com o Boeing 737-8 Dreamliner.
Vídeos registrados pela população local mostram o momento em que a aeronave perde altitude até a queda.
Avião bateu em prédios
O voo AI171 partiu de Ahmedabad com destino ao aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Todos os voos que partiriam do aeroporto indiano foram suspensos.
Conforme a agência de notícias Reuters, o avião atingiu três prédios, onde ainda há pessoas presas. Ao menos 30 corpos foram retirados de um edifício. Não há confirmação de quem eram as vítimas — passageiros, tripulação ou frequentadores dos prédios.
“Com profundo pesar, confirmo que o voo 171 da Air India, que seguia de Ahmedabad para Londres Gatwick, se envolveu em um acidente trágico hoje”, afirmou o presidente da companhia aérea, Natarajan Chandrasekaran, em comunicado.
Em nota, a Boeing disse que está ciente do ocorrido e trabalha para reunir mais informações.
Fonte: Isto É
Mundo
Ministério suspende 12 marcas de azeite por oferecerem risco à saúde

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.
As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.
Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.
As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa; Alonso; Quintas D’Oliveira; Olivas Del Tango; Vila Real; Quinta de Aveiro; Vincenzo; Don Alejandro; Almazara; Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.
Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.
“Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.
Veja abaixo a lista com marcas e lotes

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação
Mundo
Helicóptero com presidente do Irã se envolve em incidente

O helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, envolveu-se em um incidente aéreo por volta das 13h (no horário local) deste domingo (19), segundo a imprensa oficial do país.
Até a última atualização desta reportagem, um drone enviado pela Turquia havia identificado uma “fonte de calor”, indicando que poderia ser dos destroços do helicóptero que transportava o presidente iraniano. As coordenadas foram enviadas para as autoridades iranianas.
Os estados de saúde de Raisi e dos demais ocupantes da aeronave não haviam sido divulgados. As outras duas aeronaves que levavam oficiais da comitiva presidencial conseguiram aterrissar em segurança.
O vice-presidente iraniano para assuntos executivos, Mohsen Mansouri, disse que dois passageiros do voo conseguiram se comunicar com as equipes de resgate, e que isso indicaria que o incidente não foi tão grave.
Um oficial iraniano afirmou em condição de anonimato à agência de notícias Reuters que “estão esperançosos, mas que as informações que chegam sobre o acidente são preocupantes”.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse que “a nação iraniana não deve se preocupar”. Ele afirmou que não haverá interrupção nas operações do país, e que espera que o presidente e os demais ocupantes do voo voltem logo para casa.
A agência de notícias estatal Fars pediu aos iranianos que orem pelo presidente iraniano.
-
Cidades2 dias atrás
Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá
-
Internacional4 dias atrás
Trump contra o Pix: saiba o que pode ter motivado críticas dos EUA
-
Cidades2 dias atrás
Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal
-
Justiça2 dias atrás
PF cumpre mandados na casa de Jair Bolsonaro, que usará tornozeleira
-
Tecnologia4 dias atrás
8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina
-
Geral1 dia atrás
Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra
-
Negócios3 dias atrás
Como Será o Novo Exame Obrigatório de Medicina
-
Geral1 dia atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte