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3 Paradoxos do Mundo do Trabalho Para Impulsionar Sua Carreira

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Muitos de nós crescemos ouvindo nossos pais dizerem que, se nos esforçarmos no trabalho, colheremos os frutos. No entanto, se você já tentou abrir seu próprio negócio ou avançar na carreira, sabe que esse caminho pode ter mais reviravoltas do que um documentário da Netflix.

Entre gerenciar egos, fazer escolhas e renúncias e convencer os outros a acreditarem nos seus sonhos e a enxergarem o seu potencial, o sucesso é muito mais complexo do que fomos levados a acreditar.

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Conhecer os três paradoxos a seguir pode te ajudar a navegar melhor nesse cenário e alcançar seus objetivos profissionais.

1. O paradoxo da oportunidade: Aceitar qualquer coisa pode te deixar sem nada

Todo mundo quer ter escolhas, especialmente no caminho profissional. Mas, curiosamente, de acordo com o “paradoxo da oportunidade”, ter oportunidades demais pode levar ao fracasso, não ao sucesso.

A famosa expressão “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” também se aplica à sua carreira. Quando temos muitas oportunidades disponíveis, podemos ser tentados a aceitar todas elas. Isso é ainda mais comum quando as oportunidades oferecem salários maiores ou cargos aparentemente mais altos. No entanto, quanto mais assumimos novos e “empolgantes” desafios, menor é a chance de nos aprofundarmos e explorarmos plenamente nosso potencial.

Um estudo realizado em 2021 por pesquisadores chineses descobriu que pessoas altamente empregáveis tendem a se destacar em seus cargos atuais, mas também são mais propensas a estar com “um pé fora”. Em outras palavras, elas estão constantemente em busca da próxima oportunidade.

Ter muitas opções pode te impedir de aproveitar o que você já tem de bom. É como ser excelente em encontros casuais, mas nunca se comprometer porque acha que algo melhor pode aparecer. No final, você pode deixar as melhores oportunidades escaparem porque está sempre olhando para fora.

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2. O paradoxo da persuasão: Ser sutil fala mais alto do que gritar

Muitos acreditam que ser a pessoa mais visível e barulhenta é o caminho para ganhar aprovação, mas isso nem sempre é verdade.

No livro “Influence: Science and Practice”, o Dr. Robert Cialdini escreve que a persuasão é mais como um fogo lento do que um aquecimento de micro-ondas. Ou seja, trata-se de preparar o terreno antes de plantar as sementes.

Imagine a seguinte cena: você encontra duas pessoas discutindo sobre um tema que interessa a você. Ambas fazem argumentos válidos, mas uma delas é calma e calculada, enquanto a outra está agressiva e exaltada. Com quem você tende a concordar? Não importa quão válido seja o argumento da pessoa agressiva, sua abordagem automaticamente a torna menos persuasiva.

Você não precisa ser a pessoa mais barulhenta para ser a mais influente. Muitas vezes, a melhor forma de mostrar que você tem influência real é fazer seu trabalho bem feito e conquistar a confiança das pessoas de forma discreta. Só porque você diz em voz alta que é o melhor no que faz, não significa que isso seja verdade. Em vez disso, permaneça em silêncio e deixe seu trabalho falar por você.

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Seja para atrair investidores ou conquistar novas oportunidades de negócios, não tente ser aquele exibido que “prova que sabe o que está fazendo”. Conheça o mercado e mostre com ações que você é a melhor pessoa para o trabalho.

3. O paradoxo do esforço: Fazer coisas mais difíceis torna a vida mais fácil

Uma pesquisa publicada na revista “Trends in Cognitive Sciences” em 2018 descobriu que, às vezes, as pessoas escolhem tarefas específicas justamente porque exigem mais esforço. É como optar por subir as escadas em vez de usar o elevador, mas há lógica por trás disso. O esforço tem valor intrínseco e, quanto mais você se esforça para realizar uma tarefa, mais valor ela terá para você.

Esse valor pode se manifestar na forma de se tornar melhor em algo difícil ou no fato de que uma tarefa que a maioria considera complicada se torna fácil para você. Pense nos gurus financeiros das redes sociais que dizem como ganhar e poupar dinheiro é algo simples. Para eles, isso é fácil porque investiram tempo e esforço para aprender algo que muitos de nós achamos desafiador.

Quanto mais esforço você coloca em enfrentar desafios complexos na sua carreira, mais confiança você ganha, e mais fácil será alcançar o sucesso. É como o bolo caseiro que sempre tem um sabor melhor do que os industrializados. O ingrediente secreto? Esforço.

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O sucesso na carreira é, para a maioria, um caminho em zigue-zague, complicado e cheio de contradições – mas isso não é necessariamente ruim. As contradições não são o problema; o verdadeiro desafio é encontrar maneiras de resolvê-las.

*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.

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Negócios

Baixo Engajamento no Trabalho Custa R$ 77 Bilhões a Empresas no Brasil

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A falta de motivação no trabalho deixou de ser um problema individual e passou a ser um desafio real para as empresas e para a economia, no Brasil e no mundo. De acordo com o estudo Engaja S/A, conduzido pela plataforma de RH e benefícios Flash em parceria com a FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas), o desengajamento profissional custa cerca de R$ 77 bilhões por ano às companhias brasileiras, o equivalente a 0,66% do PIB.

Na sua terceira edição anual, o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (23), aponta que o índice de engajamento no país caiu para 39%, o menor nível da pesquisa. Ou seja, mais de seis em cada dez profissionais estão desmotivados ou ativamente desengajados. A queda é puxada principalmente por profissionais em cargos de liderança, e a Geração Z é a menos engajada. “Esse estado se manifesta de forma sutil: menos colaboração, apatia, procrastinação e ausência de iniciativa”, explica Renato Souza, professor de recursos humanos da FGV EAESP e coautor do estudo. “O profissional está presente, mas não está inteiro.”

O cálculo do prejuízo gerado pelo desengajamento no trabalho foi feito com base em duas dimensões principais: intenção de demissão e presenteísmo — quando o profissional está fisicamente presente, mas improdutivo. “Desengajados podem perder até cinco horas de trabalho por dia, gerando um custo muitas vezes invisível para as empresas.”

Mais de 40% dos profissionais brasileiros admitem perder de uma a duas horas de produtividade por dia por falta de motivação. Segundo o estudo, melhorar o engajamento poderia gerar uma economia de R$ 6,2 bilhões em perdas de produtividade.

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Líderes cansados, equipes desmotivadas

Mesmo entre os cargos mais altos, o engajamento vem desmoronando. A pesquisa revela que, embora 65% dos executivos ainda se declarem engajados, esse grupo foi o que apresentou a maior queda no último ano — sete pontos percentuais. “Em geral, executivos são mais engajados do que colaboradores, mas observamos um declínio acentuado nesse último ano.”

Além disso, o estudo indica que 78% dos executivos e líderes intermediários sofrem com algum nível de ansiedade, o que acende um sinal de alerta para departamentos de recursos humanos e para a alta liderança. “Fadiga, insônia e ansiedade estão mais presentes entre líderes, o que pode gerar um efeito cascata de desengajamento sobre suas equipes.”

Segundo o professor, o quadro de saúde mental entre executivos não deve melhorar nos próximos anos. “As lideranças enfrentam cada vez mais pressões do mercado, da economia e de conselhos. As empresas precisam pensar em como engajar quem é responsável por engajar os outros.

Geração Z lidera em desengajamento

Entre os diferentes grupos etários, a Geração Z aparece como a menos engajada: apenas 37% dos jovens profissionais afirmam se sentir motivados em suas funções. Enquanto isso, os Baby Boomers são a geração mais engajada, atingindo 45% de envolvimento no trabalho. “Desde o pós-pandemia, houve uma ressignificação do trabalho, e isso teve um grande impacto na Geração Z”, explica Souza. “Mais do que benefícios financeiros isolados, os jovens valorizam autonomia, saúde mental e reconhecimento, que nem sempre encontram nas empresas.”

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Causas e soluções para a crise de engajamento

Entre as principais causas da queda no engajamento, o estudo aponta uma piora na percepção positiva do ambiente de trabalho. “Fatores como remuneração e benefícios continuam importantes, mas engajam menos do que o clima organizacional e a qualidade da gestão”, diz Souza. “Falta de autonomia, escassez de tempo para atividades além do emprego e ausência de conexões humanas explicam a maior parte da queda registrada.” Por outro lado, relações de confiança, oportunidades de desenvolvimento profissional e ambiente saudável estão entre os fatores mais determinantes para o engajamento.

Para reverter o cenário de baixo engajamento, algumas práticas podem impactar diretamente o envolvimento de profissionais no trabalho. Entre as mais eficazes, segundo o estudo, estão os benefícios de flexibilidade, como trabalho híbrido, horários livres, day off de aniversário, benefícios personalizados e redução de jornada às sextas-feiras. “São práticas relativamente simples, mas com grande potencial de engajar colaboradores.”

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CEO da JCDecaux Brasil Traz Lições do Esporte para a Liderança

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Ana Célia Biondi é uma mulher competitiva. Traz isso de sua época de esportista, quando participava de torneios de tênis. Hoje, leva os aprendizados das quadras para os negócios. “Somos a oitava filial do mundo e quero continuar crescendo”, diz a líder da multinacional francesa JCDecaux no Brasil, que está na lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.

Presente em mais de 80 países e com audiência diária de 850 milhões de pessoas, a companhia é a líder global em mídia out-of-home (OOH). É responsável pelos relógios digitais no meio de avenidas movimentadas de São Paulo e outras capitais, pelos painéis de grandes marcas nos aeroportos de Guarulhos e Brasília e por envelopar metrôs da capital paulista com anúncios dos novos filmes e séries da Netflix.

Nessa cadeira há mais de 10 anos, e outros 10 como sócia da companhia no país, a executiva viveu diferentes momentos do setor no Brasil – do pré e pós-Cidade Limpa ao pré e pós-pandemia. “O OOH tinha 6% de market share antes da lei, caiu para 3% e hoje está em 12%. Ainda podemos chegar a 20%. O brasileiro é early adopter e ama uma tela”, analisa. Em 2024, a receita global da JCDecaux foi de 3,93 bilhões de euros, com crescimento de mais de 10% na divisão que inclui o Brasil.

“Somos a oitava filial do mundo e quero continuar crescendo.”
Ana Célia Biondi

O país vive o que ela define como a maior transformação desse mercado. “Quando fomos proibidos de ir para a rua, percebemos o valor. As marcas entenderam isso e voltaram muito criativas.” Entre os cases que gosta de contar está o da Rexona, que levou uma fanfarra e jatos de desodorante para animar foliões no metrô de São Paulo durante o Carnaval. “Em qual outro lugar no mundo isso seria possível?”

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Filha de publicitário, formou-se em economia. Ainda na faculdade, entrou no mercado financeiro e, aos 23 anos, foi passar uma temporada em um banco na Suíça. De volta ao Brasil no final da década de 1990, foi chamada para analisar a viabilidade econômica de uma empresa de mobiliário urbano. Liderou o projeto, tornou-se sócia e, em 2004, firmou parceria com a JCDecaux.

Aos 58 anos, está à frente de cerca de 550 funcionários e mais de mil anunciantes no país. “O mais difícil não é fazer leitura de P&L [relatório de perdas e lucros]. É ser uma pessoa presente sem ser microgestora e equilibrar o tempo para cuidar de tudo e estar com meu filho.” Nessa agenda concorrida, sempre há espaço para atividade física e para as lições do esporte: “Aprendi a ser humilde, a ser humilhada, a levar a virada e a virar o jogo. É uma escola de vida”.

Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.

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Think Global, Act Local: o Rio no Mapa Global das Mulheres da Tecnologia

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Na noite carioca, à beira da piscina do Fairmont, o Rio de Janeiro tornou-se palco de uma celebração global. O jantar do Women in Tech Program marcou os dez anos da iniciativa, realizada simultaneamente em seis cidades — Londres, Lisboa, Dublin, Vancouver, Doha e Rio. Um grupo de vinte mulheres selecionadas reuniu-se em torno de um mesmo propósito: criar e fortalecer conexões, e trocar sobre o papel das mulheres na tecnologia em um momento de transformações profundas.

Sob a liderança de Beatriz Mello, Sr. Global Partnerships Director e líder do Grupo de Embaixadoras Women in Tech, o encontro no Rio teve a leveza e a potência de uma conversa entre iguais. Beatriz, anfitriã e articuladora da noite, me fez pensar no símbolo de uma geração de executivas brasileiras que atuam globalmente sem perder o vínculo com o país. Sua curadoria foi precisa: diversidade de trajetórias, densidade intelectual e uma energia que misturava celebração e propósito.

O evento coincidiu com o lançamento do Women in Tech 2025 Report, um retrato global sobre a presença feminina no setor. O levantamento, com 671 participantes em mais de 40 países, revela um cenário de contrastes: 77% das mulheres usam inteligência artificial no trabalho diário e três em cada quatro acreditam que a tecnologia pode melhorar a equidade de gênero. Ao mesmo tempo, 56% dizem ainda se sentir forçadas a escolher entre carreira e família, uma alta de sete pontos em relação ao ano anterior. A percepção de retrocesso também cresceu: 60% acreditam que o equilíbrio de gênero em tecnologia piorou em 2025, e apenas 39% veem as empresas adotando medidas efetivas para combater a desigualdade. Apesar disso, há um dado encorajador: 81% afirmam sentir-se confiantes para assumir posições de liderança, o maior índice desde o início da pesquisa.

No jantar carioca, essa confiança ganhou rosto. Entre as convidadas, estavam mulheres que traduzem, na prática, o que o relatório aponta como tendência: liderança, redes de colaboração e inovação local com impacto global. A secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, trouxe o olhar de quem vem transformando o Rio em uma cidade-laboratório por meio do projeto Rio AI City, que integra IA a políticas públicas. Karina Tronkos, fundadora da comunidade NinaTalks, é exemplo de como o conteúdo e o design podem se tornar ferramentas de engajamento e pertencimento em escala. E Paula Martini, futurista e pesquisadora da “internet das pessoas”, traduz em suas análises a urgência de repensar a relação entre inteligência artificial e humanidade.

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O encontro aconteceu em um momento em que o Rio consolida sua vocação para conectar criatividade e tecnologia.

A força daquele jantar não veio de falas ensaiadas ou painéis, mas da naturalidade das conversas, do reconhecimento mútuo e da sensação de pertencimento. Era uma noite leve e ao mesmo tempo estratégica. Com música, risadas e uma energia de quem sabe que criar pontes é, em si, um ato político. O jantar foi menos focado em visibilidade e mais em densidade. O valor de reunir mulheres que constroem o ecossistema de tecnologia a partir de lugares diferentes, conectadas por uma mesma convicção de que inovação e diversidade são indissociáveis.

Ao final, ficou claro que think global, act local não é um slogan, é uma estratégia de impacto. Eventos como esses reafirmam o compromisso de reduzir a distância entre gêneros na tecnologia, e o Rio mostrou que tem papel central nesse movimento: criativo, acolhedor e capaz de gerar conversas que ecoam muito além da cidade. Estar ali foi testemunhar o Brasil inserindo sua voz feminina, plural e tecnológica em uma conversa global sobre o futuro.

Iona Szkurnik é fundadora e CEO da Education Journey, plataforma de educação corporativa que usa Inteligência Artificial para uma experiência de aprendizagem personalizada. Com mestrado em Educação e Tecnologia pela Universidade de Stanford, Iona integrou o time de criação da primeira plataforma de educação online da universidade. Como executiva, Iona atuou durante oito anos no mercado de SaaS de edtechs no Vale do Silício. Iona é também cofundadora da Brazil at Silicon Valley, fellow da Fundação Lemann, mentora de mulheres e investidora-anjo.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

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