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Papa Francisco Partiu Como Veio, Dando Lição de Como Ser um Líder Humilde

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Em 13 de março de 2013, o cardeal Jorge Mario Bergoglio desceu de sua modesta suíte da Casa Santa Marta – ou Domus Sanctae Marthae, em latim –, quarto 207, em Roma. A Santa Marta é uma residência dentro da Cidade do Vaticano que serve para seus hóspedes, incluindo cardeais, bispos, sacerdotes e visitantes oficiais. Quem estava por perto e presenciou a cena, lembra que Bergoglio pagou a conta das despesas utilizando seu cartão de crédito pessoal, enquanto carregava sua própria pasta.

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Isso pode não parecer incomum – afinal, todos nós pagamos a conta ao sair de uma hospedagem – mas aquele homem havia acabado de ser eleito Papa, o 266º na história da Igreja. Sinalizando um rompimento drástico com a tradição que ao longo dos séculos variou do formal ao pomposo, o Papa Francisco começou a nos ensinar, desde o primeiro dia, como é a liderança mais genuína. Humilde. Verdadeiramente, honestamente, genuinamente humilde. O cardeal Bergoglio, agora Papa Francisco, era, em bom português, autêntico.

Em seus 12 anos como papa, ele nunca se afastou desse exemplo brilhante que havia acabado de estabelecer, escolhendo como residência a Casa Domus Sanctae Marthae, evitando o ambiente luxuoso e as acomodações dos apartamentos papais no Palácio Apostólico. Aquilo era para seus predecessores, não para ele.

A humildade do Papa Francisco era algo belo. Com 1,75m de altura, certamente não era uma figura imponente. O que impressionava, no entanto, era seu intelecto, educado pelos jesuítas. Fora isso, vestia-se de forma simples e modesta, quase sempre de branco, em contraste com o glamour e as cores dramáticas ostentadas por papas anteriores. Até mesmo seu aceno era comedido e respeitoso, longe do gesto expansivo de um líder com uma autoimagem hiperbólica.

Liderança pelo puro exemplo

Não sou historiador, teólogo ou católico, mas sou consultor em liderança e fui, por 15 anos, professor adjunto de dois cursos de pós-graduação em liderança. Também tenho idade suficiente para ter visto outros exemplos de liderança excepcional. Foram poucos e esparsos — John Kennedy, Kofi Annan, Papa João Paulo II — mas eles exemplificaram um tipo raro de liderança eficaz que naturalmente inspira outros — não importa quem — a seguir.

Com esse contexto, vejo a morte do Papa Francisco como deixando um gigantesco vazio de liderança que alcança cada canto deste planeta. Ele foi, simplesmente, o único verdadeiro líder global de seu tempo no Vaticano. Podíamos ter, nesse período, líderes poderosos, mas nenhum com a influência global completa que foi exercida com tanta habilidade e suavidade pelo Papa Francisco.

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“Quem sou eu para julgar?”

Apenas um líder profundamente seguro em um conjunto de crenças enraizadas poderia responder a uma pergunta sobre gays e casamento gay com: “Quem sou eu para julgar?”. Com essas cinco palavras, ele nos ensinou sobre justiça, inclusão, aceitação e humildade. Líderes fazem isso.

O Papa Francisco partiu como chegou. Nos últimos dois anos, sua saúde declinou e seu corpo enfraqueceu, mas sua determinação e sua influência se expandiram e se fortaleceram. Quando se é um verdadeiro líder — autêntico — isso acontece.

E, fiel à sua essência, o Papa Francisco foi sepultado na manhã deste sábado (26) em uma simples caixa de madeira, não no Vaticano ao lado de muitos que vieram antes dele, mas na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, a cerca de cinco quilômetros do Vaticano. Em sua lápide, está escrito humildemente… Franciscus.

*Eli Amdur é jornalista colaborador da Forbes EUA, com mais de 50 anos de experiência. Já escreveu mais de 2.500 artigos sobre mercado de trabalho, ambiente de trabalho e liderança desde 2003. Na Fairleigh Dickinson University, lecionou cursos de liderança (MBA e mestrado) por 15 anos, foi Executivo Residente no Centro de Estudos de Gestão em Saúde e cofundador do Instituto de Liderança em Ciências da Vida.

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5 Hábitos Matinais Que Impulsionam o Sucesso na Carreira

Redação Informe ES

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Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

Em alguns dias, quando o despertador toca pela manhã, pode parecer mais produtivo desligar o alarme e voltar a dormir. Mas logo a realidade bate à porta, lembrando que precisamos agir para alcançar (e manter) o sucesso na vida pessoal e profissional.

Já parou para pensar como os ricos e bem-sucedidos começam o dia? Os especialistas em carreiras da plataforma de criação de currículos Resume.io analisaram as rotinas matinais de bilionários como Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Tim Cook para entender o que eles fazem logo cedo para garantir um dia produtivo.

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Bezos, o fundador da Amazon, por exemplo, acorda às 6h30 e evita telas logo cedo. Prefere um café da manhã tranquilo com a família e reserva um tempo para escrever — sua forma de desacelerar antes do dia agitado. A rotina equilibrada do empresário mostra que produtividade não precisa ser sinônimo de pressa.

Zuckerberg, CEO da Meta, começa o dia às 8h, checando suas redes, como Facebook, Messenger e WhatsApp. “Zuckerberg é conhecido por sua rotina minimalista, incluindo o uso de roupas iguais todos os dias para evitar a fadiga de decisão”, dizem os especialistas. “Esse hábito também é associado a nomes como Steve Jobs e Barack Obama.”

Já o CEO da Apple, Tim Cook, é um dos mais madrugadores do mundo dos negócios. Ele geralmente acorda por volta das 3h45. “Isso pode ter inspirado o criador de conteúdo Ashton Hall, que viralizou com a rotina de madrugada no TikTok, a fazer o mesmo”, apontam os especialistas. Cook usa as primeiras horas do dia para responder e-mails e se atualizar sobre o noticiário. Antes das 6h, já está se exercitando. Ele credita suas manhãs estruturadas como uma das chaves para manter o foco ao longo do dia.

A diferença entre a rotina dos bilionários e a nossa é que eles podem escolher quando dormir ou acordar — um luxo raro para quem vive com horários rígidos e metas apertadas. Mas estudos mostram que rotinas e rituais ajudam na autorregulação emocional e reduzem o estresse, contribuindo para a produtividade e o sucesso profissional. Por isso, uma manhã bem planejada pode ser o primeiro passo para mudar o resto do seu dia.

5 hábitos essenciais para a sua rotina matinal

Amanda Augustine, especialista em carreira da Resume.io, lembra que você não precisa acordar às 3h da manhã para ser bem-sucedido. Segundo ela, o segredo está em três pilares: consistência, equilíbrio e começar o dia nos seus próprios termos.

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Confira, a seguir, os hábitos sugeridos pela especialista para integrar na sua rotina matinal:

1. Acorde no mesmo horário todos os dias: Tente manter um horário regular para ajudar a equilibrar o relógio biológico. Com o tempo, seu corpo aprende quando é hora de despertar, o que melhora a energia logo pela manhã.

2. Dê um tempo longe do celular: Evite mergulhar direto em e-mails ou redes sociais — mesmo que alguns CEOs façam isso. Ao dar a si mesmo um tempo livre de telas, você reduz o estresse e começa o dia com mais calma e intenção.

3. Exponha-se à luz natural: Logo após acordar, abra as janelas ou vá até a varanda. A luz solar ajuda a regular o ciclo do sono, melhora o humor e prepara seu corpo para o dia.

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4. Mova-se: Alongamentos, uma caminhada ou alguns minutos de exercício já fazem diferença. O movimento matinal ativa a circulação, melhora o foco e eleva o humor.

5. Defina suas intenções: Reserve alguns minutos para anotar suas três prioridades do dia. Isso ajuda a começar com foco e propósito, além de evitar cair no modo reativo e passar a ter mais controle sobre sua rotina.

Incorporar esses cinco hábitos à sua manhã pode fazer mais diferença do que você imagina. Pesquisas mostram que a contemplação matinal amplia a perspectiva e reduz pensamentos negativos como autocrítica e ansiedade. Em resumo: o que você planta na sua mente nas primeiras horas da manhã tende a crescer — e te acompanhar — até a última reunião do dia.

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Profissionais Podem Economizar 122 Horas por Ano Ao Adotar IA, Diz Google

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O Reino Unido poderia ganhar 400 bilhões de libras (US$533 bilhões) com o crescimento impulsionado pela inteligência artificial se treinasse sua força de trabalho, disse o Google, depois que um projeto piloto no país mostrou que os trabalhadores poderiam economizar mais de 120 horas por ano usando IA em tarefas administrativas.

Medidas simples, como dar permissão aos trabalhadores para usar IA e algumas horas de treinamento para que eles comecem, podem ajudar a dobrar a adoção da nova tecnologia. Isso, por sua vez, pode impulsionar o crescimento econômico, disse o Google em um relatório sobre seu projeto piloto, publicado na última semana.

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A gigante de tecnologia dos EUA, que desenvolveu o chatbot Gemini AI, disse que, de acordo com uma análise da Public First, sua parceira no programa, dois terços dos trabalhadores — principalmente mulheres mais velhas de origens socioeconômicas mais baixas — nunca usaram IA generativa no trabalho.

Debbie Weinstein, presidente do Google na Europa, Oriente Médio e África, disse que os pilotos do AI Works — conduzidos em uma rede de pequenas empresas, fundos educacionais e um sindicato — mostraram que os trabalhadores poderiam economizar em média 122 horas por ano usando IA em tarefas administrativas.

Mas uma barreira que impedia alguns de se aventurarem era a preocupação de que usar IA no trabalho não era legítimo nem justo.

“As pessoas queriam ‘permissão para perguntar’”, disse Weinstein em uma entrevista. “‘Será que está tudo bem eu fazer isso?’ E, então, dar-lhes essa garantia foi muito importante.”

Depois que começaram, algumas horas de treinamento em IA para aumentar a confiança fizeram com que as pessoas usassem a tecnologia duas vezes mais, disse Weinstein, sendo que elas ainda a utilizavam vários meses depois.

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Essas intervenções simples ajudaram a diminuir a lacuna de adoção de IA entre os participantes dos estudos piloto, disse o Google em seu relatório AI Works.

Antes do treinamento, por exemplo, apenas 17% das mulheres com mais de 55 anos em seus grupos usavam IA semanalmente e somente 9% diariamente.

Três meses depois, 56% utilizavam a IA semanalmente e 29% tornaram isso um hábito diário.

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Empregos em Risco: Veja os 21 Cargos Que Vão Desaparecer até 2030

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Mais de 90 milhões de empregos — o que representa cerca de 8% do total de postos de trabalho — estarão completamente obsoletos até 2030, segundo projeção do Fórum Econômico Mundial.

Uma pesquisa da consultoria global McKinsey também traça um cenário preocupante: o impacto da IA e da automação pode eliminar os empregos de até 12 milhões de profissionais só nos Estados Unidos e na Europa nos próximos cinco anos, forçando milhões de pessoas a mudarem de carreira.

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Por outro lado, essas perdas tendem a ser compensadas pela criação de novas funções e cargos dos quais ainda nem ouvimos falar. Até 2030, segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, devem ser criados 170 milhões de novos empregos, o que representa cerca de 14% do total de empregos atuais e resultaria em um aumento líquido de 78 milhões de novas funções.

O crescimento desses novos cargos é impulsionado por economias em transformação, mudanças de mercado, foco em energia limpa e avanços tecnológicos e em inteligência artificial, gerando demanda por novas habilidades e oportunidades que antes pareciam inimagináveis. Afinal, quem diria que “diretor de IA” (Chief AI Officer) seria um cargo real?

Neste momento, os profissionais precisam se atentar a duas questões centrais: Quais empregos devem desaparecer até 2030? E o que você pode fazer para se preparar para as funções que sobreviverão às mudanças do mercado de trabalho?

Cargos que vão desaparecer até 2030

O estudo da McKinsey aponta que os empregos com maior risco de extinção nos próximos anos são aqueles altamente previsíveis e repetitivos, que podem ser realizados com mais eficiência por máquinas. “Isso pode substituir grandes quantidades de mão de obra — por exemplo, o trabalho de assistência jurídica, contabilidade e processamento de transações administrativas”, afirma o relatório da consultoria.

Confira, a seguir, os 21 cargos que devem desaparecer parcial ou totalmente nos próximos cinco anos, segundo dados do Fórum Econômico Mundial, do LinkedIn e do London Institute of Banking and Technology, instituição educacional britânica especializada no ensino de finanças e tecnologia.

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  1. 1. Atendentes dos correios
  2. 2. Caixas de banco e atendentes similares
  3. 3. Digitadores de dados
  4. 4. Operadores de caixa e bilheteiros
  5. 5. Assistentes administrativos e secretários executivos
  6. 6. Profissionais de impressão e áreas relacionadas
  7. 7. Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
  8. 8. Auxiliares de controle de estoque e registro de materiais
  9. 9. Atendentes e condutores de transporte
  10. 10. Vendedores de porta em porta, jornaleiros e ambulantes
  11. 11. Designers gráficos
  12. 12. Reguladores, avaliadores e investigadores de sinistros
  13. 13. Oficiais jurídicos
  14. 14. Secretários jurídicos
  15. 15. Operadores de telemarketing
  16. 16. Cargos básicos de suporte em TI
  17. 17. Operadores de linha de montagem
  18. 18. Operadores de máquinas
  19. 19. Funcionários de logística e separação em armazéns
  20. 20. Analista de seguros
  21. 21. Agentes de viagens

Como blindar sua carreira em 2025

Se você atua em uma dessas áreas, ou se está preocupado em perder seu valor no mercado de trabalho, veja o que fazer agora para blindar sua carreira e não ficar para trás até 2030:

1. Desenvolva habilidades nas áreas com maior demanda

Observe para onde o mercado está se movendo, analise relatórios de empregos, como os publicados pelo Coursera e pelo Fórum Econômico Mundial, e pergunte-se: Quais habilidades preciso desenvolver agora para estar preparado para os empregos em alta no presente e no futuro?

Algumas das habilidades mais demandadas para 2025 são alfabetização em IA; análise de dados; liderança de talentos; experiência do usuário; marketing digital; e pensamento crítico e resolução de problemas.

2. Destaque suas habilidades versáteis

Construa sua identidade profissional com base nas suas habilidades transferíveis — aquelas que podem ser aplicadas em diversas funções, especialmente se o seu cargo anterior se tornar irrelevante. Reestruture suas experiências com foco em resultados que são valorizados na maioria dos cargos, como melhoria de processos, gestão digital, colaboração entre áreas e otimização de fluxos de trabalho.

Destaque os resultados e métricas, pois esses dados serão valorizados por recrutadores e até por clientes, caso você esteja buscando trabalhos como freelancer.

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3. Tenha alternativas

Não dependa exclusivamente de apenas um emprego como sua única fonte de renda e crescimento profissional. Ter opções reduz riscos e fortalece a resiliência da sua carreira, preparando você para períodos econômicos incertos, mudanças no setor e até a pressão crescente sobre as empresas, que pode resultar em demissões.

Tenha caminhos alternativos aos quais possa recorrer. Isso não significa, necessariamente, ter vários empregos, mas sim diversificar suas fontes de renda — como fontes de renda passiva, projetos paralelos, serviços como freelancer ou até abrir um pequeno negócio familiar.

*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.

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