Ligue-se a nós

Política

André Sampaio lidera todos os cenários de intenção de votos em Montanha

Redação Informe ES

Publicado

no

O prefeito André Sampaio (PSB), candidato à reeleição em Montanha, na região Nordeste do Espírito Santo, a 340 quilômetros de Vitória, lidera todos os cenários de intenções de votos, tanto menções espontâneas quanto estimuladas, a pouco mais de duas semanas para as eleições municipais de 6 de outubro de 2024.

A pesquisa foi feita pela SEND Pesquisas, Consultoria e Serviços Elirelli, com 400 entrevistas, sendo 300 na zona urbana e 100 nos distritos de Vinhático, São Sebastião e 30 de Maio, e está registrada na Justiça Eleitoral sob o número ES-07674/2024 desde o dia 12 de setembro de 2024, com liberação para divulgação a partir desta quarta-feira (18).

ESTIMULADA

Nas menções estimuladas, quando o eleitor é apresentado a uma lista de candidatos, o prefeito André Sampaio lidera coom 38,5% das intenções de voto dos eleitores de Montanha, seguido pela ex-prefeita Iracy Baltar (Podemos) com 21,75%, Carlinhos da Agropet (PL) com 15,75% e Waltin do Povo Cristão (DC) com 2,5%. Não votam em nenhum deles/brancos/nulos são 3,25%. Os indecisos somam 18,25%.

ESPONTÂNEA

Anúncio

Nas menções espontâneas, quando o eleitor entrevitado cita um nome sem ser apresentado a nenhuma lista, André Sampaio (PSB) lidera com 34,5% das intenções de voto, seguido por Iracy Baltar (Podemos) com 19,25%, Carlinhos da Agropet (PL) com 14,5% e Waltin do Povo (DC) com 2,5%. O número de indecisos nas menções espontâneas é de 29,25%.

 REJEIÇÃO

André Sampaio (PSB) e Iracy Baltar (Podemos) têm índices muito próximos de rejeição espontânea de voto, aquela situação em que o entrevistado é perguntado, sem apresentação de lista, em quem não votaria de forma alguma: André tem 20,5% de rejeição, seguido de Iracy com 16,75%, Carlinhos da Agropet com 11,75%, Waltin do Povo com 2% e Toninho Dentista (que não tem candidatura registrada) com 0,75%.

Praticamente a metade dos entrevistados (48,25%) disseram não rejeitar nenhum dos candidatos. (Da Redação com informações da SEND Consultoria)

Fonte: Tribuna Norte Leste

Anúncio

Política

Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México

Redação Informe ES

Publicado

no

Após atraso por problemas na aeronave, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta quarta-feira (2), em Brasília da sua viagem ao México, onde participou da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. O avião trazendo a comitiva pousou às 10h12 na Base Aérea de Brasília.

“O voo foi tranquilo e sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência. Lula foi direto para a residência oficial, no Palácio da Alvorada, e não tem compromissos oficiais previstos para hoje.

O embarque no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, na Cidade do México, ocorreu às 14h10 (horário local; 17h10, no horário de Brasília). Após a decolagem, a aeronave VC-1 da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou um problema técnico e, sem detalhar o incidente, a FAB informou que os procedimentos de segurança foram adotados e os pilotos aguardariam o consumo de combustível necessário para que a avião retornasse ao aeroporto da capital mexicana.

Após cinco horas no ar, Lula e sua comitiva pousaram em segurança às 22h16. Na madrugada desta quarta-feira, todos embarcaram em outra aeronave da FAB em direção à Brasília.

A FAB ainda não divulgou a causa do problema técnico da aeronave presidencial, um Airbus A329CJ.

Anúncio

No México, além da cerimônia de posse de Sheinbaum, Lula teve reunião bilateral com a nova presidente e participou de um fórum com empresários brasileiros e mexicanos.

Edição: Valéria Aguiar

Anúncio
Continuar Lendo

Política

Ex-prefeito Audifax ignora Carta Compromisso com a Educação da Serra

Redação Informe ES

Publicado

no

Na última quinta-feira, 26 de setembro, o Conselho Municipal de Educação da Serra organizou uma reunião extraordinária em parceria com o Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O objetivo foi o de engajar os candidatos à prefeitura na assinatura da Carta Compromisso pelo Direito à Educação nas Eleições 2024, reforçando a importância de uma educação pública de qualidade.

Candidatos como Weverson Meireles (PDT), Wylson Zon (Novo), Roberto Carlos (PT) e Pablo Muribeca (Republicanos) participaram da assinatura e reafirmaram seu compromisso com a educação no município.

O candidato Weverson destacou que, se eleito, dará prioridade à implementação do Plano Municipal de Educação e à valorização dos profissionais da área.

Entretanto, o ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) e o candidato Igor Elson (PL) foram convidados, mas não compareceram na assinatura. A ausência de Audifax, em especial, foi notada, visto que ele já foi prefeito. Ele ignorou a Carta Compromisso, não dando importância a um tema estratégico para o futuro da educação na Serra.

Anúncio

O espaço do InformeES segue livre ao candidato, caso queira se manifestar. Email: contato@informees.com.br

Da Redação Por: Jornalista Mara Mulullo

Continuar Lendo

Política

Eleições municipais não terão voto em trânsito

Redação Informe ES

Publicado

no

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa será em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Pelas regras eleitorais, o eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral deverá justificar ausência na votação. O prazo para justificativa é de 60 dias após cada turno, que conta como uma eleição. Quem não votar no primeiro turno pode votar no segundo.

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta em duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

Como justificar

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TRE) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições. Nesse caso, o eleitor deve preencher um formulário e entregá-lo no cartório eleitoral de sua localidade.

Anúncio

Data limite para justificar

Ausência 1° turno: 5 de dezembro de 2024

Ausência no 2º turno: 7 de janeiro de 2025

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Apple e Android.

Anúncio

Ao acessar o e-título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa. 

Punição

O eleitor que não votar e deixar de justificar por três vezes consecutivas pode ter o título suspenso ou cancelado.

 A medida cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta