Política
Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas
Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes
Acesso
O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.
Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.
Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.
Prazo
A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.
Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.
Situação da candidatura
A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.
Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.
Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.
Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.
Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.
Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.
Contas
O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos. Fonte: Agência Brasil
Política
Diferente do Pablo de SP, Pablo da Serra se nega a participar da sabatina da Ases
O candidato a prefeito da Serra Pablo Muribeca (Republicanos) que vem tentando pegar “carona” na onda do M do Pablo Marçal ( candidato do PRTB a prefeito da capital paulista), se negou a participar da sabatina com o setor empresarial da cidade.
A Ases ( Associação de Empresários da Serra), realizará no próximo dia 5, um encontro com o candidatos a prefeito da cidade, em sua sede, em Morada de Laranjeiras. Em nota, a Associação informou que, dos candidatos a prefeito, Pablo Muribeca é o único que não participará do encontro, mostrando um distanciamento com o empresariado. Soaria desrespeitoso por não considerar importante o evento realizado pela instituição?!
Fábio relatou que serão abordados temas como cidade inteligente e transparente, educação, segurança, infraestrutura, defesa civil, mobilidade urbana e a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como forma de haver mais eficácia nas ações. Ele lançou críticas a ausência de Muribeca, e disse:
” Entendemos essa ausência como um distanciamento do candidato com em relação à classe empresarial do município, já que na seletiva dele, a sabatina da Ases não é importante. Ficamos tristes com essa posição, considerando a importância do dialogo entre o futuro prefeito e a classe empreendedora, que representa 30% do PIB estadual. No entanto, nos colocamos a disposição do candidato Pablo Muribeca e garantimos igualdade de tratamento entre todos os candidatos em nosso diálogo.”, pontuou, Fábio Junger.
Mas afinal, o que motivou Muribeca a se ausentar de um encontro tão relevante, com a classe empresarial, em um órgão que tem tido participação importante no desenvolvimento da Serra? Tal comportamento mostra-se longe da conduta do candidato Pablo Marçal que, ao contrário do Pablo serrano, não mede esforços para estar presente aos convites que lhe são feitos, mostrando que está preparado e disposto a debater a cidade.
Em nota, a coordenação do deputado/candidato a prefeito disse:
“A equipe de campanha do candidato Pablo Muribeca à Prefeitura da Serra vem a público reafirmar nosso compromisso inabalável com o diálogo direto junto à população serrana.
Considerando a ausência de propaganda eleitoral na TV no pleito municipal da Serra, a vasta extensão territorial de nossa cidade, o expressivo número de eleitores a serem alcançados e o curto período de campanha estabelecido pela legislação eleitoral, informamos que nossa estratégia de campanha priorizará o contato pessoal e direto com os cidadãos da Serra em todos os bairros e comunidades.
Agradecemos os numerosos convites recebidos e esclarecemos que o candidato Pablo Muribeca participará seletivamente de entrevistas, sabatinas e debates promovidos pelos principais veículos de comunicação do Estado, garantindo, assim, uma distribuição equitativa do nosso tempo entre a mídia e o contato direto com a população.
Reiteramos nosso compromisso com uma campanha propositiva e construtiva, visando o fortalecimento e o progresso contínuo de nossa amada cidade da Serra. Contamos com a compreensão de todos e convidamos cada cidadão a fazer parte deste movimento de transformação.
Juntos, construiremos uma Serra mais forte e próspera para todos!
Coordenação de Campanha Pablo Muribeca – Candidato a Prefeito da Serra”.
Política
Gusttavo Lima “abraça” campanha de Marçal: ‘Se não ganhar é rolo’
O cantor Gusttavo Lima, quebrou o silêncio sobre política e pediu votos para o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O registro foi compartilhado nas redes do político.
O apoio público ocorreu durante um show em Goiânia (GO), no último sábado, 31.
Em um momento do show, o cantor deu uma pausa nas canções e disse:
“Quero mandar um abraço para o meu companheiro, nosso conterrâneo, o próximo prefeito de São Paulo, Pablo Marçal é o nome dele. Não tem conversa, faz o ‘M’.” comentou, Lima.
Que declarou na sequência, se Marçal não ganhar é “rolo”.
” A prefeitura é sua, se não ganhar é rolo.” concluiu o artista.
Após o show, os conterrâneos posaram para fotos com o cantor usando o boné da campanha do candidato.
Política
Pastor Marcelo presidente da APES declara apoio a Weverson: “é o prefeito que a Serra precisa”
Mesmo com filiação ao PSDB, pastor caminhará com o candidato pedetista
Após receber o apoio da CADEESO ( Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros ), a campanha do candidato Weverson Meireles(PDT), ganhou mais um apoio relevante em sua campanha. Trata-se do pastor Marcelo que, além de pastor, é presidente da APES ( Associação de Pastores Evangélicos da Serra). Ambas as instituições representam o movimento religioso da cidade que tem se posicionado a favor da indicação de Vidigal.
O apoio foi confirmado em um ato histórico realizado na última sexta (30), em Serra Sede, que contou com as presenças de uma forte militância e, também, do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), do deputado estadual Alexandre Xambinho ( Podemos), do secretário de estado de Ciência e Tecnologia Bruno Lamas(PSB) entre outras lideranças. Durante seu discurso, o Pr. relatou que Weverson é o único candidato que ele não viu falar mal do seus adversários.
Em outro momento, numa postagem em sua rede social, o pastor disse:
“Foram várias análises, conversas, conselhos de amigos, definimos apoiar Weverson Meireles para prefeito da Serra-ES”, pontuou o Pr. Fábio em rede social.
O candidato Weverson reagiu a postagem do pastor, citando um versículo bíblico de Romanos 12:
“Romanos 12 ensina muitas coisas que estão nos direcionando nesta campanha, e sua chagada é a confirmação de que estamos seguindo as orientações do nosso Deus, obrigado, meu amigo!” disse, Meireles.
Pastor é filiado ao PSDB
O pastor Marcelo é filiado ao partido PSDB, que indicou Nilza Cordeiro como candidata a vice-prefeita do candidato Audifax Barcelos (Progressistas).
Mesmo com o direcionamento do partido de Vandinho Leite(PSDB), em seguir em apoio a outro grupo político, o Pr Marcelo optou por declarar seu apoio ao candidato Weverson Meireles.
- Eleições 202423 horas atrás
Marquinhos e Edinho aparecem como favoritos na disputa pela prefeitura de Anchieta
- Eleições 20243 dias atrás
Weverson é o que mais cresce nas pesquisas e possui o menor índice de rejeição, entenda
- Cidades4 dias atrás
Justiça Eleitoral barra candidatura de Thiago Peçanha à prefeitura de Itapemirim
- Cidades2 dias atrás
“Eu sou o candidato do governador Renato Casagrande, eu sou o candidato do prefeito Sérgio Vidigal” afirmou Weverson em sabatina da Ases
- Economia4 dias atrás
Plenário da Ales aprova mudanças relativas ao ICMS
- Geral3 dias atrás
Sindicatos e MP vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho
- Economia23 horas atrás
Com crescimento acima da média nacional, PIB capixaba registra maior valor da série histórica
- Geral2 dias atrás
Governo do Estado anuncia edital de licitação da Terceira Ponte de Colatina