Geral
Eleições 2022: Conheça os 12 pré-candidatos à Presidência da República

No dia 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas decidir seus representantes para os próximos anos. Além dos deputados estaduais e federais, senadores e governadores, a data também marcará a escolha do próximo presidente da República.
Até este momento, 12 nomes se colocaram na disputa pelo cargo, que tem mandato de quatro anos e possibilidade de reeleição.
As candidaturas serão oficializadas até o dia 5 de agosto, data-limite para que os partidos e federações realizem suas convenções. Até lá, os nomes são considerados pré-candidatos.
Conheça abaixo todos os pré-candidatos:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Lula disputará sua sexta eleição presidencial. Derrotado em 1989, 1994 e 1998, o petista foi eleito no segundo turno em 2002 e reeleito, também em segundo turno, quatro anos depois. Metalúrgico e líder sindical, o ex-presidente foi deputado federal por São Paulo por um mandato antes de suas incursões nacionais. Ele chegou a iniciar a pré-campanha para retornar ao cargo nas eleições de 2018, quando estava preso em decorrência de uma condenação no âmbito da Operação Lava Jato. Posteriormente,
Pernambucano de Garanhuns, viúvo da ex-primeira-dama Marisa Letícia e pai de cinco filhos, Lula casou-se novamente em maio com a socióloga Rosângela da Silva.
Jair Bolsonaro (PL)
Candidato à reeleição, o presidente Bolsonaro disputará as eleições de 2022 pelo PL, seu décimo partido. Eleito pela primeira vez para um cargo majoritário em 2018, quando venceu a disputa pelo Planalto, fez carreira como deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 1990 a 2018. Antes, foi vereador da capital carioca por dois anos.
Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Glicério, Bolsonaro é casado com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, pai de 5 filhos e capitão do Exército.
Ciro Gomes (PDT)
Em sua quarta tentativa de ser presidente da República, Ciro começou a carreira política como deputado estadual pelo Ceará, antes de ser eleito prefeito da capital, Fortaleza, e depois governador do estado. Ocupou ministérios nos governos de Itamar Franco (Fazenda) e Lula (Integração Nacional) e foi deputado federal.
Advogado e professor universitário, Ciro Gomes é natural de Pindamonhangaba (SP), pai de quatro filhos e casado com Giselle Bezerra.
Simone Tebet (MDB)
Senadora da República em primeiro mandato, Simone Tebet começou a carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual em Mato Grosso do Sul. Foi prefeita por dois mandatos da cidade de Três Lagoas, de onde saiu para ser vice-governadora do estado.
Advogada e professora de direito, Tebet é casada com o deputado estadual Eduardo Rocha e mãe de duas filhas.
André Janones (Avante)
Eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018, André Janones passou por dois partidos (PT e PSC) antes de se filiar a sua legenda atual. Ele concorreu à prefeitura de Ituiutaba, cidade onde nasceu, em 2016.
Advogado, ganhou notoriedade e um grande número de seguidores nas redes sociais durante a greve dos caminhoneiros, em 2018.
Luciano Bivar (União Brasil)
Deputado federal por Pernambuco e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar ocupou a vice-presidência da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2021. Fundou o extinto PSL, que presidiu por duas décadas – a fusão da legenda com o DEM deu origem ao União Brasil.
Natural do Recife, é empresário e foi dirigente do Sport, clube de futebol da capital pernambucana. Bivar é casado com Catarina Petribú Bivar e pai de três filhos.
Felipe d’Avila (Novo)
Estreante em eleições, Luiz Felipe d’Avila é cientista político e mestre em administração pública. Há 14 anos, fundou o Centro de Liderança Política (CLP).
Paulista e engenheiro de formação, ele é pai de dois filhos e casado com Ana Maria Diniz.
José Maria Eymael (DC)
Em sua sexta campanha presidencial, Eymael foi deputado federal por três mandatos, entre 1986 e 1995, representando o estado de São Paulo. Disputou quatro vezes a prefeitura da capital paulista.
Advogado e natural de Porto Alegre, ele é casado com Ísola Selbach Eymael e pai de dois filhos.
Vera Lúcia (PSTU)
Co-fundadora do PSTU, partido pelo qual concorre pela segunda vez à Presidência, Vera Lúcia também disputou as prefeituras de São Paulo e Aracaju e o governo de Sergipe, além de ter se candidatado a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Graduada em Ciências Sociais e natural de Inajá, em Pernambuco, Vera Lúcia foi diretora da Central Única dos Trabalhadores e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.
Leonardo Péricles (UP)
Leonardo Péricles é o presidente e foi um dos fundadores da Unidade Popular, legenda pela qual concorre.
Técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas, foi um dos líderes dos movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. É natural de Belo Horizonte.
Pablo Marçal (Pros)
Em sua primeira disputa eleitoral, Pablo Marçal será também o primeiro candidato do Pros à Presidência da República.
Natural de Goiânia, casado e pai de quatro filhos, Marçal é bacharel em direito, empresário e influenciador digital. Nas redes sociais, possui milhões de seguidores.
Sofia Manzano (PCB)
Filiada ao PCB desde 1989, Sofia Manzano disputa sua segunda eleição – em 2014, foi candidata a vice-presidente na chapa de seu correligionário Mauro Iasi.
Ex-presidente da União da Juventude Comunista (UJC), Manzano nasceu em São Paulo e leciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Economista e mestre em desenvolvimento econômico, é casada e mãe de um filho.
Geral
Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 começa em abril e poderá ser feito à vista, com desconto de 15%, ou dividido em seis cotas mensais. As cotas única e primeira (em caso de parcelamento) vencerão entre os dias 1º e 08 de abril de 2026, de acordo com o número final da placa do veículo, seja ele carro, motocicleta, caminhão, ônibus ou micro-ônibus.
CLIQUE AQUI e confira as datas de vencimento
Para os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento do imposto em seis vezes, o vencimento das cotas será em abril, maio, junho, julho, agosto e setembro de 2026. As datas de vencimento foram definidas por meio da publicação do Decreto nº 6226-R/2025.
No Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Veículos do ano de fabricação 2010 serão isentos automaticamente do pagamento do imposto em 2026, por terem mais de 15 anos de fabricação.
Boletos
Os boletos estarão disponíveis na internet, a partir de janeiro de 2026, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz (www.sefaz.es.gov.br) ou do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). Não é preciso imprimir o boleto para que o pagamento seja realizado, mas a Sefaz recomenda que o contribuinte arquive eletronicamente o DUA que foi pago, ou o documento impresso, caso seja necessária alguma verificação futura.
Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. O pagamento também pode ser feito por meio de pix.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br
Geral
Dezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy

O “Dezembro Vermelho” é um convite para falar sobre prevenção, cuidado e saúde com mais naturalidade. E foi com esse espírito que a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve junto aos colaboradores do Porto Central em uma manhã dedicada à conscientização e acolhimento.
A ação levou informação de forma clara e acessível, reforçando a importância da prevenção às ISTs e da testagem regular. O Ministério da Saúde lembra que o diagnóstico precoce permite tratamento imediato — totalmente gratuito pelo SUS — garantindo mais qualidade de vida e quebrando barreiras de estigma e desinformação.
Além das orientações, os colaboradores puderam colocar a saúde em dia com atualizações de vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além do exame de PSA e informações sobre cuidados voltados à saúde do homem.
A parceria entre a Prefeitura e o Porto Central mostra como ações conjuntas fortalecem a consciência coletiva e promovem um ambiente de trabalho mais seguro, informado e acolhedor.
Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor consigo mesmo — e ninguém precisa fazer isso sozinho.
Geral
Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

O vice-governador do Espírito Santo e coordenador do Programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, criticou, nesta quarta-feira (04), a soltura do jovem responsável pelo ataque a duas escolas em Aracruz e voltou a defender a redução da maioridade penal em casos de crimes graves. O atentado, ocorrido em 25 de novembro de 2022, deixou quatro mortos e 12 feridos. O autor, que tinha 16 anos na época, foi liberado após cumprir o período máximo de internação previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Nas redes sociais, Ferraço classificou como “absurdo” o fato de o jovem deixar a unidade socioeducativa após três anos, mesmo tendo planejado e executado um ataque a tiros dentro de escolas. No texto, ele lembra que as professoras Maria Penha, Cybele e Flávia, além da estudante Selena, de 12 anos, perderam a vida em decorrência do atentado, e afirma que a notícia da soltura causa “revolta e perplexidade” à população capixaba e brasileira.
Para o vice-governador, o caso evidencia a necessidade de mudanças na legislação penal para crimes violentos cometidos por adolescentes. Ele defende que, em situações como a do massacre de Aracruz, não é possível tratar o autor apenas como “menor infrator”, nem aceitar que ele retome a vida em liberdade após tão pouco tempo de sanção. Ferraço critica o que chama de “legislação frouxa e ultrapassada” e afirma que o Brasil precisa “acordar” diante da sensação de impunidade.
No mesmo posicionamento, o vice-governador cita dados que revelam que até 70% dos adolescentes que cometem crimes violentos voltam a reincidir, sobretudo quando, segundo ele, não há uma punição considerada justa. Para Ferraço, esse quadro representa um risco real para a sociedade e enfraquece o efeito preventivo das leis.
Coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, política de enfrentamento à violência e à criminalidade no Espírito Santo, Ferraço destacou que o Estado vem investindo em ações de segurança pública e prevenção, mas ponderou que nenhuma política se sustenta sozinha se o arcabouço legal não acompanhar a gravidade dos crimes. “Justiça de verdade é o mínimo para honrar a memória de quem se foi e proteger quem está vivo”, afirmou.
A liberação do jovem reabre o debate sobre medidas socioeducativas, responsabilização de adolescentes em conflito com a lei e propostas de alteração da maioridade penal no país. Enquanto entidades de direitos humanos defendem o cumprimento rigoroso do ECA e a ampliação de políticas de prevenção, vozes como a de Ferraço pressionam por mudanças legais específicas para crimes considerados brutais, como o ataque ocorrido em Aracruz.
Fonte: Assessoria do Vice-Governador – Foto: Cid Costa/GovernoES
Descrição: Vice-governador na solenidade de formatura dos novos 1000 soldados da Polícia Militar do Espírito Santo
-

Eleições 20261 dia atrásFlávio diz ser o escolhido de Bolsonaro como candidato à Presidência em 2026
-

Tecnologia2 dias atrásGostou de Wicked? Descubra 7 filmes parecidos para ver online
-

Tecnologia2 dias atrásGoverno proíbe redes sociais para menores de 16 anos; entenda
-

Saúde1 dia atrásEspírito Santo reduz em mais de 17% o número de mortes por aids e segue tendência nacional de queda
-

Esporte14 horas atrásCopa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase
-

Geral13 horas atrásPagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas
-

Cidades5 horas atrásCariacica conquista Selo Diamante em Transparência Pública pelo segundo ano consecutivo





















