Ligue-se a nós

Geral

Eleições 2022: Conheça os 12 pré-candidatos à Presidência da República

Colunista Noel Junior

Publicado

no

No dia 2 de outubro, os brasileiros irão às urnas decidir seus representantes para os próximos anos. Além dos deputados estaduais e federais, senadores e governadores, a data também marcará a escolha do próximo presidente da República.

Até este momento, 12 nomes se colocaram na disputa pelo cargo, que tem mandato de quatro anos e possibilidade de reeleição.

As candidaturas serão oficializadas até o dia 5 de agosto, data-limite para que os partidos e federações realizem suas convenções. Até lá, os nomes são considerados pré-candidatos.

Conheça abaixo todos os pré-candidatos:

Anúncio

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Lula disputará sua sexta eleição presidencial. Derrotado em 1989, 1994 e 1998, o petista foi eleito no segundo turno em 2002 e reeleito, também em segundo turno, quatro anos depois. Metalúrgico e líder sindical, o ex-presidente foi deputado federal por São Paulo por um mandato antes de suas incursões nacionais. Ele chegou a iniciar a pré-campanha para retornar ao cargo nas eleições de 2018, quando estava preso em decorrência de uma condenação no âmbito da Operação Lava Jato. Posteriormente,

Pernambucano de Garanhuns, viúvo da ex-primeira-dama Marisa Letícia e pai de cinco filhos, Lula casou-se novamente em maio com a socióloga Rosângela da Silva.

Jair Bolsonaro (PL)

Candidato à reeleição, o presidente Bolsonaro disputará as eleições de 2022 pelo PL, seu décimo partido. Eleito pela primeira vez para um cargo majoritário em 2018, quando venceu a disputa pelo Planalto, fez carreira como deputado federal pelo Rio de Janeiro, cargo que ocupou de 1990 a 2018. Antes, foi vereador da capital carioca por dois anos.

Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Glicério, Bolsonaro é casado com a primeira-dama Michelle Bolsonaro, pai de 5 filhos e capitão do Exército.

Anúncio

Ciro Gomes (PDT)

Em sua quarta tentativa de ser presidente da República, Ciro começou a carreira política como deputado estadual pelo Ceará, antes de ser eleito prefeito da capital, Fortaleza, e depois governador do estado. Ocupou ministérios nos governos de Itamar Franco (Fazenda) e Lula (Integração Nacional) e foi deputado federal.

Advogado e professor universitário, Ciro Gomes é natural de Pindamonhangaba (SP), pai de quatro filhos e casado com Giselle Bezerra.

Simone Tebet (MDB)

Senadora da República em primeiro mandato, Simone Tebet começou a carreira política em 2002, ao ser eleita deputada estadual em Mato Grosso do Sul. Foi prefeita por dois mandatos da cidade de Três Lagoas, de onde saiu para ser vice-governadora do estado.

Advogada e professora de direito, Tebet é casada com o deputado estadual Eduardo Rocha e mãe de duas filhas.

Anúncio

André Janones (Avante)

Eleito deputado federal por Minas Gerais em 2018, André Janones passou por dois partidos (PT e PSC) antes de se filiar a sua legenda atual. Ele concorreu à prefeitura de Ituiutaba, cidade onde nasceu, em 2016.

Advogado, ganhou notoriedade e um grande número de seguidores nas redes sociais durante a greve dos caminhoneiros, em 2018.

Luciano Bivar (União Brasil)

Deputado federal por Pernambuco e presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar ocupou a vice-presidência da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2021. Fundou o extinto PSL, que presidiu por duas décadas – a fusão da legenda com o DEM deu origem ao União Brasil.

Natural do Recife, é empresário e foi dirigente do Sport, clube de futebol da capital pernambucana. Bivar é casado com Catarina Petribú Bivar e pai de três filhos.

Anúncio

Felipe d’Avila (Novo)

Estreante em eleições, Luiz Felipe d’Avila é cientista político e mestre em administração pública. Há 14 anos, fundou o Centro de Liderança Política (CLP).

Paulista e engenheiro de formação, ele é pai de dois filhos e casado com Ana Maria Diniz.

José Maria Eymael (DC)

Em sua sexta campanha presidencial, Eymael foi deputado federal por três mandatos, entre 1986 e 1995, representando o estado de São Paulo. Disputou quatro vezes a prefeitura da capital paulista.

Advogado e natural de Porto Alegre, ele é casado com Ísola Selbach Eymael e pai de dois filhos.

Anúncio

Vera Lúcia (PSTU)

Co-fundadora do PSTU, partido pelo qual concorre pela segunda vez à Presidência, Vera Lúcia também disputou as prefeituras de São Paulo e Aracaju e o governo de Sergipe, além de ter se candidatado a uma vaga na Câmara dos Deputados.

Graduada em Ciências Sociais e natural de Inajá, em Pernambuco, Vera Lúcia foi diretora da Central Única dos Trabalhadores e da Federação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Têxtil.

Leonardo Péricles (UP)

Leonardo Péricles é o presidente e foi um dos fundadores da Unidade Popular, legenda pela qual concorre.

Técnico em eletrônica e mecânico de manutenção de máquinas, foi um dos líderes dos movimentos contra a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. É natural de Belo Horizonte.

Anúncio

Pablo Marçal (Pros)

Em sua primeira disputa eleitoral, Pablo Marçal será também o primeiro candidato do Pros à Presidência da República.

Natural de Goiânia, casado e pai de quatro filhos, Marçal é bacharel em direito, empresário e influenciador digital. Nas redes sociais, possui milhões de seguidores.

Sofia Manzano (PCB)

Filiada ao PCB desde 1989, Sofia Manzano disputa sua segunda eleição – em 2014, foi candidata a vice-presidente na chapa de seu correligionário Mauro Iasi.

Ex-presidente da União da Juventude Comunista (UJC), Manzano nasceu em São Paulo e leciona na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Economista e mestre em desenvolvimento econômico, é casada e mãe de um filho.

Anúncio

Geral

Preta Gil: câncer de intestino que vitimou cantora é o 3º mais comum no país

Redação Informe ES

Publicado

no

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral.

“Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer”, explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Número

Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025. A incidência é maior na Região Sudeste – onde ele sobe para a segunda posição de novos casos – e entre as mulheres.

Nacif explica que o câncer geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, como pólipos, o que aumenta o alerta para pessoas com essa condição, e quadros como Doença de Crohn e outras inflamações intestinais crônicas. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, o consumo regular de álcool, tabaco, superprocessados e a alimentação desequilibrada também são fatores de risco.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Infelizmente, de acordo com o especialista, ainda há um fator cultural que atrapalha o diagnóstico precoce: “As pessoas têm receio de procurar um médico para fazer essa triagem, porque o exame começa com a avaliação física, e o médico normalmente tem que fazer um toque retal. Mas, com uma pequena avaliação, o médico já pode ser muito específico nessa prevenção. E ele não está avaliando se é bonito, feio, grande, pequeno… ele está fazendo um exame técnico”, explica Lucas Nacif.

Anúncio

Alerta

O cirurgião gastrointestinal alerta, ainda, para os riscos de só procurar aconselhamento médico após o surgimento de sintomas.

“Os sinais de alerta normalmente são a alteração no trânsito intestinal, seja muita diarreia ou intestino preso, perda de peso, sangramento nas evacuações, alguma dor abdominal também pode ser presente. Mas essas situações geralmente acontecem quando o câncer já está maior, por isso é tão importante o rastreio”, finaliza.

Fonte: Agencia Brasil

Continuar Lendo

Geral

Governo do Estado firma parceria para requalificação de vias urbanas e despoluição de córregos na Serra

Redação Informe ES

Publicado

no

A cidade da Serra, a mais populosa do Espírito Santo, vai contar com novos investimentos do Governo do Estado. Neste sábado (19), o governador Renato Casagrande assinou o convênio para a execução do recapeamento asfáltico e requalificação urbana em diversos bairros do município. Também foi assinada a ordem de início das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nas margens dos córregos Laripe e Irema. O investimento total chega a quase R$ 50 milhões.

“O Governo é parceiro de todos os municípios do Espírito Santo, sem exceção. Utilizamos o dinheiro público para transformar a vida das pessoas. Estamos vendo tantas mudanças na realidade de quem mora aqui na Serra. Vamos requalificar as vias urbanas com mais novos binários e também despoluir dois córregos, beneficiando diretamente o balneário de Manguinhos. Todas essas conquistas são fruto da luta dos moradores e pelo trabalho do Estado, Prefeitura e das lideranças políticas e comunitárias da região”, afirmou o governador Renato Casagrande.

As intervenções contemplam a recuperação da Avenida Central Civit, da Rua Guarani, da Avenida Brasil, da Avenida Carapebus, além de 11 ruas do Binário Feu Rosa e de sete ruas do bairro Novo Horizonte, totalizando 65.550 metros de extensão. O projeto engloba a fresagem de pavimento asfáltico em uma área de 52.492 metros quadrados, seguida de recapeamento asfáltico em 169.142,50 metros quadrados.

Além da nova pavimentação, as obras preveem também a construção de calçadas em concreto, o assentamento de placas de granilite e de ladrilho hidráulico. O projeto inclui ainda a implantação de 10.912 metros quadrados de sinalização horizontal e 218 metros quadrados de sinalização vertical. O investimento previsto é de R$ 40,7 milhões, com impacto direto na mobilidade e qualidade de vida de cerca de 40 mil moradores. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“Investir em infraestrutura urbana é investir na dignidade das pessoas. Essa parceria com a Prefeitura da Serra é mais um passo firme para melhorar a mobilidade, garantir mais segurança e proporcionar um ambiente urbano mais acolhedor para a população. Seguimos trabalhando para que os investimentos cheguem onde as pessoas vivem e circulam todos os dias”, destacou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Praia de Manguinhos mais limpa

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande autorizou o início das obras de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto nas margens dos córregos Laripe e Irema. O objetivo da obra é eliminar os últimos focos de poluição por esgoto doméstico que ainda afetam o balneário de Manguinhos, um dos principais destinos turísticos da região. O projeto é parte da Parceria Público-Privada firmada entre a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e a Ambiental Serra, que atua na ampliação e operação do sistema de esgotamento sanitário no município.

Anúncio

Além de melhorar a balneabilidade das praias de Manguinhos, a iniciativa beneficiará diretamente moradores dos bairros Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Ourimar e áreas adjacentes. O investimento previsto nesta ação é de R$ 8,4 milhões.

“Este anúncio marca um momento histórico de reparação da Cesan para a cidade da Serra. Em dez meses, entregaremos uma obra transformadora, que beneficiará cerca de 60 mil moradores com R$ 8 milhões em investimentos. Vamos interceptar o esgoto irregular lançado nos córregos Laripe e Irema, tratá-lo e destiná-lo corretamente, promovendo a despoluição e a recuperação ambiental dessas áreas”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud.

Embora a região já conte com coleta e tratamento de esgoto universalizados, um estudo apontou que os córregos Laripe e Irema ainda despejavam esgoto no balneário, principalmente devido a ocupações irregulares, descarte indevido e ligações clandestinas.

Abud destacou também os impactos positivos da intervenção: “Mais do que infraestrutura, esse projeto tem o poder de ressignificar a economia local, valorizando os imóveis e atraindo novos negócios; de melhorar a saúde pública, reduzindo doenças de veiculação hídrica e os custos associados; e de preservar a vida marinha, restaurando a qualidade dos corpos d’água e protegendo a biodiversidade.”

As obras devem contemplar cerca de 1.400 imóveis que hoje lançam esgoto diretamente nos córregos. Ao fim do projeto, a estimativa é de que mais de 1 bilhão de litros de esgoto por mês passem a ser coletados e tratados, o que deve eliminar a poluição dos mananciais e ampliar a qualidade da água nas praias de Manguinhos.

Anúncio

As obras serão executadas pela Ambiental Serra, com fiscalização da Cesan e acompanhamento da Prefeitura da Serra.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Raphael Marques
raphael.marques@secom.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães
(27) 99661-7588

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Desiery Marchini / Charley Fernandes
(27) 2127-5106 / 99976-0325 / 2127-5022
comunica@cesan.com.br

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte

Redação Informe ES

Publicado

no

O Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou uma carta/nota neste sábado(19), em apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal, ao serem atingidos pelo presidente americano Donald Trump. Leia abaixo:

Minha solidariedade e apoio aos ministros do Supremo Tribunal Federal atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos Estados Unidos.

A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.

Estou certo de que nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.

 

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Presidente da República
 

Anúncio

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados