Política
Governo do Estado amplia microcrédito com captação de R$ 100 milhões pelo Banestes

O Banestes, Banco do Estado do Espírito Santo, realizou a captação de R$ 100 milhões em recursos de repasse junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, durante reunião no Palácio Anchieta, em Vitória. Os recursos, antes não utilizados pela própria Caixa, passam a compor o funding das operações de Microcrédito Produtivo e Orientado ofertadas no âmbito do Programa Nossocrédito — ampliando o apoio a empreendedores capixabas.
“Queremos que esse investimento se transforme em benefício direto para as pessoas, com mais crédito acessível e juros cada vez menores. O Banestes e a Aderes têm construído um ambiente sólido para apoiar quem empreende. Esse crédito demonstra a força e o sucesso da política pública capixaba, que tem impacto real na economia. Com os novos recursos, vamos permitir que mais microempreendedores ampliem sua capacidade produtiva, com suporte e qualificação”, afirmou o governador.
O Banestes é o agente financeiro exclusivo do Programa Nossocrédito, uma iniciativa do Governo do Estado realizada em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as 78 prefeituras capixabas.
Com 22 anos de atuação, o Nossocrédito é reconhecido nacionalmente como uma das principais políticas públicas de inclusão produtiva, geração de emprego e renda. Ao longo de sua história, já foram efetivadas mais de 184 mil operações, atendendo cerca de 94 mil empreendedores formais e informais, totalizando aproximadamente R$ 1,1 bilhão em microcrédito concedido.
“A ampliação da carteira de microcrédito fortalece a capacidade do Banestes em atender novos empreendedores, mantendo nosso compromisso com a democratização do crédito e com a inclusão econômica da população capixaba. É uma política pública que transforma realidades e movimenta as economias locais”, destacou o presidente do Banestes, Amarildo Casagrande.
Como acessar o microcrédito
Empreendedores interessados podem solicitar financiamento diretamente pelo portal da Aderes: https://nossocredito-aderes.web.app/
Mais informações estão disponíveis em: www.aderes.es.gov.br
As agências do Banestes também estão aptas a prestar atendimento presencial.
Confira as opções de microcrédito do Programa Nossocrédito, via Banestes:
• Microcrédito Capital de Giro (PF e PJ):
– Microcrédito Empreendedorismo PF – Limite de até R$ 15.000,00, taxa a partir de 1,59%, parcelamento de até 30 meses com até 3 meses de carência.
– Microcrédito Empreendedorismo PJ – Limite de até R$ 21.000,00, taxa a partir de 1,39%, parcelamento de até 36 meses com até 6 meses de carência.
• Microcrédito Juntas (PF e PJ) – programa exclusivo para mulheres empreendedoras (taxa promocional mês das mulheres): limite de até R$ 21.000,00, taxa pré-fixada a 1,19%, parcelamento de até 36 meses com até 6 meses de carência.
• Microcrédito Juventude Empreendedora (PF e PJ) – destinado para jovens empreendedores que concluíram cursos de qualificação de entidades parceiras: limite de até R$ 5.000,00, taxa pré-fixada a 1,19%, parcelamento de até 24 meses com até 6 meses de carência.
• Microcrédito Garantir-ES – programa que conta com fundo garantidor do Governo do Estado. Limite de até R$10.000,00, taxa pré-fixada a 0,99%, parcelamento de até 24 meses com até 6 meses de carência.
• Microcrédito Qualificar ES (PF e PJ) – destinado aos empreendedores que realizam cursos de capacitação e formação técnica do Qualificar ES: limite de até R$ 10.000,00, taxa pré-fixada a 1,15%, parcelamento de até 30 meses com até 3 meses de carência.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação do Banestes
Rafaella Rodrigues
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
(27) 99831-6034
Política
Presidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos, faz duras críticas à Ecovias por alto índice de mortes na BR-101

Com 17 óbitos em seis meses, Linhares lidera ranking trágico no Estado.
Linhares, ES – Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Linhares desta segunda-feira (22/06), o presidente da Casa, vereador Roninho Passos (PODEMOS), utilizou a tribuna para fazer um forte pronunciamento contra a concessionária Ecovias, responsável pela administração da BR-101. O parlamentar denunciou a falta de ações efetivas da empresa, relacionando a ausência de investimentos ao alto número de acidentes e vítimas fatais no trecho que corta o município e a região norte.
O discurso foi motivado pela manifestação pacífica realizada na manhã do mesmo dia por moradores de Bebedouro. Roninho classificou o ato como necessário e legítimo, destacando que a população está esgotada pela falta de soluções para gargalos históricos da rodovia, que continuam gerando transtornos diários e vitimando dezenas de pessoas.
Em uma fala contundente, o presidente da câmara responsabilizou a concessionária pelas vidas perdidas:
“Em Linhares, 17 vítimas, só este ano, infelizmente foram vítimas da irresponsabilidade da empresa Ecovias. Uma empresa covarde, com sangue nas mãos, que não enxerga a nossa cidade e a região norte”, declarou o vereador.
NÚMEROS ALARMANTES NA BR-101
Durante a sessão, Roninho apresentou dados referentes aos primeiros seis meses deste ano que evidenciam a gravidade da situação viária no Espírito Santo, com um destaque negativo expressivo para Linhares.
- Cenário Estadual: 1.253 pessoas foram vítimas de acidentes na BR-101, resultando em 119 vítimas fatais.
- Cenário em Linhares: O município registrou 164 vítimas de acidentes, sendo 17 vítimas fatais, o que coloca a cidade no topo do triste ranking de mortes na via.
Segundo o vereador, a liderança da região norte nos índices de letalidade não é mera coincidência, mas um reflexo direto da escassez de investimentos da concessionária na infraestrutura local, somada à imprudência no trânsito.
RANKING DE VÍTIMAS FATAIS NA REGIÃO NORTE (1º SEMESTRE DE 2026)
Para ilustrar o impacto da falta de infraestrutura em toda a região, o parlamentar detalhou o número de vítimas fatais nas cidades vizinhas cortadas pela rodovia, com dados divulgados pelo observatório do Detran-ES.
| Município | Número de Vítimas Fatais |
| Linhares | 17 |
| Conceição da Barra | 6 |
| São Mateus | 6 |
| Aracruz | 5 |
| Fundão | 3 |
| Ibiraçu | 3 |
| João Neiva | 3 |
| Sooretama | 3 |
| Jaguaré | 2 |
| Pedro Canário | 1 |
O presidente da Câmara encerrou sua fala cobrando providências imediatas da Ecovias, exigindo que a empresa olhe para a região norte e aplique os recursos necessários para garantir a segurança e a fluidez do trânsito na BR-101, cessando a perda de vidas no município de Linhares.
Fonte e Foto: Assessoria Parlamentar – Por: Vinícius Sant´Ana
Geral
Governo amplia isenção de ICMS para veículos elétricos e híbridos e beneficia taxistas e motoristas de aplicativo

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, assinou, nesta terça-feira (16), dois decretos que ampliam o acesso à isenção de ICMS na aquisição de veículos destinados ao transporte individual de passageiros. As medidas contemplam taxistas e motoristas de transporte por aplicativo, fortalecem a política de renovação da frota e incentivam a adoção de veículos com menor impacto ambiental. Com a iniciativa, o Espírito Santo torna-se o primeiro estado brasileiro a conceder isenção de ICMS para motoristas de aplicativo.
“Estamos dando um passo importante para valorizar profissionais que prestam um serviço essencial à população capixaba. Taxistas e motoristas de aplicativo utilizam seus veículos como instrumento de trabalho e merecem esse reconhecimento. Graças à organização das contas públicas e à responsabilidade fiscal que adotamos no Espírito Santo, conseguimos avançar em medidas que geram oportunidades, estimulam a renovação da frota e permitem o acesso a veículos mais modernos, seguros, econômicos e sustentáveis, incluindo modelos híbridos e elétricos”, afirmou o governador Ricardo.
O primeiro decreto atualiza a legislação estadual para permitir que taxistas possam adquirir veículos híbridos ou 100% elétricos com isenção de ICMS. O benefício já era concedido à categoria para a compra de veículos convencionais, mas passa agora a abranger modelos eletrificados, alinhando a legislação capixaba às disposições do Convênio ICMS 38/01. A alíquota de ICMS praticada no Estado para a aquisição de veículos novos é de 12%.
A medida atende a uma demanda apresentada por entidades representativas da categoria e busca incentivar a modernização da frota, contribuindo para a redução da emissão de poluentes e para a ampliação do uso de tecnologias mais eficientes no transporte urbano. Em 2025, foram concedidas 719 isenções para taxistas e, neste ano, até o momento, já foram contempladas 380 solicitações.
Já o segundo decreto regulamenta a concessão da isenção de ICMS para motoristas de transporte por aplicativo na aquisição de veículos, tanto a combustão quanto eletrificados. O benefício está previsto na Lei nº 11.044/2019 e passa agora a contar com regras claras para sua utilização, garantindo segurança jurídica aos beneficiários e maior controle por parte da Administração Tributária.

Poderão acessar o benefício os condutores de automóveis e motocicletas que exerçam de forma habitual a atividade de transporte privado remunerado individual de passageiros por meio de aplicativos, observados os requisitos estabelecidos na regulamentação, entre eles a comprovação da atividade e o atendimento aos critérios definidos pela legislação estadual.
O Espírito Santo possui atualmente cerca de 7 mil taxistas e mais de 51 mil motoristas de aplicativo, público potencialmente beneficiado pelas novas medidas.
“Esses decretos representam um importante avanço na modernização do transporte individual de passageiros no Espírito Santo. Estamos ampliando o acesso a veículos mais eficientes e menos poluentes, ao mesmo tempo em que apoiamos profissionais que exercem papel fundamental na mobilidade urbana. É uma iniciativa que alia sustentabilidade, estímulo à atividade econômica e responsabilidade fiscal, marcas da gestão capixaba”, destacou o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa.
Além dos benefícios para os profissionais do setor, as medidas contribuem para incentivar a renovação da frota circulante, promover a adoção de tecnologias mais limpas e acompanhar as transformações em curso na mobilidade urbana, fortalecendo um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.
Requisitos para ambos (taxistas e motoristas de aplicativo):
- Exercer há pelo menos um ano a atividade de condutor autônomo de passageiros
- Limite de um veículo por beneficiário. O veículo deve ser zero km
- Não ter adquirido, nos últimos dois anos, veículo com isenção ou redução da base de cálculo do imposto
Requisitos específicos para motoristas de aplicativo:
- O condutor precisa comprovar a realização de média mensal mínima de 250 viagens nos quatro meses anteriores ao pedido do benefício, e deve contar com no mínimo um ano de exercício na atividade. As informações devem ser comprovadas por declaração fornecida pela empresa de transporte por aplicativo
Vincular o veículo adquirido com a isenção à atividade de transporte privado remunerado individual de passageiros por meio de aplicativo, mantendo, após a aquisição, a média mínima de 250 viagens em quatro meses
Requisitos específicos para taxistas:
- Declaração, expedida pela Prefeitura Municipal ou por órgão representativo da categoria, comprobatória de que o requerente exerce, há pelo menos um ano, atividade de condutor autônomo de passageiro tipo táxi, em veículo de sua propriedade
Como fazer o requerimento:
- Todo o processo é feito pela internet, por meio de preenchimento de formulário eletrônico específico para esse fim no Sistema de Gestão de Documentos Eletrônicos do Governo do Estado (E-docs). Devem ser anexadas cópias dos documentos pessoais solicitados (como CNH e comprovante de residência) e comprovante da atividade exercida.
Em caso de dúvidas, acesse o Receita Orienta: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario
Por: Léo Junior
Desenvolvimento
5ª faixa na Segunda Ponte: Ordem de Serviço é assinada em Cariacica

Uma das principais conexões viárias da Região Metropolitana do Espírito Santo se prepara para uma grande transformação. Na manhã desta segunda-feira (15), foi assinada a ordem de serviço para a implantação da quinta faixa de tráfego na Segunda Ponte. A solenidade, que marca o início oficial das intervenções, foi realizada no Complexo Esportivo Hugo Viola, em Jardim América. Confira aqui como será a intervenção.
Com um investimento estimado em R$ 15 milhões, fruto de uma ação do Governo do Estado voltada para a mobilidade urbana, a intervenção vai criar uma nova faixa de tráfego no sentido Cariacica/Vila Velha para Vitória. O principal objetivo é ampliar a capacidade da via e reduzir os congestionamentos nos horários de pico.
A solenidade contou com a participação do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, da vice-prefeita Shymenne de Castro, além de diversas outras autoridades políticas do município e do Estado. O prefeito destacou a união de esforços para tirar o projeto do papel. “Mais uma obra importantíssima para Cariacica. É o resultado de uma gestão que trabalha em parceria para melhorar a vida de quem circula pela nossa cidade todos os dias”, disse.
As obras
As obras começam pelo trecho de acesso de Cariacica, em Jardim América, estendendo por cerca de 1,2 quilômetro em direção à capital. O projeto não se resume a uma nova faixa de asfalto. Para viabilizar a ampliação, a atual iluminação pública central da ponte será desativada, permitindo a remoção das barreiras físicas do meio da pista. No lugar, será instalado um moderno sistema de iluminação lateral e uma nova sinalização horizontal.

As barreiras centrais serão removidas exclusivamente no período noturno, das 21 horas às 5 horas, de segunda-feira a sábado. Durante esse intervalo da noite/madrugada, haverá interdição total da Segunda Ponte nos dois sentidos. Como rota alternativa, os condutores deverão utilizar a Ponte Florentino Avidos, popularmente conhecida como Cinco Pontes.
Para o secretário municipal de Obras, Weverton Moraes, o impacto no dia a dia da população será imediato após a conclusão. “Nós vamos ter mais fluidez, ter mais mobilidade, mais segurança, mais qualidade de vida e ganho de tempo, no principal corredor do Estado”, comemorou.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, destacou o alcance social da melhoria. “A ampliação para cinco faixas na Segunda Ponte, sentido Vitória, traz muitos benefícios à mobilidade e ao transporte público da nossa população de Cariacica. Então, é muito importante dar essa fluidez para aquelas pessoas que moram em Cariacica, que moram em Viana, que moram em Vila Velha e utilizam essa importante ligação metropolitana”, afirmou.
A previsão é que todo o cronograma de serviços seja concluído e entregue à população até dezembro de 2026.

Política15 horas agoPresidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos, faz duras críticas à Ecovias por alto índice de mortes na BR-101

Entretenimento13 horas agoJoão Neto & Frederico celebram os 136 anos de Cariacica: “Não vemos a hora de subir no palco”

Economia2 dias agoMotoristas de apps e taxistas já podem pedir financiamento

Cidades2 dias agoSerra recebe Feira de Adoção de cães e gatos nesta terça-feira (23)

Economia17 horas agoPix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

Geral6 horas agoEspírito Santo conquista nota A em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal pelo 4º ano consecutivo

Internacional5 horas agoTrump indica que eleição no Brasil é teste para EUA na América Latina

Esporte3 horas agoClassificado! Brasil vence a Escócia por 3 a 0 com dois gols de Vini Jr



































