Política
Morte de menino agredido em escola de Ibatiba revolta deputados

Deputados estaduais protestaram contra a morte do menino Luiz Fernando de Souza Verli, de 10 anos de idade, que teria sido agredido por crianças na escola em que estudava no município de Ibatiba, na segunda-feira (9). O Plenário da Assembleia Legislativa repercutiu o fato na sessão ordinária desta segunda-feira (16).
O aluno chegou em casa se queixando de dores, e só depois de ter sido levado pela terceira vez ao pronto-socorro (PS) foi solicitado um exame de raio-X que constatou um problema na vértebra. Na madrugada da última quarta (11), a criança foi levada para um hospital em Vitória e foi entubada assim que deu entrada. A investigação médica constatou que Luiz Fernando já chegou ao hospital com infecção generalizada, o que resultou na sua morte.
“Eu quero lamentar o falecimento do pequeno Luiz, vítima de bullying. Nós temos tentado enfrentar esse mal, porque o bullying de fato mata, e o Luiz foi alvo disso. E alvo por outras duas crianças. Nós precisamos estar atentos, preparar as nossas escolas, quem lidera as nossas escolas, todo corpo de servidores, preparar para que um evento como esse não aconteça mais”, afirmou o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União).
“Nós precisamos ir um bocado além da educação, qualificar os nossos profissionais da educação, para que eles possam ter a noção exata de identificar quando nasceu esse bullying dentro da escola, para que não chegue a esse final trágico (…) As prefeituras e o Estado têm que estar preparados para qualificar e capacitar os nossos profissionais de educação”, complementou o presidente.
Veja o que outros deputados falaram sobre o caso
Callegari (PL)
“Não tem como não protestar contra o que foi, sem dúvida alguma, o abandono que esse menino sofreu. Eu também quero fazer aqui um repúdio à demissão da psicóloga que denunciou os atos de violência que esse menino vinha sofrendo (…) ela foi demitida por justamente exercer o seu trabalho. Então por que temos psicólogos nas prefeituras, temos psicólogos nas escolas, para cuidar da saúde mental dos nossos alunos, se justamente quando isso acontece, eles são punidos?”
Lucas Polese (PL)
“O assassinato terrível do Luiz escancara a falência generalizada do Estado. Quer dizer, um menino que foi negligenciado na escola, um menino que foi negligenciado na saúde, no atendimento médico foi abandonado pelo Estado e largado pra morrer”.
Denninho Silva (União)
“Isso acontece diariamente em nosso país. A pessoa chega no hospital passando mal, e muitos médicos, não todos, mas a maioria, acha que é brincadeira da criança, acha que é brincadeira do adulto, que está passando mal. Aí passa uma medicação e manda embora. Tem que pegar e fazer exames específicos (…) essa criança aí, que estava lá sangrando por dentro, com hemorragia, e aí não deu tempo, por causa da negligência”.
Coronel Weliton (PRD)
“Nós vemos aqui a necessidade de aumentar os profissionais de educação, psicólogos, nas escolas, assistentes sociais, para que evitem situações como essa. Ele foi levado à unidade de saúde, e na unidade de saúde, os profissionais que receberam, infelizmente, não adotaram as providências, os exames necessários para assim evitar que o Luiz Fernando realmente tivesse esse fim trágico”.
Alcântaro Filho (Republicanos)
“Como presidente da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, eu quero dar um recado claro para a comunidade de Ibatiba e para as famílias capixabas, ante essa perda irreparável da vida de Luiz, mas que não vai ficar impune. Nós temos certeza que as forças policiais, o Ministério Público, o Judiciário já estão atentos a esta causa. Mas nós enquanto comissão vamos endossar essa luta para que haja uma punição severa”.
Iriny Lopes (PT)
“É com muita dor que uma mulher, que sou mãe, que sou avó, que sou bisavó, vem aqui falar do quanto as estatísticas estão mostrando o crescimento de crimes contra crianças no nosso Estado. É muito triste a gente ver até onde pode chegar a brutalidade, a insensibilidade e o desrespeito com a vida”.
Capitão Assumção (PL)
“Nós temos sim a obrigação moral de fazer com que isso reverbere e que isso jamais volte a acontecer, não somente no Espírito Santo, mas em todo o Brasil”.
João Coser (PT)
É muito triste você ver uma criança assassinada dessa forma. É muito triste porque infelizmente a sociedade brasileira está contaminada, o ódio está muito presente, o bullying faz parte desse sentimento, e nós temos que trabalhar para criar mais amor, mais liberdade, mais humanidade no coração das pessoas”.
Delegado Danilo Bahiense (PL)
“A Comissão de Segurança também já está adotando as providências com relação aos fatos, porque é uma irresponsabilidade por parte do prefeito, em demitir essa profissional (psicóloga) que somente cumpriu o seu dever, cumpriu a sua obrigação”.
Sergio Meneguelli (Republicanos)
“Vamos agir como deputados, vamos abrir uma comissão de inquérito, vamos convocar o prefeito, vamos convocar a família, a escola, aí sim nós vamos ter um resultado”.
Tyago Hoffmann (PSB)
“Eu confio plenamente no trabalho da Polícia Técnico Científica, confio plenamente no trabalho da Polícia Civil do Estado de Espírito Santo (…) Eu não tenho dúvida de que esse vai ser mais um crime que será devidamente esclarecido e não tenho dúvida que os responsáveis serão punidos”.
Camila Valadão (Psol)
“A gente vem falando o tempo todo da importância de se trabalhar uma educação para o respeito, para a diversidade, porque nós somos diversos e não respeitar a diversidade pode resultar em crimes como esse que nós assistimos”.
Dr. Bruno Resende (União)
“Eu me junto aos demais deputados e acho que hoje são 30 deputados pedindo, fazendo quórum, pelo minuto de silêncio, em relação à perda do pequeno Luiz. O bullying tem sido uma epidemia silenciosa, invadindo as nossas escolas (…) Eu saliento aqui a importância também da organização do terceiro setor para a criação de políticas públicas dirigidas ao combate ao bullying”.
Ales – Por: João Caetano Vargas, com edição de Angèle Murad
Cidades
Reeleição de Gaurink à presidência do PT em Cariacica com a digital de Euclério Sampaio

Neste domingo (06), o Partido dos Trabalhadores (PT) foi às urnas para eleger novos presidentes municipal, estadual e nacional em todo o país para comandar o partido nos próximos anos.
Em Cariacica, na Grande Vitória, o resultado da eleição contou com um “jogador” que atuou fora das quatro linhas. o prefeito Euclério Sampaio (MDB). A reeleição do advogado Luiz Gaurink como presidente do diretório municipal carrega a marca de articulações políticas decisivas. O desfecho do processo não apenas reflete a força de Gaurink, mas também evidencia a influência direta do prefeito Euclério Sampaio que, contou, com a articulação do ex-presidente do PT, André Lopes, na construção da vitória.
A digital do prefeito e do ex-presidente
A vitória de Gaurink não pode ser dissociada do apoio e da articulação do prefeito Euclério Sampaio, cuja liderança política em Cariacica foi fundamental para o resultado. Além disso, a trajetória de André Lopes, ex-presidente do PT e hoje no PSB, também deixou sua marca no processo, seja pela base construída no partido, seja pela influência nas chapas e no debate interno.
Gaurink não foi apenas reeleito, ele venceu de forma indireta ou até mesmo direta, o senador Fabiano Contarato, a deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito de Vitória João Coser e o ex-deputado federal Helder Salomão, mostrando que existe consolidação em seu grupo político que soube dialogar com diferentes setores, inclusive com o próprio prefeito Euclério, ao qual teve papel fundamental na vitória do petista cariaciquense. Sampaio se mostra um bom articulador onde numa tacada “derrotou” caciques petistas do Espírito Santo e contribuiu na vitória do atual presidente em sua cidade.
Já a influência de André Lopes se faz sentir pelo histórico em eleições internas anteriores, cujos votos impactaram diretamente o processo municipal e estadual, prova disso foi a chapa ao qual obteve quase quinhentos votos ter sido a mesma que ajudou Jackeline Rocha quando concorreu a presidência do partido, influenciando desta forma o resultando deste domingo, mostrando sua relevância contínua no cenário político do partido, sua capacidade de articulação fazendo pontes entre diferentes projetos políticos, desta forma, provando seu lado político junto a Euclério Sampaio em prol de Cariacica.
No entanto, André deixa claro seu novo foco político e o desejo de manter as alianças.
“Passei o domingo com as minhas filhas. Tenho muito respeito pela história que construí no PT, mas hoje construo o PSB. E o meu objetivo a curto prazo na política é eleger Renato Casagrande senador, Ricardo Ferraço governador para o Espírito Santo continuar no mesmo rumo. Com relação ao PT, desejo sorte e felicidade a eles e que continuemos aliados,” explicou.
O presidente reeleito, Luiz Gaurink, reafirma a necessidade de o PT manter sua pluralidade, destacando a amplitude do partido e o compromisso com uma gestão inclusiva.
“O partido é um partido amplo, portanto, sofre influências de quase todos os segmentos na sociedade. Isso mostra a amplitude do partido. Agradeço a todos que me ajudaram e quero fazer uma gestão que inclua todos e que cresça o partido para que nós possamos reeleger Lula e continuar mudando a vida das pessoas no Brasil”.
O significado do resultado
O resultado em Cariacica é, acima de tudo, um retrato da política local: feita de alianças, ouvindo os anseios da base e da capacidade de lideranças como Gaurink, Euclério Sampaio e André Lopes de influenciar os rumos do partido e da cidade. O desafio agora é transformar essa vitória em unidade e crescimento para o PT e seus aliados.
Política
Rio: Aeronáutica intercepta 3 aviões, apreende 81 drones e proíbe que 170 levantem voo

A Aeronáutica interceptou 3 pequenos aviões, apreendeu 81 drones e negou a solicitação para que outros 170 levantassem voo nestes dias do encontro do Brics. Desde sexta-feira (4), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) tem uma série de restrições ao espaço aéreo do Rio.
A ação acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), com o Departamento de Polícia Federal (DPF) e com o Exército Brasileiro.
Militares do Subdepartamento de Operações do Decea e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) estão atuando diretamente no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SEPM, que concentra as principais ações de segurança do evento.
O órgão fornece informações sobre os voos de drones previamente autorizados e dá suporte técnico à Sala Master de Comando e Controle.
A Central de Monitoramento Anti-Drones (CMA) da Polícia Federal atua na detecção de aeronaves não tripuladas irregularmente, na localização dos pilotos remotos e na identificação dos drones, incluindo modelo e número de série. Com essas informações, as equipes de campo realizam abordagens e fiscalizações, aplicando as sanções previstas em caso de violações ao tráfego aéreo.
“Observar o que acontece em campo é essencial para o aprimoramento da regulamentação do setor no Brasil. Esse tipo de cooperação (entre as forças de segurança) potencializa os resultados e reforça a segurança do evento”, explicou o tenente Leandro Claro dos Santos, coordenador de equipe do Decea.
Desde sábado (5) até o início da tarde desde domingo (6), o Decea interceptou três aeronaves que entraram no espaço aéreo do Rio.
Foram dois pequenos aviões particulares no sábado e um no domingo. Além da comunicação feita pelo Decea, as aeronaves foram interceptadas por caças da Aeronáutica armados com mísseis.
Os aviões saíram da área e foram acompanhados pelos caças até deixarem o espaço aéreo restrito. Uma investigação foi aberta pela Aeronáutica para se descobrir por que esses pequenos aviões entraram na área de restrição.
Apenas aeronaves, ligadas aos participantes das reuniões do Brics, tem autorização para sobrevoar a área próxima ao Museu de Arte Moderna e à Marina da Glória.
A área de restrição está dividida em três raios: de 144 quilômetros do Museu de Arte Moderna, de 108 quilômetros e de 10 quilômetros.
“A área de restrição está ativada até esta segunda (7), às 18h. A ideia é garantir a segurança e a nossa orientação é não entrar na área de exclusão, principalmente, na área vermelha. Estaremos armados e preparados para atuar em caso de qualquer intercorrência”, afirmou o tenente-coronel Deoclides Fernandes, comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea.
Fonte: G1
Política
Governo do Estado autoriza início da segunda fase de revitalização da orla de Piúma

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta sexta-feira (27) no município de Piúma, localizado na microrregião Litoral Sul, para autorizar o início da segunda fase das obras de urbanização e revitalização da orla da Praia Central. A intervenção busca conter os efeitos da erosão costeira que afeta a região desde a década de 1990 e conta com um investimento de R$ 18,8 milhões do Governo do Estado.
“Nós estamos dando mais um passo importantíssimo. Quem viu o verão de Piúma já percebeu como o dinheiro publico bem aplicado faz mudar a vida das pessoas. Não tinha mais casa vazia para alugar, o comércio potencializado e as famílias aumentaram sua renda. Na administração pública precisamos fazer a diferença e nós estamos fazendo em todo o Estado. Ao lado do vice-governador Ricardo Ferraço estamos levando investimentos para todos os 78 municípios. Essa orla de Piúma é outra e hoje vamos dar mais um passo para que possamos deixar essa cidade ainda mais bonita”, afirmou o governador Casagrande.
A primeira etapa das obras contemplou o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valdoberto Layber. Agora, a nova fase irá abranger o trecho compreendido entre as vias Itaperuna e Alípio Paulo, além do trecho entre as ruas Valdoberto Layber e Augusto da Costa Oliveira, somando quase R$ 40 milhões já investidos contra a degradação da Praia Central, parte do cenário turístico e de lazer para a população.
“Queremos continuar transformando a realidade de Piúma. Esta obra é um compromisso com o futuro, é a garantia de mais segurança e qualidade de vida para a população. Nosso objetivo é gerar maiores oportunidades para o desenvolvimento sustentável da cidade”, ressaltou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
O projeto prevê a execução de 15,9 mil metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto e a ampliação do calçadão e da ciclovia em 13,4 mil metros quadrados. Também estão previstas a instalação de 37 bicicletários, 184 bancos de concreto, 324 unidades para arborização e paisagismo, além da recuperação de 3,7 mil metros quadrados de área de restinga, beneficiando diretamente mais de 22 mil moradores do município.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Fernanda Magalhães / Larissa Monteiro
(27) 99661-7588
-
Cidades11 horas atrás
Reeleição de Gaurink à presidência do PT em Cariacica com a digital de Euclério Sampaio
-
Saúde3 dias atrás
Implante contraceptivo será ofertado no SUS ainda em 2025, diz ministro
-
Internacional4 dias atrás
Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional
-
Cidades5 horas atrás
Marataízes sediará encontro Regional Litoral Sul para melhoria do ambiente de negócio realizado pela FINDES na quarta(9)
-
Política1 dia atrás
Rio: Aeronáutica intercepta 3 aviões, apreende 81 drones e proíbe que 170 levantem voo
-
Tecnologia2 dias atrás
6 animais que foram obrigados a se adaptar aos centros urbanos
-
Tecnologia3 dias atrás
Google lança IA poderosa que prevê efeitos de mutações genéticas
-
Cidades7 horas atrás
Itapemirim realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 10 de julho