Política
TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto
Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto.
A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo.
A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, diz respeito a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271).
O aplicativo Pardal – disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) – existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. “A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, informou o TSE.
Poder de polícia
A ideia do aplicativo é contribuir com o poder de polícia da Justiça Eleitoral, que pode determinar a retirada de circulação de qualquer propaganda irregular. Segundo o TSE, todas as denúncias são encaminhadas a um juiz eleitoral responsável para que tome providências.
Após fazer a denúncia, o eleitor recebe um número de protocolo e pode acompanhar o andamento por meio do Pardal Web. Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo.
A Agência Brasil destacou as principais irregularidades relativas à propaganda eleitoral. O eleitor deve ficar atento.
Além do Pardal, o TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado para denúncias não relacionadas necessariamente à propaganda, como casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de Inteligência Artificial (IA), comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.
Edição: Kleber Sampaio
Política
Diferente do Pablo de SP, Pablo da Serra se nega a participar da sabatina da Ases
O candidato a prefeito da Serra Pablo Muribeca (Republicanos) que vem tentando pegar “carona” na onda do M do Pablo Marçal ( candidato do PRTB a prefeito da capital paulista), se negou a participar da sabatina com o setor empresarial da cidade.
A Ases ( Associação de Empresários da Serra), realizará no próximo dia 5, um encontro com o candidatos a prefeito da cidade, em sua sede, em Morada de Laranjeiras. Em nota, a Associação informou que, dos candidatos a prefeito, Pablo Muribeca é o único que não participará do encontro, mostrando um distanciamento com o empresariado. Soaria desrespeitoso por não considerar importante o evento realizado pela instituição?!
Fábio relatou que serão abordados temas como cidade inteligente e transparente, educação, segurança, infraestrutura, defesa civil, mobilidade urbana e a estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) como forma de haver mais eficácia nas ações. Ele lançou críticas a ausência de Muribeca, e disse:
” Entendemos essa ausência como um distanciamento do candidato com em relação à classe empresarial do município, já que na seletiva dele, a sabatina da Ases não é importante. Ficamos tristes com essa posição, considerando a importância do dialogo entre o futuro prefeito e a classe empreendedora, que representa 30% do PIB estadual. No entanto, nos colocamos a disposição do candidato Pablo Muribeca e garantimos igualdade de tratamento entre todos os candidatos em nosso diálogo.”, pontuou, Fábio Junger.
Mas afinal, o que motivou Muribeca a se ausentar de um encontro tão relevante, com a classe empresarial, em um órgão que tem tido participação importante no desenvolvimento da Serra? Tal comportamento mostra-se longe da conduta do candidato Pablo Marçal que, ao contrário do Pablo serrano, não mede esforços para estar presente aos convites que lhe são feitos, mostrando que está preparado e disposto a debater a cidade.
Em nota, a coordenação do deputado/candidato a prefeito disse:
“A equipe de campanha do candidato Pablo Muribeca à Prefeitura da Serra vem a público reafirmar nosso compromisso inabalável com o diálogo direto junto à população serrana.
Considerando a ausência de propaganda eleitoral na TV no pleito municipal da Serra, a vasta extensão territorial de nossa cidade, o expressivo número de eleitores a serem alcançados e o curto período de campanha estabelecido pela legislação eleitoral, informamos que nossa estratégia de campanha priorizará o contato pessoal e direto com os cidadãos da Serra em todos os bairros e comunidades.
Agradecemos os numerosos convites recebidos e esclarecemos que o candidato Pablo Muribeca participará seletivamente de entrevistas, sabatinas e debates promovidos pelos principais veículos de comunicação do Estado, garantindo, assim, uma distribuição equitativa do nosso tempo entre a mídia e o contato direto com a população.
Reiteramos nosso compromisso com uma campanha propositiva e construtiva, visando o fortalecimento e o progresso contínuo de nossa amada cidade da Serra. Contamos com a compreensão de todos e convidamos cada cidadão a fazer parte deste movimento de transformação.
Juntos, construiremos uma Serra mais forte e próspera para todos!
Coordenação de Campanha Pablo Muribeca – Candidato a Prefeito da Serra”.
Política
Gusttavo Lima “abraça” campanha de Marçal: ‘Se não ganhar é rolo’
O cantor Gusttavo Lima, quebrou o silêncio sobre política e pediu votos para o candidato à prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB). O registro foi compartilhado nas redes do político.
O apoio público ocorreu durante um show em Goiânia (GO), no último sábado, 31.
Em um momento do show, o cantor deu uma pausa nas canções e disse:
“Quero mandar um abraço para o meu companheiro, nosso conterrâneo, o próximo prefeito de São Paulo, Pablo Marçal é o nome dele. Não tem conversa, faz o ‘M’.” comentou, Lima.
Que declarou na sequência, se Marçal não ganhar é “rolo”.
” A prefeitura é sua, se não ganhar é rolo.” concluiu o artista.
Após o show, os conterrâneos posaram para fotos com o cantor usando o boné da campanha do candidato.
Política
Pastor Marcelo presidente da APES declara apoio a Weverson: “é o prefeito que a Serra precisa”
Mesmo com filiação ao PSDB, pastor caminhará com o candidato pedetista
Após receber o apoio da CADEESO ( Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros ), a campanha do candidato Weverson Meireles(PDT), ganhou mais um apoio relevante em sua campanha. Trata-se do pastor Marcelo que, além de pastor, é presidente da APES ( Associação de Pastores Evangélicos da Serra). Ambas as instituições representam o movimento religioso da cidade que tem se posicionado a favor da indicação de Vidigal.
O apoio foi confirmado em um ato histórico realizado na última sexta (30), em Serra Sede, que contou com as presenças de uma forte militância e, também, do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), do deputado estadual Alexandre Xambinho ( Podemos), do secretário de estado de Ciência e Tecnologia Bruno Lamas(PSB) entre outras lideranças. Durante seu discurso, o Pr. relatou que Weverson é o único candidato que ele não viu falar mal do seus adversários.
Em outro momento, numa postagem em sua rede social, o pastor disse:
“Foram várias análises, conversas, conselhos de amigos, definimos apoiar Weverson Meireles para prefeito da Serra-ES”, pontuou o Pr. Fábio em rede social.
O candidato Weverson reagiu a postagem do pastor, citando um versículo bíblico de Romanos 12:
“Romanos 12 ensina muitas coisas que estão nos direcionando nesta campanha, e sua chagada é a confirmação de que estamos seguindo as orientações do nosso Deus, obrigado, meu amigo!” disse, Meireles.
Pastor é filiado ao PSDB
O pastor Marcelo é filiado ao partido PSDB, que indicou Nilza Cordeiro como candidata a vice-prefeita do candidato Audifax Barcelos (Progressistas).
Mesmo com o direcionamento do partido de Vandinho Leite(PSDB), em seguir em apoio a outro grupo político, o Pr Marcelo optou por declarar seu apoio ao candidato Weverson Meireles.
- Eleições 20242 dias atrás
Marquinhos e Edinho aparecem como favoritos na disputa pela prefeitura de Anchieta
- Cidades3 dias atrás
“Eu sou o candidato do governador Renato Casagrande, eu sou o candidato do prefeito Sérgio Vidigal” afirmou Weverson em sabatina da Ases
- Geral4 dias atrás
Sindicatos e MP vão receber denúncias de assédio eleitoral no trabalho
- Economia2 dias atrás
Com crescimento acima da média nacional, PIB capixaba registra maior valor da série histórica
- Geral2 dias atrás
Governo do Estado anuncia edital de licitação da Terceira Ponte de Colatina
- Tecnologia2 dias atrás
Os 10 melhores filmes com Alain Delon disponíveis nos streamings
- Meio Ambiente2 dias atrás
Lula anuncia repactuação do desastre em Mariana para outubro
- Esporte2 dias atrás
Brasil enfrenta Equador buscando recuperação nas Eliminatórias