Ligue-se a nós

Saúde

Espírito Santo reduz em mais de 17% o número de mortes por aids e segue tendência nacional de queda

Redação Informe ES

Publicado

no

Avanços são resultados da ampliação da testagem e oferta de tratamentos mais modernos no SUS. Ministério da Saúde lança campanha de conscientização “Viver sem aids: essa é a vida que eu quis”

O Espírito Santo apresentou redução significativa nas mortes por aids entre 2023 e 2024. O número de óbitos caiu de 197 para 163, o que representa uma redução de 17,2%. O resultado acompanha a tendência nacional: o país também reduziu em 13% os óbitos por aids, passando de mais de 10 mil para 9,1 mil no mesmo período, o menor número em três décadas, segundo o novo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.

Os dados refletem os avanços em prevenção, diagnóstico e, principalmente, no acesso gratuito pelo SUS a terapias de ponta capazes de tornar o vírus indetectável e intransmissível. Combinação que levou também a eliminação, como problema de saúde pública, da transmissão vertical da doença, quando ocorre da mãe para o bebê.

“Hoje é um dia de luta, mas também de conquista histórica: alcançamos o menor número de mortes por aids em 32 anos. Esse resultado só foi possível porque o SUS oferece gratuitamente as tecnologias mais modernas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Os avanços também permitiram ao país alcançar as metas de eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Os casos de aids no Brasil também apresentaram redução no período, com queda de 1,5%, passando de 37,5 mil em 2023 para 36,9 mil no último ano. Em 2024, o Espírito Santo registrou 627 casos de aids. No componente materno-infantil, o país registrou queda de 7,9% nos casos de gestantes com HIV (7,5 mil) e de 4,2% no número de crianças expostas ao vírus (6,8 mil). O início tardio da profilaxia neonatal caiu 54%, o que demonstra melhora significativa na atenção ofertada no pré-natal e nas maternidades.

Anúncio

A eliminação da transmissão vertical como problema de saúde pública também foi alcançada: o Brasil manteve a taxa de transmissão vertical abaixo de 2% e a incidência da infecção em crianças abaixo de 0,5 caso por mil nascidos vivos. O país também atingiu mais de 95% de cobertura em pré-natal, testagem para HIV e oferta de tratamento às gestantes que vivem com o vírus. Isso significa que o país interrompeu, de forma sustentada, a infecção de bebês durante a gestação, o parto ou a amamentação, atingindo integralmente as metas internacionais. Os resultados estão em linha com os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2024, o Brasil contabilizou 68,4 mil pessoas vivendo com HIV ou aids, mantendo a tendência de estabilidade observada nos últimos anos. No Espírito Santo, foram 1.151 registros.

Fonte: Ministério da Saúde

Anúncio

Geral

Dezembro Vermelho: Informação, cuidado e parceria que fazem a diferença em Presidente Kennedy

Redação Informe ES

Publicado

no

O “Dezembro Vermelho” é um convite para falar sobre prevenção, cuidado e saúde com mais naturalidade. E foi com esse espírito que a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esteve junto aos colaboradores do Porto Central em uma manhã dedicada à conscientização e acolhimento.

A ação levou informação de forma clara e acessível, reforçando a importância da prevenção às ISTs e da testagem regular. O Ministério da Saúde lembra que o diagnóstico precoce permite tratamento imediato — totalmente gratuito pelo SUS — garantindo mais qualidade de vida e quebrando barreiras de estigma e desinformação.

Além das orientações, os colaboradores puderam colocar a saúde em dia com atualizações de vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, além do exame de PSA e informações sobre cuidados voltados à saúde do homem.

A parceria entre a Prefeitura e o Porto Central mostra como ações conjuntas fortalecem a consciência coletiva e promovem um ambiente de trabalho mais seguro, informado e acolhedor.

Anúncio

Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade e amor consigo mesmo — e ninguém precisa fazer isso sozinho.

Continuar Lendo

Cidades

Cariacica: tratamento de canal, cirurgias e próteses: Centro de Especialidades Odontológicas oferece serviços gratuitos para moradores

Redação Informe ES

Publicado

no

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Cariacica tem ampliado o acesso a tratamentos odontológicos gratuitos e já realizou 3.681 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano.  Ao todo, foram realizados mais de 31 mil atendimentos odontológicos incluindo os oferecidos pela Unidades Básicas de Saúde (UBS), que vão desde procedimentos de rotina, como restaurações e limpezas.

O CEO oferece procedimentos como tratamento de canal, cirurgias, próteses, atendimento para pacientes com necessidades especiais, periodontia e odontopediatria. Para ser atendido, o paciente passa antes pelo dentista UBS, que faz o encaminhamento quando identifica necessidade de atendimento especializado.

O local conta com cinco consultórios e equipes formadas por três endodontistas, dois periodontistas, um odontopediatra, um especialista em pacientes com necessidades especiais, um protésista e dois cirurgiões bucomaxilofaciais, um deles recém-convocado por concurso. O agendamento dos procedimentos especializados é feito pela Coordenação de Saúde Bucal, que organiza as demandas por ordem e critérios de prioridade.

A aposentada Lúcia de Paula Ramos Rosa, moradora de Sotelândia, está em tratamento de canal após encaminhamento feito pela unidade do bairro. Ela elogiou o serviço. “É fundamental ter esse tipo de atendimento gratuito, porque é um tratamento caro. Estou muito feliz por ter conseguido iniciar meu tratamento”, disse.

O secretário de Saúde de Cariacica, Renan Poton, afirmou que o município tem ampliado a rede de cuidados odontológicos. “Estamos fortalecendo a saúde bucal com serviços que vão do atendimento básico às especialidades, garantindo mais acesso e resolutividade para a população”, disse.

A coordenadora de saúde bucal, Mércia Rita Schmitd, destacou o impacto do CEO na rede municipal. “O Centro de Especialidades completa o trabalho das Unidades de Saúde e assegura que cada paciente receba o tratamento adequado. É um avanço importante para o município”, afirmou. 

Anúncio

Além dos atendimentos de especialidades, o município mantém o programa Cariacica Sorrindo Mais, realizado em conjunto com o Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto promove ações educativas, supervisão da escovação diária, entrega de kits de higiene bucal e atendimentos clínicos para alunos da rede municipal.

Agendamento

Para marcação de consultas odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os moradores contam com agendamento on-line no site minhasaude.cariacica.es.gov.br, sempre a partir do dia 25 de cada mês, às 14 horas. Para dezembro, cerca de 835 vagas serão disponibilizadas.

Fonte: SemCom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento  – Foto: Mariana Santos e Jackeline Gomes

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares entrega nova unidade de saúde do bairro Santa Cruz

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Linhares segue ampliando e qualificando a infraestrutura da Atenção Primária à Saúde (APS). Nessa segunda-feira (1.o.), foi inaugurada a Unidade de Saúde da Família Pedro Felipe Santiago, no bairro Santa Cruz. É a primeira unidade de saúde entregue nos 11 meses de gestão do prefeito Lucas Scaramussa.

Outras cinco unidades de saúde estão em construção no Município: Interlagos; Baixo Quartel; Chapadão das Palminhas, Bebedouro e Movelar.

O prefeito destaca que esta é uma obra muito aguardada e que trará dignidade às famílias do bairro que serão beneficiadas. Ela informou que os profissionais que vão atuar no espaço foram treinados para atender às necessidades dos pacientes de maneira humanizada e acolhedora, garantindo um atendimento de qualidade.

“Trazer saúde para mais perto da população é uma forma de levar mais dignidade e respeito aos moradores. Temos uma Prefeitura equilibrada e que tem capacidade de investimento e de realizar sonhos. Esta nova unidade de saúde entregue em apenas 11 meses de gestão é prova de que nosso governo é para todos. A saúde sempre terá prioridade”, afirmou o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa.

Anúncio

Com investimento de R$ 2,7 milhões, a nova UBS vai atender aos moradores do bairro e de toda a região, incluindo os residenciais Jocafe I e Jocafe II. A nova unidade tem capacidade de atender 8 mil pacientes com consultas médicas por mês e outros 12 mil pacientes odontológicos mensalmente.

A Unidade de Saúde do bairro Santa Cruz entregue nesta segunda-feira também possui uma farmácia com cobertura de mais de 95% dos medicamentos preconizados pelo Ministério da Saúde.

“A expansão da Atenção Primária à Saúde é uma prioridade da Prefeitura de Linhares. A inauguração desta unidade de saúde no Santa Cruz reforça nosso compromisso com um atendimento mais próximo, humanizado e eficiente. A USF do Santa Cruz trará mais estrutura e qualidade para os serviços de saúde, garantindo que a população tenha acesso rápido e resolutivo aos cuidados essenciais. Seguimos investindo na melhoria da rede pública, porque sabemos que fortalecer a Atenção Primária é garantir mais prevenção, mais qualidade de vida e mais saúde para todos os linharenses”, destacou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Marim.

A nova unidade de saúde do bairro é uma das maiores estruturas disponíveis do município, com seis consultórios médicos e três odontológicos, farmácia, salas de medicação, de vacinação, de curativos, de coleta, de atendimento de enfermagem, além de um auditório com capacidade para 70 lugares.
A babá Sirlene da Silva disse que a inauguração da nova unidade de saúde do bairro, mais perto de casa, vai facilitar a sua vida já que antes ela tinha que sair do bairro duas horas antes da consulta do filho.

Anúncio

“Moro no bairro Santa Cruz há 8 anos. Pra conseguir um atendimento médico pro meu filho precisava sair de casa duas horas antes do horário da consulta para chegar à outra unidade, em outro bairro. Essa unidade vai poupar meu tempo e dinheiro”, disse.

Ozelita Rosa, que é aposentada, também comemorou a inauguração da unidade de saúde. “Sou moradora do Jocafe e vou conseguir meus exames pertinho de casa. Isso é muito bom, estou muito feliz”, concluiu.

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados