Saúde
Governo do ES entrega novo Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado em São Mateus

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira, o novo Centro Cirúrgico e a Central de Material Esterilizado do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus. A unidade é referência em saúde para os 29 municípios da região Central-Norte do Espírito Santo, que abrangem uma população de aproximadamente 687 mil habitantes. O investimento, no valor de R$ 16,19 milhões, garantiu a construção de cinco modernas salas de cirurgia em uma área anexa ao prédio existente, além de uma estrutura completa para o processamento de materiais hospitalares.
Durante a solenidade, o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destacou a relevância do investimento como um marco na oferta de saúde pública de qualidade.
“A inauguração deste novo Centro Cirúrgico é mais do que a entrega de uma obra; é a reafirmação do compromisso do Governo do Estado em transformar vidas. Equipamos o hospital com tecnologia de ponta e modernas instalações para ampliar nossa capacidade de atendimento, reduzir filas e proporcionar maior segurança aos pacientes do SUS. Essa conquista é fruto do empenho de uma equipe dedicada, que trabalha diariamente para levar a saúde pública a novos patamares de excelência”, afirmou Hoffmann.

O novo Centro Cirúrgico do HRAS conta com cinco salas de cirurgia totalmente equipadas para procedimentos de alta complexidade, garantindo maior eficiência e agilidade no atendimento aos pacientes. Já a Central de Material Esterilizado foi projetada com áreas específicas para recepção, descontaminação e separação de materiais, além de setores para preparo, esterilização e desinfecção química. A estrutura inclui ainda espaço para armazenamento e distribuição de materiais esterilizados, além de área administrativa, assegurando um fluxo otimizado e seguro para o hospital.
O secretário Tyago Hoffmann enfatizou que a entrega dessa obra faz parte de uma estratégia ampla de investimentos em saúde, visando à melhoria da qualidade de vida da população capixaba. “Estamos investindo em infraestrutura, capacitação e inovação. Este é apenas mais um passo em direção a um sistema de saúde pública cada vez mais eficiente e humanizado, que coloca a vida das pessoas em primeiro lugar”, concluiu.
A inauguração reafirma o compromisso do Governo do Estado em proporcionar uma saúde pública de excelência, assegurando que os recursos destinados à saúde gerem impacto direto na vida da população capixaba.
Via Assessoria SESA
Saúde
Prevenção do terçol deve ser reforçada no verão

O terçol, também conhecido como hordéolo, é uma inflamação aguda das glândulas das pálpebras na maioria das vezes causada por uma obstrução e infecção bacteriana. Surge como uma pequena protuberância visível ou palpável na região de pálpebras, geralmente perto dos cílios, que pode durar de dias a semanas.
O Dr. Gabriel Olivo, oftalmologista do H.Olhos, Hospital de Olhos da Rede Vision One, chama a atenção para os principais sintomas do terçol:
- dor ao piscar;
- inchaço e sensação de peso nas pálpebras;
- vermelhidão;
- lacrimejamento;
- coceira nos olhos;
- sensibilidade à luz.
O médico explica que diferentes fatores podem causar terçol: “desde irritações crônicas das pálpebras, doenças dermatológicas, uso crônico e incorreto de lentes de contato, higiene palpebral inadequada, até o uso de maquiagens e oscilações hormonais”.
A condição pode afetar pessoas de todas as idades, em qualquer época do ano, e não é contagiosa. No entanto, o calor e a umidade do verão podem afetar o funcionamento das glândulas sebáceas das pálpebras, responsáveis por produzir as substâncias oleosas que protegem os olhos, e deixá-los mais suscetíveis a infecções. Por isso é importante reforçar os cuidados no período do verão.
O oftalmologista recomenda adotar alguns cuidados básicos para prevenir e tratar o terçol:
– lavar as mãos com frequência e evitar coçar os olhos;
– evitar o contato dos olhos com poeira ou outros agentes irritantes;
– adotar todos os cuidados com a higienização das lentes de contato;
– ao utilizar maquiagem, lembrar de retirar antes de dormir e sempre que possível realizar limpeza de pálpebras e cílios com shampoos neutros ou soluções adequadas para higiene na área dos olhos;
– evitar compartilhar objetos que possam entrar em contato com os olhos, como maquiagem, fronhas e toalhas.
Em caso de sintomas de terçol, a recomendação do especialista é realizar compressas de água morna nos olhos e manter a limpeza cuidadosa da região das pálpebras e dos cílios. “Se o quadro não melhorar ou houver suspeita de infecção por bactérias ou piora da inflamação, é muito importante consultar um oftalmologista para que seja empregado o tratamento adequado”, alerta ele
De acordo com o Dr. Gabriel Olivo, “por diversos fatores algumas pessoas podem apresentar episódios de repetição de terçol. Nestes casos, é fundamental que sejam acompanhadas por um especialista para que a causa possa ser identificada e tratada de maneira correta“.
Vale reforçar que, embora o terçol não seja contagioso, trata-se de um processo infeccioso que reflete desequilíbrios locais e sistêmicos, exigindo atenção clínica adequada e cuidados para evitar o reaparecimento dos sintomas e complicações oculares.
Imagem: Freepik
Saúde
“Agora Tem Especialistas” realiza mais de 1,9 mil procedimentos no Espírito Santo no maior mutirão de exames e cirurgias da história do SUS

O programa “Agora Tem Especialistas” bateu a marca de 127,1 mil atendimentos ofertados para a rede pública de saúde nos mutirões realizados neste ano. Apenas no mais recente, no último fim de semana, pacientes de todos os estados e do Distrito Federal foram submetidos a 59,3 mil procedimentos no maior mutirão de cirurgias e exames da história do SUS. No Espírito Santo, foi registrado um total de 1.964 serviços, entre cirurgias, consultas e exames. Para isso, o Ministério da Saúde uniu esforços da maior rede de hospitais universitários do país – a Ebserh -, de institutos e hospitais federais e de Santas Casas. Juntos, quase 200 estabelecimentos de saúde atenderam, simultaneamente, pacientes do SUS em todos os estados e no Distrito Federal.
Considerando os mutirões realizados no sábado (13) e domingo (14) e o primeiro de julho, em que 12,5 mil procedimentos foram ofertados, o programa do governo federal ampliou em 375% a oferta de atendimento em diversas áreas prioritárias para o SUS, como oncologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
O avanço na expansão da assistência especializada é resultado do Agora Tem Especialistas que, para fortalecer e ampliar o alcance dos mutirões em todo o país, busca a participação de novos atores. É o caso das 134 Santas Casas e dos nove hospitais e institutos federais, que, pela primeira vez, se juntaram aos 45 hospitais universitários da Ebserh para atender pacientes previamente agendados.
“Realizamos o maior mutirão nacional da história do SUS, com cirurgias e exames em todo o Brasil. Essas pessoas entraram nos hospitais do SUS para fazer cirurgias e exames — muitas delas aguardando há meses — sem precisar pagar nada, porque o SUS é isto: é universal, é público, é gratuito e é sério”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Entre os procedimentos realizados, destacam-se cirurgias de média e alta complexidade, como bariátrica por videolaparoscopia, cistolitotomia, colecistostomia, plástica abdominal, hemorroidectomia, diferentes tipos de hernioplastias, vasectomia, ureterolitotripsia transureteroscópica e uretrotomia interna, entre outras. Outros procedimentos como ultrassonografia, tomografia, endoscopia e ressonância magnética também foram realizados.
Número de atendimentos em ascensão
A oferta dos atendimentos nos mutirões do Agora Tem Especialistas aumenta a cada edição: nas de julho e setembro, realizadas no Dia – Ebserh em Ação com os 45 hospitais universitários da rede, foram 12,5 mil e 34,3 mil procedimentos, respectivamente, em
capitais e cidades do interior de todos os estados, além do DF. Agora, em dezembro, com mais 143 estabelecimentos de saúde, esse número saltou para 59,3 mil. Além disso, os mutirões realizados dentro de aldeias indígenas somaram 21 mil atendimentos.
No mutirão do último final de semana, as 134 Santas Casas e hospitais filantrópicos atuaram em 19 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Além das redes hospitalares parceiras, participaram da iniciativa estes hospitais federais ligados ao Ministério da Saúde: Instituto Nacional de Câncer (Inca), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e os hospitais federais dos Servidores, de Ipanema, de Bonsucesso, Cardoso Fontes, da Lagoa e do Andaraí, todos no Rio de Janeiro.
Mais ações do Agora Tem Especialistas no Brasil
Ao longo de 2025, o Agora Tem Especialistas se consolidou como uma das principais políticas públicas do governo federal para ampliar e qualificar o acesso à saúde especializada no SUS. Além dos mutirões, o programa inclui a atuação de carretas de saúde, que levam atendimento até onde a população está; a ampliação do horário de funcionamento dos serviços de saúde; o provimento e formação de especialistas para atuarem em regiões onde há carência desses profissionais; e parcerias com hospitais privados para atendimento complementar e gratuito ao SUS, tendo como contrapartida o abatimento de dívidas de tributos federais.
Por: Ministério da Saúde
Cidades
Cariacica: agendamento on-line de consultas médicas e odontológicas será aberto duas vezes por mês

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), adotará um novo formato para o agendamento on-line de consultas médicas e odontológicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir deste mês, as agendas passarão a ser abertas quinzenalmente, com duas liberações por mês, permitindo melhor distribuição das vagas e maior planejamento por parte dos usuários.
As primeiras consultas de janeiro serão abertas, excepcionalmente, no dia 23 de dezembro, devido ao feriado de Natal. A partir disso, o calendário passa a ser fixo, com vagas liberadas sempre nos dias 10 e 25 de cada mês.
O agendamento pode ser realizado pelo site minhasaude.cariacica.es.gov.br ou pelo aplicativo Cariacica Digital, enquanto houver vagas disponíveis. A alternativa de marcação presencial também permanece garantida para quem não tem acesso à internet, diretamente na recepção da UBS mais próxima.
Além disso, a Secretaria de Saúde reforça que os pacientes que não puderem comparecer à consulta devem cancelar o agendamento com pelo menos 48 horas de antecedência. A ausência sem justificativa bloqueia temporariamente o usuário no sistema, e um novo agendamento só poderá ser feito após 30 dias. A medida busca reduzir faltas e ampliar o acesso aos atendimentos na rede municipal.
“Com esse novo modelo de agendamento, queremos facilitar a vida do morador. Abrindo as vagas a cada 15 dias, conseguimos organizar melhor o atendimento e evitar faltas, para que mais pessoas tenham acesso às consultas. Nosso objetivo é garantir um serviço mais rápido, claro e acessível para toda a população”, afirmou o secretário de Saúde, Renan Poton.
Fonte: SemCom/PMC – Texto: Thaiz Blunck – Foto: Claudio Postay
-

Cidades21 horas atrásItapemirim entra no clima do Verão 2026 com música e alegria; Confira a programação
-

Geral2 horas atrásEdital para implantação da Ciclovia da Vida na Rodovia do Sol é publicado pela Semobi
-

Economia20 horas atrásSerra lidera economia do Espírito Santo e projeta novo salto com maior corredor de negócios do Estado
-

Esporte21 horas atrásCorinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil
-

Economia2 dias atrásPrêmio da Mega da Virada chega a R$ 1 bilhão
-

Segurança Pública1 dia atrásOperação Verão 2025/26 contará com reforço de 1.200 agentes de segurança por dia
-
Tecnologia1 dia atrásPor que o som muda quando você acelera um vídeo?
-

Negócios1 dia atrásTempo É Luxo: 6 em Cada 10 Brasileiros Têm no Máximo 3 Horas Livres no Dia

























