Ligue-se a nós

Geral

Saúde mental: colaboradores merece atenção nos 365 dias do ano

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A saúde mental de cada pessoa é uma via de mão dupla: ela afeta seu entorno e também é afetada por diversas questões, como as relações com familiares e amigos, a situação econômica e até mesmo o ambiente de trabalho.

Nesse último aspecto, especialmente, da mesma forma que um colaborador deprimido, por exemplo, impacta os resultados da empresa, um ambiente de trabalho hostil ou um chefe abusivo podem desencadear sofrimentos mentais. No Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio – e também nos 365 dias do ano –, as empresas devem estar atentas à responsabilidade de cuidar do bem-estar emocional dos seus funcionários. 

De acordo com a pesquisa realizada pela startup Closecare, responsável por gestão de atestados e saúde corporativa, o número de profissionais afastados do trabalho devido a problemas de saúde mental aumentou em 30% nos últimos dois anos. O levantamento foi feito a partir da análise de 480 000 atestados cadastrados na plataforma entre janeiro de 2020 e abril de 2022. O informe da Previdência Social corrobora esse cenário ao alertar que as doenças psicoemocionais são a terceira maior causa de licença do trabalho no Brasil. 

Muito mais do que números – expressivos, sem dúvida –, esses resultados se refletem em funcionários desmotivados e pouco produtivos, gerando impactos profundos para os resultados da companhia e a sustentabilidade de talentos.

Anúncio

Especialmente nas empresas, o cenário exige uma nova postura do RH, C-level e lideranças, que precisam olhar para seus funcionários de forma integral e individualizada. Isso requer uma mudança de cultura e a adoção de estratégias que coloquem as pessoas no centro da discussão e que promovam a saúde mental de seus colaboradores, tanto incentivando-os como oferecendo ferramentas para manter a qualidade de vida. 

Essa é a proposta do Zenklub, empresa pioneira em soluções de saúde emocional e bem-estar corporativo. Muito além da oferta de terapia online, a startup conta com tecnologia, utilizando a ciência de dados para construir programas de saúde emocional e bem-estar para empresas, com uma metodologia que contempla diagnóstico individual e da organização, programas personalizados e escaláveis e também o fornecimento de inteligência de dados analíticos e comportamentais que embasam a estratégia de pessoas e potencializam o papel do RH.

Selo Empresas pelo Bem-Estar

Recentemente o Zenklub lançou a certificação que reconhece as companhias engajadas e comprometidas com a promoção do bem-estar corporativo e que colocam em prática as soluções oferecidas pela startup. No total, cerca de 200 já foram reconhecidas nas categorias bronze, prata e ouro.

Anúncio

O selo Empresas pelo Bem-Estar considera o nível de comprometimento da organização em relação à saúde mental, levando em conta o tamanho do negócio e a quantidade de colaboradores, e analisa os resultados desse engajamento em diversos quesitos, como reconhecimento, bem-estar, segurança psicológica e performance dos funcionários. As iniciativas são avaliadas trimestralmente e novos selos serão distribuídos para os clientes comprometidos com a experiência do colaboradores. 

Um jogo de ganha-ganha

As ações voltadas à saúde mental trazem inúmeros benefícios aos funcionários e, também, às organizações, com reflexos na redução do presenteísmo e dos custos com afastamentos e sem custos com afastamentos e tratamentos por doenças dos funcionários.

Um levantamento realizado pelo Zenklub aponta, ainda, que o cuidado com a saúde mental é um fator positivo, inclusive, para o aumento da retenção de talentos. Segundo dados de 3 100 funcionários coletados entre janeiro de 2020 e maio de 2022, quem faz terapia tende a permanecer 30% mais tempo nas companhias. 

Anúncio

Para Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, o selo Empresas pelo Bem-Estar vem agregar ainda mais valor ao negócio quando o tema é sustentabilidade de talentos. “O fato de a companhia ter ações para garantir o bem-estar do colaborador será cada vez mais colocado na balança, tanto quando um profissional escolhe uma empresa para trabalhar quanto quando decide permanecer, ou não, naquele local”, alerta ele.

Potencialização do papel do RH

Uma das certificadas com o selo Empresas pelo Bem-Estar no último quarter, a Jusbrasil, começou a cuidar da  saúde mental de seus funcionários com a oferta de diferentes plataformas, online e presencial, uma linha 24/7 para suporte a crises e psicoterapia online 100% subsidiada pela empresa.

“Logo em seguida apostamos na transparência, em quebrar o tabu em envolver pessoas e lideranças. Na realidade, esse é um trabalho que não terminou. Quanto mais avançamos, mais descobrimos quantas nuances tem nossa vulnerabilidade. Agora estamos estruturando a conexão entre desenvolvimento de talentos e saúde emocional. Em nossa pesquisa de benefícios, o Zenklub é reconhecido como um recurso valioso pelas pessoas aqui. Tanto é que a adesão à iniciativa foi imediata”, conta André Luna, responsável pela área de saúde mental e desenvolvimento de talentos da empresa.

Anúncio

Já para Adner Uema, diretor de gente e cultura da Positivo Tecnologia outra certificada com o selo, a parceria com o Zenklub tem permitido um suporte de qualidade de vida e promoção do bem-estar aos seus colaboradores. “Além dos atendimentos personificados de psicologia, ela nos disponibiliza vários conteúdos e ferramentas para o autoconhecimento, podcasts, orientação sobre a carreira profissional e outros temas importantes”, conta o executivo da companhia, que hoje oferece cuidado aos funcionários e familiares com alguma dificuldade emocional ou social, sessões de meditação e mindfulness, plataforma online de saúde física campanhas de conscientização e educação sobre o assunto, lives e canal de apoio.

“Hoje temos um elo de confiança entre os colaboradores, familiares, liderança e nosso time multidisciplinar, que traz aproximação e credibilidade ao trabalho desenvolvido. Consequentemente, vemos o fortalecimento e a construção de uma cultura de cuidado e um ambiente de segurança emocional, além da desmistificação do tema em todos os níveis da companhia”, celebra Uema.

Contribuiu com a reportagem vocerh.abril.com   Por Abril Branded Content

 

Anúncio

Geral

Pilotos e comissários podem entrar em greve a partir de 1º de janeiro

Redação Informe ES

Publicado

no

Os aeronautas – pilotos, copilotos, comissários e demais empregados que trabalham a bordo das aeronaves de voos regulares comerciais – poderão entrar em greve nacional a partir de 1º de janeiro. A decisão, no entanto, ainda depende do resultado de duas assembleias da categoria.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), uma nova proposta salarial – apresentada nesta terça-feira (23) em audiência no Tribunal Superior do Trabalho (TST) – será avaliada em assembleia online, com votação entre os dias 26 e 28. Caso seja recusada, está marcada uma nova assembleia, presencial, na capital paulista, no dia 29, a qual poderá deflagrar a paralisação a partir do primeiro dia de 2026.

De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), a nova proposta foi construída “em conjunto” pelas partes, com ganho real de 0,5% e recomposição da inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que resultaria em aumento salarial de 4,68%. A proposta prevê também reajuste do vale-alimentação em 8% e demais itens.

“Se essa proposta for rejeitada, será mantida a assembleia [do dia 29] para que a greve ocorra já no dia primeiro de janeiro. É importante essa ressalva, para que a categoria entenda: nós estamos prontos para greve. Nós estamos organizados, teremos todos os esclarecimentos na assembleia do dia 29. Mas nós fomos chamados para uma nova negociação [no TST, nesta terça-feira], viemos de muito boa fé e temos uma nova proposta para deliberar com a categoria”, disse o presidente do SNA, Tiago Rosa, em transmissão ao vivo com a categoria, no início da noite desta terça-feira (23).

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) foi procurado, mas ainda não se manifestou.

Anúncio

Bruno Bocchni – Repórter da Agência Brasil

Continuar Lendo

Geral

Governo do Estado lança o Portal Único do Rio Doce

Redação Informe ES

Publicado

no

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), lançou, nesta terça-feira (23), o Portal Único do Rio Doce. Disponível no endereço portalunicoriodoce.es.gov.br, o portal reúne informações, ações e programas previstos no novo acordo judicial do desastre ambiental de Mariana. Informações como planos de trabalho, valores investidos, etapas de execução, medições, relatórios ambientais e histórico do rompimento da barragem estão disponíveis para a consulta de qualquer cidadão.

A ferramenta é uma obrigação prevista no Novo Acordo do Rio Doce e ficou sob responsabilidade do Espírito Santo devido ao histórico de transparência do Estado. Além das ações que estão sendo desenvolvidas no território capixaba, o Portal Único do Rio Doce vai reunir também as iniciativas realizadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal na reparação social, ambiental e econômica das cidades atingidas.

“Com o lançamento do Portal, damos um passo decisivo rumo à reparação, com todas as informações sobre investimentos, etapas e fiscalização acessíveis à sociedade. O Espírito Santo foi escolhido para coordenar essa iniciativa por ser o Estado mais transparente do Brasil, e assumimos com responsabilidade a missão de garantir participação social, fiscalização e eficiência na recuperação do Rio Doce”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Nessa etapa inicial, a Serd está credenciando os profissionais de cada ente signatário do Novo Acordo para acesso ao sistema do Portal Único e a futura inserção das informações pertinentes à sua atuação. A expansão do Portal ocorrerá de forma progressiva, com a incorporação de novos módulos, maior detalhamento das informações e ampliação do escopo dos dados disponibilizados e aprimoramento das funcionalidades.

A Ouvidoria do Poder Público está em fase final de implementação e o canal entrará em operação em breve. Passada a fase piloto, os esforços serão direcionados à integração do Portal Único aos sistemas financeiros dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, da União e municípios aderentes para que a ferramenta possa mostrar a execução financeira dos recursos.

Além do aspecto tecnológico, com ferramentas de inteligência artificial e de pesquisa em banco de dados, o portal será uma importante ferramenta de participação social, permitindo que manifestações sejam enviadas para o Ministério Público, Defensoria, Governo Federal, governos do Espírito Santo e de Minas Gerais e municípios. “A participação social é um pilar do acordo. O Portal Único do Rio Doce estará aberto para receber questionamentos e pedidos de informação a respeito das ações estabelecidas pelo Novo Acordo e dar direcionamento nas iniciativas do poder público”, pontuou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Edital para implantação da Ciclovia da Vida na Rodovia do Sol é publicado pela Semobi

Redação Informe ES

Publicado

no

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) publicou, nesta segunda-feira (22), o edital de licitação para as obras de implantação de 23 quilômetros de ciclovia na Rodovia do Sol, um dos maiores projetos de mobilidade ativa e sustentável do Espírito Santo. A sessão pública da licitação está marcada para o dia 30 de março de 2026, às 10 horas, com investimento de até R$ 72,8 milhões.

O edital contempla obras na Rodovia do Sol, no trecho que vai do km 17, na região de Terra Vermelha, em Vila Velha, ao km 40, em Setiba, no município de Guarapari. A estrutura prevista segue padrão moderno de infraestrutura cicloviária, com foco em conforto, segurança e acessibilidade, incluindo pontos de apoio ao ciclista, quatro travessias áreas para ciclistas e a reurbanização da antiga praça de pedágio, em Guarapari.

O projeto integra a estratégia do Governo do Estado de promover uma mobilidade conectada, eficiente e sustentável, ampliando a infraestrutura cicloviária e fortalecendo a integração entre os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa tem como foco a promoção da mobilidade ativa, a integração dos centros urbanos, o estímulo à saúde, ao lazer e ao bem-estar da população, além do incentivo ao turismo sustentável.

Para o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, o projeto representa um avanço na forma como a mobilidade é pensada no Espírito Santo. “Queremos ampliar a segurança e o conforto para quem utiliza a bicicleta, incentivar seu uso como meio de transporte no dia a dia e valorizar os espaços urbanos. Iremos realizar 23 km de ciclovia anexa à Rodovia do Sol, com travessias seguras, pontos de apoio para que os ciclistas possam descansar, que se integrará com as ciclovias existentes nas demais cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, criando uma rede de mobilidade sustentável”, destacou.

Anúncio

Os projetos e obras deverão ser realizadas em até 24 meses. A expectativa da Semobi é quanto a formação do corredor cicloviário contínuo, formando a Ciclovia da Vida Metropolitana com mais de 100 quilômetros de extensão, considerando a conexão desse novo trecho com as ciclovias já existentes, como a Ciclovia da Vida da Terceira Ponte, ciclovia do Expresso GV, da Rodovia das Paneleiras e Complexo Viário de Carapina e demais ciclovias nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari. 

Requalificação viária 

Além das obras de implantação da ciclovia, o edital prevê as obras de reurbanização da antiga praça do pedágio em Guarapari, com a retirada de toda estrutura ainda existente naquele trecho da rodovia do Sol. Também serão instaladas quatro travessias aéreas para pedestres e ciclistas sobre a Rodovia, proporcionando segurança.


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697 6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
www.semobi.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados