Geral
Saúde mental: colaboradores merece atenção nos 365 dias do ano

A saúde mental de cada pessoa é uma via de mão dupla: ela afeta seu entorno e também é afetada por diversas questões, como as relações com familiares e amigos, a situação econômica e até mesmo o ambiente de trabalho.
Nesse último aspecto, especialmente, da mesma forma que um colaborador deprimido, por exemplo, impacta os resultados da empresa, um ambiente de trabalho hostil ou um chefe abusivo podem desencadear sofrimentos mentais. No Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio – e também nos 365 dias do ano –, as empresas devem estar atentas à responsabilidade de cuidar do bem-estar emocional dos seus funcionários.
De acordo com a pesquisa realizada pela startup Closecare, responsável por gestão de atestados e saúde corporativa, o número de profissionais afastados do trabalho devido a problemas de saúde mental aumentou em 30% nos últimos dois anos. O levantamento foi feito a partir da análise de 480 000 atestados cadastrados na plataforma entre janeiro de 2020 e abril de 2022. O informe da Previdência Social corrobora esse cenário ao alertar que as doenças psicoemocionais são a terceira maior causa de licença do trabalho no Brasil.
Muito mais do que números – expressivos, sem dúvida –, esses resultados se refletem em funcionários desmotivados e pouco produtivos, gerando impactos profundos para os resultados da companhia e a sustentabilidade de talentos.
Especialmente nas empresas, o cenário exige uma nova postura do RH, C-level e lideranças, que precisam olhar para seus funcionários de forma integral e individualizada. Isso requer uma mudança de cultura e a adoção de estratégias que coloquem as pessoas no centro da discussão e que promovam a saúde mental de seus colaboradores, tanto incentivando-os como oferecendo ferramentas para manter a qualidade de vida.
Essa é a proposta do Zenklub, empresa pioneira em soluções de saúde emocional e bem-estar corporativo. Muito além da oferta de terapia online, a startup conta com tecnologia, utilizando a ciência de dados para construir programas de saúde emocional e bem-estar para empresas, com uma metodologia que contempla diagnóstico individual e da organização, programas personalizados e escaláveis e também o fornecimento de inteligência de dados analíticos e comportamentais que embasam a estratégia de pessoas e potencializam o papel do RH.
Selo Empresas pelo Bem-Estar
Recentemente o Zenklub lançou a certificação que reconhece as companhias engajadas e comprometidas com a promoção do bem-estar corporativo e que colocam em prática as soluções oferecidas pela startup. No total, cerca de 200 já foram reconhecidas nas categorias bronze, prata e ouro.
O selo Empresas pelo Bem-Estar considera o nível de comprometimento da organização em relação à saúde mental, levando em conta o tamanho do negócio e a quantidade de colaboradores, e analisa os resultados desse engajamento em diversos quesitos, como reconhecimento, bem-estar, segurança psicológica e performance dos funcionários. As iniciativas são avaliadas trimestralmente e novos selos serão distribuídos para os clientes comprometidos com a experiência do colaboradores.
Um jogo de ganha-ganha
As ações voltadas à saúde mental trazem inúmeros benefícios aos funcionários e, também, às organizações, com reflexos na redução do presenteísmo e dos custos com afastamentos e sem custos com afastamentos e tratamentos por doenças dos funcionários.
Um levantamento realizado pelo Zenklub aponta, ainda, que o cuidado com a saúde mental é um fator positivo, inclusive, para o aumento da retenção de talentos. Segundo dados de 3 100 funcionários coletados entre janeiro de 2020 e maio de 2022, quem faz terapia tende a permanecer 30% mais tempo nas companhias.
Para Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, o selo Empresas pelo Bem-Estar vem agregar ainda mais valor ao negócio quando o tema é sustentabilidade de talentos. “O fato de a companhia ter ações para garantir o bem-estar do colaborador será cada vez mais colocado na balança, tanto quando um profissional escolhe uma empresa para trabalhar quanto quando decide permanecer, ou não, naquele local”, alerta ele.
Potencialização do papel do RH
Uma das certificadas com o selo Empresas pelo Bem-Estar no último quarter, a Jusbrasil, começou a cuidar da saúde mental de seus funcionários com a oferta de diferentes plataformas, online e presencial, uma linha 24/7 para suporte a crises e psicoterapia online 100% subsidiada pela empresa.
“Logo em seguida apostamos na transparência, em quebrar o tabu em envolver pessoas e lideranças. Na realidade, esse é um trabalho que não terminou. Quanto mais avançamos, mais descobrimos quantas nuances tem nossa vulnerabilidade. Agora estamos estruturando a conexão entre desenvolvimento de talentos e saúde emocional. Em nossa pesquisa de benefícios, o Zenklub é reconhecido como um recurso valioso pelas pessoas aqui. Tanto é que a adesão à iniciativa foi imediata”, conta André Luna, responsável pela área de saúde mental e desenvolvimento de talentos da empresa.
Já para Adner Uema, diretor de gente e cultura da Positivo Tecnologia outra certificada com o selo, a parceria com o Zenklub tem permitido um suporte de qualidade de vida e promoção do bem-estar aos seus colaboradores. “Além dos atendimentos personificados de psicologia, ela nos disponibiliza vários conteúdos e ferramentas para o autoconhecimento, podcasts, orientação sobre a carreira profissional e outros temas importantes”, conta o executivo da companhia, que hoje oferece cuidado aos funcionários e familiares com alguma dificuldade emocional ou social, sessões de meditação e mindfulness, plataforma online de saúde física campanhas de conscientização e educação sobre o assunto, lives e canal de apoio.
“Hoje temos um elo de confiança entre os colaboradores, familiares, liderança e nosso time multidisciplinar, que traz aproximação e credibilidade ao trabalho desenvolvido. Consequentemente, vemos o fortalecimento e a construção de uma cultura de cuidado e um ambiente de segurança emocional, além da desmistificação do tema em todos os níveis da companhia”, celebra Uema.
Contribuiu com a reportagem vocerh.abril.com Por Abril Branded Content
Geral
Jornalistas fazem ato contra censura e agressões na Câmara

Grupo de jornalistas realizou nesta quarta-feira (10) um ato na Câmara dos Deputados contra censura e ação violenta de policiais legislativos cometidos nessa terça-feira (9).
Ontem, durante retirada à força do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) da cadeira da presidência da Casa, o sinal da TV Câmara, que transmitia ao vivo a sessão em plenário, foi imediatamente cortado e jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e assessores de imprensa foram retirados pela Polícia Legislativa do Plenário da Câmara.
Imagens e relatos mostram ação truculenta de policiais legislativos contra repórteres, cinegrafistas e fotógrafos que tentavam realizar seu trabalho. Alguns profissionais precisaram de atendimento médico por conta de agressões, que incluíram puxões, cotoveladas e fortes empurrões.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) não compareceu a um encontro com uma comissão de representantes da imprensa para tratar do episódio. Ele enviou uma assessora como representante.
Em nota, a Associação Brasileira de Imprensa informou nesta quarta que irá entrar com ações judiciais contra o presidente da Câmara pelas “violências cometidas pela Polícia Legislativa, na sessão da terça-feira (9), contra jornalistas, parlamentares e servidores da Casa e a liberdade de imprensa”.
A associação irá ingressar com uma representação na Procuradoria-Geral da República por crime de responsabilidade, com afetação ao direito à liberdade de imprensa e expressão; com uma denúncia na Relatoria Especial de Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e uma representação na Comissão de Ética da Câmara de Deputados por quebra de decoro parlamentar e infração disciplinar.
Nessa terça-feira, após o episódio, Motta afirmou, em uma rede social, que determinou a “apuração de possíveis excessos em relação à cobertura da imprensa”.
Agencia Brasil
Geral
Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa uma queda de 5,8% na comparação com os 2,52 milhões de nascidos em 2023, marcando uma sequência de seis anos seguidos com recuo na quantidade de nascimentos.
Mais que traçar uma tendência de queda, os dados de 2024 mostram um aprofundamento desse comportamento, pois a redução de 5,8% é a maior dos últimos 20 anos. Supera a marca anterior, que era de -5,1% na passagem de 2015 para 2016.
Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A gerente da pesquisa, Klivia Brayner, aponta que a diminuição no número de nascimentos é um fenômeno já reconhecido.
“Confirma a tendência já apontada pelo Censo 2022, de que as mulheres estão tendo cada vez menos filhos, a queda da fecundidade”, avalia.
A demógrafa Cintia Simoes Agostinho, analista da pesquisa, acrescenta que, além de fatores culturais, a queda no número de nascimento é um comportamento que acompanha a demografia da população brasileira, que tem ficado mais envelhecida.
“Quando a gente olha para filhos tidos, a gente olha as mulheres em idade reprodutiva, que são as mulheres normalmente de 15 a 49 anos”, explica ela, contextualizando que, com menos mulheres em idade reprodutiva, o esperado é que haja menos nascimentos.
Março campeão
Os dados do IBGE permitem chegar às seguintes médias:
- 198 mil nascimentos por mês
- 6,6 mil por dia
- 275 nascimentos por hora
- 4,5 crianças a cada minuto
Com informações de mais de 8 mil Cartórios de Registro Civil, o IBGE aponta que março é o mês campeão de nascimentos.
Veja os quatro meses com mais nascimentos:
- Março: 215,5 mil
- Maio: 214,5 mil
- Abril: 214,1 mil
- Janeiro: 201,7 mil
Na outra ponta, os meses com menores nascimentos são novembro (180,2 mil) e dezembro (183,4 mil).
Em 2024, nasceram mais meninos que meninos. Para cada 100 nascidos do sexo feminino, houve 105 do masculino.

Dados do IBGE indicam que houve 275 nascimentos por hora em 2024 – Foto: Arquivo/Agência Brasil
Mães mais velhas
Ao longo de 20 anos, os registros mostram que as mulheres estão tendo filhos mais velhas. Em 2004, pouco mais da metade (51,7%) dos nascimentos eram gerados por mães com até 24 anos. Em 2024, essa proporção caiu para 34,6%.
A idade das mães no momento do parto revela características regionais. O Norte lidera o ranking de mulheres que tinham até 19 anos no dia do parto:
- Acre: 19,8% dos nascimentos
- Amazonas: 19,1%
- Maranhão: 18,6%
- Pará: 18,3%
- Roraima: 17,2%
- Amapá: 16,4%
- Alagoas: 15,5%
- Tocantins: 15,2%
- Rondônia: 14%
Já estados do Sul, Sudeste e o Distrito Federal se destacam na lista de mães que tinham mais de 30 anos no momento do parto.
- Distrito Federal: 49,8% dos nascimentos
- Rio Grande do Sul: 45,2%
- São Paulo: 44,5%
- Santa Catarina: 43,8%
- Minas Gerais: 43,2%
- Espírito Santo: 42,2%
- Paraná: 41,6%
Prazo para registro
Além dos 2,38 milhões de pessoas que nasceram no ano passado, o IBGE identificou 65,8 mil nascimentos de anos anteriores, mas que foram registrados apenas em 2024.
A Lei 6.015/1973 determina que todo nascimento deve ser registrado dentro do prazo de 15 dias, que é ampliado para até três meses em lugares distantes mais de 30 quilômetros da sede do cartório. A Lei 9.534, de 1997, garante a gratuidade do registro.
Analisando apenas os nascimentos que aconteceram em 2024, 88,5% dos registros foram feitos dentro do período de 15 dias. Quase todos (98,9%), em até 90 dias.
O Marco Legal da Primeira Infância, instituído em 2016, determina que estabelecimentos de saúde públicos e privados que realizam partos devem ser interligados, por sistema informatizado, aos cartórios.
Outras cidades
Os registros permitem identificar que pouco mais de um terço (34,3%) dos nascimentos no país em 2024 aconteceram em hospitais ou unidades de saúde localizados em município diferente ao da residência da mãe.
Em Sergipe (60,3%) e em Pernambuco (58,8%), a proporção supera a metade dos nascimentos. No Distrito Federal, em apenas 1,9% dos casos, a mãe teve que sair do município de residência.
Ao observar apenas os municípios com mais de 500 mil habitantes, Belford Roxo-RJ (79,4%), Jaboatão dos Guararapes-PE (73,8%) e Aparecida de Goiânia-GO (67,9%) apresentam as maiores taxas de nascimentos em unidades de saúde fora do município de moradia da mãe.
Agencia Brasil
Geral
Unilever inaugura na Serra seu primeiro Centro de Distribuição no Espírito Santo

Serra, 09 de dezembro de 2025 – A Unilever inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, na Serra, seu primeiro Centro de Distribuição (CD) no Espírito Santo. A abertura oficial contou com a presença do governador, Renato Casagrande, do vice-governador, Ricardo Ferraço, do prefeito Weverson Meireles, além de autoridades estaduais, parceiros e lideranças do setor logístico. A nova unidade integra o ciclo recente de investimentos da companhia que soma R$145 milhões destinados à ampliação e modernização de sua rede logística nacional. A iniciativa busca preparar a empresa para crescer nos próximos anos, com inovação e eficiência operacional, aumentando em quase 40% a capacidade de armazenamento da companhia no País.
“Há 96 anos no Brasil, a Unilever segue investindo no país, um dos mercados prioritários na estratégia global. A ampliação e modernização de nossa logística nos deixa três passos à frente para estarmos prontos para crescer de forma sustentável, melhorando nosso desempenho ao mesmo tempo que aumentamos a nossa eficiência, por meio de inovação e do uso da tecnologia”, anuncia Alexandre Camiloti, vice-presidente de Operações da Unilever para América Latina.
Tendo a JSL como operador logístico, o novo Centro de Distribuição na Serra tem localização estratégica, para abastecer as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Com capacidade para 14 mil posições pallet, a nova unidade contribui para dar mais agilidade, proximidade e qualidade no atendimento a clientes, especialmente no segmento de Beleza e Cuidados Pessoais.
Sobre a Unilever
A Unilever é uma das maiores fornecedoras do mundo de produtos de Beleza e Bem-Estar, Cuidado Pessoal, Cuidados com a Casa e Alimentos. A empresa atua em mais de 190 países e seus produtos são usados por 3,4 bilhões de pessoas todos os dias. Contamos com 128.000 colaboradores e vendas que alcançaram €60,8 bilhões em 2024.
Para mais informações sobre a Unilever e as nossas marcas, acesse www.unilever.com.br
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