Ligue-se a nós

Geral

Saúde mental: colaboradores merece atenção nos 365 dias do ano

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A saúde mental de cada pessoa é uma via de mão dupla: ela afeta seu entorno e também é afetada por diversas questões, como as relações com familiares e amigos, a situação econômica e até mesmo o ambiente de trabalho.

Nesse último aspecto, especialmente, da mesma forma que um colaborador deprimido, por exemplo, impacta os resultados da empresa, um ambiente de trabalho hostil ou um chefe abusivo podem desencadear sofrimentos mentais. No Setembro Amarelo, mês da Prevenção ao Suicídio – e também nos 365 dias do ano –, as empresas devem estar atentas à responsabilidade de cuidar do bem-estar emocional dos seus funcionários. 

De acordo com a pesquisa realizada pela startup Closecare, responsável por gestão de atestados e saúde corporativa, o número de profissionais afastados do trabalho devido a problemas de saúde mental aumentou em 30% nos últimos dois anos. O levantamento foi feito a partir da análise de 480 000 atestados cadastrados na plataforma entre janeiro de 2020 e abril de 2022. O informe da Previdência Social corrobora esse cenário ao alertar que as doenças psicoemocionais são a terceira maior causa de licença do trabalho no Brasil. 

Muito mais do que números – expressivos, sem dúvida –, esses resultados se refletem em funcionários desmotivados e pouco produtivos, gerando impactos profundos para os resultados da companhia e a sustentabilidade de talentos.

Anúncio

Especialmente nas empresas, o cenário exige uma nova postura do RH, C-level e lideranças, que precisam olhar para seus funcionários de forma integral e individualizada. Isso requer uma mudança de cultura e a adoção de estratégias que coloquem as pessoas no centro da discussão e que promovam a saúde mental de seus colaboradores, tanto incentivando-os como oferecendo ferramentas para manter a qualidade de vida. 

Essa é a proposta do Zenklub, empresa pioneira em soluções de saúde emocional e bem-estar corporativo. Muito além da oferta de terapia online, a startup conta com tecnologia, utilizando a ciência de dados para construir programas de saúde emocional e bem-estar para empresas, com uma metodologia que contempla diagnóstico individual e da organização, programas personalizados e escaláveis e também o fornecimento de inteligência de dados analíticos e comportamentais que embasam a estratégia de pessoas e potencializam o papel do RH.

Selo Empresas pelo Bem-Estar

Recentemente o Zenklub lançou a certificação que reconhece as companhias engajadas e comprometidas com a promoção do bem-estar corporativo e que colocam em prática as soluções oferecidas pela startup. No total, cerca de 200 já foram reconhecidas nas categorias bronze, prata e ouro.

Anúncio

O selo Empresas pelo Bem-Estar considera o nível de comprometimento da organização em relação à saúde mental, levando em conta o tamanho do negócio e a quantidade de colaboradores, e analisa os resultados desse engajamento em diversos quesitos, como reconhecimento, bem-estar, segurança psicológica e performance dos funcionários. As iniciativas são avaliadas trimestralmente e novos selos serão distribuídos para os clientes comprometidos com a experiência do colaboradores. 

Um jogo de ganha-ganha

As ações voltadas à saúde mental trazem inúmeros benefícios aos funcionários e, também, às organizações, com reflexos na redução do presenteísmo e dos custos com afastamentos e sem custos com afastamentos e tratamentos por doenças dos funcionários.

Um levantamento realizado pelo Zenklub aponta, ainda, que o cuidado com a saúde mental é um fator positivo, inclusive, para o aumento da retenção de talentos. Segundo dados de 3 100 funcionários coletados entre janeiro de 2020 e maio de 2022, quem faz terapia tende a permanecer 30% mais tempo nas companhias. 

Anúncio

Para Rui Brandão, CEO e cofundador do Zenklub, o selo Empresas pelo Bem-Estar vem agregar ainda mais valor ao negócio quando o tema é sustentabilidade de talentos. “O fato de a companhia ter ações para garantir o bem-estar do colaborador será cada vez mais colocado na balança, tanto quando um profissional escolhe uma empresa para trabalhar quanto quando decide permanecer, ou não, naquele local”, alerta ele.

Potencialização do papel do RH

Uma das certificadas com o selo Empresas pelo Bem-Estar no último quarter, a Jusbrasil, começou a cuidar da  saúde mental de seus funcionários com a oferta de diferentes plataformas, online e presencial, uma linha 24/7 para suporte a crises e psicoterapia online 100% subsidiada pela empresa.

“Logo em seguida apostamos na transparência, em quebrar o tabu em envolver pessoas e lideranças. Na realidade, esse é um trabalho que não terminou. Quanto mais avançamos, mais descobrimos quantas nuances tem nossa vulnerabilidade. Agora estamos estruturando a conexão entre desenvolvimento de talentos e saúde emocional. Em nossa pesquisa de benefícios, o Zenklub é reconhecido como um recurso valioso pelas pessoas aqui. Tanto é que a adesão à iniciativa foi imediata”, conta André Luna, responsável pela área de saúde mental e desenvolvimento de talentos da empresa.

Anúncio

Já para Adner Uema, diretor de gente e cultura da Positivo Tecnologia outra certificada com o selo, a parceria com o Zenklub tem permitido um suporte de qualidade de vida e promoção do bem-estar aos seus colaboradores. “Além dos atendimentos personificados de psicologia, ela nos disponibiliza vários conteúdos e ferramentas para o autoconhecimento, podcasts, orientação sobre a carreira profissional e outros temas importantes”, conta o executivo da companhia, que hoje oferece cuidado aos funcionários e familiares com alguma dificuldade emocional ou social, sessões de meditação e mindfulness, plataforma online de saúde física campanhas de conscientização e educação sobre o assunto, lives e canal de apoio.

“Hoje temos um elo de confiança entre os colaboradores, familiares, liderança e nosso time multidisciplinar, que traz aproximação e credibilidade ao trabalho desenvolvido. Consequentemente, vemos o fortalecimento e a construção de uma cultura de cuidado e um ambiente de segurança emocional, além da desmistificação do tema em todos os níveis da companhia”, celebra Uema.

Contribuiu com a reportagem vocerh.abril.com   Por Abril Branded Content

 

Anúncio

Geral

Linha do Aquaviário de Porto de Santana ganha mais viagens

Redação Informe ES

Publicado

no

O Sistema Aquaviário recebeu, na segunda-feira (15), doze novos horários de partida para a linha 401 (Porto de Santana / Praça do Papa), que já começaram a operar e estão listados na nova tabela de horários do Aquaviário. As doze novas viagens estão divididas meio a meio, ou seja, seis viagens partem da estação Praça do Papa e seis da estação Porto de Santana. Vale ressaltar que todas as novas viagens valerão apenas para dias úteis.

A oferta de mais viagens no Aquaviário busca trazer ao passageiro mais opções de locomoção, com o menor tempo entre viagens possível, levando cada vez mais agilidade no dia a dia.

Confira abaixo a tabela completa da linha 401, já incluindo os novos horários:

Linha 401 – Porto de Santana / Praça do Papa
Porto de SantanaPraça do Papa
6h207h
7h7h40
7h508h30
8h259h10
9h2010h05
10h10h50
10h5011h35
12h2013h10
13h5514h45
14h4015h25
15h3016h20
16h1017h
17h0517h55
17h4518h35
18h4019h30

Anúncio

Fonte: Governo do ES

Continuar Lendo

Geral

Espírito Santo é reconhecido novamente por Nota A+ do Tesouro Nacional

Redação Informe ES

Publicado

no

Em mais um reconhecimento à excelência da gestão fiscal capixaba, o Espírito Santo recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Nota A+ na análise promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A classificação evidencia que, além de alcançar por 14 anos seguidos a Nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag), o Estado também obteve a Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia a precisão, integridade, consistência e qualidade das informações contábeis e fiscais.

O resultado foi divulgado durante a entrega do Prêmio Qualidade da Informação 2025, realizada nesta segunda-feira (15), em Brasília. Pela primeira vez, o Tesouro Nacional premiou estados e municípios que conquistaram a classificação A+, como forma de estimular a qualidade e a sustentabilidade das finanças públicas. A análise refere-se ao desempenho obtido em 2024.

“O Espírito Santo é o único Estado Nota A desde a criação do ranking, ainda em meu primeiro mandato, em 2012. Agora, recebe novamente a Nota A+, posição obtida desde que esse critério passou a ser reconhecido. Isso é o resultado de uma administração pautada pela responsabilidade fiscal, transparência e compromisso com o bem-estar dos capixabas. Com contas equilibradas, ampliamos investimentos em todas as áreas, fortalecendo o desenvolvimento regional e gerando oportunidades aos capixabas”, afirmou o governador Renato Casagrande, que participou da solenidade de premiação.

O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, destaca que o Espírito Santo consolidou uma gestão fiscal sólida, hoje reconhecida nacionalmente como referência. “Essa conquista demonstra que estamos no mais elevado patamar de excelência em transparência, equilíbrio e qualidade das finanças públicas. Ao mesmo tempo, reforça a credibilidade do Estado, favorece o ambiente de negócios e estimula o setor privado a investir e gerar oportunidades. Mais do que um indicador, é a prova de que o Espírito Santo está preparado para crescer de maneira sustentável”, comentou.

Ele ressaltou ainda que a solidez das contas públicas garante recursos para investimentos em áreas estratégicas, diretamente voltados à melhoria da qualidade de vida do cidadão. “Esse prêmio é fruto do trabalho comprometido de toda a equipe da Secretaria da Fazenda, que atua com seriedade e responsabilidade perante a sociedade capixaba. É, ao mesmo tempo, um reconhecimento e um estímulo para que continuemos avançando e consolidando o Espírito Santo como referência em gestão fiscal para o País”, acrescentou.

Anúncio

Somente sete estados receberam a nota máxima. Além do Espírito Santo, foram premiados pela Nota A+ Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Paraíba.

O que significa a Nota A+

A classificação “A+” foi instituída pela STN em 2024 para distinguir os entes federativos que atingem o mais elevado nível de excelência em gestão fiscal e qualidade do gasto público. O selo atesta o equilíbrio das contas estaduais e a solidez fiscal, conferindo maior credibilidade junto a investidores e ampliando a capacidade de priorizar investimentos que impactam positivamente a sociedade.

Para obter a Nota A+, é necessário alcançar Nota A nos três indicadores que compõem a Capacidade de Pagamento (Capag) – endividamento, poupança corrente e liquidez – que medem a solvência, o equilíbrio entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa. A Capag é o indicador utilizado pelo Tesouro Nacional para avaliar a saúde fiscal de estados e municípios que pretendem contratar operações de crédito com garantia da União.

Além disso, é imprescindível obter Nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que avalia cerca de 180 itens relacionados à precisão, integridade, qualidade e consistência dos dados contábeis, orçamentários e fiscais enviados pelos entes federativos ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Anúncio

O Siconfi é a plataforma responsável por receber, processar e disponibilizar as informações contábeis e fiscais de todos os entes da Federação – União, estados, Distrito Federal e municípios – promovendo transparência e consolidando as contas públicas do País, sendo o Tesouro Estadual o responsável pelo controle dos indicadores e envio das informações da Sefaz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
comunicacao@sefaz.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Estudo ‘Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024’ revela retrato da vulnerabilidade social no Estado

Redação Informe ES

Publicado

no

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou o estudo Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024: Famílias Inscritas no CadÚnico, que apresenta uma análise abrangente sobre as condições de vida da população de baixa renda capixaba.

A publicação, elaborada pela Coordenação de Estudos Sociais do IJSN, é baseada nos dados de dezembro de 2024 do Cadastro Único (CadÚnico), traz informações sobre pobreza e extrema pobreza, características domiciliares, escolaridade, mercado de trabalho e acesso a serviços básicos, além de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF) e o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGDM).

De acordo com o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, o estudo oferece informações estratégicas para subsidiar políticas públicas: “Este diagnóstico é um instrumento fundamental para orientar ações mais efetivas de combate à pobreza e redução das desigualdades sociais no Espírito Santo. Olhar para os dados auxilia na elaboração de ações mais assertivas e que contribuem de forma mais eficiente para o desenvolvimento social”, destacou Lira.

Segundo o levantamento, 65,6% das pessoas cadastradas no CadÚnico no Espírito Santo vivem em situação de pobreza, enquanto a estimativa para toda a população é de 26,0%. Já a extrema pobreza atinge 41,1% dos cadastrados e 16,3% da população. As maiores estimativas de pobreza estão concentradas nas microrregiões Nordeste (37,4%), Caparaó (34,2%) e Litoral Sul (33,8%). Entre os municípios, destacam-se com índices mais elevados Ibitirama (58,0%), Ponto Belo (50,5%) e Alto Rio Novo (47,3%).

Anúncio

O estudo também mostra que, em 2024, 3.643 pessoas inscritas no CadÚnico estavam em situação de rua, sendo a maioria na Região Metropolitana (65,5%), especialmente nos municípios de Vitória (953), Serra (534) e Vila Velha (514).

Em relação às condições domiciliares, 7,7% das famílias não têm acesso à coleta de lixo adequada, 26,2% não têm esgotamento sanitário adequado e 15,7% não contam com abastecimento de água adequado.

No campo da educação, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais inscritas no CadÚnico foi de 7,9%, e a média de anos de estudo da população de 25 anos ou mais ficou em 6,7 anos, o que não é suficiente para concluir o Ensino Fundamental. Entre crianças e adolescentes de 4 a 17 anos cadastrados, 97,1% frequentam a escola.

A publicação completa Perfil da Pobreza no Espírito Santo 2024 está disponível para consulta e download no site do IJSN, acesse: https://ijsn.es.gov.br/Media/IJSN/PublicacoesAnexos/IJSN_Especial/IJSN_Perfil_Pobreza_ES_2024.pdf

Anúncio

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados