Segurança
Espírito Santo encerra fevereiro com menor patamar de homicídios em 29 anos

O Espírito Santo encerrou fevereiro com o menor número de homicídios dolosos dos últimos 29 anos. Foram 67 registros em fevereiro de 2025, contra 71 em fevereiro de 2024, o que representa uma queda de cerca de 5,7%. Com isto, o Estado também alcança o menor patamar de homicídios para o primeiro bimestre, totalizando 136 casos, em 2025 contra 140, em 2024.
A redução é resultado do trabalho integrado entre Forças de Segurança e outros órgãos, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado. “Temos trabalhado arduamente para alçar o Espírito Santo a uma posição de destaque nacional no tema redução de homicídios. O trabalho é diário, analisando as particularidades de cada região e definindo estratégias de combate à criminalidade violenta e preservação da vida. Manter a curva de redução mês após mês nos mostra que este é o caminho certo a seguir”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Ao analisar os dados do bimestre por regiões, destaca-se o resultado da Região Serrana, com queda de 33% nos registros (4 homicídios em 2025 contra 6 em 2024). A Região Sul reduziu os homicídios em 9% (de 12 em 2024 para 11 em 2025) e na Região Norte a retração foi de 8,1% (de 37 ocorrências em 2024 para 34 em 2025). A Região Metropolitana registrou queda de 16%. As atenções das Forças de Segurança se voltam para a Região Noroeste, a única com aumento nos casos de homicídios em fevereiro. Para que esta região alcance os mesmos patamares de redução do restante do Estado, ações específicas com foco no combate à criminalidade violenta estão em andamento.
Feminicídios
As mortes de mulheres em decorrência de violência de gênero registraram queda em fevereiro. Neste mês, o Espírito Santo registrou dois feminicídios, contra quatro casos em fevereiro de 2024. Considerando o bimestre, 2025 soma, até o momento, sete feminicídios, contra seis em 2024. Desde o início do ano, ações dedicadas à repressão à violência doméstica e familiar têm sido adotadas pelos órgãos de segurança com o objetivo de refrear este mal que atinge a sociedade.
“Este é um tipo de crime que nos choca, pois é absurdamente cruel. O feminicídio é o último patamar de violência que pode ser cometido contra uma mulher, geralmente precedido de outras ações violentas de homens que não entendem o que é respeito à vida e à dignidade. Temos empenhado esforços na investigação de crimes oriundos de violência doméstica e familiar, realizado as visitas tranquilizadoras da Patrulha Maria da Penha, e planejado ações contundentes. E continuaremos trabalhando, para pôr fim a este crime bárbaro e inaceitável”, pontuou Damasceno.
Uma das ações foi o treinamento, realizado nesta semana na Sesp, para aprimorar o fluxo de denúncias recebidas por meio do Disque Denúncia 181. Ao todo, 63 policiais civis receberam capacitação para receber, tratar e averiguar denúncias anônimas relatando violência doméstica, que podem ser cruciais para a preservação de vidas. Além disso, já está em andamento a Operação Maria’s, deflagrada pela Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam) anualmente no mês de março, com o objetivo de reprimir e prevenir crimes de violência doméstica. Em Guarapari, ações de busca já resultaram na prisão de cinco homens autores de violência contra a mulher.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com
Segurança
Projeto Recupera manda intimação e localiza suspeito de envolvimento em homicídio na Bahia

No último sábado (12), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) realizou mais uma etapa do Projeto Recupera, do Governo do Estado, recuperando mais 29 celulares e devolvendo 18 aparelhos aos seus verdadeiros donos. Com esses, o Projeto totaliza 473 celulares recuperados e 402 devolvidos aos proprietários.
O Projeto Recupera é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da PCES, dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados. Os objetivos são restituí-los aos seus legítimos proprietários, bem como combater o furto, roubo e receptação de celulares.
Os celulares roubados ou furtados são identificados por meio de ferramentas tecnológicas e localizados após o cruzamento de dados disponibilizados pelas empresas de telefonia. A partir da identificação, o usuário atual do aparelho recebe uma intimação para devolver o celular.
Entre os intimados estava um homem de 20 anos, com mandado de busca e apreensão por envolvimento em um homicídio ocorrido no Estado da Bahia. Ele compareceu à Delegacia Regional de Vitória e, durante o atendimento, a ordem judicial foi encontrada. O aparelho que estava com ele, um Iphone 13 com restrição de furto/roubo, foi recolhido.
O mandado de busca e apreensão de menor (correspondente ao mandado de prisão para pessoas maiores de idade) foi expedido pelo Juízo da Vara da Infância e Juventude de Itabuna (BA), no dia 05 de fevereiro deste ano, e refere-se a um homicídio cometido quando o homem ainda era menor de idade.
O suspeito foi conduzido à Delegacia do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), onde a ordem foi cumprida. Em seguida, ele foi encaminhado ao Instituto Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A Justiça da Bahia será comunicada e decidirá se cabe transferência.
Também no último sábado (12), uma pessoa compareceu à Delegacia Regional de Vitória após receber uma notificação do Programa Celular Seguro, do Governo Federal. O usuário foi atendido pela equipe do Projeto Recupera, que confirmou que o telefone tinha registro de furto/roubo. O aparelho foi recolhido e a Polícia Civil do Espírito Santo está em contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para localizar a origem do celular e providenciar a devolução ao verdadeiro dono.
Redução de roubos e furtos de celulares no Espírito Santo
O Projeto Recupera foi lançado em julho de 2024, consistindo em uma operação permanente de recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários. Em outubro de 2024, o Governo do Estado inaugurou uma sala na Delegacia Regional de Vitória destinada a atender pessoas intimadas pelo Projeto.
As ações investigativas, alinhadas ao planejamento estratégico de combate aos crimes patrimoniais, tem gerado resultados importantes na redução de roubos de celulares, com queda de quase 32% no primeiro trimestre deste ano, com relação ao ano passado. De janeiro a março de 2025, 2.338 celulares foram roubados em todo o Estado. Em 2024, foram 3.433 registros no mesmo período.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
Cidades
Ações integradas de segurança reduzem homicídios na Serra

Foram registrados apenas três homicídios na Serra em março deste ano. Em 2024, foram 14. A redução é de 78,57%
A Serra, maior cidade do Espírito Santo, conquistou um avanço histórico na segurança pública: o município teve apenas três homicídios registrados no mês de março deste ano, uma redução de 78,57% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa o menor índice mensal de assassinatos desde 1996, início da série histórica.
A conquista demonstra a importância do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança da Serra e do governo do Estado para combater a criminalidade e promover a cultura de paz.

Entre as estratégias da segurança, estão o uso de tecnologia avançada, como o videomonitoramento, o foco na prevenção, a integração do trabalho entre a Guarda Civil Municipal e outros órgãos municipais de segurança com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e o combate à impunidade.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemora o avanço histórico na segurança pública e reforça o compromisso da gestão em atuar de forma cada vez mais inteligente, estratégica e integrada contra a criminalidade.
“A segurança pública se constrói com presença do Estado, políticas sociais e, acima de tudo, respeito pela vida. Vamos trabalhar cada vez mais e de forma incansável para espalhar a cultura da paz e a favor da vida. Seguiremos firmes, fortalecendo parcerias, investindo em prevenção e avançando com responsabilidade. A Serra está no caminho certo, e isso é mérito de todos que acreditam e trabalham por ela”, afirma.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, argumenta que o resultado é um marco importante para a segurança da Serra. Ela defende que o trabalho das forças de segurança é direcionado a tornar a Serra cada vez mais segura e acolhedora.
“Uma boa notícia para a Serra: o menor índice de homicídios foi registrado neste mês de março. Isso é fruto do trabalho incansável das forças policiais, do Ministério Público e do Poder Judiciário, associado ao empenho das nossas Secretarias Municipais, atuando nos territórios mais vulneráveis. A segurança pública tem sido tratada com muita responsabilidade e reforçamos: a tolerância é zero contra o crime e o criminoso”, afirma.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, analisa que o investimento da Serra em segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Civil Municipal e o diálogo para integrar ações com o governo do Estado, proporcionou a conquista de redução no índice de homicídios.
“O município de Serra vem alcançando resultados históricos na redução dos crimes nos últimos anos. Em março de 2025, Serra registrou o menor número de homicídios em toda a série histórica, o melhor resultado das últimas 3 décadas. Isso é produto da responsabilidade da Prefeitura que dialoga e integra ações com o Programa Estado Presente. Além disso, a Prefeitura vem realizando o maior investimento na segurança pública, com o fortalecimento da Guarda Municipal e modernização dos mecanismos de segurança pública e comunitária! Vale lembrar que a Serra há 20 anos chegava a registrar mais de 100 assassinatos por mês”, pontua.
Os dados de segurança do mês de março estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).
Fonte: Secom – PMS
Segurança
Criação de Batalhão da Polícia Militar em Marataízes mobiliza sul do estado

A implantação do Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Marataízes mobilizou moradores, membros da força de segurança e gestores públicos do sul do estado. Mais de 200 pessoas participaram, na noite de quinta-feira (13), de audiência pública da Comissão de Segurança. O Salão do Tribunal do Júri da Comarca do município ficou lotado e até um telão foi usado para transmitir o debate para quem ficou do lado de fora.
A proposta para transformar a atual 9ª Companhia (Cia.) Independente em BPM é alvo da Indicação Parlamentar 85/2025, iniciativa do deputado Coronel Weliton (PRD) já aprovada pelo Plenário e encaminhada ao governo do Estado.

Um efetivo de 138 policiais é responsável hoje pelo atendimento de uma extensa área de 1.480,3 quilômetros quadrados que abrange os municípios de Marataízes, Itapemirim, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul, cuja população somada ultrapassa 106 mil. A expectativa é, com a criação do 15º Batalhão da PM capixaba, melhorar as condições de segurança na região com policiamento ostensivo.
O comandante da 9ª Cia., major Nério Pereira da Silva Filho, estima “aumento da capacidade de gerir a unidade como um grupo de gestão muito maior do que tem hoje e, com certeza, a possibilidade de melhores resultados do que aqueles alcançados”. Para isso é previsto maior efetivo, aumento do número de viaturas, do aparato técnico da unidade, além da estrutura física.
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União), explicou que, para a criação do batalhão, é necessário que o Executivo encaminhe uma proposta de lei específica. Segundo ele, tão logo o projeto chegue à Casa, será votado pelo Plenário.
Marcelo ponderou que, para a medida se efetivar, alguns desafios precisam ser enfrentados. Como exemplo citou a necessidade de uma reforma na PM “para que a polícia possa ser oxigenada, garantindo principalmente a estabilidade dos policiais, das suas promoções”.
“O papel da Assembleia não é executar a política pública, é provocar para que ela aconteça”, disse, destacando o peso da audiência pública realizada pelo Poder Legislativo para escutar as demandas da população.
Preocupações com a segurança
O presidente elencou que uma das maiores preocupações é com a segurança na divisa do Espírito Santo, no caso o município de Presidente Kennedy, com o Rio de Janeiro. A cidade, localizada no extremo sul capixaba, vem recebendo investimentos importantes, como a construção do Porto Central, trazendo aumento da população e das demandas de segurança pública.
Conforme major Nério, “a vasta área territorial (de Presidente Kennedy) facilita a circulação de substâncias ilícitas e o deslocamento de criminosos entre os estado, além da área costeira, que facilita o transporte de ilícitos em embarcações”.
”Temos dois policiais militares trabalhando por dia em um município com uma extensão territorial de 594 quilômetros quadrados. (…) O centro urbano é pequeno, mas temos uma área rural enorme”, disse o prefeito interino de Presidente Kennedy, Fabio Feliciano de Oliveira (PSB).
Já em relação a Rio Novo do Sul, que tem 11.069 habitantes, a preocupação maior é quanto à segurança de produtores rurais, sobretudo de café, que se encontram em regiões afastadas da sede do município. O major explicou que a BR-101, que corta a região, vem sendo utilizada para “transporte ilegal de mercadorias e substâncias ilícitas”.
O superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho, destacou a redução de homicídios no Espírito Santo, “menos 900 em 2024”, e atribuiu o resultado ao programa Estado Presente. Também apresentou um balanço de crimes contra a vida e o patrimônio registrados no primeiro bimestre de 2025. Faustino representou, na reunião, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Santos Arruda.
Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Segurança, deputado Danilo Bahiense (PL), disse que será elaborado um relatório, a ser apresentado ao colegiado e depois encaminhado às autoridades competentes.
Fonte: Ales – Por: Angèle Murad, com edição de Marcos Bonn – Foto: Anna Salles
-
Entretenimento2 dias atrás
Festival Gastronômico “A Moqueca é Aqui” celebra a cultura capixaba com entrada gratuita em Guarapari
-
Saúde4 dias atrás
Governo do Estado inicia novo serviço para pessoas com Doença Renal Crônica
-
Política3 dias atrás
Lula entrega PEC da Segurança Pública para tramitação no Congresso
-
Saúde3 dias atrás
Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados
-
Política3 dias atrás
Ex-presidente segue na UTI e apresenta ‘piora clínica’ com aumento de pressão arterial, diz boletim médico
-
Tecnologia4 dias atrás
Startup surpreende com churrasqueira dobrável que não faz fumaça
-
Tecnologia3 dias atrás
Estudo relaciona consumo de frango a câncer — mas há um porém
-
Educação2 dias atrás
No Espírito Santo, matrículas em tempo integral saltam de 13% em 2022 para 17,7% em 2024