Ligue-se a nós

Tecnologia

10 melhores filmes de terror lançados no último ano, segundo a crítica

Redação Informe ES

Publicado

no

Os filmes de terror continuam sendo um dos gêneros que mais fazem sucesso nos cinemas. Você está em busca de títulos recentes e que são interessantes para assistir? O Olhar Digital preparou uma lista com os 10 melhores lançados no último ano, segundo a crítica.

Foram vários os lançamentos de 2023, com longas de diretores estreantes, retornos de franquias clássicas e muito mais. Continue a leitura e confira os filmes.

10 melhores filmes de terror lançados em 2023, segundo a crítica

  • 10. M3GAN
  • 9 – Uma obsessão desconhecida
  • 8 – Pânico VI
  • 7 – TOC TOC TOC – Ecos do Além
  • 6 – BOOGEYMAN: Seu Medo é Real
  • 5 – O Exorcista do Papa
  • 4 – Ninguém Vai te Salvar
  • 3 – A Morte do Demônio: A Ascensão
  • 2 – Batem à Porta
  • 1 – Fale comigo

10. M3GAN

Cady é uma garota que fica órfã após perder os pais em um trágico acidente de carro. Então, ela precisa ir morar com a tia Gemma, uma famosa robocista. Para proporcionar ainda mais companhia à sobrinha, ela lhe dá de presente uma boneca robô, chamada de M3GAN.

No entanto, o terror começa na medida em que Cady e M3GAN iniciam uma amizade. Isso porque a boneca vai aprimorando ainda mais a própria inteligência, até ficar totalmente independente e resolver matar todos que ela acredita ser uma ameaça para a criança. Assim, Gemma precisa fazer de tudo para resolver essa situação.

Onde assistir? Apple TV+, Globoplay, YouTube e Google Play Filmes.

Anúncio

9 – Uma obsessão desconhecida

Estrelado por Maika Monroe, que interpreta Ruth e Jake Lacy, no papel de Harry, esse terror com toques de sci-fi vem sendo muito elogiado pela crítica. Os dois personagens viajam por uma rota de mochileiros pelo Noroeste do Pacífico. Durante a viagem, eles começam a se sentirem sozinhos. Coisas sobrenaturais começam a acontecer e a história ganha um rumo muito sombrio.

Onde assistir? streaming no Paramount+

8 – Pânico VI

O sexto filme da saga conta a história das irmãs Carpenter em Nova York, onde elas começam a ser perseguidas mais uma vez por maníacos que se vestem de Ghostface.

O longa traz cenas intensas e memoráveis de perseguição e conta com um Ghostface muito ameaçador e impiedoso.

Anúncio

Onde assistir? Paramount+, Google Play Filmes, Globo Play e Apple TV

7 – TOC TOC TOC – Ecos do Além

Dirigido pelo estreante Samuel Bodin, Toc Toc Toc traz a narrativa na qual mostra um menino que começa a escutar sussurros em volta da casa onde mora. Os pais dele o dão uma explicação na qual ele não acredita. No decorrer da história, a trama vai ganhando uma atmosfera macabra.

Onde assistir? Amazon Prime Video, Google Play Filmes, YouTube  e Apple TV.

6 – BOOGEYMAN: Seu Medo é Real

Este filme se destacou como uma excelente adaptação de Stephen King em 2023. Na trama, uma família sofre com a morte da sua matriarca. Sadie Harper (Sophie Thatcher) é uma adolescente de 16 anos que busca lidar com a perda da mãe e, ao mesmo tempo, precisa enfrentar uma criatura sádica e maligna que amedronta ela e sua irmã mais nova, Sawyer (Vivien Lyra Blair).

Anúncio

As irmãs unem forças e buscam convencer o pai, Will (Chris Messina) de que um bicho-papão está aterrorizando elas. Porém, ele não acredita nas filhas. E assim, é vivido um grande embate cheio de terror.

Onde assistir? Streaming no Star+.

5 – O Exorcista do Papa

O exorcismo sempre foi uma presença certa em grandes filmes de terror. O longa Exorcista do Papa não é diferente. Protagonizado por Russell Crowe, o filme é baseado na história real do padre italiano Gabriele Amorth, considerado o exorcista do Papa.

A trama mostra Amorth investigando a possessão de um garoto e descobrindo uma conspiração existente na Igreja Católica e que o Vaticano fez de tudo para não deixar vir à tona. Então, ele precisa agora decidir se revela ou não as suas descobertas.

Anúncio

Onde assistir? HBO Max, YouTube, Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play.

4 – Ninguém Vai te Salvar

Este é um dos filmes de maior sucesso no gênero Terror em 2023. O longa foi elogiado inclusive pelo cineasta Guillermo del Toro e pelo escritor Stephen King. Ninguém Vai te Salvar segue a jovem Brynn, uma menina que mora em um lugar distante, isolado da sociedade. Além disso, ela sofre com diversas crises de ansiedade.

Certo dia, ela acorda após escutar ruídos estranhos em sua casa. Assim, descobre que o seu lar foi invadido por alienígenas e agora terá que enfrentá-los se quiser sobreviver.

Onde assistir? Star+.

Anúncio

3 – A Morte do Demônio: A Ascensão

Os US$ 150 milhões de bilheteria ao redor do mundo com muitas pessoas querendo assistir A Morte do Demônio: A Ascensão mostra o quanto esse filme é um sucesso. Dirigido pelo diretor e roteirista Lee Cronin, o longa segue Beth (Lily Sullivan) em uma viagem até Los Angeles, onde vai visitar a irmã mais velha, Ellie (Alyssa Sutherland), que vive com os três filhos em um apartamento.

A visita tem como objetivo a reaproximação entre as irmãs que moram longe uma da outra. Mas, tudo isso vai por água abaixo e a história ganha uma sequência horripilante quando elas encontram um misterioso livro antigo que dá vida a demônios possuidores de carne.

Onde assistir? HBO MAX, Google Play Filmes, Amazon Prime e Apple TV.

2 – Batem à Porta

Eric (Ben Aldrige) e Andrew (Jonathan Groff) passam férias com a filha Wen (Kristen Cui) em uma cabana isolada no campo. Durante uma brincadeira na floresta, Wen conhece o educado Leonard (Dave Bautista). No entanto, ele acaba tirando a paz da família quando, junto de três homens armados (Rupert Grint, Nikki Amuka-Bird e Abby Quinn), invadem a cabana e pegam a família inteira como refém.

Anúncio

Mas ao contrário de um roubo, eles, na verdade, dizem à família que vão sacrificá-los para evitar o iminente apocalipse. Agora, Eric e Andrew, junto com a filha, precisam achar formas de sobreviver enquanto se questionam se a história de salvar o mundo é real ou se Leonard e os seus companheiros são membros de um culto insano.

Onde assistir? Globo Play, YouTube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes.

1 – Fale comigo

Outra produção excepcional e aclamada pela crítica é o filme Fale Comigo. Com direção dos australianos Danny e Michael Philippou, o longa foi produzido pela A24. A trama acompanha um grupos de amigos que acha uma mão embalsamada. Por meio dela, é possível conjurar espíritos. Para conseguir, eles devem acender uma vela, segurar um na mão do outro e dizer “fale comigo!”.

A princípio, tudo era uma brincadeira, mas um dos membros do grupo quebra uma regra importante: não passar do tempo máximo que a conversa poderia ter. Assim, os espíritos malignos começam a assombrá-los.

Anúncio

Onde assistir? Amazon Prime Video, Google Play Filmes, Apple TV+ e YouTube.

O post 10 melhores filmes de terror lançados no último ano, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Tecnologia

8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro

Redação Informe ES

Publicado

no

Com a chegada de novas tecnologias como inteligência artificial, conectividade em nuvem e motores elétricos, os carros do futuro (que já estão em desenvolvimento) prometem aposentar muitos elementos que hoje parecem essenciais. E mais: há quem aposte que até o motorista poderá se tornar dispensável, com veículos totalmente autônomos tomando conta das ruas e estradas.

Enquanto essas previsões não se concretizam completamente, alguns itens e características já estão com os dias contados. A seguir, mostramos as principais mudanças previstas (e muitas em andamento) para os carros do futuro.

8 características dos carros que podem ser descontinuadas

  • Chave física
  • Câmbio manual
  • Botões físicos no painel
  • Painéis analógicos
  • Espelhos retrovisores convencionais
  • Motor a combustão
  • Escapamento
  • Freio de mão mecânico

Chave física

Motorista entrega a chave do carro para um robô; conceito de direção autônoma; carro autônomo
Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock

A clássica chave metálica está sendo gradualmente substituída por tecnologias de acesso sem contato, como cartões NFC, biometria e, principalmente, aplicativos de celular. Alguns veículos já destravam e ligam o motor automaticamente ao detectar o smartphone do motorista nas proximidades.

Câmbio manual

Câmbio automático
Imagem: Stock-Asso/Shutterstock

O câmbio manual, que por décadas foi símbolo de controle e esportividade, está perdendo espaço. Os carros automáticos já são maioria em diversos países, e os veículos elétricos sequer precisam de trocas de marcha. O resultado é a obsolescência gradual desse sistema.

Botões físicos no painel

painel de veículo com porta usb visível e motorista ameaçando acionar um botão
(Imagem: @prostooleh/Freepik)

Botões e mostradores físicos estão sendo substituídos por telas sensíveis ao toque, comandos por voz e até sensores de gestos. Modelos como os da Tesla e BMW já apresentam painéis minimalistas, com quase todas as funções integradas em displays inteligentes.

Painéis analógicos

Imagem mostra painel do carro com odômetro mostrando 100.000 km de quilometragem
Painel do carro com odômetro mostrando 100.000 km de quilometragem (Imagem: Nick Kashenko / Shutterstock)

Os tradicionais mostradores de ponteiro, como velocímetro e conta-giros, dão lugar a painéis 100% digitais, personalizáveis e até com realidade aumentada. Head-up displays projetam informações diretamente no para-brisa, facilitando a visualização sem tirar os olhos da estrada.

Espelhos retrovisores convencionais

BMW patenteia retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas. Imagem: Youtube/Linus Tech Tips
BMW patenteia retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas. Imagem: Youtube/Linus Tech Tips

Os retrovisores externos e internos, como conhecemos, devem ser substituídos por câmeras e sensores. Além de aumentar a aerodinâmica, essa solução oferece visão mais ampla e elimina pontos cegos. Carros como o Audi e-Tron já usam esse sistema.

Motor a combustão

close em um motor de carro
(Imagem: Freepik)

Com a transição para motores elétricos e movidos a hidrogênio, os motores a gasolina e diesel devem desaparecer nas próximas décadas. Montadoras e governos já estabeleceram prazos para o fim da produção de veículos exclusivamente a combustão.

Escapamento

Poluição saindo do escapamento do carro
(Imagem: Imagem: Paolo Bona – Shutterstock)

Junto com os motores a combustão, o escapamento também deixará de existir. Carros elétricos não emitem gases e, por isso, não precisam desse sistema. Isso reduz peso e simplifica o design do veículo.

Freio de mão mecânico

Um homem engatando o freio de mão de um carro. Dirigir com o pedal do freio travado ou com o freio de mão engatado são fatores que danificam os pedais do carro
(Imagem: Oleg 08 / Shutterstock)

O freio de mão tradicional, ativado por alavanca, está sendo substituído por sistemas eletrônicos automáticos. Basta um botão para acionar o freio de estacionamento, que também é integrado aos sistemas de assistência em rampas e controle de estabilidade.

O post 8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina

Redação Informe ES

Publicado

no

Muitos animais selvagens têm fama de perigosos e agressivos, mas a verdade nem sempre é tão simples. Alguns deles são mais “dóceis” do que você imagina, claro, dentro do seu instinto natural e jeito selvagem, mas com comportamentos que fogem do estereótipo violento. 

Nesta lista, vamos mostrar oito espécies que, apesar da aparência ameaçadora, revelam um lado mais tranquilo e até pacífico em algumas situações.

8 animais selvagens que são mais dóceis do que você imagina

Raposa-voadora

Raposa-voadora
Raposa-voadora / Crédito: Koolah (wikimedia)

A aparência pode impressionar: um morcego de grandes proporções e asas largas, que lembra uma criatura saída de um filme de terror. Mas a raposa-voadora está longe de ser perigosa.

Apesar de algumas espécies alcançarem até 1,5 metro de envergadura, este animal não representa ameaça para os humanos, desde que não seja provocado.

Esse animal não suga sangue, ou seja, não é hematófago. Ele se alimenta exclusivamente de frutas. A raposa-voadora não caça, não ataca e não consome outros animais, nem mesmo os menores. 

Anúncio

Caninana 

caninana
A caninana emite um alerta dilatando o pescoço a fim de intimidar seus oponentes. / Crédito: Leandro Avelar (wikimedia)

Cobras são um dos animais que mais apavoram os humanos. Porém, nem todas são perigosas como imaginamos. A caninana é um bom exemplo: visual imponente, corpo longo, movimentos rápidos, comportamento agitado e o hábito de sibilar quando se sente ameaçada. 

Porém, apesar da aparência, é totalmente inofensiva. Não possui veneno, não é agressiva sem motivo e prefere fugir do que atacar. Assusta pelo jeito, mas é uma serpente tímida e discreta, que só reage quando se sente encurralada.

Tubarão-baleia

Registro de um tubarão-baleia nadando nas águas de Koh Chang, Tailândia. Imagem: Wanwalee Wongsawan – Shutterstock

Apesar do tamanho impressionante, que pode chegar a mais de 12 metros, o tubarão-baleia é totalmente inofensivo para os humanos. Ele não possui dentes afiados para atacar presas grandes e se alimenta filtrando plâncton, pequenos peixes e ovos de peixes, nadando lentamente pela água.

Além disso, esse animal não apresenta comportamento agressivo. São, na verdade, bem dóceis. Por isso, mergulhadores e turistas frequentemente nadam próximos a ele sem riscos, podendo até interagir sem provocar reações defensivas.

Jamanta

Jamanta
Jamanta / Crédito: Arturo de Frias Marques (wikimedia)

Uma arraia gigante que pode chegar a mais de 7 metros de envergadura, a jamanta tem corpo achatado e “asas” largas, que parecem saídas de um filme de ficção científica. Porém, apesar da imponência, ela não é agressiva nem perigosa.

A jamanta se alimenta filtrando plâncton e pequenos organismos da água. Ela não possui ferrão nem dentes afiados; sua única defesa é a velocidade para escapar de predadores. Frequentemente, a jamanta demonstra curiosidade e tranquilidade ao nadar perto de mergulhadores.

Gambá

Foto de um Gambá-de-orelha-branca Opossum (Didelphis albiventris) em uma árvore
Além de comer escorpiões, o gambá devora baratas, cortando a fonte de alimento principal da praga (Imagem: Celso Margraf / Shutterstock)

Apesar da má fama, os gambás são, na realidade, importantes para o equilíbrio do ecossistema e podem ser aliados dos seres humanos. Alimentam-se de insetos, pequenos roedores e até escorpiões, ajudando no controle de pragas.

Eles podem até ser ariscos, grunhir e mostrar os dentes quando se sentem ameaçados. Porém, estão apenas tentando parecer mais perigosos do que realmente são. Esses comportamentos são formas de intimidação, usadas para afastar ameaças sem confronto físico.

Anúncio

O gambá não ataca ativamente, nem persegue ou morde pessoas por iniciativa. Não é manso como um animal de estimação, mas também não é perigoso ou agressivo por natureza. É um animal solitário, tímido e defensivo, que só reage se acuado.

Leia mais

  • Qual animal tem a melhor visão? Descubra os 8 bichos com os olhos mais poderosos
  • Cães sentem ciúmes? Entenda mais sobre esse comportamento animal
  • Por que o tubarão-martelo tem cabeça no formato de martelo?

Urubu

Fezes do urubu servem como antisséptico. (Imagem: Larry Eiden/Shutterstock)

O visual sombrio, o hábito de se alimentar de carcaças e a associação com a morte fazem muita gente sentir repulsa pelos urubus. Porém, eles são importantes para o equilíbrio ecológico, pois ajudam a remover animais mortos e prevenir a propagação de doenças.

Além disso, são aves pacíficas e que não representam nenhum perigo aos humanos, desde que não sejam perturbadas.

Gorila

Gorila-das-montanhas via Daniel Aufgang/Wikimedia Commons
Gorila-das-montanhas via Daniel Aufgang/Wikimedia Commons

Com corpo musculoso, expressão séria e força imensa, o gorila costuma ser visto como um animal violento e imprevisível. No entanto, apesar dessa aparência intimidadora, ele é um animal pacífico que evita conflitos sempre que possível. Suas demonstrações de força, como bater no peito e rosnar, são formas de intimidação para afastar ameaças, não ataques. 

O gorila ataca humanos somente se se sentir ameaçado ou se seu grupo for invadido agressivamente, e mesmo assim costuma avisar antes de agir. Por isso, apesar de sua força extrema, o gorila não é perigoso para quem respeita seu espaço.

Anúncio

Lobo-guará

Lobo-Guara /
Lobo-Guara / Crédito: Jonathan Wilkins (wikimedia)

Apesar de sua aparência única que costuma encantar, o lobo-guará assusta muita gente só por carregar o nome “lobo”. 

No entanto, é um animal tímido e solitário que evita o contato com humanos sempre que pode. Não é agressivo e não representa perigo. Alimenta-se principalmente de frutos, insetos e pequenos animais e usa sua velocidade para escapar de ameaças.

O post 8 animais selvagens que são mais “dóceis” do que você imagina apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Nvidia diz que vai voltar a vender chips de IA para a China após “ok” dos EUA

Redação Informe ES

Publicado

no

Na madrugada desta terça-feira (15), a Nvidia afirmou que visa retomar as vendas de suas GPUs H20 para a China após ter sofrido com as restrições de exportação dos Estados Unidos.

Em abril, o governo dos EUA afirmou à gigante das GPUs que seria necessária uma licença para que a Nvidia pudesse voltar a vender seus chips para a China.

Os chips H20 foram especificamente projetados para contornar os controles de exportação anteriores no país chinês, explica a CNBC.

“O governo dos EUA garantiu à NVIDIA que as licenças serão concedidas, e a NVIDIA espera iniciar as entregas em breve“, disse a empresa, em comunicado.

Anúncio
Fachada da Nvidia
Empresa manteve conversas com Washington (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)

Nvidia e sua luta contra as restrições de exportação

  • Nos últimos meses, o CEO e cofundador da empresa, Jensen Huang, aumentou o lobby contra os controles de exportação dos EUA;
  • Em seu favor, ele argumenta que tais restrições inibiram a liderança tecnológica estadunidense;
  • Em maio, o executivo afirmou que as restrições às exportações de chips cortaram a participação de mercado da Nvidia na China quase pela metade;
  • Essa mudança de ponto de vista do governo Donald Trump veio após reunião entre o presidente e Huang na semana passada, relata a CNBC;
  • Durante as negociações, o CEO reafirmou que sua empresa apoia os esforços de criação e onshoring do governo, além do objetivo de que os EUA liderem a inteligência artificial (IA) global, disse a companhia.

Em junho, Washington e Pequim acertaram uma estrutura comercial preliminar, o que permitiu relaxar os controles de exportação de terras raras pela China e flexibilizar restrições das exportações de tecnologia por parte dos EUA.

Chips novos

Huang anunciou, ainda, uma nova GPU “totalmente adequada” (a RTX PRO), afirmando que ela é ideal para fábricas inteligentes e logística.

Contudo, é incerto se a referência usada pelo executivo significa que a GPU está conforme as diretrizes para exportações para a China.

Segundo a Reuters, desde maio, relatórios apontam que a Nvidia estaria trabalhando em novo chip de IA para o mercado chinês, mas menos avançado que o H20.

Anúncio

Mas, agora, a possível retomada de exportações do H20 é uma surpresa, disse, à CNBC, Ray Wang, diretor de pesquisa de semicondutores, cadeia de suprimentos e tecnologia emergente do Futurum Group.

“O levantamento da proibição do H20 marca um desenvolvimento significativo e positivo para a Nvidia, o que permitirá à empresa reforçar sua liderança na China”, afirmou.

jensen huang
Jensen Huang viajou à China e conversou com autoridades locais sobre a IA (Imagem: QubixStudio/Shutterstock)

Leia mais:

  • O que é e para que serve o GeForce Experience?
  • Como atualizar drivers de placas de vídeo Nvidia [2 modos]
  • Guerra dos chips: Nvidia descarta parceria com exército da China

“A retomada das remessas de H20 – juntamente com o próximo lançamento de novos chips de IA compatíveis com controle de exportação para o mercado chinês – deve servir como novo catalisador de crescimento nos próximos trimestres“, prosseguiu.

Já Vey-Sern Ling, diretor-gerente do Union Bancaire Privee, disse, à Bloomberg, que “a retomada da venda de H20 para a China é obviamente positivo. Não apenas para a empresa, mas, também, para a cadeia de suprimentos de semicondutores de IA, bem como para as plataformas de tecnologia da China que estão construindo recursos de IA. Este também é um bom desenvolvimento para as relações EUA-China“.

Anúncio

Por sua vez, a Nvidia confirmou que Huang estava na China. Lá, se reuniu com funcionários do governo e indústria locais visando discutir a respeito dos benefícios da IA e maneiras de os pesquisadores avançarem em seus estudos e desenvolvimento com segurança e inteligência.

Sobre a retomada das exportações da big tech ao país asiático, um porta-voz do Departamento de Comércio, que supervisiona os controles de exportação de semicondutores, não respondeu um pedido de comentário feito pela Bloomberg.

Após o anúncio da Nvidia, as bolsas de valores de Hong Kong e da China reagiram positivamente, bem como o Nasdaq futures. Além disso, o índice Hang Seng Tech subiu até 2,2%.

Anúncio
Logo da Nvidia em um smartphone com gráficos financeiros como plano de fundo desfocado
Bolsas asiáticas já responderam positivamente ao anúncio da big tech (Imagem: Evolf/Shutterstock)

O post Nvidia diz que vai voltar a vender chips de IA para a China após “ok” dos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados