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5 carros chineses eletrificados já disponíveis no Brasil

Um estudo realizado pela Rho Motion, um instituto inglês de pesquisas e investimentos no setor de tecnologia, revelou que o Brasil é o país com mais carros chineses eletrificados rodando pelas ruas. Conforme as informações fornecidas pela companhia, o país tem 82% dos veículos desse segmento vendidos aqui.
Vale destacar que, quando falamos de carros eletrificados, estamos nos referindo a automóveis 100% elétricos (BEV, Battery Electric Vehicles, na sigla em inglês) e os híbridos (HEV, Hybrid Electric Vehicles). Quer conhecer algumas das opções chinesas disponíveis no Brasil? Continue a leitura e confira!
Confira 5 modelos de carros chineses que são eletrificados e podem ser comprados no Brasil
A seguir, você vai conhecer veículos da famosa BYD, além da GWM, JAC e Neta. Veja quais são os modelos e os detalhes sobre cada um.
1 – Neta X
Este SUV elétrico chinês chega como o mais barato do Brasil, mas tem como desvantagem o fato de ainda não ser muito conhecido no país. O veículo possui três versões: o modelo 400, de R$ 194.900; o modelo 500, de R$ 204.900; e o 500 Luxury, de R$ 214.900.

A bateria da versão 400 é de 52,5 kWh, já as das duas versões 500 possuem 64,1 kWh. No quesito design, o carro tem faróis full-led dividido em pares. As lanternas traseiras são interligadas. O emblema da marca Neta fica logo abaixo do vidro. As rodas são de 18”.
Na parte interior, o emblema X (que vem do nome Neta X) pode ser preto ou marrom com costuras vermelhas, além de se destacar com um acabamento de excelente qualidade em materiais almofadados e emborrachados, além de camurça nas portas.
A central multimídia é de 15,6”, com somente o Apple CarPlay nativo, e via cabo. No Brasil, há o sistema de conexão chamado Autokit para Apple CarPlay e Android Auto sem fio. O carro conta com um motor elétrico dianteiro, presente nas três versões, que entrega 163 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, permitindo que o SUV alcance 100 km/h em apenas 9,2 segundos.
2 – Song Plus DM-i
No segmento de híbridos plug-in, o Song Plus DM-i, também da BYD, apresenta-se como uma excelente opção. De acordo com a marca, ele é o SUV com maior autonomia.

O veículo é capaz de fazer de 0 a 100 km em apenas 8.3 segundos, tem a tecnologia DM-i, flexibilidade para carregamento direto na tomada, 235 cv de potência combinada e 68 km de autonomia elétrica.
A sua bateria blade é uma grande inovação no mercado e entrega maior segurança. Ela foi fabricada com lâminas que desempenham uma função estrutural, o que proporciona até 50% mais células no mesmo espaço e, assim, eleva a densidade energética dela.
Internamente, o Song Plus DM-i entrega muito conforto. São 5 lugares, nos quais os bancos traseiros possuem ajuste elétrico, aquecimento e ventilação. Há também o carregamento por indução para os celulares. O acabamento do painel e portas é totalmente premium. Além disso, o ar condicionado é digital.
Por ser híbrido, ele vem equipado com o modo de direção EV, elétrico, e também o HEV (híbrido), além de fornecer diversas tecnologias para melhor dirigibilidade. O automóvel pode ser adquirido por R$ 244.800,00.
3 – Haval H6 PHEV19
O Haval H6 PHEV19, da empresa chinesa GWM, chegou ao Brasil em junho de 2024. Ele possui uma tração apenas na região dianteira. Como é híbrido, vem com o motor 1.5 turbo e bateria de 19 kWh, as quais juntas somam 326 cv de potência e entregam um torque de 54 mkgf, sendo capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 7.6 segundos.

Suas rodas são de 19” e o interior conta com detalhes em branco e cobre. Além disso, o espaço interno é um de seus pontos mais fortes, sendo que o porta-malas possui 560 litros de capacidade. Uma pequena desvantagem, no entanto, é que apesar de ter um belíssimo acabamento, boa parte ainda é de plástico, o que deixa a arquitetura mais sensível.
No quadro de instrumentos, o veículo da GWM, tem autonomia de gasolina maior do que 520 km, mesmo na cidade. De acordo com o Inmetro, o consumo é de 11,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada. Ele está sendo vendido por R$ 244.000,00.
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4 – JAC E-JS1
Da marca chinesa JAC Motors, o modelo JAC E-JS1 é outra alternativa de carro elétrico disponível no Brasil. Ele pode ser adquirido por R$ 126.900. Ele é equipado com baterias de fosfato de ferro-lítio e apresenta uma excelente economia, pois consome apenas 10 kWh a cada 100 km.

Além disso, o motor de 15,3 kgfm de torque proporciona um desempenho ideal para um modelo urbano. O carro conta com 62 cv de potência e atinge 100 km em apenas 10,7 segundos.
Outro ponto de destaque do veículo é que ele não emite ruído e vibração, entregando uma ótima dirigibilidade. Uma desvantagem em relação aos outros modelos pode ser a sua simplicidade, já que é menos luxuoso do que outros carros dessa lista, como o Song Plus DM-i, por exemplo.
5 – BYD Dolphin Mini
Este é o carro elétrico mais vendido do Brasil. Em outubro de 2024, por exemplo, ele teve 2.808 unidades comercializadas.

O veículo é uma versão menor do BYD Dolphin e um pouco mais simples, mas se destaca por ser uma opção com excelente custo-benefício. O modelo de 2025 sai pelo valor de R$ 118.800,00.
O automóvel junta eficiência energética, tecnologia de alto nível e segurança de última geração. Todo o seu aparato tecnológico torna a condução elétrica mais acessível e atrativa. Ele conta com autonomia de 280 km, conforme padrões do Inmetro.
A bateria dele é a LFP (Lítio-Ferro-Fosfato) de 38 kWh com tecnologia Blade da BYD e recarrega de 30 a 80% em apenas 30 minutos. Além disso, o carro conta com 4 portas, 6 airbags, freios a disco nas 4 rodas e uma estrutura feita 60% de aço.
No interior dele, o condutor pode aproveitar de uma tela giratória de 10.1” para maior interação. Também há a câmera de ré.
Destaque ainda para a sua tração FWD, potência de 75 cv, torque máximo de 135 Nm, aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 14,9 segundos e velocidade máxima de 100 km/h
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Galaxy S25 FE x Galaxy S25: qual vale mais a pena?

Na quinta-feira, 4 de setembro, a Samsung lançou o Galaxy S25 FE. O aparelho ainda não chegou ao mercado brasileiro, mas já está homologado pela Anatel e tem lançamento previsto para o dia 24 de setembro. O dispositivo vem com a proposta de ser o modelo mais acessível da família S25, mas com especificações avançadas.
Apesar de ter o propósito de ser o mais “barato” da linha, será que o Galaxy S25 FE pode bater de frente com o Galaxy S25? Qual dos dois celulares vale mais a pena adquirir nesse momento? Continue a leitura e confira!
Veja o comparativo entre o Galaxy S25 FE e o Galaxy S25
A seguir, você confere características importantes dos dispositivos, como a tela, câmeras, bateria, desempenho, sistema operacional e preços.
Design e tela

O Galaxy S25 FE é um modelo que traz mais modernidade e ergonomia no quesito design. Isso porque ele possui 7,4 mm de espessura e pesa 190 gramas. Porém, o S25 padrão também apresenta boas especificações em sua estrutura, pois tem 7,2 mm de espessura e pesa 162 gramas.
Os dois dispositivos contam com certificação IP68 contra poeira e água, resistindo a até 1,5 m de profundidade por 30 minutos. No quesito tela há uma diferença notável de tamanho. Enquanto o S25 FE conta com 6,7 polegadas, o S25 é mais compacto, pois possui 6,2 polegadas.
Já a tecnologia do painel é a mesma: Dynamic AMOLED 2X, com uma resolução Full HD+ (2.340 x 1.080 pixels), capaz de suportar até 120 Hz de taxa de atualização, sendo ótimo para reproduzir vídeos e jogos de maneira fluida, sem travamentos.
Outra semelhança é a presença da tecnologia Vision Booster, responsável por fazer o ajuste do contraste e cores de maneira inteligente, melhorando a legibilidade em várias condições de iluminação.
A diferença está no brilho máximo: no S25, ele é de 2.600 nits, proporcionando melhor visualização dos conteúdos mesmo que o celular esteja sob alta intensidade de luz solar. O S25 FE tem 1.900 nits, o que também é bom, mas inferior ao modelo padrão da linha.
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Câmera

O conjunto de câmeras dos aparelhos também é muito parecido, com exceção da lente de telefoto, responsável por possibilitar a aproximação sem perda significativa de qualidade. O S25 tem uma leve vantagem sobre o S25 FE. Veja abaixo as especificações de cada aparelho.
S25 FE:
- Principal de 50 MP (f/1.8)
- Ultrawide de 12 MP (f/2.2)
- Telefoto de 8 MP (f/2.4)
- Frontal de 12 MP (f/2.2)
S25
- Principal de 50 MP (f/1.8);
- Ultrawide de 12 MP (f/2.2);
- Teleobjetiva de 10 MP (f/2.4);
- Frontal de 12 MP (f/2.2).
Além de boa qualidade para fotos, os dois celulares apresentam capacidade para gravar em 8K a 30 fps.
Bateria

Nesta parte, vantagem para o S25 FE, pois ele vem equipado com uma bateria de 4.900 mAh, contra 4.000 mAh do S25. Além disso, tem compatibilidade com o carregamento rápido de 45 W, o qual faz a bateria chegar a 65% de carga em somente 30 minutos. Já o S25 conta com um carregador de 25 W de potência, que em 30 minutos atinge 50% de carga.
Outro ponto de destaque é que ambos suportam o carregamento sem fio e têm a função de carregamento reverso sem fio.
Desempenho

Aqui o S25 leva vantagem, pois tem o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy, da Qualcomm, o mesmo que compõe o modelo top da linha, o S25 Ultra. Este chip entrega um clock máximo de 4,47 GHz e uma litografia de 3 nanômetros (nm), o que proporciona uma excelente velocidade de execução e autonomia energética.
Apesar de inferior, o chip do S25 FE também entrega um bom desempenho. Ele é o Exynos 2400, da própria Samsung. Sua fabricação é em uma litografia de 4 nm.
Armazenamento

Aqui há outra diferença relevante, pois o modelo S25 conta com mais memória RAM, um componente essencial para armazenar de forma temporária os dados e instruções que o processador necessita acessar rapidamente. Ela é uma ponte entre o processador e as informações guardadas no armazenamento interno ou cartão de memória.
O S25 conta com uma memória RAM de 12 GB, enquanto o S25 FE tem uma de 8 GB. Sobre o armazenamento interno, as opções são as mesmas para os dois modelos: 128 GB, 256 GB e 512 GB.
Sistema operacional

O S25 FE já vem com o sistema operacional mais moderno, o Android 16 e a interface One UI 8, enquanto o S25 conta com o Android 15 e a One UI 7. Entretanto, vale destacar que ambos contam com sete anos de atualização de sistema e patches de segurança.
Preços
Como já citado, o S25 FE não está disponível no Brasil. Porém, os seus preços oficiais são de € 749 (aproximadamente R$ 4.752) no modelo com 128 GB, € 809 (por volta de R$ 5.133) para a versão de 256 GB e € 929 (cerca de R$ 5.894) no aparelho que tem 512 GB.
Já o S25, quando lançado, tinha um preço mais elevado em sua versão de entrada, com 128 GB, custando R$ 6.999. Entretanto, atualmente é possível encontrá-lo por R$ 3.995,10 na Amazon na versão com 256 GB de armazenamento interno.
Qual celular vale mais a pena?
Levando em consideração todas as especificações dos dispositivos e o preço, neste momento, o celular que mais vale a pena é o Galaxy S25, pois ele entrega um desempenho, tela e câmera superiores, perdendo apenas na parte de bateria.
No quesito sistema operacional, a sua versão é a anterior, mas como ele possui atualização, isso não é um ponto a ser levado em consideração, pois se manterá atualizado por sete anos.
Além disso, o que torna o S25 uma melhor escolha em relação ao S25 FE é que, apesar de o FE ter sido pensado como a versão mais acessível da linha, isso não se reflete nos preços atuais. Após alguns meses de seu lançamento, pode ser que ele se torne uma opção mais viável do que o S25, pois provavelmente terá uma queda em seu preço.
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OpenAI anuncia plataforma para competir com o LinkedIn

A OpenAI revelou estar desenvolvendo a OpenAI Jobs Platform, um serviço de contratação baseado em inteligência artificial que promete conectar empresas e trabalhadores de forma mais precisa. O lançamento está previsto para meados de 2026, segundo a empresa.
Fidji Simo, CEO de Aplicativos da OpenAI, afirmou em um post de blog que a plataforma usará IA para “encontrar a combinação perfeita entre o que as empresas precisam e o que os trabalhadores podem oferecer”.
O foco inicial será atender pequenas empresas e governos locais em busca de talentos especializados em IA.

LinkedIn ganha concorrência
- A iniciativa coloca a OpenAI em rota de colisão com o LinkedIn, controlado pela Microsoft, que também é a principal financiadora da criadora do ChatGPT.
- O LinkedIn já vem adicionando recursos de IA para melhorar a conexão entre candidatos e vagas.
- Além da plataforma de empregos, a OpenAI planeja expandir suas ofertas com certificações por meio da OpenAI Academy, lançada em 2023.
- A empresa pretende iniciar o programa de certificações em 2025, em parceria com grandes empregadores como o Walmart, e certificar 10 milhões de americanos até 2030.
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IA no mercado de trabalho: ameaça ou aliada?
A novidade chega em meio a debates sobre o impacto da IA no mercado de trabalho. Executivos do setor, como Dario Amodei, da Anthropic, já alertaram que até metade dos empregos de nível básico de colarinho branco pode desaparecer até 2030.
Simo reconheceu o risco, mas afirmou que a OpenAI quer ajudar trabalhadores a se adaptarem ao novo cenário, oferecendo treinamento e oportunidades em setores em transformação.

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SpaceX dá mais um passo para lançar até 120 voos por ano na Flórida

A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluiu a revisão ambiental do pedido da SpaceX para dobrar o número de lançamentos do Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os reguladores aprovaram a ampliação do número de voos de 50 para até 120 por ano.
Eles avaliaram que as mudanças “não impactariam significativamente a qualidade do ambiente humano”, segundo o Tech Crunch. O plano também incluiu a construção de uma nova zona de pouso para receber até 34 propulsores por ano — a maioria sendo partes reutilizáveis do foguete.

Essa é apenas mais uma etapa do processo que dará permissão, de fato, para ampliar as operações da empresa de Elon Musk. A empresa ainda depende da atualização de licença emitida pela FAA e aprovação do Departamento da Força Aérea para as mudanças, já que a plataforma de lançamento fica em propriedade da Força Espacial.
O que diz a revisão
- Os reguladores aprovaram a emissão de licenças ambientais para garantir segurança durante as obras, o que inclui o uso de iluminação adequada para tartarugas marinhas à noite e a realização de pesquisas pré-construção sobre as populações de gaios-da-Flórida e cobras-índigo-orientais para garantir a proteção da vida selvagem;
- Além disso, na avaliação da FAA, é altamente improvável que águas residuais industriais — especialmente os enormes volumes de água descarregados pelo sistema de dilúvio durante o lançamento — sejam despejados em águas próximas;
- Esse tem sido um ponto controverso ao longo do processo: no Texas (EUA), ambientalistas processaram órgãos reguladores de locais próximos à Starbase no Estado por permitir que a empresa espacial descarregasse águas residuais industriais da plataforma.

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Musk quer mais para a SpaceX
A SpaceX é atualmente a empresa que mais lança foguetes no mundo, atendendo desde clientes comerciais até o Departamento de Defesa dos EUA e a sua própria rede de satélites de internet Starlink. E a tendência é que a lista continue crescendo.
Agora, a empresa tem planos de expandir sua presença na Costa Oeste, lançando até 100 foguetes Falcon por ano a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Futuramente, a Starship também pode ser usada em missões na Lua e em Marte, com lançamentos tanto no Texas quanto na Flórida.
A Starship é a nave espacial mais potente em operação, construída com um sistema totalmente reutilizável. Com 123 metros de altura, o foguete tem capacidade de carga de 150 toneladas. E foi projetado para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.

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