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6 sinais clássicos de que o motor do carro vai morrer

Os motores de carro podem apresentar alguns problemas ao longo de sua vida útil e, por mais que sejam feitos reparos e manutenções, é inevitável que, em algum momento, ele deixe de funcionar. Vale lembrar que, neste caso, estamos falando de ele “morrer” por completo, ou seja, ficar completamente inutilizável.
Assim como acontece com diversos componentes, os motores dos automóveis se desgastam e acabam estragando, não existindo uma fórmula ou procedimento que garanta a vida eterna deles. O que pode determinar sua longevidade são inúmeros fatores, que vão desde ao tratamento adequado até a qualidade da peça.
Se você já possui um automóvel há algum tempo e tem percebido alguns comportamentos diferentes na parte do motor, fique atento aos sinais que comentaremos abaixo.
Quanto tempo dura um motor de carro?
A duração do motor de carro pode variar de 100 mil a 400 mil quilômetros, e pode depender de diversas variáveis. Alguns fatores que influenciam a durabilidade do motor são:

- Manutenção regular;
- Frequência de troca de óleo;
- Tipo do combustível;
- Qualidade do projeto e dos materiais;
- Tipo de motorista;
- Tipo de estrada.
Um motor a gasolina, etanol ou flex funciona corretamente, em média, entre 200 mil e 300 mil quilômetros. Depois desse período, ele pode perder a eficácia e começar a apresentar defeitos, sendo necessário uma retífica.
Já no caso de motores a diesel, a duração pode variar entre 300 mil e 800 mil quilômetros, dependendo do uso do motor, sua manutenção, qualidade do combustível e aplicações.
Manter bons hábitos com o veículo também pode influenciar na durabilidade do motor, como não sobrecarregar o veículo com peso excessivo, realizar manutenções periódicas, manter filtros limpos, trocar as marchas no tempo adequado, etc.
Veja como saber que seu motor está perto do fim
Ruídos incomuns e barulhos altos
Ruídos e barulhos altos no motor podem ser indicativos de problemas, causados pela falta de tensão na correia dentada, pouca quantidade de fluido no radiador, suporte quebrado do motor, problemas com o alternador e problemas de lubrificação, como o nível de óleo baixo ou bomba de óleo com defeito.

Para ter certeza, é importante ver se o sistema de escape está em boas condições e sem vazamentos, checar se há peças soltas ou desgastadas, verificar o nível de óleo do motor, entre outros. É importante consultar um profissional qualificada para identificar a origem do problema e realizar a manutenção adequada.
Luz de advertência no painel
Preste atenção se há uma luz de advertência ligada no painel do veículo. Também conhecida como “Check Engine” ou “Service Engine Soon”, ela indica que há um problema no sistema de controle do motor.
Caso isso aconteça com o motor ligado ou enquanto estiver dirigindo, pare o carro assim que puder, com segurança, e desligue o motor. Em seguida, leve o veículo para uma oficina de confiança.
Ela pode significar: problema na central eletrônica do carro; no catalisador; em algum componente do sistema de injeção; falha no turbocompressor; na válvula de descarga; no eixo do turbocompressor ou falta de lubrificação.
Superaquecimento constante
Isso acontece quando a temperatura do motor do carro ultrapassa o nível ideal de operação, podendo danificar o motor e outras peças do veículo.

Algumas causas do superaquecimento podem ser: baixo nível de líquido de arrefecimento ou falhas nesse sistema; problemas com o termostato; vazamentos no sistema de refrigeração; mau funcionamento do radiador; falha na bomba de água e má qualidade do lubrificante; entre outros.
Os sinais de superaquecimento são fumaça ou vapor subindo do capô, luz do painel acessa no marcador de temperatura, barulho alto da ventoinha e vazamento de água com tom de azul ou vermelho no chão.
Caso isso aconteça, é preciso parar o veículo em um lugar seguro e em uma área plana, desligar o motor imediatamente e aumentar a ventilação, abrindo as janelas ou ligando o ventilador interno (não o ar-condicionado). Verfifique também o nível do líquido de arrefecimento.
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Perda de potência
A perda de potência do motor do carro acontece quando o veículo não consegue gerar energia mecânica suficiente para se impulsionar. Alguns sintomas são a falta de resposta do motor ao acelerar, velocidade reduzida, dificuldade em manter a velocidade e o aumento do consumo de combustível.
Entre as possíveis causas, estão: combustível de má qualidade ou alterado; vazamento de óleo; velas antigas; transmissão desgastada ou com baixo nível de fluido; filtro de ar sujo; temperatura ambiente elevada; condução agressiva; e manutenção inadequada.
Consumo excessivo de óleo ou combustível
O alto consumo de óleo ou combustível no carro pode ser causado por problemas mecânicos, estilo de condução ou falta de manutenção.

O consumo excessivo de óleo, geralmente, é causado por:
- Desgaste de anéis de pistão, cilindros, juntas, retentores, vedantes, rolamentos, bielas e caixas dos segmentos;
- Vazamentos de óleo em selos, juntas ou no cárter;
- Uso de óleo inadequado;
- Estilo de condução desportivo; entre outros.
Já o consumo de combustível em excesso pode ser causado por:
- Problemas na bobina de ignição;
- Problemas nas velas, cabo de vela e bobinas;
- Peso excessivo no veículo;
- Pneus com mau estado de conservação e calibragem incorreta;
- Estilo de condução enérgico.
Fumaça excessiva no escapamento
A fumaça excessiva saindo do escapamento do carro também pode indicar problemas no motor, como desgaste dos anéis de pistão, defeito na junta do cabeçote ou falha nas vedações das válvulas. Porém, há dois tipos de fumaça:
- Fumaça preta: pode indicar que o carro está desperdiçando combustível; pode estar acompanhada de forte odor; pode ser causada pelo excesso combustível;
- Fumaça branca: pode ser causada por problemas no motor, como uma junta de cabeçote danificada, um cilindro com vazamento ou até um motor desgastado; pode ser causada por condensação de vapor de água ou vazamento de líquido de arrefecimento.
É preciso verificar o nível de líquido de arrefecimento e o óleo do motor; fazer uma inspeção visual no motor; trocar o líquido de arrefecimento; e reparar ou substituir o motor.
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NASA encontra resposta para dúvida sobre buracos negros

Como os raios X são gerados em ambientes extremos, como buracos negros? Essa pergunta de longa data, agora, tem uma resposta plausível graças a uma descoberta da NASA em missão realizada em parceria com a Agência Espacial Italiana (ASI, na sigla em italiano).
Em resumo, os cientistas propõem que as interações entre elétrons em movimento rápido e partículas de luz, chamadas fótons, levam a essa emissão de raios X. O estudo detalhado ainda será publicado na revista Astrophysical Journal Letters, mas já está disponível no servidor de pré-impressão arXiv.
A conclusão partiu de análise feita pelo Imaging X-ray Polarimetry Explorer (IXPE) da NASA em colaboração com telescópios de rádio e ópticos no blazar BL Lacertae, buraco negro supermassivo cercado por disco brilhante e jatos orientados para a Terra.

NASA, desenha pra gente, por favor?
- A NASA divulgou concepção artística (logo acima) mostrando a região central do blazar BL Lacertae;
- O buraco negro central da galáxia é cercado por redemoinhos de laranja em vários tons, representando o disco de acreção de material que cai em direção ao buraco negro;
- Embora sejam conhecidos por puxar material, esse processo de acreção pode resultar na ejeção de jatos de elétrons quase à velocidade da luz;
- O jato de matéria é representado pelo cone de luz que começa no centro do buraco negro e se alarga à medida que atinge a parte inferior da imagem;
- Ele é riscado com linhas brancas, rosa e roxas que representam campos magnéticos em forma de hélice. Podemos observar esses jatos em muitos comprimentos de onda de luz, incluindo rádio, óptico e raios X.
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Desvendando a mágica…
Os cientistas tinham duas explicações possíveis para os raios X, uma envolvendo prótons e outra envolvendo elétrons. As teses consideram diferentes polarizações da luz de raios, ou seja, a direção média das ondas eletromagnéticas:
- Se os raios X nos jatos de um buraco negro forem altamente polarizados, isso significaria que os raios X são produzidos por prótons girando no campo magnético do jato ou por prótons interagindo com os fótons do jato;
- Se os raios X tiverem grau de polarização mais baixo, isso sugeriria que as interações elétron-fótons levam à produção de raios X.
Após análises, os cientistas identificaram que os elétrons são responsáveis por processo chamado espalhamento Compton, que ocorre quando um fóton perde ou ganha energia após interagir com uma partícula carregada (geralmente um elétron).

Dentro dos jatos de buracos negros supermassivos, os elétrons se movem próximos à velocidade da luz. O IXPE ajudou os cientistas a descobrir que, no caso de um jato de blazar, os elétrons têm energia suficiente para espalhar fótons de luz infravermelha até comprimentos de onda de raios X.
O BL Lacertae foi observado, inicialmente, pelo IXPE, no final de novembro de 2023 por sete dias, com vários telescópios terrestres que mediram a polarização óptica e de rádio simultaneamente.
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Tesouros pré-históricos revelam costumes de povos na Hungria

Arqueólogos escavaram tesouros de artefatos metálicos com mais de três mil anos na colina Somló, no oeste da Hungria. A descoberta traz novas informações sobre a vida social e ritual das comunidades da Idade do Bronze (1450-800 a.C.) e do Ferro (800-450 a.C.) na região.
Os achados recolhidos entre 2023 e 2025 foram detalhados em artigo recente publicado na revista Antiquity. No total, a equipe identificou mais de 900 objetos metálicos, concentrados, principalmente, no planalto sudeste da colina.

Conhecendo Somló
- O monte vulcânico de 425 metros de altura está localizado no Condado de Veszprém, região conhecida por vinhedos atualmente (muitos deles abandonados), mas que mantém sua importância arqueológica. As escavações são realizadas na colina desde o século XIX;
- A nova missão foi liderada pelo arqueólogo Bence Soós, com apoio do Centro de Coleções Públicas do Museu Nacional Húngaro;
- O sítio passou por varredura com detectores de metais, prospecção magnética e escaneamento a laser aerotransportado.
“A ocupação no topo da colina parece ter sido ininterrupta durante a transição para a Idade do Ferro Inicial e, ao contrário do que sabíamos até então, alguns achados sugerem que a área continuou a ser ocupada nos períodos Hallstatt (entre a segunda metade do século VI a.C. e o início do século V a.C.)”, escreve o autor.
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Tesouros enterrados
Grandes quantidades de pedaços de bronze, gotas, jatos de fundição e lingotes plano-convexos fragmentados sugerem a presença de oficinas no planalto da colina em tempos passados.
Cinco dos seis tesouros são datados do final da Idade do Bronze, e um, do início da Idade do Ferro. Entre eles, encontram-se joias, broches, discos decorativos que se acredita serem adornos militares e uma rara ponta de lança de tipo alpino.

Dois deles foram enterrados em vasos de cerâmica — prática há muito tempo hipotetizada, mas nunca confirmada para este período no oeste da Hungria. Os objetos foram enviados para análise com tomografia computadorizada (TC) na Universidade da Panônia (Hungria).
A descoberta fornece a “primeira evidência de costumes locais de deposição de metais durante a transição entre a Idade do Bronze Final e a Idade do Ferro Inicial”. Além de peças de metal, este tesouro continha contas de âmbar, presas de porco e javali e fragmentos de tecidos e couro, o que mostra a complexidade do ritual.
Uma análise arqueobotânica de amostras de sedimentos revelou lentilhas de sementes pequenas, fragmentos de cereais e alguns cereais de sementes pequenas fragmentados (provavelmente painço), alimentos já conhecidos da época.
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Trump faz corte histórico na NASA visando viagem a Marte

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, divulgou, na sexta-feira (2), sua proposta de orçamento federal para 2026, confirmando os rumores de cortes significativos para a NASA.
O plano reduz o financiamento da agência espacial em US$ 6 bilhões (R$ 33,93 bilhões, na conversão direta) em comparação com os valores de 2025, passando de US$ 24,8 bilhões (R$ 140,28 bilhões) para US$ 18,8 bilhões (R$ 106,34 bilhões) — redução de 24%, que representa o maior corte anual na história da NASA, segundo a organização sem fins lucrativos Planetary Society.
O “orçamento enxuto” proposto pelo governo redireciona as prioridades da agência espacial estadunidense, cancelando projetos importantes, como a estação espacial lunar Gateway e o programa de retorno de amostras de Marte, enquanto aloca US$ 1 bilhão (R$ 5,65 bilhões) para iniciativas focadas no Planeta Vermelho, alinhando-se com a ambição de Elon Musk e sua empresa, a SpaceX.

Mudança de prioridades na NASA
- A proposta orçamentária reflete as prioridades da administração Trump, que valoriza “retornar à Lua antes da China e colocar um homem em Marte“, segundo o documento;
- As reduções são especialmente profundas para ciência espacial, ciência da Terra e sistemas legados de exploração humana, que seriam cortados em US$ 2,3 bilhões (R$ 13,01 bilhão), US$ 1,2 bilhão (R$ 6,78 bilhões) e quase US$ 900 milhões (R$ 5,09 bilhões), respectivamente;
- Segundo a CNBC, Janet Petro, administradora interina da NASA, afirmou, em e-mail enviado a todos os funcionários da agência, que o orçamento proposto “reflete o apoio da administração à nossa missão e prepara o terreno para nossas próximas grandes conquistas”;
- Ela instou os funcionários a “perseverar, manter a resiliência e apostar na disciplina necessária para fazer coisas que nunca foram feitas antes — especialmente em ambiente restrito”;
- Petro reconheceu que o orçamento exigirá “escolhas difíceis” e que algumas das “atividades da NASA serão encerradas“.
Fim de programas emblemáticos
Se este orçamento for aprovado pelo Congresso — o que não é garantido — alguns programas de alto custo da NASA serão eliminados.
Entre eles estão o programa de retorno de amostras de Marte, esforço conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) para trazer, para a Terra, material coletado pelo rover Perseverance, e o Gateway, a planejada estação espacial em órbita lunar que, há muito tempo, é parte fundamental do programa Artemis.
Além disso, o plano prevê o fim do Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês) e da cápsula Orion após três voos. “Apenas o SLS custa US$ 4 bilhões [R$ 22,62 bilhões] por lançamento e está 140% acima do orçamento”, afirma o documento.
“O orçamento financia um programa para substituir os voos do SLS e da Orion à Lua por sistemas comerciais mais econômicos que apoiariam missões lunares subsequentes mais ambiciosas.”
O SLS e a Orion voaram juntos apenas uma vez — na missão não tripulada Artemis 1, que foi à órbita lunar e retornou no final de 2022. Com o novo plano orçamentário, a dupla seria aposentada após a Artemis 3, que pretende pousar astronautas perto do polo sul lunar em 2027.
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Foco em Marte e oportunidade para empresas privadas
O documento, publicado no site da NASA, afirma que a agência está alocando mais de US$ 7 bilhões (R$ 39,59 bilhões) para exploração lunar e “introduzindo US$ 1 bilhão [R$ 39,59 bilhões] em novos investimentos para programas focados em Marte“.
Esta mudança de prioridades beneficia empresas privadas, como a SpaceX, que já está entre os maiores contratados da NASA e do Departamento de Defesa.
A empresa de Elon Musk, há muito tempo, busca lançar uma missão tripulada a Marte e afirma, em seu site, que seu enorme foguete Starship foi projetado para “transportar tanto tripulação quanto carga para a órbita terrestre, a Lua, Marte e além“.
Musk, fundador e CEO da SpaceX, tem papel central na administração Trump, liderando um esforço para reduzir o tamanho, os gastos e a capacidade do governo federal, além de influenciar mudanças regulatórias por meio do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês).
Impacto na força de trabalho e missões científicas
A NASA também afirmou que precisará “racionalizar” sua força de trabalho, serviços de tecnologia da informação, operações dos Centros NASA, manutenção de instalações e atividades de construção e conformidade ambiental. Além disso, terá que encerrar várias missões “inacessíveis” e reduzir missões científicas em nome da “responsabilidade fiscal“.
O documento destaca que algumas das maiores reduções, caso o orçamento seja aprovado, afetariam as divisões de ciência espacial, ciência da Terra e suporte a missões da agência espacial. “Esta está longe de ser a primeira vez que a NASA foi solicitada a se adaptar, e sua capacidade de entregar, mesmo sob pressão, é o que diferencia a NASA”, escreveu Petro em seu e-mail.

Próximos passos
O indicado pelo presidente Trump para liderar a NASA, o empresário de tecnologia Jared Isaacman, ainda precisa ser aprovado pelo Senado dos EUA. Sua nomeação foi aprovada pelo Comitê de Comércio do Senado na quarta-feira (30).
A proposta orçamentária ainda precisa passar pelo Congresso, onde pode enfrentar resistência. No entanto, ela sinaliza, claramente, uma mudança na política espacial estadunidense, priorizando o retorno à Lua e eventual missão tripulada a Marte, com maior participação do setor privado e foco em “vencer” a China na nova corrida espacial.
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