Ligue-se a nós

Tecnologia

Elon Musk ativa internet por satélite e garante conexão na Ucrânia

Colunista Noel Junior

Publicado

no

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, anunciou no sábado (26) que os satélites de internet Starlink da empresa estão agora ativos na Ucrânia, país que sofre quedas constantes de energia em meio à invasão da Rússia.

“O serviço Starlink agora está ativo na Ucrânia”, publicou Musk, CEO da Tesla, no Twitter. “Mais terminais a caminho”.

O vice-primeiro-ministro da Ucrânia pediu a Musk que fornecesse serviço de internet ao país em meio aos ataques russos, e Musk atendeu, de acordo com uma troca de publicações no Twitter entre os dois no sábado.

Mykhailo Fedorov, que também é ministro da transformação digital da Ucrânia, twittou para Musk: “enquanto você tenta colonizar Marte a Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso do espaço, foguetes russos atacam”. 

Anúncio

A Starlink é uma rede de internet baseada em satélite destinada a cobrir o planeta com banda larga de alta velocidade e pode potencialmente levar conectividade a bilhões de pessoas que ainda não têm acesso confiável à internet.  

A tecnologia também pode ser uma barreira crítica quando furacões ou outros desastres naturais interrompem a comunicação.

Os satélites operam em órbita baixa da Terra – cerca de 340 milhas de altura, no caso da SpaceX – para fornecer cobertura contínua.

A troca no Twitter ocorreu quando o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou que as forças de dissuasão de seu país, que incluem armas nucleares, fossem colocadas em alerta máximo. O vice-ministro do Interior ucraniano, Evgeny Yenin, disse que as conversas entre as delegações russa e ucraniana ocorrerão na manhã de segunda-feira.

Anúncio

Houve quedas de energia “intermitentes” na Ucrânia, mas a internet ainda está “geralmente disponível”, disse um alto funcionário da defesa dos Estados Unidos a repórteres no sábado.

A conectividade com a Internet na Ucrânia foi afetada pela invasão russa, particularmente nas partes sul e leste do país, onde os combates foram mais intensos, disseram monitores de internet neste sábado

O sistema Starlink foi usado recentemente em Tonga, no Oceano Pacífico Sul, para fornecer serviço de internet para conectar aldeias remotas após a erupção de um vulcão submarino em janeiro, segundo a SpaceX. A erupção foi provavelmente a maior registrada em qualquer lugar do planeta em mais de 30 anos, informou a CNN.

Musk disse em janeiro que a SpaceX tinha 1.469 satélites Starlink ativos e 272 movendo-se para órbitas operacionais em breve.

Anúncio

Fonte: CNN Brasil

Tecnologia

Apple não terá mais que mudar a App Store no Brasil; entenda

Redação Informe ES

Publicado

no

A Justiça Federal optou por revogar uma medida imposta recentemente que obrigava a Apple a adotar alterações na App Store do Brasil. O juiz da 14ª Vara Federal Cível, Eduardo Santos da Rocha Penteado, anulou a determinação que partiu do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Segundo o magistrado, a medida do Cade é desproporcional e envolve mudanças que “alteram, de forma sensível e estrutural, a organização de negócios” da empresa.

Logo da Apple em fachada
(Imagem: TungCheung/Shutterstock)

Vale recordar que o Cade alega que a loja de aplicativos da Apple possui uma posição dominante no mercado e precisa adotar mudanças para continuar operando em território brasileiro. Um delas é facilitar o uso de métodos alternativos de pagamento de fora da App Store.

Por ora, foi decidido que as medidas precisam de mais discussão antes de eventualmente se tornarem uma imposição. Isso significa que a Apple não será punida de imediato ou terá que promover mudanças na sua loja de apps. O Cade ainda não se manifestou sobre a decisão.

As informações são do Valor Econômico.

Anúncio

Leia mais:

  • Apple e Google podem ser investigados no Reino Unido
  • Como bloquear qualquer aplicativo com Face ID no iPhone
  • Conheça 4 aplicativos essenciais para instalar em qualquer MacBook

Cade abriu processo por suspeitar que Apple abusa da sua posição dominante

  • Abertura de processo contra a Apple pelo Cade: A Superintendência-Geral (SG) do Cade instaurou processo administrativo contra a Apple por suspeita de abuso de posição dominante, incluindo barreiras artificiais à concorrência e venda casada, com a aplicação de uma medida preventiva;
  • Foco das investigações: As práticas anticoncorrenciais decorrem dos Termos & Condições do iOS, que podem fechar mercados nacionais relacionados à distribuição de aplicativos, bens e serviços digitais, e sistemas de pagamento in-app;
  • Notificação e prazo de defesa: A Apple será notificada para apresentar defesa e, ao término da análise, a SG/Cade emitirá parecer sobre a condenação ou arquivamento, encaminhando a decisão final ao Tribunal do Cade;
  • Medida preventiva e penalidades: O Cade determinou que a Apple permita liberdade de escolha para canais de distribuição e sistemas de pagamento in-app em até 20 dias, com multa diária de R$ 250 mil em caso de descumprimento.

O post Apple não terá mais que mudar a App Store no Brasil; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

Anéis inteligentes da Oura vão dizer se você está doente

Redação Informe ES

Publicado

no

Durante a pandemia de Covid-19, muitas empresas de dispositivos vestíveis tentaram detectar sinais iniciais da doença e, agora, a Oura lança, oficialmente, um recurso que pode identificar indícios de doenças respiratórias, segundo o The Verge.

Chamado Symptom Radar, o recurso não faz diagnósticos, mas atua como um “alerta de doença“, sinalizando mudanças fisiológicas que podem indicar o início de uma condição respiratória.

Como o recurso da Oura deve funcionar

  • O Symptom Radar analisa métricas, como frequência cardíaca em repouso, variabilidade da frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória, para detectar alterações em relação aos padrões normais;
  • Quando os usuários sincronizam seus dados pela manhã, o app informa se há sinais de esforço relacionado a sintomas respiratórios;
  • No caso de sinais menores ou maiores, o aplicativo da Oura fará a recomendação de ativar o Modo de Repouso e priorizar o descanso.
Recurso ajuda a identificar, precocemente, condições respiratórias e aconselha o usuário e descansar com base nos sinais captados (Imagem: Divulgação/Oura)

Leia mais:

  • Anel para medir estresse deixa usuários… estressados; entenda
  • Oura Ring: o que é e para que serve o anel inteligente?
  • Samsung deve produzir 400 mil unidades do Galaxy Ring para o lançamento

Lançado inicialmente como recurso beta em abril, o Symptom Radar foi aprimorado com base em conjunto maior de dados, mas o algoritmo ainda não é 100% preciso, com possibilidade de falsos positivos e negativos. A versão final incluirá gráfico histórico para que os usuários possam monitorar sua saúde ao longo do tempo e entender melhor sua recuperação de doenças.

O Symptom Radar estará disponível para todos os usuários do Oura Ring Gen 3 e Gen 4 a partir de 11 de dezembro.

Anúncio
anel smart oura
Recurso que identifica doenças nos anéis da Oura foi lançado em versão beta meses atrás e, agora, está liberado oficialmente a todos os usuários (Imagem: Divulgação /Oura)

O post Anéis inteligentes da Oura vão dizer se você está doente apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Tecnologia

6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente

Redação Informe ES

Publicado

no

Seja pelos bons salários oferecidos, pela estabilidade financeira ou pelas bonificações, os cargos públicos sempre foram bastante disputados e uma ótima opção para diversas pessoas. Para isso, cada vez mais jovens decidem prestar concursos públicos, o que demanda tempo e dedicação.

Justamente pela quantidade de benefícios que oferece, quem pretende se tornar um funcionário público precisa ficar atento a diversos fatores, como ao que está acontecendo na atualidade, além de saber exatamente quando as inscrições para as provas e as avaliações devem acontecer. Felizmente, a tecnologia está aí para ajudar nessa questão.

Leia mais:

  • 5 aplicativos e sites para te ajudar a passar no vestibular
  • Dia do Estudante: confira 5 sites para estudar de graça
  • Como aprender inglês e outros idiomas sozinho com ChatGPT

Existem diversos sites de concursos, portais oficiais e até a possibilidade de configurar alertas na seção de notícias do Google, para que sempre chegue até os concurseiros informações importantes sobre quais os editais estão abertos ou prestes a abrir. Veja abaixo algumas dicas de como encontrar concursos públicos abertos mais facilmente.

6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente

1. PCI Concursos

O portal existe desde 2010 no mercado e é bastante conhecido entre os concurseiros. O PCI oferece grande quantidade de conteúdo, como notícias atualizadas, provas, simulados e artigos, para ajudar quem está estudando para prestar as difíceis provas dos concursos públicos.

2. Concursos no Brasil

A especialidade desse site é a publicação de conteúdos sobre concursos públicos, além de processos seletivos, vagas de estágio e de emprego, no formato de notícias, artigos, editais e orientações de preparação.

3. Edital Concursos Brasil

É um portal de notícias com uma lista atualizada todos os dias, sobre todos os concursos abertos no Brasil. O site também oferece artigos, provas de concursos anteriores e muito mais conteúdo para auxiliar também nos estudos.

4. Portal de Concursos do Estado de São Paulo

Criado pelo Decreto nº 60.449, de 15 de maio de 2014, o Portal de Concursos Públicos do Estado de São Paulo é um canal online que disponibiliza informações sobre concursos públicos realizados pela Administração Direta e Autárquica do Estado.

O objetivo é centralizar as informações sobre os concursos públicos e tornar o processo de recrutamento e seleção o mais transparente possível. No site é possível encontrar editais, comunicados, convocações, despacho de homologação do concurso, legislação e normativos relacionados aos concursos públicos.

Anúncio

5. Portal da Transparência

O site tem acesso livre, que permite que os cidadãos saibam para onde estão indo os recursos públicos, além de participar da discussão de políticas públicas. O portal mostra informações sobre como o dinheiro público é utilizado. Para saber os concursos, é possível selecionar no menu “Consultas Detalhadas” e depois “Licitação e Contratos”.

No portal é possível ter informações sobre concursos para defensores públicos, oficiais, agentes e estagiários de Direito. No site e-transparência, o interessado pode encontrar informações sobre concursos públicos abertos e realizados, como editais e resultados.

6. Configurar alerta na seção de notícias do Google

Para não perder nenhuma notícia sobre concursos públicos, você pode criar um alerta de notícias no Google. Assim, vai receber um aviso sempre que o assunto aparecer em algum portal de notícia. É possível filtrar por local, escolaridade, tipo do concurso, etc. Veja como configurar o alerta do Google:

  1. Acesse o Google Alerts;
  2. Na caixa de busca, digite o tópico que deseja acompanhar;
  3. Selecione o tipo de conteúdo que deseja monitorar;
  4. Defina a frequência com que deseja receber as notificações;
  5. Escolha a fonte;
  6. Escolha o idioma e a região;
  7. Defina o volume;
  8. Informe seu e-mail;
  9. Clique no botão para criar o alerta e pronto!

Também é possível configurar alertas de notícias no app Google Notícias em seu dispositivo móvel.

  1. Abrir o app Google Notícias;
  2. Tocar na sua foto do perfil ou sua inicial;
  3. Tocar em Configurações de notícias;
  4. Em “Alertas”, tocar em Notificações;
  5. Ativar a opção Receber notificações.

O post 6 dicas de como encontrar concursos abertos mais facilmente apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta