Ligue-se a nós

Tecnologia

Estados Unidos estudam banir TikTok do país, diz secretário de Estado

Colunista Noel Junior

Publicado

no

O dia começou agitado para o aplicativo de vídeos TikTok. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse na noite de segunda-feira, 6, que os Estados Unidos estão analisando a possibilidade de banir a rede social do país. Também nesta madrugada, o TikTok anunciou que vai parar de operar em Hong Kong em meio à possibilidade de censura do governo chinês na ilha.

A fala de Pompeo trouxe poucas ações concretas, mas pode acender um sinal de alerta. “Eu não quero ‘passar na frente’ do presidente [Donald Trump], mas é algo que estamos analisando”, disse Pompeo em entrevista à Fox News, quando perguntado sobre banir o TikTok no país.

O TikTok pertence à companhia chinesa ByteDance, com sede em Pequim, capital da China. O app vem ganhando popularidade internacional nos últimos dois anos, chegando a mais de 2 bilhões de downloads e mais de 800 milhões de usuários ativos.

O anúncio desta segunda-feira de que o aplicativo vai parar as operações em Hong Kong é também um marco em meio às polêmicas sobre a nova lei de segurança imposta pelo governo chinês à ilha, aprovada em 29 de junho.

Anúncio

Hong Kong é território chinês desde 1967 e funciona com relativa autonomia — no modelo que ficou conhecido como “um país, dois sistemas”. A nova lei do governo chinês restringe as liberdades locais na ilha e reduz a possibilidade de manifestações e de contestação ao governo, após mais de dez meses de protestos dos moradores de Hong Kong no ano passado.

Segundo informa a Reuters com base em fontes próximas à empresa, a decisão do TikTok de não disponibilizar o aplicativo em Hong Kong aconteceu justamente porque a empresa não sabia precisar se teria de responder a manifestações da China solicitando informações de usuários.

Após melarem campanha de Trump, jovens do Tik Tok escolhem próximo golpe

O TikTok na China

O TikTok diz historicamente querer se manter independente do governo chinês e afirma que não compartilha dados com o governo central em Pequim.

Anúncio

Em resposta aos comentários de Pompeo, um porta-voz da ByteDance disse que “o TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de empregados e líderes-chave em segurança, produto e políticas públicas aqui nos Estados Unidos”, segundo reportou a rede britânica BBC. “Nunca fornecemos dados para o governo chinês, nem o faríamos se fossemos solicitados”, disse.

Conflitos geopolíticos

As controvérsias do TikTok em Hong Kong surgem dias depois de a Índia banir a rede social e mais de 50 outros aplicativos de empresas chinesas.

O governo indiano alegou ameaça à segurança nacional, em meio a um conflito na fronteira entre os países que deixou pelo menos 20 soldados indianos mortos. Por parte dos usuários, o caso gerou pedidos de “boicote” à tecnologia chinesa nas redes sociais da Índia.

Para além de Pompeo, congressistas americanos vêm expressando nos últimos meses preocupação a respeito de privacidade no TikTok, que vem ganhando espaço entre os jovens nos Estados Unidos, e sobre potencial uso do app para espionagem por ordens do governo chinês — com quem os EUA estão em uma guerra comercial que já dura dois anos.

Anúncio

O mesmo tipo de acusação acontece com outras companhias chinesas, como a fabricante de celulares e eletrônicos Huawei. As empresas, por sua vez, afirmam que as críticas se baseiam puramente em conflitos geopolíticos entre os governos e no temor dos EUA de que haja uma maior concorrência entre empresas de tecnologia americanas e chinesas. Fonte: Exame

Tecnologia

Como jogar e transmitir Netflix Games na TV

Redação Informe ES

Publicado

no

A plataforma de jogos Netflix Games está disponível para assinantes do serviço de streaming no mundo todo, incluindo o Brasil. Nela, é possível jogar uma grande diversidade de títulos em seus dispositivos compatíveis, sem precisar pagar um valor extra.

Além de os jogos poderem ser baixados em celulares e tablets Android, iPhone, iPad e iPod Touch, os usuários também podem jogar e transmitir a Netflix Games diretamente na TV, para uma experiência ainda melhor em uma tela maior.

Leia mais:

  • O que é e como jogar na Netflix Games?
  • Quer jogar os games disponíveis na Netflix? Veja os 10 melhores
  • Como curtir os jogos da Netflix sem assinatura na plataforma de streaming?

O serviço Netflix Games garante acesso ilimitado a mais de 40 jogos exclusivos para celular, incluindo “Exploding Kittens”, “Stranger Things: 1984” e outros. No total, a plataforma conta com mais de 100 títulos disponíveis para os assinantes, incluindo versões exclusivas do streaming, adaptações de títulos do PlayStation, Xbox, Switch e PC, e games baseados em séries e filmes da Netflix.

Como jogar e transmitir Netflix Games na TV

O serviço está ampliando sua atuação, permitindo que os usuários joguem diretamente na TV. Contudo, o recurso ainda está em fase de testes beta, e disponível apenas no Reino Unido e no Canadá, para membros selecionados.

Anúncio

Se você quer saber como fazer para jogar e transmitir o Netflix Games em sua TV, quando estiver disponível, preparamos um tutorial abaixo.

Como jogar no Netflix Games na TV

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Abra o aplicativo da Netflix na Smart TV;

  2. Selecione a seção de jogos;

  3. Escolher o jogo que deseja jogar;

  4. Conectar o celular como controle;

    Para isso, escaneie o código QR exibido na TV;

  5. Instale e configure o aplicativo Netflix Game Controller;

    Comece a jogar, usando os controles do aplicativo no celular.

O aplicativo Netflix Game Controller funciona como um controle remoto para os jogos da Netflix. No aparelho, aparece um joystick virtual e botões na tela. Para jogar na Netflix Games, você precisa: 

  • Ter uma assinatura ativa da Netflix;
  • Estar conectado a uma rede de internet;
  • Ter um dispositivo compatível.

Os requisitos para os dispositivos são:

  • Celular com Android 8.0 ou posterior
  • Dispositivos da Apple com iOS 15 ou posterior

Os mesmos perfis utilizados para assistir aos conteúdos da Netflix também são usados na Netflix Games.

Como instalar o aplicativo Netflix Game Controller e usar o celular como controle

  1. Abra o aplicativo da Netflix na TV; 
  2. Selecione a seção de jogos;
  3. Escolha o jogo que deseja joga;
  4. No celular, baixe e instale o aplicativo Netflix Game Controller;
  5. Abra a câmera do celular e aponte para a TV para escanear o código QR; 
  6. Toque no link que aparece;
  7. Se o aplicativo ainda não estiver instalado, toque em Instalar;
  8. Após a instalação, toque em Abrir;
  9. Escaneie o código QR novamente;
  10. O controller e a TV serão conectados e o jogo começará.

O post Como jogar e transmitir Netflix Games na TV apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Arranha-céu nos EUA pode criar rota perigosa para aviões; entenda

Redação Informe ES

Publicado

no

O projeto para construir o arranha-céu que pode se tornar o mais alto dos Estados Unidos tem enfrentado obstáculos para sair do papel. O motivo: a Legends Tower pode colocar em risco a segurança de voos em Oklahoma City.

Inicialmente, esse seria o segundo arranha-céu mais alto do país, mas a dimensão, agora, é outra: uma das quatro torres terá 581 metros de altura — 39 a mais do que o One World Trade Center, na cidade de Nova York, edifício mais alto dos EUA atualmente.

O complexo ficará em terreno que abrigava um estacionamento próximo de uma linha de trem e de um depósito. A região também é rota de aviões do Aeroporto Will Rogers World, na região metropolitana da cidade.

Anúncio
Complexo será construído em terreno de antigo estacionamento (Imagem: Divulgação/AO)

O jornal local The Oklahoman revelou que o diretor de aeroportos do Oklahoma City Airport Trust, Jeff Mulder, alertou a Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês) sobre os riscos de segurança criados pelo futuro edifício.

Segundo ele, a altura da torre “aumentaria o tempo de viagem” dos passageiros, causaria “mudanças adversas” nos horários de partida e “criaria problemas de segurança de voo” na grande área metropolitana.

Leia mais:

  • Maior arranha-céu residencial do mundo levará nome de Ayrton Senna
  • Com mais de 1 km de altura, arranha-céu mais alto do mundo tem data para ficar pronto
  • Arranha-céu de 400 metros de altura começa a ser erguido na Arábia Saudita
Idealizador diz que altura pode ser revista (Imagem: Divulgação/AO)

O que diz a empresa responsável pelo arranha-céu?

  • O projeto foi idealizado pelo estúdio de arquitetura AO e desenvolvido pela Matteson Capital;
  • Por enquanto, o início das obras da primeira fase está previsto para 2025 e não inclui a construção da Legends Tower;
  • Ao KOCO News 5 ABC, o fundador da Matteson Capital, Scot Matteson, disse que já era esperado um movimento de resistência de funcionários do aeroporto e que a empresa vai aguardar retorno da FAA até o fim deste mês sobre o assunto;
  • Matteson também sinalizou que a altura do arranha-céu — de 581 metros — pode ser revista, se necessário. O número escolhido (em pés, que é 1907) homenageia o ano em que Oklahoma se tornou o 46º estado dos EUA.

O post Arranha-céu nos EUA pode criar rota perigosa para aviões; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Fim do Windows 10: como escolher um notebook para substituir seu antigo

Redação Informe ES

Publicado

no

A Microsoft já anunciou que encerrará o suporte ao Windows 10 no dia 14 de outubro de 2025, o que significa que o sistema operacional não receberá mais atualizações, a não ser de forma paga. 

Caso você não possa ou não queira pagar para estender o suporte ao Windows 10 por um ano, o computador pode enfrentar problemas de desempenho e maior vulnerabilidade. 

Nesse caso, a solução é migrar para o Windows 11. No entanto, o novo sistema operacional não é compatível com computadores mais antigos, aqueles que foram fabricados antes de 2017. Por isso, é esperado que muitas pessoas e, principalmente, organizações, comprem novos notebooks para substituir o antigo em 2025. 

Leia mais:

Anúncio
  • 5 coisas que você pode fazer no Linux e não no Windows
  • “Chegou Bem?” não funciona no iPhone? Veja o que fazer
  • iOS 18: 4 novos recursos que vão te ajudar com a produtividade no iPhone

Por que mudar para o Windows 11?

Além do fato de que o Windows 10 ficará mais vulnerável e com baixo desempenho, a escolha do Windows 11 é excelente porque o sistema operacional conta com um design projetado para aumentar a produtividade. Ele também facilita o acesso ao menu “Iniciar” e garante maior organização.

Outro ponto importante a destacar é que os recursos “Layouts” e “Grupos Snap” dão permissão para que a função multitarefas fique ainda mais eficiente. O desempenho também é uma vantagem importante do sistema operacional da Microsoft, que inclusive já recebeu melhorias após o seu lançamento, com aumento da velocidade do SSD, o que torna o notebook mais rápido. 

Além disso, se você for um gamer, saiba que o Windows 11 garante uma experiência de jogo mais aprimorada, com gráficos suaves e taxas de quadro altas. Ele também conta com o Auto HDR e DirectStorage, tecnologias capazes de intensificar as cores e reduzir o tempo de carregamento dos jogos. 

Como escolher um notebook novo com o fim do W10?

Vai trocar de notebook em 2025? Para ajudar você nessa missão, separamos algumas dicas importantes. Confira!

1 – Veja se o notebook é compatível com o Windows 11

O Windows 11 é um sistema operacional que exige algumas configurações avançadas, por isso, certifique-se de que o notebook a ser comprado possui compatibilidade com o sistema operacional mais recente da Microsoft.

Anúncio

Esse tipo de informação geralmente já está presente na embalagem do produto ou no anúncio do site onde você pretende adquirir o equipamento.

2 – Confira se o notebook tem os requisitos mínimos para suportar o Windows 11

De acordo com a Microsoft, apesar de não ser um fator determinante para o funcionamento do Windows 11, é importante que o processador do equipamento tenha 1 Ghz, ou seja, mais rápido com 2 ou mais núcleos. Além disso, a memória RAM precisa ser de pelo menos 4 GB. Já o armazenamento deve ser de pelo menos 64 GB. 

Também é fundamental que o notebook possua a Interface de Firmware Extensível Unificada, uma versão moderna da BIOS do PC. Já a Trusted Platform Module (TPM) precisa ser da versão 2.0. Por outro lado, a placa gráfica deve ter compatibilidade com o DirectX 12 ou ser uma versão mais recente com o controlador WDDM 2.0. 

Outro ponto importante está na apresentação, pois a tela precisa ter alta definição (720p), sendo maior do que a 9” na diagonal, 8 bits por canal de cores. Caso ela seja menor do que isso, a interface de utilizador pretendida do Windows corre o risco de não ficar totalmente visível. 

Anúncio

Também é essencial que o item tenha conectividade com a internet e contas Microsoft para a conclusão das configurações do dispositivo.

3 – Compre conforme a finalidade de uso

Além de saber que a máquina suporta o Windows 11, você precisa definir a forma que vai usá-la, pois isso interfere diretamente nas configurações de hardware que são mais adequadas conforme suas necessidades. Por exemplo, modelos de entrada dos fabricantes são ótimos para quem precisa de um aparelho apenas para os estudos, navegação na internet, edição de planilha e textos. 

Por outro lado, quem deseja programas mais pesados, como os de edição de vídeo ou até mesmo jogos, precisa de um aparelho com o hardware mais avançado. 

4 – Confira o tipo de display

Para garantir maior conforto e qualidade de imagem, o ideal é adquirir um item que tenha uma tela com pelo menos a resolução Full HD (1.920 x 1.080). Se possível, vale investir em um equipamento com tela IPS. 

Anúncio

Há também os modelos com tela OLED, capazes de proporcionar excelente qualidade de imagem. Porém, no mercado, você encontra muitos notebooks com telas mais modestas, as quais possuem a resolução HD (1.366 x 768 pixels). A vantagem delas é que exigem menos da GPU. Todavia, a qualidade de imagem é inferior às outras telas citadas.

5 – Escolha um bom processador

Imagem destaca um chip em uma placa de circuito
Reprodução: Olivier Collet/Unsplash

O processador é uma peça fundamental para o bom desempenho da máquina. Por isso, na hora de selecioná-la, opte pelo menos pelas versões intermediárias, como o Intel Core i5 e o AMD Ryzen 5.

Inclusive, a marca Intel conta com opções muito interessantes. O ideal é escolher os modelos da décima geração ou até mesmo outros mais atuais, pois apresentam novas tecnologias, a Iris Xe, uma placa de vídeo integrada da empresa capaz de dar conta de tarefas de produtividade, criação de conteúdo, entretenimento e até games.

Já os modelos AMD são excelentes para o uso diário e oferecem bom desempenho. Inclusive, eles suportam jogos leves. As versões mais indicadas dessa marca são as superiores ao AMD Ryzen 3000.

6 – Aposte em memória RAM

Quanto mais memória RAM o seu notebook tiver, melhor. Isso porque ela garante que ele consiga realizar várias tarefas ao mesmo tempo, sem afetar no desempenho. 

Anúncio

Grande parte dos equipamentos que são vendidos no Brasil possuem pelo menos 8 GB de memória RAM, o que é bom para a maioria das tarefas no dia a dia. Mas, caso você seja um gamer, vale observar se é possível realizar um upgrade da RAM colocando mais módulos. Para isso, muitos modelos possuem espaço livre para acrescentar memória. 

Há também opções que possuem portas de acesso rápido, o que facilita a adição de memória, pois assim não é necessário desmontar a máquina. 

7 – Vai jogar? Invista em uma boa placa de vídeo

A placa de vídeo dedicada é recomendada para as pessoas que vão utilizar o notebook para jogos, pois ela entrega excelente desempenho para tarefas gráficas. 

É possível encontrar máquinas que possuam placas de vídeo excelentes, como a Lenovo Gaming 3i, a GTX 1650 da Nvidia, a Acer Aspire Nitro 5 e a Dell G5, que estão entre as mais buscadas no Brasil.

Anúncio

O post Fim do Windows 10: como escolher um notebook para substituir seu antigo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta