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Os 10 melhores filmes com Alain Delon disponíveis nos streamings

Um dos maiores ícones da história do cinema nos deixou no dia 18 de agosto de 2024: o ator francês Alain Delon. Considerado um dos galãs mais notáveis do século 20, Delon brilhou especialmente durante os anos 60 e 70.
O astro trabalhou com grandes cineastas como Luchino Visconti, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Michelangelo Antonioni, Valerio Zurlini e Joseph Losey. Entre seus filmes mais famosos estão “O Sol por Testemunha” e “Le Samouraï”, que infelizmente não estão disponíveis nos streamings.

Um verdadeiro marco cultural, Alain Delon recebeu prêmios ao longo de sua carreira e deixou seu nome eternamente marcado na história da sétima arte.
Que tal explorarmos mais a carreira desse ícone do cinema? A seguir, listamos 10 filmes com Alain Delon que estão disponíveis nos serviços de streaming.

Alain Deloin: filmes com o astro para ver online
- Rocco e Seus Irmãos (1960)
- O Leopardo (1963)
- O Eclipse (1962)
- O Assassinato de Trotsky (1972)
- Na Pele de um Tira (1981)
- Histórias Extraordinárias (1968)
- Terei o Direito de Matar? (1964)
- Sol Vermelho (1971)
- Confissões de um Tira (1975)
- A Garota da Motocicleta (1968)
Rocco e Seus Irmãos (1960)

Com direção de Luchino Visconti, “Rocco e Seus Irmãos” é um clássico do cinema. Alain Delon protagoniza como Rocco Parondi, um dos cinco filhos de uma família rural pobre do sul da Itália.
Após a morte do pai, Rocco e sua família partem para Milão com a expectativa de morar com o irmão mais velho que já vive lá. Contudo, na nova cidade, eles enfrentam grandes dificuldades e desafios. O elenco ainda conta com Annie Girardot.
Onde assistir:
- assinantes do Belas Artes à La Carte

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O Leopardo (1963)

Adaptação do romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, “O Leopardo” é outro clássico do cinema com direção de Luchino Visconti.
O filme se passa na Sicília do século XIX, durante a unificação da Itália. A trama acompanha o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster), enquanto ele testemunha a decadência da aristocracia e a ascensão da burguesia.

Alain Delon entrega uma atuação memorável como Tancredi Falconeri, o sobrinho oportunista de Don Fabrizio.
Onde assistir:
- assinantes do Looke
- gratuitamente (com anúncios) no Netmovies
O Eclipse (1962)

Clássico do cinema com direção de Michelangelo Antonioni. “O Eclipse” é aclamado por explorar o tema da incomunicabilidade na sociedade moderna. Alain Delon estrela ao lado de Monica Vitti, musa de Antonioni.
Vitti interpreta Vittoria, uma jovem que se envolve com Piero, um corretor da bolsa vivido por Delon.
Onde assistir:
- assinantes do Oldflix
- Assinantes do Prime Video Channel Arte1 Premium
O Assassinato de Trotsky (1972)

Este drama histórico, dirigido pelo cultuado Joseph Losey, gira em torno do assassinato de Leon Trotsky.
Richard Burton interpreta o líder revolucionário comunista Leon Trotsky, cuja morte foi provocada por um assassino contratado por Stalin. Alain Delon vive o assassino, que adota a identidade de Frank Jackson.
Onde assistir:
- assinantes do Belas Artes à La Carte
Na Pele de um Tira (1981)

Alain Delon estrela e dirige o suspense policial “Na Pele de um Tira”. No longa, Delon interpreta Choucas, um ex-detetive da polícia que é contratado por uma senhora idosa para investigar o desaparecimento de sua filha cega.
A partir daí, Choucas tenta solucionar uma rede de fraudes e se depara com uma série de crimes.
Onde assistir:
- assinantes do Looke
- gratuitamente (com anúncios) no Netmovies
Histórias Extraordinárias (1968)

O filme antologia “Histórias Extraordinárias” apresenta três segmentos baseados em obras de Edgar Allan Poe.
Um dos segmentos tem Alain Delon como protagonista: “William Wilson”, baseado no conto homônimo e dirigido por Louis Malle. Nele, Delon interpreta Wilson, que é perseguido por um doppelgänger.
Onde assistir:
- assinantes do Oldflix
Terei o Direito de Matar? (1964)

A história ocorre durante a Guerra da Argélia com a França na década de 1960, “Terei o Direito de Matar?” conta com a direção de Alain Cavalier. Alain Delon estrela ao lado de Lea Massari.
Na trama, Thomas (Delon), um desertor da Legião Estrangeira Francesa, aceita uma proposta da OEA para sequestrar uma advogada que defende os argelinos (Massari). No entanto, Thomas acaba se sentindo atraído por ela e passa a ser perseguido.
Onde assistir:
- assinantes do Looke
- gratuitamente (com anúncios) no Netmovies
Sol Vermelho (1971)

Filme de faroeste espaguete, “Sol Vermelho” tem três grandes atores do cinema mundial: Alain Delon, Charles Bronson e Toshirō Mifune. Ursula Andress e Capucine completam o elenco feminino.
Bronson e Mifune formam uma dupla improvável: o primeiro é um ladrão habilidoso com armas e o segundo é um samurai honrado. Já Alain Delon interpreta o vilão do filme, o bandido Gauche.
Onde assistir:
- assinantes do Oldflix
Confissões de um Tira (1975)

O suspense policial “Confissões de um Tira” se baseia na autobiografia do detetive da polícia francesa Roger Borniche. O longa, com direção de Jacques Deray, é estrelado por dois grandes atores do cinema francês: Alain Delon e Jean-Louis Trintignant.
Delon interpreta o policial Borniche, e a trama acompanha sua caçada ao gângster e assassino Émile Buisson, interpretado por Trintignant.
Onde assistir:
- assinantes do Belas Artes à La Carte
A Garota da Motocicleta (1968)

O drama/romance “A Garota da Motocicleta” é baseado no romance “La Motocyclette” de André Pieyre de Mandiargues.
A trama acompanha Rebecca (Marianne Faithfull), uma recém-casada que abandona a cama do marido e viaja de motocicleta para encontrar seu amante, Daniel (Alain Delon).
Onde assistir:
- assinantes do Belas Artes à La Carte

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Como e quando fazer a manutenção da suspensão do carro?

Pense na suspensão como os “sapatos e joelhos” do seu carro. Ela é que trabalha sem parar para garantir, por exemplo, que seu café não derrame no seu colo enquanto você passa por aquela rua esburacada. Ela garante que a viagem seja suave, mesmo quando o asfalto está irregular.
Mas, ela também se “cansa” e precisa de cuidados. Ignorar a manutenção da suspensão não é apenas sinônimo de menos conforto, mas é um risco direto à segurança, afetando como o carro freia, faz curvas e mantém os pneus no chão.
Então, vamos entender quando e como dar a esse sistema a atenção que ele merece, sem precisar virar um especialista em mecânica.
O que é a suspensão do carro e para que ela serve?
Se você já andou de carroça (ou viu em filmes), sabe exatamente o que acontece quando não existe suspensão: cada pedrinha é sentida na alma. Basicamente, o sistema de suspensão é o conjunto de peças que conecta as rodas ao chassi (a “carroceria”) do veículo.

Sua missão principal é dupla:
- Conforto: absorver os impactos de buracos e irregularidades do solo, impedindo que essa vibração chegue aos passageiros.
- Segurança: manter os pneus em contato constante com o solo. É isso que garante a estabilidade, a tração e a eficiência na hora de frear ou desviar de um obstáculo.
Ela fica ali, “escondida” atrás das rodas. E não, ela não é exclusividade dos carros. Motocicletas, caminhões, bicicletas e até alguns trens usam complexos sistemas de suspensão.
Esse sistema é um time que, conforme detalhado pela Fiat em publicação, inclui peças cruciais como:
- Amortecedores: controlam o movimento das molas, impedindo que o carro fique “pulando” sem parar após passar em uma lombada.
- Molas: são as primeiras a absorver o impacto (sejam helicoidais, como uma mola de caneta gigante, ou feixes de mola, comuns em picapes).
- Bandejas (ou braços oscilantes): ligam a coluna da roda (onde o pneu está preso) ao chassi do carro.
- Pivôs e terminais: permitem que as rodas virem (direção) e subam e desçam (suspensão) de forma articulada.
- Buchas: pequenas peças de borracha que ficam nas junções, absorvendo vibrações menores e impedindo o atrito de metal com metal.
Como e quando fazer a manutenção da suspensão do carro?
A suspensão geralmente não falha de um dia para o outro, mas ela dá sinais. O problema é que, como o desgaste é gradual, muitos motoristas se acostumam com o “carro batendo” e só percebem quando dirigem um carro novo.

Fique atento a estes sintomas clássicos:
- Barulhos estranhos: o sinal mais óbvio. Ouvir “toc-toc”, rangidos (como uma porta velha) ou batidas secas ao passar em lombadas ou buracos é o sistema gritando por ajuda.
- Instabilidade: se o carro parece “flutuar” em altas velocidades, balança demais em curvas (inclinando a carroceria) ou “puxa” para um lado ao fazer curvas ou frear, desconfie.
- “Mergulho” ao frear: a frente do carro afunda mais do que o normal quando você pisa no freio, ou a traseira “agacha” muito ao acelerar.
- Desgaste irregular dos pneus: se os pneus estão ficando “carecas” mais por dentro ou por fora (o famoso “comer pneu”), a culpa é quase sempre de problemas na suspensão ou desalinhamento, como alertam grandes fabricantes de autopeças.
- Amortecedores “suados”: se você puder espiar por trás da roda (com o carro parado e frio) e vir o cilindro do amortecedor visivelmente melecado de óleo, é sinal de vazamento. Ele perdeu sua função.
Saiba mais:
- 8 dicas para prolongar a vida útil do seu carro
- 8 erros que motoristas cometem e podem danificar o carro
- Evite dores de cabeça! 10 problemas comuns em carros e como evitá-los
A manutenção preventiva é a chave
Diferente do óleo do motor, a suspensão não tem uma “data de validade” única em quilômetros. A durabilidade de um amortecedor pode variar de 40.000 km a mais de 100.000 km, dependendo muito de onde você anda (um carro que só pega asfalto liso versus um que enfrenta paralelepípedos diariamente).
A manutenção, portanto, é focada na inspeção.
Revisão preventiva
A regra de ouro é: faça uma inspeção visual completa do sistema. Mecânicos e publicações especializadas recomendam uma verificação a cada 10.000 ou 20.000 quilômetros, geralmente aproveitando o momento do alinhamento e balanceamento.
Nessa inspeção, o profissional verificará o estado dos amortecedores (buscando vazamentos ou perda de pressão), a integridade das molas (se não estão quebradas ou cansadas) e, principalmente, as folgas nas buchas, pivôs e terminais.
Troca de peças
Se uma peça estiver ruim, ela deve ser trocada. No caso dos amortecedores e molas, a regra inegociável é fazer a troca sempre aos pares (os dois dianteiros ou os dois traseiros) no mesmo eixo. Colocar apenas um novo desequilibra totalmente o carro, tornando-o perigoso.
Alinhamento
Por fim, qualquer reparo significativo na suspensão (troca de amortecedor, pivô, bandeja) exige que o carro passe por um alinhamento de direção (ou geometria) logo em seguida. Mexer nessas peças altera os ângulos das rodas, e só o alinhamento os coloca de volta no lugar certo.
Cuidar da suspensão é, no fim das contas, cuidar do seu conforto e, principalmente, da sua segurança. Na dúvida, ou se ouvir aquele barulhinho novo, não hesite: passe na sua oficina de confiança.
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5 dicas para não cair em golpes com IA na Black Friday

A proximidade da Black Friday traz não só ofertas tentadoras, mas também uma ameaça cada vez mais sofisticada, o golpe com IA na Black Friday.
Nesse novo cenário digital, precisamos sair na frente e ser mais espertos que os golpistas para reconhecer as armadilhas na hora da compra, entender como elas funcionam e aprender a nos proteger. Será que um dia vamos sentir falta dos “falsos descontos” de antigamente, quando o pior que podia acontecer era o preço dobrar na véspera e voltar ao normal no dia seguinte?
Hoje, os criminosos vão muito além. Estão usando o poder da inteligência artificial para criar fraudes hiper-realistas, tornando essencial que o consumidor moderno esteja atento para proteger seu dinheiro e seus dados.
Phishing por voz, chatbots falsos e promoções simuladas por algoritmos são apenas parte do novo arsenal de ataques digitais. Para aproveitar as promoções com segurança, veja um guia prático com cinco dicas que ajudam a se proteger de um possível golpe IA Black Friday.
5 dicas para não cair em golpes com IA na Black Friday
1. Desconfie de promoções “imperdíveis” demais

Se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é. A IA é capaz de criar anúncios visualmente impecáveis, com logotipos de lojas famosas e textos persuasivos, mas que direcionam o usuário para sites falsos.
Muitos golpes com IA na Black Friday começam com um anúncio nas redes sociais ou em e-mails oferecendo smartphones, TVs e consoles por preços muito abaixo da média.
Antes de clicar, verifique o endereço do site. Pequenos erros de digitação, domínios com “.net” ou “.com.br” em vez de “.com” oficial e páginas sem o cadeado de segurança são sinais de alerta. Sempre acesse a loja digitando o endereço diretamente no navegador e nunca por links recebidos.
2. Verifique a autenticidade de e-mails e mensagens

Os golpes de phishing evoluíram. Hoje, com ajuda da IA, mensagens falsas apresentam português perfeito e design profissional, imitando grandes varejistas. Elas podem informar sobre uma compra inexistente ou pedir atualização de dados.
Jamais clique em links ou baixe anexos suspeitos. Se houver dúvida, entre em contato com o suporte oficial da loja, usando apenas os canais indicados no site verdadeiro. Esse cuidado simples ajuda a evitar um golpe IA Black Friday disfarçado de comunicado corporativo.
3. Cuidado com a “voz conhecida” no telefone

Uma das formas mais perigosas de fraude é o phishing por voz. Softwares de IA conseguem clonar vozes humanas com poucos segundos de gravação. Criminosos podem ligar se passando por um parente, pedindo ajuda financeira, ou por um atendente de banco, solicitando transferências.
Durante o período de compras da Black Friday, quando há grande volume de transações, é mais fácil cair na armadilha. Se receber uma ligação suspeita, desligue e retorne para o número oficial da pessoa ou da instituição. Lembre-se: o identificador de chamadas também pode ser falsificado.
4. Atenção redobrada com chatbots de atendimento

Os golpistas também criam chatbots falsos alimentados por IA para enganar consumidores. É comum que essas armadilhas apareçam como pop-ups em sites clonados ou mensagens no WhatsApp, oferecendo descontos exclusivos. Esses bots pedem dados pessoais, número do cartão ou código de segurança.
Nenhuma empresa séria solicita informações sigilosas por mensagem. Se o chatbot pedir senhas, CPF ou o CVV do cartão, encerre o contato imediatamente. Procure confirmar se o canal é oficial – o verdadeiro site da loja sempre oferece formas alternativas de contato humano.
5. Fortaleça suas senhas e ative a autenticação de dois fatores

O acesso às contas online é o ponto mais vulnerável em qualquer compra digital. Caso suas credenciais tenham sido expostas em vazamentos, criminosos podem usar IA para testar combinações de logins em diferentes sites.
Use senhas únicas e complexas para cada plataforma e, se possível, gerencie-as com um aplicativo seguro. Além disso, ative a autenticação de dois fatores (2FA) em todos os serviços que a oferecem, principalmente bancos e e-commerces. Mesmo que sua senha seja comprometida, o 2FA impedirá o acesso indevido, bloqueando um possível golpe IA Black Friday antes que cause prejuízo.
Leia mais:
- Cuidado com este golpe na hora de comprar ou vender pela internet
- Não caia nestes 5 golpes com IA! Veja como se proteger
- 7 dicas para evitar golpes no site Enjoei
Segurança em primeiro lugar
A Black Friday é uma excelente oportunidade para economizar, mas também é o período em que os golpistas mais atuam. A combinação de compras em massa e novas tecnologias de IA cria um terreno fértil para fraudes digitais. Ao seguir essas 5 dicas e manter o senso crítico, você reduz significativamente o risco de ser vítima de um golpe com IA na Black Friday. Verifique, confirme e desconfie sempre.
Afinal, para aproveitar as promoções de verdade, é preciso ser mais esperto que a própria inteligência artificial dos golpistas.
As imagens de todas as dicas foram geradas por IA, reforçando o tema e mostrando como a tecnologia pode ser usada tanto para o bem quanto para o engano.
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Onde posicionar a cadeirinha no banco de trás do carro?

Comprar o dispositivo de retenção (a famosa “cadeirinha“) é a parte fácil. O verdadeiro “quebra-cabeça” para muitos pais e mães começa logo depois: qual é, afinal, o melhor lugar para instalar a cadeirinha no banco de trás? No lado do motorista? No lado do passageiro? No meio?
A resposta pode não ser a mais intuitiva, mas é a mais segura. Se você quer garantir mais segurança para a criança, a ciência e os especialistas em segurança no trânsito têm um consenso.
Qual a melhor posição para colocar a cadeirinha no banco de trás do carro?
A resposta rápida: o lugar mais seguro para instalar a cadeirinha é o assento central do banco de trás.
Pense nesse local como uma “zona VIP” de proteção. A principal razão é que, em caso de colisões laterais (que estão entre as mais perigosas), a criança está o mais distante possível do ponto de impacto, seja qual for o lado da batida.
Essa regra de ouro vale para todos os dispositivos de segurança que você usará no banco de trás, seja o bebê conforto para os recém-nascidos, a cadeirinha propriamente dita ou, mais tarde, o assento de elevação (booster).

Ainda que possa parecer “achismo”, é ciência. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforça a recomendação do transporte no banco traseiro, e estudos internacionais são ainda mais específicos. Uma pesquisa publicada no periódico médico Pediatrics (o jornal oficial da Academia Americana de Pediatria) analisou milhares de acidentes e concluiu que crianças posicionadas no centro do banco de trás tinham um risco de lesão significativamente menor em comparação com as posicionadas nas laterais.
Leia também:
- Lei da Cadeirinha 2025: veja o que mudou e como evitar multas
- Como escolher o bebê conforto para proteger seu filho no carro
- Você consegue imaginar quando foi o primeiro acidente de carro do Brasil?

Como a cadeirinha protege e como checar a instalação
O dispositivo de retenção é projetado para fazer duas coisas cruciais em um acidente: absorver a energia inicial do impacto e distribuir a força da desaceleração pelas partes mais fortes do corpo da criança, protegendo a coluna cervical e a cabeça, que são extremamente vulneráveis.
Mas, para que essa proteção funcione, a cadeirinha precisa estar instalada “para valer”.
Não basta colocá-la lá; é preciso prendê-la com firmeza, seja usando o cinto de segurança do carro ou o sistema ISOFIX (se o seu carro e a cadeirinha possuírem).
Depois de instalada, faça o “teste do balanço”: segure a base da cadeirinha (perto de onde passa o cinto ou o ISOFIX) e tente movê-la de um lado para o outro e de frente para trás. A regra de ouro de agências internacionais de segurança é que ela não deve se mover mais do que 2,5 cm (cerca de uma polegada) em qualquer direção. Se balançar mais que isso, está frouxa.
Não é só segurança, é lei
Além de ser uma questão de física e medicina, o transporte correto de crianças é uma obrigação legal. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é muito claro.

Transportar crianças fora das especificações de segurança (seja sem a cadeirinha ou com ela instalada de forma incorreta) é considerado uma infração gravíssima, conforme o Artigo 168 do CTB. As consequências para o motorista incluem uma multa pesada, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
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