Tecnologia
Quer comprar um fone Bluetooth? Veja por que ele pode não ser o melhor para você

Os fones de ouvido Bluetooth revolucionaram a forma como ouvimos música e nos conectamos com nossos dispositivos. Com sua praticidade e design sem fios, eles oferecem uma experiência mais confortável e livre, seja durante atividades físicas ou no dia a dia.
Lançados inicialmente em 2004, os fones Bluetooth enfrentaram resistência do público, principalmente devido à qualidade de áudio inferior e ao design que não agradava a todos. A tecnologia estava em seus estágios iniciais, e a compressão de áudio dificultava a experiência para os mais exigentes em termos de som. No entanto, a inovação não parou por aí.
2 motivos para não comprar um fone Bluetooth
Ao longo do tempo, os fones Bluetooth evoluíram, com melhorias significativas na qualidade de áudio. O lançamento do aptX em 2009, por exemplo, trouxe uma nova onda de áudio de alta qualidade, quase comparável ao som de um CD (16 bits/44,1 kHz).
Isso não só atendeu aos usuários casuais, mas também conquistou alguns amantes de música, fazendo com que a tecnologia se tornasse mais confiável e acessível para diferentes públicos. Ainda assim, embora os fones de ouvido Bluetooth tenham melhorado muito ao longo dos anos, ainda há limitações em termos de qualidade de áudio em comparação com modelos com fio.
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1. Fones com fio performam melhor

Os codecs de áudio Bluetooth, como SBC, AAC, aptX e LDAC, são responsáveis por otimizar a transmissão de áudio sem fio para fones de ouvido e alto-falantes. Eles ajustam parâmetros como taxa de bits e compressão, impactando a qualidade do som e o consumo de energia. Marcas como Sony e Qualcomm criaram seus próprios codecs, o LDAC e aptX respectivamente, oferecendo melhor qualidade.
Apesar das melhorias, os codecs Bluetooth ainda não conseguem alcançar a qualidade do áudio com fio devido à limitação de largura de banda. As soluções citadas acima, como aptX HD e LDAC 990 kbps, chegam perto, mas não substituem a fidelidade de uma conexão direta. É importante mencionar também que, mesmo com a tecnologia de áudio de ponta de alguns fones Bluetooth, para que esta funcione sem perda de qualidade, tanto o fone quanto o dispositivo conectado precisam ser compatíveis.
Para quem busca qualidade de som impecável, fones de ouvido com fio continuam sendo a melhor opção. Enquanto o Bluetooth é perfeito para a maioria dos usuários que procuram praticidade e não exigem qualidade de áudio máxima, já ele ainda não é capaz de reproduzir toda a riqueza sonora de um CD.
Sendo assim, para ouvir música com fidelidade e detalhes, ainda é preciso recorrer a opções com fio. No entanto, vale ressaltar que a maioria das pessoas não percebe tanta diferença na qualidade, especialmente em ambientes barulhentos ou para quem tem mais de 24 anos ou sofre de perda auditiva.
2. O cancelamento de ruído pode atrapalhar a qualidade de som

O cancelamento de ruído ativo (ANC) é uma tecnologia presente nos fones de ouvido que proporciona um isolamento acústico aprimorado, sendo ideal para ambientes barulhentos. Como o termo “ativo” sugere, esse recurso envolve um processamento que elimina os sons indesejados.
A tecnologia utiliza “ondas sonoras inversas” para neutralizar os ruídos externos, criando uma sensação de silêncio e permitindo que o áudio em reprodução se sobressaia. A funcionalidade é possível graças a microfones posicionados nas áreas externas dos fones.
Em outras palavras, os fones de ouvido com cancelamento de ruído são desenvolvidos para oferecer uma experiência sonora mais imersiva, removendo os sons externos. Isso possibilita que você aproveite suas músicas, filmes e podcasts em volumes mais baixos, o que pode ser mais confortável para os ouvidos.
Entretanto, a tecnologia ANC pode afetar a qualidade do som dos fones. Alguns usuários afirmam que a ANC pode modificar sutilmente o perfil do som, fazendo com que ele pareça menos natural em relação aos fones de ouvido convencionais.
No fim, tudo depende da qualidade do fone

Em termos de qualidade de som, os fones de ouvido — seja Bluetooth ou com fio — podem apresentar grandes variações conforme a marca, o modelo e o preço. Os modelos de última geração podem proporcionar uma qualidade de som excepcional, com graves ricos e médios e agudos nítidos.
Componentes como os drivers, ou transdutores, são essenciais dos fones de ouvido, responsáveis por transformar sinais elétricos em som audível. Em essência, eles funcionam de maneira semelhante a pequenos alto-falantes, gerando vibrações que conduzem o som diretamente para o canal auditivo. O tamanho do driver ou o número de drivers não são determinantes para uma qualidade sonora superior nos fones de ouvido. Aspectos como a qualidade de construção e os materiais utilizados têm um impacto muito maior nesse sentido.
Outro elemento importante é o áudio espacial, tecnologia que proporciona uma experiência sonora tridimensional. Ao contrário do áudio estéreo tradicional, que transmite o som apenas dos lados esquerdo e direito, ele permite que você sinta os sons vindo de todas as direções, criando a sensação de estar no centro da ação. Isso é possível através de algoritmos que simulam o comportamento do som no mundo real, ajustando-se à movimentação da sua cabeça e às características do ambiente ao seu redor. O resultado é uma experiência sonora mais imersiva e realista.
No final das contas, a escolha entre fones de ouvido Bluetooth ou com fio depende das suas preferências e demandas pessoais. Você prioriza a praticidade e a liberdade de movimento ou está disposto a abrir mão disso em prol de uma qualidade de som superior?
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Eve, da Embraer, faz primeiro voo do protótipo de “carro voador”

A Eve Air Mobility, empresa subsidiária da Embraer, realizou em Gavião Peixoto, no interior paulista, o primeiro voo do protótipo em escala real de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). O voo, não tripulado, ocorreu na última sexta-feira (19).
De acordo com a empresa, foram testados com sucesso a integração de sistemas essenciais da aeronave, como o conceito de fly-by-wire (sistema de controle de voo por computador) de quinta geração e os rotores dedicados exclusivamente ao voo vertical.
No voo, a aeronave fez o chamado hover flight, quando o equipamento permanece imóvel no ar sobre um ponto fixo no solo, mantendo altitude e posição constantes, exigindo precisão de controle para equilibrar sustentação e peso.
A partir de agora, a Eve irá expandir gradualmente os testes até atingir, com a aeronave, voos totalmente sustentados pelas asas (wingborne flight) durante o ano de 2026.
“O protótipo se comportou exatamente como previsto pelos nossos modelos. Com estes dados, ampliaremos o envelope da aeronave e avançaremos para o voo de transição sustentado pelas asas de maneira disciplinada, aumentando para centenas de voos ao longo de 2026 e construindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, destacou o Chief Technology Officer da Eve, Luiz Valentini.
De acordo com o Chief Product Officer da empresa, Jorge Bittercourt, o voo mostra confiabilidade, eficiência e simplicidade da aeronave.
“Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”.
Financiamento
O projeto da aeronave conta com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento à inovação do governo federal, no âmbito da chamada Mais Inovação Brasil – Aviação Sustentável, e já recebeu cerca de R$ 37 milhões em subvenção econômica.
De acordo com o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, o projeto posiciona o Brasil na vanguarda da mobilidade aérea urbana. “Este voo inaugural materializa a estratégia brasileira de liderar a transição global para a aviação sustentável, com tecnologias de fronteira como propulsão elétrica e inteligência artificial”.
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Por que o som muda quando você acelera um vídeo?
Quando você acelera um vídeo, o áudio que acompanha também é reproduzido mais rapidamente do que foi originalmente gravado. Além disso, há uma mudança no som que existe no conteúdo audiovisual. A seguir, veja o motivo para que isso aconteça.
Por que a altura ou tom muda ao acelerar o vídeo?
O que ouvimos como “altura” ou “tom” do som depende de uma propriedade física da onda sonora chamada frequência, que é o número de vibrações por segundo (medido em Hertz). Sons com frequências maiores são percebidos como mais agudos, enquanto frequências menores produzem sons mais graves. Essa relação entre frequência e tom é um princípio básico da física do som.
Leia mais:
- Como equalizar fone de ouvido? [Guia prático]
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- Qual é a velocidade do som em diferentes meios?
De acordo com a revista BBC Science Focus, o som é formado por ondas mecânicas que se propagam pelo ar como variações de pressão. Quando você reproduz esse som mais rápido, sem aplicar nenhuma correção, os ciclos dessas ondas ocorrem em um espaço de tempo mais curto. Isso significa que mais ciclos por segundo chegam ao ouvido do que aconteceria na velocidade normal, o que eleva a frequência das ondas e faz com que o som pareça mais agudo.

Esse efeito não é um artefato exclusivo do mundo digital: em equipamentos analógicos, como fitas magnéticas ou discos de vinil, o mesmo princípio se aplicava. Ao girar uma fita ou disco mais rápido, os sons eram comprimidos no tempo e a frequência de todas as notas aumentava de forma proporcional, alterando o tom.

A revista também dá o exemplo de trompetistas, que gravam em metade da velocidade para que, ao reproduzir na velocidade certa, fique como se as notas estivessem mais agudas.
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Por que Lima é a capital onde “nunca chove”?

Pode parecer estranho, já que Lima está relativamente próxima da Amazônia e localizada em uma região tropical, mas a capital do Peru praticamente não registra chuvas. Essa curiosidade climática chama atenção e, embora a afirmação de que “nunca chove” seja exagerada, ela tem fundamento em um fenômeno real.
Lima está entre as capitais mais secas do planeta e apresenta um padrão meteorológico único, resultado de fatores geográficos e oceânicos que moldam seu clima há séculos. Neste artigo, vamos explicar os motivos por trás desse fenômeno.

Sabia que em Lima (quase) não chove? Saiba o motivo
Lima se localiza em uma estreita faixa desértica ao longo da costa do Oceano Pacífico, entre o mar e a Cordilheira dos Andes. Essa posição geográfica singular define quase tudo sobre o clima da cidade.
Ao contrário do que se espera de uma capital próxima ao mar, Lima recebe pouquíssima chuva ao longo do ano. Em média, a precipitação anual varia entre 6 e 12 milímetros, um índice inferior ao de muitas regiões desérticas do mundo.

A influência da Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes exerce um papel decisivo na escassez de chuvas. As massas de ar úmidas que vêm da Amazônia avançam do leste para o oeste, mas encontram nos Andes uma barreira natural. Ao subir pelas montanhas, o ar se resfria e perde umidade na forma de chuva e neve no lado oriental da cordilheira.

Quando esse ar chega ao litoral peruano, já está seco. Esse fenômeno é conhecido como sombra de chuva e explica por que a costa oeste do Peru permanece árida, enquanto o interior amazônico é extremamente úmido.
A corrente fria de Humboldt
Outro fator essencial é a Corrente de Humboldt, também chamada de Corrente do Peru. Trata-se de uma corrente oceânica fria que sobe da Antártida ao longo da costa do Pacífico sul-americano.

Águas frias evaporam menos, o que dificulta a formação de nuvens carregadas de chuva. Em vez de nuvens altas e tempestades, formam-se nuvens baixas, densas e pouco ativas, incapazes de gerar precipitações intensas.
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Chove ou não chove em Lima?
A ideia de que “nunca chove” em Lima nasce da experiência cotidiana de seus moradores. A cidade praticamente não registra chuvas no sentido tradicional, com gotas grandes, temporais ou acúmulo de água no solo.
A presença constante da garúa

O fenômeno mais comum é a garúa, uma garoa extremamente fina e persistente. Ela se parece mais com uma névoa úmida do que com chuva propriamente dita. A garúa molha superfícies, deixa o ar frio e úmido, mas quase nunca gera poças ou infiltração no solo. Para muitos limenhos, isso nem chega a ser considerado chuva.
Durante os meses de inverno, entre maio e setembro, a garúa se intensifica e vem acompanhada de céu encoberto por longos períodos. Esse cenário ganhou o apelido local de “céu de bruxas”, devido ao aspecto cinzento e fechado que pode durar semanas.
Umidade alta, apesar da aridez

Mesmo com chuva quase inexistente, Lima apresenta índices elevados de umidade relativa do ar, que frequentemente ultrapassam 80%. Essa combinação causa uma sensação constante de frio úmido, favorece o aparecimento de mofo em paredes e roupas e surpreende visitantes que associam desertos a climas secos e quentes.
O impacto do El Niño
Embora a chuva seja rara, ela não é impossível. Em ocasiões excepcionais, Lima já registrou precipitações mais intensas, geralmente associadas ao fenômeno climático El Niño.
Durante episódios de El Niño, as águas do Pacífico se aquecem de forma anormal, alterando o regime atmosférico da região. Com mais evaporação, aumentam as chances de chuvas fora do padrão.

Em 1970, a cidade enfrentou dois dias de chuva intensa que causaram alagamentos, danos estruturais e levaram as autoridades a decretar estado de emergência. Mais recentemente, em 2017 e 2019, também houve registros de precipitações acima do normal, ainda que menos severas.
Uma cidade pouco preparada para a chuva
Como esses eventos são raros, Lima não desenvolveu um sistema de drenagem urbana semelhante ao de cidades tropicais. Quando chove além do habitual, mesmo volumes baixos podem provocar alagamentos, deslizamentos de terra e os chamados huaicos, enxurradas de lama que descem das encostas andinas em direção às áreas urbanas.
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