Ligue-se a nós

Cidades

Serra realiza cerimônia de adesão ao programa ES Inteligente

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Na última segunda-feira (06), o Município da Serra assinou o acordo de cooperação técnica formalizando a adesão ao programa ES Inteligente. O Programa tem por objetivo assessorar os municípios capixabas em contratações de alto desempenho em infraestrutura no formato de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) como agentes estruturadores.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, assessorado pelos secretários de pastas estratégicas municipais. Também participaram o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro e equipe técnica. O município formaliza assim o seu compromisso com o desenvolvimento de projetos relacionados ao eixo de Resíduos Sólidos Urbanos dentro do programa ES Inteligente. Além disso, houve a assinatura de um protocolo de intenções voltado para a criação de produtos destinados a estudos em mobilidade urbana.

O diretor do Bandes enfatiza que o serviço prestado à gestão municipal permite a ampliação de serviços públicos para população.

“O Programa ES Inteligente é um forte aliado na modernização da gestão pública através da adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance), com um olhar atento para pautas sustentáveis, que estejam em sintonia com a agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos momentos de tomadas de decisões e melhorias em infraestrutura. Com a cooperação técnica firmada entre as instituições, as equipes técnicas do Bandes e do IPGC desenvolverão modelagens de projetos que considerem as características e as necessidades do município com foco na gestão de resíduos sólidos urbanos. Este trabalho resulta, inevitavelmente, em bons resultados para a qualidade da população local, com serviços de qualidade prestados e eficiência na gestão dos recursos públicos”, destaca Navarro.

Com o convênio, há projeção de maior agilidade no processo para disponibilizar serviços para população do município por meio de uma concessão pública ou parceria público privada, com um ganho de modernização de sua infraestrutura, e principalmente garantindo melhoria na qualidade de vida da população serrana.

Anúncio

O prefeito Sérgio Vidigal destacou a relevância deste projeto para a Serra e os munícipes. “Um dos objetivos registrados no nosso plano de governo é transformar a Serra numa cidade cada vez mais inteligente, boa para viver, empreender e também visitar. Acredito que esse é o caminho, trabalhar em ações conjuntas que além de melhorar o ambiente de negócios, possam fomentar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, afirma Vidigal.

Com a adesão da Serra ao ES Inteligente, o Bandes e o IPGC darão suporte ao município para implantação do projeto, como estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental (EVTEJA) para fundamentar a contratação dos projetos.

Recapitulando os conceitos
Smart city, ou cidade inteligente, é o conceito que define e descreve municípios autossustentáveis capazes de oferecer um conjunto de elementos essenciais para permitir que as cidades e suas populações acompanhem o ritmo das mudanças e avanços tecnológicos em todo o mundo. Nesse contexto, a inovação, a sustentabilidade, a segurança, a acessibilidade e a infraestrutura são elementos fundamentais para a construção e progresso de uma cidade inteligente.

Para preparar uma cidade para o futuro, é crucial realizar determinadas obras, incluindo a implementação de miniusinas solares, infraestrutura de telecomunicações, iluminação pública e aprimoramento dos sistemas de água e tratamento de esgoto. Esses projetos representam os primeiros passos essenciais, e no Espírito Santo, os municípios capixabas podem contar com o programa ES Inteligente para agilizar e otimizar todo o processo.

Conheça o programa
Em atividade desde 2020, o ES Inteligente abrange estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, IPGC e município.

Anúncio

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto Pessin, o Programa ES Inteligente oferece assessoria completa aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

“Por meio do Bandes e IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos, abrangendo a modernização da iluminação pública, implementação de usinas solares para atender às demandas energéticas locais, infraestrutura de telecomunicações, videomonitoramento da cidade, wi-fi público, soluções amplas em resíduos sólidos urbanos, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essa abordagem integrada visa promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, explica.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp

Texto: Thaíssa Lannes

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.

O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.

Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.

Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.

“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro. 

Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.  

“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles. 

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária. 

Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.

Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

Redação Informe ES

Publicado

no

A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.

Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.

Cidade que atrai grandes investimentos

Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.

Anúncio

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.

O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.

Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto 

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados