Cidades
Serra realiza cerimônia de adesão ao programa ES Inteligente

Na última segunda-feira (06), o Município da Serra assinou o acordo de cooperação técnica formalizando a adesão ao programa ES Inteligente. O Programa tem por objetivo assessorar os municípios capixabas em contratações de alto desempenho em infraestrutura no formato de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) como agentes estruturadores.
A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, assessorado pelos secretários de pastas estratégicas municipais. Também participaram o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro e equipe técnica. O município formaliza assim o seu compromisso com o desenvolvimento de projetos relacionados ao eixo de Resíduos Sólidos Urbanos dentro do programa ES Inteligente. Além disso, houve a assinatura de um protocolo de intenções voltado para a criação de produtos destinados a estudos em mobilidade urbana.
O diretor do Bandes enfatiza que o serviço prestado à gestão municipal permite a ampliação de serviços públicos para população.
“O Programa ES Inteligente é um forte aliado na modernização da gestão pública através da adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance), com um olhar atento para pautas sustentáveis, que estejam em sintonia com a agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos momentos de tomadas de decisões e melhorias em infraestrutura. Com a cooperação técnica firmada entre as instituições, as equipes técnicas do Bandes e do IPGC desenvolverão modelagens de projetos que considerem as características e as necessidades do município com foco na gestão de resíduos sólidos urbanos. Este trabalho resulta, inevitavelmente, em bons resultados para a qualidade da população local, com serviços de qualidade prestados e eficiência na gestão dos recursos públicos”, destaca Navarro.
Com o convênio, há projeção de maior agilidade no processo para disponibilizar serviços para população do município por meio de uma concessão pública ou parceria público privada, com um ganho de modernização de sua infraestrutura, e principalmente garantindo melhoria na qualidade de vida da população serrana.
O prefeito Sérgio Vidigal destacou a relevância deste projeto para a Serra e os munícipes. “Um dos objetivos registrados no nosso plano de governo é transformar a Serra numa cidade cada vez mais inteligente, boa para viver, empreender e também visitar. Acredito que esse é o caminho, trabalhar em ações conjuntas que além de melhorar o ambiente de negócios, possam fomentar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, afirma Vidigal.
Com a adesão da Serra ao ES Inteligente, o Bandes e o IPGC darão suporte ao município para implantação do projeto, como estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental (EVTEJA) para fundamentar a contratação dos projetos.
Recapitulando os conceitos
Smart city, ou cidade inteligente, é o conceito que define e descreve municípios autossustentáveis capazes de oferecer um conjunto de elementos essenciais para permitir que as cidades e suas populações acompanhem o ritmo das mudanças e avanços tecnológicos em todo o mundo. Nesse contexto, a inovação, a sustentabilidade, a segurança, a acessibilidade e a infraestrutura são elementos fundamentais para a construção e progresso de uma cidade inteligente.
Para preparar uma cidade para o futuro, é crucial realizar determinadas obras, incluindo a implementação de miniusinas solares, infraestrutura de telecomunicações, iluminação pública e aprimoramento dos sistemas de água e tratamento de esgoto. Esses projetos representam os primeiros passos essenciais, e no Espírito Santo, os municípios capixabas podem contar com o programa ES Inteligente para agilizar e otimizar todo o processo.
Conheça o programa
Em atividade desde 2020, o ES Inteligente abrange estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, IPGC e município.
Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto Pessin, o Programa ES Inteligente oferece assessoria completa aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.
“Por meio do Bandes e IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos, abrangendo a modernização da iluminação pública, implementação de usinas solares para atender às demandas energéticas locais, infraestrutura de telecomunicações, videomonitoramento da cidade, wi-fi público, soluções amplas em resíduos sólidos urbanos, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essa abordagem integrada visa promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, explica.
Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp
Texto: Thaíssa Lannes
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br
Cidades
Prefeitura de Guarapari assina ordem de serviço para construção da Residência Inclusiva

A Prefeitura de Guarapari assinou, nesta quinta-feira, 3 de julho, a ordem de serviço para a construção da Residência Inclusiva, um espaço voltado para o acolhimento, atendimento e promoção de atividades destinadas a pessoas com deficiência em situação de abandono e vulnerabilidade social.
Atualmente, a Residência Inclusiva funciona em um imóvel alugado no bairro Praia do Morro, que não possui acessibilidade adequada, dificultando a mobilidade e o conforto dos usuários. O novo espaço será construído no bairro Independência, com estrutura totalmente planejada para oferecer acessibilidade e inclusão.
O investimento total da obra é de R$ 930 mil, com recursos repassados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de parceria institucional com o município. A execução ficará a cargo da empresa AMF Participações e Construções LTDA, representada no ato de assinatura pelo gerente Jesse de Oliveira Soares.
A Residência Inclusiva será um espaço multifuncional, pensado para garantir acessibilidade, acolhimento humanizado e oportunidades de desenvolvimento pessoal e social a jovens e adultos com deficiência que necessitam de apoio para viver de forma independente e autônoma. A iniciativa integra as políticas públicas do município voltadas à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida.
A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Borges, da secretária municipal de Assistência Social, Tatiana Perim, da subsecretária Jocileia Marques, e do secretário de Obras, Marcelo Cirino, que reforçaram o compromisso da gestão com a inclusão social e a ampliação da rede de proteção no município.
“Guarapari está avançando na construção de uma cidade mais justa e humana. A Residência Inclusiva é um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade. Hoje, o serviço funciona em um imóvel alugado que não tem acessibilidade, o que é muito importante para quem vive no local. O novo projeto foi pensado para ter tudo o que as pessoas precisam com conforto e dignidade. Estamos investindo onde realmente importa: nas pessoas”, enfatizou o prefeito.
E a secretária Tatiana Perim complementa. “Estamos fortalecendo a rede de proteção social com ações concretas. A Residência Inclusiva será um espaço de valorização, acessibilidade e cuidado com as pessoas com deficiência. Vale lembrar que essa verba foi quase foi perdida. Assim que a nova gestão identificou a morosidade no processo, demos celeridade para concluir a licitação. No cronograma, a obra tem duração prevista de oito meses, mas o responsável pela empresa já nos adiantou que vai correr para entregar em seis. Temos um compromisso com a inclusão e com a dignidade de todos”.
Além da Residência Inclusiva, Guarapari conta com duas Casas de Acolhimento Institucional que oferecem acolhimento temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
A construção da nova Residência Inclusiva deve começar ainda neste semestre, com conclusão estimada em até oito meses.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal

A Prefeitura de Guarapari iniciou nesta quarta-feira (02) a entrega dos novos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola contemplada foi a EMEF Rosa Simões de Almeida, no bairro Jabaraí, que atende 720 estudantes. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Borges, que conversou com os alunos e conferiu de perto a nova identidade visual.
“Estamos investindo em uma educação que acolhe, valoriza e oferece dignidade às nossas crianças e adolescentes. O uniforme vai além da padronização: ele representa cuidado, pertencimento e respeito com os estudantes e suas famílias”, afirmou o prefeito.
Ao todo, mais de 24 mil alunos da rede municipal vão receber os kits até o dia 31 de julho, em um cronograma que contempla as 65 unidades escolares do município. O novo kit é composto por duas camisas (uma de manga e outra regata), duas bermudas e, pela primeira vez, um par de tênis. Já para os alunos da educação infantil, o kit também inclui jaqueta e calça, para os dias mais frios.
A secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, destacou que a entrega do novo uniforme com tênis representa um avanço importante no atendimento às demandas da comunidade escolar. “Estamos entregando um kit completo, funcional e confortável. Essa iniciativa fortalece o vínculo entre aluno e escola e contribui para a autoestima das nossas crianças. A inclusão do tênis amplia esse cuidado e garante mais igualdade no ambiente escolar”, pontuou.
A estudante Sabrina Marques, do 5º ano, comemorou a chegada do uniforme: “É a primeira vez que recebo algo assim, de graça. Fiquei muito feliz!”, disse. Já o pai dela, Ciro Lyra, destacou a importância da iniciativa para as famílias. “O uniforme é fundamental para os alunos. É uma economia para quem tem filhos na escola e também uma forma de inclusão. Ajuda na identidade da rede e valoriza quem está na sala de aula”.
O modelo do novo uniforme foi escolhido de forma democrática por meio de uma votação promovida nas redes sociais da Prefeitura, no início do ano. A proposta vencedora, nas cores azul e branco, foi a preferida pela maioria da comunidade escolar e agora será adotada em toda a rede. Os uniformes antigos continuarão sendo aceitos.
“A gestão tem se empenhado em garantir avanços concretos na educação pública. Começamos o ano organizando esse processo do zero, com planejamento, escuta da comunidade e foco nas necessidades reais das escolas. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a rede municipal em todas as frentes”, completou Jaciara.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Marataízes avança na segurança pública com apoio do estado para implantação do GGIM

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial de Marataízes participou, nesta segunda-feira 30/06/2025, de uma importante reunião na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP-ES), em Vitória, com foco na implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) no município.
A criação do GGIM representa um passo fundamental para a integração das forças de segurança, promovendo ações conjuntas e estratégicas que fortalecem a prevenção à criminalidade e o atendimento à população de forma mais eficiente.
O encontro contou com a presença do Subsecretário de Estado de Defesa Social, Coronel Márcio Celante, da Gerente de Integração, Capitã CB Andresa, e do Superintendente de Polícia Civil da Regional Sul, Dr. Faustino Antunes, que destacaram o compromisso do Governo do Estado em apoiar os municípios na construção de políticas públicas de segurança integradas e eficazes.
Representando Marataízes, estiveram presentes o Secretário Municipal de Defesa Social e Segurança Patrimonial, Aurinho Falcão, o Assessor Jurídico da Pasta, Dr. Agnaldo Perim, e o GCM Gumercindo Siqueira. Durante a reunião, foram tratados os aspectos técnicos, operacionais e legais para a implantação do GGIM, além da importância da articulação entre as instituições estaduais e municipais para resultados concretos na segurança da população.
Fonte: Secom-PMM
-
Negócios4 dias atrás
Mec Show 2025 atrai mais de 40% de expositores de fora do ES e reforça protagonismo da indústria capixaba
-
Esporte4 dias atrás
Estudante autista da Serra é ouro no karatê dos Jogos Escolares
-
Cidades4 dias atrás
Marataízes avança na segurança pública com apoio do estado para implantação do GGIM
-
Cidades4 dias atrás
Prefeitura de Guarapari inicia entrega de uniformes escolares para mais de 24 mil alunos da rede municipal
-
Saúde3 dias atrás
Implante contraceptivo será ofertado no SUS ainda em 2025, diz ministro
-
Internacional3 dias atrás
Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional
-
Política14 horas atrás
Rio: Aeronáutica intercepta 3 aviões, apreende 81 drones e proíbe que 170 levantem voo
-
Tecnologia2 dias atrás
Google lança IA poderosa que prevê efeitos de mutações genéticas