Cidades
Iúna pode virar capital capixaba das cachoeiras

Tramita na Assembleia Legislativa proposta para conceder o título de Capital Capixaba das Cachoeiras a Iúna. A cidade é o lar de um dos pontos mais famosos do Parque Nacional do Caparaó, o Poço das Antas.
O município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais. Grande parte da economia local está baseada no cultivo de café, mas o setor do ecoturismo está em constante crescimento, segundo o autor do Projeto de Lei (PL) 922/2023, deputado Coronel Weliton (PTB).
O proponente afirma que belas cachoeiras ficam localizadas nas comunidades iunenses. No município se encontram os famosos Poço do Egito, Hidrolândia, cachoeiras do Rogério e do Brás, Poço das Antas, entre outras quedas de água. O parlamentar destaca o “importante contexto histórico, econômico e cultural” que as cachoeiras representam para o Espírito Santo.
Conforme justificativa do deputado, o projeto visa reconhecer a importância desses atrativos na geração de renda em Iúna. “O fomento ao turismo na região é de suma importância para estimular a economia do município. Diante disso, este projeto visa reconhecer a importância que as cachoeiras têm para alavancar o turismo”, defende Coronel Weliton.
A região também se destaca por ter importantes locais para a prática de esportes de aventura como rapel, ciclismo, trilhas e voo livre. Outro ponto de visitação turística é o Santuário da Água Santa, que abriga uma fonte natural considerada milagrosa por muitos visitantes e fiéis de várias regiões do Brasil.
Tramitação
O projeto terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. O deputado apresentou requerimento para que a proposta seja apreciada em regime de urgência.
Acompanhe a tramitação do PL 922/2023
Fonte: Ales – Por Redação Web Ales, com a contribuição de Jeinyfer Novaes e edição de Angèle Murad
Cidades
Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.
Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.
O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.
A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse.

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.
A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.
Contato
As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.
Por: Secom-PMC
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
-
Política3 dias atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Desenvolvimento3 dias atrás
Presidente Kennedy desponta com incentivo do Fundesul
-
Tecnologia4 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Geral3 dias atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Segurança1 dia atrás
Governo do Estado inaugura novo Totem de Segurança em Cariacica
-
Justiça3 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Negócios3 dias atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?