Cidades
Iúna pode virar capital capixaba das cachoeiras

Tramita na Assembleia Legislativa proposta para conceder o título de Capital Capixaba das Cachoeiras a Iúna. A cidade é o lar de um dos pontos mais famosos do Parque Nacional do Caparaó, o Poço das Antas.
O município está localizado a 187 quilômetros da capital, Vitória, e possui rico patrimônio histórico-cultural e belezas naturais. Grande parte da economia local está baseada no cultivo de café, mas o setor do ecoturismo está em constante crescimento, segundo o autor do Projeto de Lei (PL) 922/2023, deputado Coronel Weliton (PTB).
O proponente afirma que belas cachoeiras ficam localizadas nas comunidades iunenses. No município se encontram os famosos Poço do Egito, Hidrolândia, cachoeiras do Rogério e do Brás, Poço das Antas, entre outras quedas de água. O parlamentar destaca o “importante contexto histórico, econômico e cultural” que as cachoeiras representam para o Espírito Santo.
Conforme justificativa do deputado, o projeto visa reconhecer a importância desses atrativos na geração de renda em Iúna. “O fomento ao turismo na região é de suma importância para estimular a economia do município. Diante disso, este projeto visa reconhecer a importância que as cachoeiras têm para alavancar o turismo”, defende Coronel Weliton.
A região também se destaca por ter importantes locais para a prática de esportes de aventura como rapel, ciclismo, trilhas e voo livre. Outro ponto de visitação turística é o Santuário da Água Santa, que abriga uma fonte natural considerada milagrosa por muitos visitantes e fiéis de várias regiões do Brasil.
Tramitação
O projeto terá parecer das comissões de Justiça, Turismo e Finanças. O deputado apresentou requerimento para que a proposta seja apreciada em regime de urgência.
Acompanhe a tramitação do PL 922/2023
Fonte: Ales – Por Redação Web Ales, com a contribuição de Jeinyfer Novaes e edição de Angèle Murad
Cidades
Serra: casos de roubo em estabelecimentos comerciais caem 25% na maior cidade do ES

A Serra registrou uma redução de 25% nos casos de roubo em estabelecimentos comerciais entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é atribuído ao uso crescente de tecnologia, ao trabalho preventivo e à integração entre as forças de segurança que atuam no município.
O número caiu de 90 para 67 casos durante o período mencionado. Entre os destaques para alcançar a queda, estão o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, o patrulhamento preventivo e o diálogo entre os órgãos municipais, estaduais e federais.
A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca que o resultado reflete a eficiência do planejamento estratégico e do investimento em tecnologia para combater o crime.
“Segurança pública não acontece por acaso. É resultado de planejamento, trabalho conjunto e uso inteligente da tecnologia. A queda nos índices mostra que estamos avançando. Vamos seguir firmes, ampliando as ações que tornam a Serra um lugar ainda melhor para quem vive e trabalha aqui”, diz.
Neste ano, a Serra registrou importantes avanços na área de segurança pública. O município ganhou o reforço de 50 novos agentes na Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu a instalação de totens de segurança em vias estratégicas e passou a contar com novas viaturas para fortalecer o patrulhamento. Essas melhorias contribuíram para a redução dos casos de roubo em estabelecimentos comerciais.
Além disso, a Central de Videomonitoramento da Serra opera atualmente com 230 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Desse total, 160 são do tipo “tagarela”, capazes de emitir alertas sonoros e permitir comunicação rápida e direta com as equipes da GCM, auxiliando na prevenção e no atendimento de ocorrências.
A integração entre tecnologia e atuação conjunta das forças de segurança reforça o compromisso da Prefeitura da Serra com a proteção da população e o cuidado com a cidade. Os dados mencionados são do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Fonte: Secom/PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Leandro Pereira/PMS
Cidades
Chamada Escolar: período de rematrículas e matrículas na rede municipal de Cariacica começa nesta segunda(24)

A partir de segunda-feira (24) começa a Chamada Escolar 2026 da rede municipal de Cariacica, reunindo rematrículas e novas matrículas em um único procedimento digital. O processo será obrigatório para pais e responsáveis e marca o início da organização do ano letivo de 2026 no município.
As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pelo link que estará disponível no site da Prefeitura de Cariacica entre 24 de novembro e 19 de dezembro de 2025. Todo o procedimento ocorrerá on-line, sem necessidade de atendimento presencial ou entrega de documentos nas unidades escolares.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) prevê a oferta de cerca de 65 mil vagas para 2026, distribuídas da seguinte forma: 3.894 para creche, 10.364 para a Educação Infantil, 48.426 para o Ensino Fundamental e 2.230 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em caso de dúvidas ou dificuldades no preenchimento, famílias poderão procurar a escola onde o estudante já está matriculado ou qualquer unidade municipal próxima, que contará com equipes disponíveis para auxiliar no acesso e no uso da plataforma.
“Com a unificação e a realização totalmente on-line, buscamos facilitar a vida das famílias e organizar melhor o planejamento do próximo ano letivo. A participação no período previsto é fundamental para garantir vaga e assegurar que nossos estudantes continuem avançando na aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Luzian Belisario.
Cronograma da Chamada Pública Escolar 2026
24/11 a 19/12/2025
– Solicitação de rematrícula e pré-matrícula para turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
16/01/2026
– Divulgação do resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
19/01 a 30/01/2026
– Efetivação das matrículas dos estudantes contemplados na pré-matrícula
02/02 a 20/02/2026
– Efetivação das matrículas dos estudantes da lista de suplência
23/02/2026
– Abertura da lista de espera para 2026
Fonte: SemCom-PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Divulgação
Cidades
Vila de Natal com presépio em tamanho real encanta famílias de Cariacica

Quem passa pelo Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília, não perde a oportunidade de apreciar a Vila de Natal, espaço todo preparado pela Prefeitura de Cariacica. O presépio em tamanho real, que está montado no local, tem encantado o público que aproveita para fazer da visita no espaço um programa em família.

Danielle Carvalho, de São Geraldo, levou as sobrinhas Jennifer Dias e Sofie Dias para conferir a decoração. “A Vila está sensacional! Fiquei surpresa com o presépio e com a árvore que fala, é uma forma inovadora de contar a história do nascimento de Jesus. Muito lindo e emocionante”, disse Danielle.

Para Giovanna Bueno, Thaissa Veloso e Maria Alice, moradoras de Itanguá, a decoração está impecável e a narrativa que é feita pela ‘Árvore que Fala’ é muito simbólica e única. “O presépio está simplesmente encantador! A riqueza de detalhes e a forma como é contada a história do nascimento de Jesus tornam a Vila de Natal ainda mais especial”, destacou Giovanna.

Neste ano, a Vila de Natal conta com 14 árvores flutuantes instaladas no lago, representando as regiões do município. No centro, uma árvore principal de 12,5 metros, com 80 mil microlâmpadas de LED e chafariz iluminado. Além disso, no entorno, uma árvore em terra de 23 metros, coberta por 250 mil microleds, completa o cenário, ao lado de um deck com a cadeira do Papai Noel sobre o lago.
Quem também não deixou de conferir toda essa atração foram as vizinhas da Vila, Valciani Klemez e Jhornada Klemez. Mãe e filha estão encantadas com a decoração. “Somos de Nova Brasília, vizinhas da Vila de Natal, e não podíamos deixar de prestigiar esse espaço tão bonito! Este deck, próximo às árvores, ao chafariz e a todas essas luzes deixaram tudo ainda mais especial”, destacou Valciani.

Lucas Nascimento, acompanhado pela família, também já conferiu a decoração. “O espaço está sensacional! É uma ótima opção de lazer para todas as famílias de Cariacica e também de outros municípios. Aqui tem praça de alimentação, parque de diversões para as crianças, apresentações musicais… eu e minha família estamos curtindo muito”, disse Lucas.
A Vila de Natal segue aberta para visitação até o dia 5 de janeiro de 2026, o espaço funciona das 18 às 22 horas.
Fonte: SemCom PMC – Texto: Semcom – Foto: Claudio Postay
-

Cidades2 dias atrásChamada Escolar: período de rematrículas e matrículas na rede municipal de Cariacica começa nesta segunda(24)
-

Fé2 dias atrásConferência “Sou Líder” marca nova fase da Igreja Batista Eleve em seus 10 anos de fundação
-

Esporte2 dias atrásFlamengo vence e pode ser campeão brasileiro na próxima rodada; entenda
-

Tecnologia2 dias atrás8 atores que mais morreram em filmes e séries
-

Cidades18 horas atrásSerra: casos de roubo em estabelecimentos comerciais caem 25% na maior cidade do ES
-

Esporte1 dia atrásCorrida da Cidadania reúne mais de 2 mil pessoas e celebra 190 anos da Ales
-

Saúde1 hora atrásEspírito Santo avança e amplia Teste do Pezinho para detectar doenças graves como a AME













