Cidades
Colina de Laranjeiras é o bairro mais populoso da Serra

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários – População e Domicílios, apresentando os totais de população residente e de domicílios na Serra.
Os resultados apontaram mudanças importantes no perfil da população serrana, principalmente sobre as áreas de concentração populacional: o bairro mais populoso do município passou a ser Colina de Laranjeiras, que atingiu a marca de 18.487 habitantes, passando da 28ª posição para o 1º lugar no ranking dos mais populosos do município, um crescimento de 347,5%.
Historicamente os bairros mais populosos da Serra eram Feu Rosa e Vila Nova de Colares. Agora, estes bairros ocupam novas colocações: Feu Rosa está em segundo com 17.897 habitantes; Bairro das Laranjeiras, em terceiro, conta com 17.019 habitantes; Vila Nova de Colares vem em quarto com população de 16.721 habitantes; e Planalto Serrano figura na quinta posição com 16.042 habitantes.
No ranking dos 10 bairros mais populosos, destacam-se Jardim Limoeiro e Morada de Laranjeiras com crescimento populacional de 156,7% e 165,3%, respectivamente.
Infraestrutura
Boa parte desse crescimento se deve ao boom imobiliário que atingiu o bairro nos últimos 10 anos, com a construção de mais casas e condomínios de grande porte. Para receber essa população, a Prefeitura da Serra investe em infraestrutura.
Colina de Laranjeiras conta com o Hospital Municipal Materno Infantil, que recentemente passou a contar com um Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas.
Os moradores também são contemplados com escolas e opções de lazer. Em julho de 2023 foi entregue a revitalização da praça multiuso Antônio Carlos Moraes Rego de Souza, com quadra poliesportiva, espaço pet e acesso a wi-fi livre e um campo de futebol com grama sintética.
O bairro conta com o Centro Municipal de Educação Infantil Jarbas Silva Filho. Atualmente a Secretaria de Obras já está com o projeto para a construção de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental.
Setores censitários
No Censo Demográfico 2010, o município contava com 598 setores censitários e no Censo Demográfico 2022, 991 setores censitários. Com esse aumento de 65,7% no quantitativo de setores, havia uma expectativa em saber qual o atual desenho populacional se configurava nos bairros e regiões.
A partir da divulgação dos dados preliminares por setor censitário, que é unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos, foi possível que a equipe técnica do município contabilizasse o número de habitantes por bairro para o município da Serra.
Orçamento participativo
O município da Serra possui 12 regiões do Orçamento Participativo (OP). Em 2010, a Região Laranjeiras, que compreende os bairros Camará, Chácara Parreiral, Colina de Laranjeiras, Guaraciaba, Jardim Limoeiro, Morada de Laranjeiras, Parque Residencial Laranjeiras, Polo Industrial Tubarão, Santa Luzia, São Diogo I, São Diogo II, São Geraldo, Valparaíso, ocupava a 5ª posição em número de habitantes.
Já em 2022 ela passou a ser a 1ª Região do OP que concentra a maior população (15,1%), com um aumento populacional de 86,1%. Destaca-se também a Região Praia I, que obteve um crescimento de 44,7%, passando da 7ª posição em concentração populacional para a 5ª.
Cabe destacar que nesse intervalo de 12 anos entre os censos 2010 e 2022, a população passou a ocupar com mais vigor outras áreas do grande território da Serra, como Colina e Morada de Laranjeiras. E a administração trabalha para prover de forma equitativa em todo território serrano os serviços oferecidos pela municipalidade.
Fonte: Secom/PMS –Texto: Secom – Foto: Edson Reis/PMS
Cidades
Itapemirim: reinauguração da Ponte da Vila contará com a presença do governador Renato Casagrande

Na próxima segunda-feira (8), a Prefeitura de Itapemirim realizará a entrega oficial da reforma da Ponte da Vila, um dos principais acessos da cidade. O evento contará com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, além de secretários estaduais, deputados e autoridades locais.
A solenidade marca não apenas a reinauguração de uma importante estrutura urbana, mas também um momento significativo de parceria entre a gestão municipal e o Governo do Estado. Durante a cerimônia, o prefeito Geninho, será contemplado com uma série de ações e investimentos estaduais que prometem impulsionar o desenvolvimento do município.
Entre os destaques da programação está a assinatura da ordem de serviço para a construção da estrada de acesso ao ponto turístico do Frade e da Freira, que ligará o KM 412 da BR-101 até a base da pedra. A obra é aguardada há anos e visa fomentar o turismo regional e a geração de emprego e renda.
Além disso, o Governo do Estado vai autorizar repasses de recursos para diversas áreas estratégicas, entre elas:
Educação:
-Reforma e ampliação da quadra poliesportiva da EMEF “Narciso Araújo”
-Reforma e ampliação da quadra do Centro de Educação Agrícola “Adauto Lopes Corrêa”
-Aquisição de instrumentos musicais para uso pedagógico nas escolas da rede municipal
Saúde:
-Aquisição de um aparelho de Raio-X
-Aquisição de uma van para transporte de pacientes
Infraestrutura e Serviços:
-Autorização para aquisição de uma pá carregadeira, equipamento essencial para obras e manutenção de vias públicas.
A cerimônia está prevista para ocorrer as 16:30h, com concentração na própria Ponte da Vila. A expectativa é de grande participação popular e de lideranças locais, celebrando um marco de progresso e de renovação para Itapemirim
Cidades
Saúde da Serra ganha reforço com posse de novos médicos e profissionais da enfermagem

A quinta-feira (4) começou com boa notícia para a rede de Saúde da Serra. Isso porque médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, aprovados no concurso público – Edital nº 002/2024, tomaram posse oficialmente de seus cargos. A recepção oficial dos profissionais, realizada pela manhã na sede da Prefeitura, representa mais um reforço no Sistema Único de Saúde (SUS) e, mais especificamente, para a estratégia de Saúde da Família do município.
A convocação dos profissionais foi feita no dia 21 de agosto e, no dia 25, eles compareceram à Secretaria de Saúde da Serra para a escolha das vagas distribuídas entre as 40 Unidades de Saúde do município. A expectativa é que os novos profissionais já iniciem em seus postos de trabalho na segunda quinzena deste mês.
Presente no evento, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, destacou que a chegada dos profissionais é fruto de planejamento, sonho e de compromisso com a população.
“Hoje é um dia muito especial na história da nossa cidade. Como profissionais de saúde da Serra, saibam que não estarão sozinhos nesta missão: estaremos lado a lado, proporcionando um ambiente de trabalho seguro, adequado e, acima de tudo, criando oportunidades constantes de aperfeiçoamento. Tudo isso para que, juntos, possamos garantir um atendimento cada vez mais humano e de qualidade à nossa população”, afirmou o prefeito.
Já a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra explica que a rede municipal de saúde vai receber um reforço significativo com os novos profissionais.
“Com 56 equipamentos em funcionamento, o município reafirma seu compromisso de fortalecer a rede de atenção e de oferecer um serviço cada vez mais eficiente e humano. A atenção básica, porta de entrada do SUS, é o coração desse processo. É nela que o cidadão encontra acolhimento, prevenção e promoção da saúde, reduzindo a sobrecarga nas UPAs e hospitais. Com a chegada desses profissionais, reforçamos a qualidade do atendimento e damos mais um passo para consolidar uma saúde pública que cuida das pessoas de forma integral e próxima da comunidade”, pontuou a secretária.
A chegada desses profissionais faz parte do cronograma do último concurso público da Saúde e reforça a política de valorização dos profissionais efetivos na rede municipal. Com isso, a Prefeitura busca garantir estabilidade nas equipes e continuidade no atendimento oferecido à população.
Rede municipal de Saúde da Serra
Com mais de 80% da população dependente do SUS, a Prefeitura da Serra administra a maior rede de saúde pública do Estado, com 56 equipamentos em funcionamento. São mais de 450 mil moradores que utilizam os serviços municipais de saúde diariamente — um desafio constante que exige planejamento, investimento e compromisso com a população.
Cidades
Cariacica alcança a terceira posição no ranking de arrecadação de ICMS no Estado

Cariacica alcança a terceira posição no ranking de arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Para 2026, o Índice de Participação dos Municípios (IPM) provisório de Cariacica chegou a R$ 31,9 bilhões do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que é o que mede a riqueza gerada pelas atividades econômicas no município.
No ranking de arrecadação de ICMS, o índice do município chegou bem próximo do registrado pela capital capixaba, Vitória, que ficou na segunda posição, com 10,75% e uma arrecadação de R$ 34,8 bi, contra 10,03% de Cariacica, e 14,88% da Serra, que encabeçou a lista.
Para se ter uma ideia do volume de recursos arrecadados, Vila Velha, município da Grande Vitória com mais de 500 mil habitantes, ficou com 5,55%, quase a metade do índice alcançado por Cariacica.
Em 2024, o índice do VAF apurado em Cariacica foi 21.7% maior do que o número registrado no ano anterior. O Decreto com todos os dados foi publicado no Diário Oficial do Estado.
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, destacou os índices da arrecadação do ICMS. “Tudo isso é fruto de um trabalho para alavancarmos o desenvolvimento econômico do município. Em quatro anos, nós já chegamos a atrair mais de 37 mil empresas”, comemorou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Sandro Heleno, “a posição estratégica do município e a sua vocação para o segmento de logística, comércio e serviços também contribuiu para o aumento da arrecadação, principalmente do ICMS”, analisou.
“O trabalho realizado pela equipe de fiscalização alcançou um excelente resultado na apuração do IPM, reforçando a importância de uma atuação técnica, criteriosa e transparente no acompanhamento das receitas municipais”, reforçou o secretário de Finanças, Carlos Renato Martins.
Fonte: Secom-PMC – Texto: Vandique Magalhães – Foto: Claudio Postay
-
Justiça3 dias atrás
Veja como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
-
Geral3 dias atrás
Governo do Estado lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social
-
Política2 dias atrás
Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias
-
Política2 dias atrás
Senado reduz prazo de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa
-
Cidades22 horas atrás
Itapemirim: reinauguração da Ponte da Vila contará com a presença do governador Renato Casagrande
-
Cidades2 dias atrás
Cariacica alcança a terceira posição no ranking de arrecadação de ICMS no Estado
-
Tecnologia2 dias atrás
SpaceX dá mais um passo para lançar até 120 voos por ano na Flórida
-
Esporte1 dia atrás
Brasil joga bem no Maracanã e derrota Chile por 3×0 pelas Eliminatórias