Educação
Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

O Espírito Santo registrou em 2022 a 9ª população mais alfabetizada do Brasil, formada por pessoas com 15 anos de idade ou mais. Com uma taxa de 94,4% de alfabetização em 2022, o Estado apresentou um aumento de 2,5 pontos percentuais (p.p) em relação ao ano de 2010, quando a taxa de alfabetização era de 91,9%.
A taxa de analfabetismo do Espírito Santo ficou 5,6% menor que média nacional de 7%.
Os dados estão disponíveis no estudo IJSN no Censo – Alfabetização elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base na divulgação do Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em números absolutos, no ano de 2022 havia no Espírito Santo 2.918.368 de pessoas de 15 anos de idade ou mais alfabetizadas e 173.848 analfabetos. No Brasil eram 151,5 milhões alfabetizadas e 11,4 milhões analfabetos.
Segundo o diretor de integração do Instituto Jones, Antonio Rocha, o resultado mostra um avanço tanto no cenário capixaba quanto no contexto nacional: “Nós observamos que a queda na taxa de analfabetismo ocorreu tanto no Espírito Santo, que saiu de 8,1% em 2010 para 5,6% no ano de 2022, quanto em nível nacional, que reduziu de 9,6% em 2010, para 7% em 2022.”
O estudo ainda apresenta o ranking dos cinco municípios capixabas mais alfabetizados e dos cinco menos alfabetizados.
Vitória (97,7%), Vila Velha (97,4%), Serra (96,1%), Guarapari (95,8%) e Cachoeiro de Itapemirim (95,7%), são os cinco municípios que registraram as maiores taxas de alfabetização. Mucurici (15,0%), Água Doce do Norte (14,7%), Brejetuba (14,4%), Ecoporanga (14,2%) e Mantenópolis (13,9%) foram os municípios que registram as menores taxas de alfabetização.
O gerente de regime de colaboração da Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), Saulo Andreon, destacou algumas ações realizadas no combate ao analfabetismo: “O Espírito Santo tem demonstrado que está na direção certa, reduzindo o analfabetismo e garantindo a alfabetização da população, mas é preciso olhar para o número de analfabetos, e para tentar alcança-los, temos aí a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto nos municípios, quanto na redes estadual e há também o Pacto de Colaboração de Aprendizagem, que junto com os municípios tem atuado na alfabetização na idade certa, aumentando a chance dessa criança progredir”.
Ainda segundo o IJSN no Censo – Alfabetização, em 2022, o analfabetismo no Espírito Santo entre os homens era de 5,52% (82.313) e entre as mulheres de 5,72% (91.535).
No recorte por faixa etária, o estudo apresenta que a taxa de analfabetismo foi maior no grupo de 80 anos ou mais, sendo mulheres 31,34% e homens 26,26%, e menor no grupo de 20 a 24 anos, sendo mulheres 0,77% e homens 1,38%.
A gerente da EJA da Sedu, Mariane Berger, destacou a importância do projeto EJA: “A expansão da Educação de Jovens e Adultos é um projeto prioritário dessa gestão desde o ano de 2019 quando foi criada a Gerência de Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, mesmo com a queda das matrículas inclusive nacionalmente, a SEDU tem feito um esforço de ampliar a oferta e diversifica-la de modo a atender a todos. Temos turmas de alfabetização em nossas escolas que ofertam a EJA noturna e também nos Ceejas (diurno e noturno) e nos Neejas (no noturno). Temos feito um estudo a partir dos dados do Censo 2022, identificando os municípios capixabas com pessoas ainda não alfabetizadas para intensificar a oferta. Já estamos com propostas de atendimento in loco nas comunidades que ainda não ofertam a EJA. Esse atendimento in loco é vinculado aos Ceejas e Neejas e vai até onde os jovens e adultos estão. Essa ação se iniciou em 2023 e será intensificada este ano e nos próximos. Entendemos assim que podemos atender melhor as pessoas com uma forma mais flexível de atendimento, inclusive com materiais preparados especificamente para essas comunidades. Também planejamos a criação de um novo Ceeja no município de Guaçuí e de outros novos Neejas. Até 2026 pretendemos ofertar a EJA em todos os municípios capixabas seja na forma presencial ou não presencial”.
O estudo completo pode ser acessado no link https://ijsn.es.gov.br/ijsn-no-censo-2022-alfabetizacao
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Educação
Espírito Santo chega a 62,47% de escolas conectadas à internet

O Espírito Santo vem experimentando um crescimento expressivo no número de escolas do ensino básico conectadas à internet. Das 2.635 instituições de educação básica do estado, 1.646 estão ligadas à internet, o que representa 62,47% do total. A média supera os 59,65% registrados no Brasil como um todo. Os dados constam em um relatório referente ao programa Escolas Conectadas do Governo Federal divulgado nesta semana. Segundo o documento, 82,2 mil escolas públicas de ensino básico em todo o país estão conectadas nas cinco regiões do país.
O programa prevê atender todas as 137,8 mil instituições de ensino básico do país com internet de banda larga e wi-fi aberto na estratégia nacional de conectividade escolar, voltada para garantir acesso de qualidade ao mundo digital a alunos e professores da rede pública. O relatório indica que o Brasil avançou em relação ao observado no fim de 2024, quando tinha 73,1 mil escolas conectadas, ou 53% do total. No Espírito Santo, eram 1.589 escolas conectadas no fim do ano passado (60,3%).
“Conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”, afirmou o ministro Frederico de Siqueira Filho (Comunicações).
REGIÕES — A Região Sul apresenta o maior percentual de escolas conectadas. Ao todo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina registram 13.889 escolas conectadas de um total de 19.837, o equivalente a 70%. Em seguida aparecem as regiões Centro-Oeste, com 7.857 escolas, das quais 5.472 estão conectadas (69,64%), Nordeste (49.275 escolas, 32.775 conectadas – 61,86%), Sudeste (40.535 escolas, 24.073 conectadas – 59,38%) e Norte (20.343 escolas, 8.310 conectadas – 40,84%).
ESTADOS — Entre as Unidades da Federação, o Mato Grosso do Sul é o que apresenta o maior percentual de escolas conectadas. Das 1.367 do estado, 1.084 estão conectadas, o que equivale a 79,30%. Em seguida, aparecem Rio Grande do Norte, com 2.145 escolas conectadas das 2.733 do estado (78,49%) e Goiás, com 2.719 conectadas das 3.528 do estado (77,07%). Em números absolutos, São Paulo é o estado com mais escolas conectadas (10.787), seguido por Bahia (7.644) e Minas Gerais (7.236).
Agencia Brasil
Educação
Serra inaugura novo Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral

Novo espaço vai atender crianças de Alterosas e região
Um espaço novinho e pronto para acolher as crianças de Alterosas e região em tempo integral. Esse é o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEITI) Sonho Dourado, inaugurado na noite da última quinta-feira (28). O evento de inauguração reuniu a comunidade local e contou com a presença do prefeito Weverson Meireles, das secretárias de Educação, Mayara Candido, e de Obras, Izabela Roriz, além de outras autoridades e lideranças da região. As aulas na unidade terão início na próxima terça-feira (2).
O prefeito Weverson Meireles agradeceu a presença da comunidade e lembrou que o espaço é uma conquista que vai transformar a vida de muitas famílias da região, já que agora vão contar com um espaço que proporciona cuidado e desenvolvimento para suas crianças perto de casa.
“Estamos dando continuidade a essa importante conquista que começou na gestão Sergio Vidigal. Nossas crianças estarão aqui, desfrutando de uma estrutura moderna e de uma educação de qualidade. Nós entendemos que as condições da infraestrutura do prédio influenciam diretamente na qualidade do ensino da criança, do jovem e do adolescente. E é com esse planejamento, com esse olhar e com essa responsabilidade que nós tocamos a educação, investindo na infraestrutura e também em todos os nossos profissionais de maneira responsável. Nós trabalhamos pelo futuro dessas crianças que estão aqui e pelo futuro da nossa cidade. Nosso compromisso é com uma geração inteira”, discursou.
A secretária de Educação, Mayara Candido, ressaltou que a inauguração do novo CMEITI é um passo importante na ampliação da oferta da educação infantil e do tempo integral.
“Hoje é dia de voltar para casa com o coração cheio de gratidão ao ver esse sonho da comunidade se tornar realidade. O CMEITI Sonho Dourado não é apenas um prédio novo, é um espaço de acolhimento, aprendizado e esperança, de cuidado com a primeira infância. E estamos entregando exatamente na semana em que se celebra o Dia Nacional da Educação Infantil. Aqui, nossas crianças terão a chance de crescer em um ambiente seguro e estimulante, e nossas famílias terão mais tranquilidade no dia a dia. Essa entrega mostra que, juntos, estamos construindo uma Serra que cuida, que educa e que acredita no futuro.”
A secretária de Obras, Izabela Roriz, ressaltou a importância e o carinho da comunidade com o novo espaço.
“Essa é uma entrega especial. Tivemos alguns desafios, mas contamos com o apoio e a parceria da comunidade. Ficamos muito felizes em entregar uma conquista dessa para Alterosas. Por isso, hoje é motivo de gratidão e muita alegria. Gratidão por essa entrega, à minha equipe e também à equipe da educação por essa parceria tão importante”, disse.
Moradora de Alterosas há 20 anos, a enfermeira auditora Jacyra Radaelli Portes, mãe do Enzo, de 5 anos, diz que está realizada com a entrega do novo centro de educação infantil.
“Eu estou imensamente feliz. Sou moradora do bairro há 20 anos e o CMEI é uma obra muito desejada por toda a comunidade. Ele está com uma estrutura fantástica e eu fico emocionada de poder ter o meu pequeno inaugurando esse espaço tão grandioso. Ainda mais com o tempo integral que nos deixa mais tranquilos. A comunidade toda está muito feliz”, comentou.
Sonho Dourado
O Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (CMEITI) Sonho Dourado conta com uma área construída de aproximadamente 1.650 m², em um terreno de 3.500 m². O espaço contempla 10 salas de aula climatizadas (incluindo salas de berçário com fraldário e lactário) e uma sala multiuso; pátio e refeitório cobertos, playground e banheiros acessíveis; cozinha completa, despensa, depósito de material de limpeza, rouparia, almoxarifado e copa para funcionários, além de sala de professores, secretaria e direção. A infraestrutura conta ainda com estacionamento, vagas de embarque e desembarque, calçada cidadã, áreas com jardim, paisagismo moderno e iluminação em LED. O investimento na construção é de R$ 6.259.011,60.
Fonte: Secom-PMS Texto: Elton Lyrio – Foto: Leandro Pereira
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
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