Educação
Espírito Santo tem 9ª população mais alfabetizada do Brasil

O Espírito Santo registrou em 2022 a 9ª população mais alfabetizada do Brasil, formada por pessoas com 15 anos de idade ou mais. Com uma taxa de 94,4% de alfabetização em 2022, o Estado apresentou um aumento de 2,5 pontos percentuais (p.p) em relação ao ano de 2010, quando a taxa de alfabetização era de 91,9%.
A taxa de analfabetismo do Espírito Santo ficou 5,6% menor que média nacional de 7%.
Os dados estão disponíveis no estudo IJSN no Censo – Alfabetização elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) com base na divulgação do Censo 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em números absolutos, no ano de 2022 havia no Espírito Santo 2.918.368 de pessoas de 15 anos de idade ou mais alfabetizadas e 173.848 analfabetos. No Brasil eram 151,5 milhões alfabetizadas e 11,4 milhões analfabetos.
Segundo o diretor de integração do Instituto Jones, Antonio Rocha, o resultado mostra um avanço tanto no cenário capixaba quanto no contexto nacional: “Nós observamos que a queda na taxa de analfabetismo ocorreu tanto no Espírito Santo, que saiu de 8,1% em 2010 para 5,6% no ano de 2022, quanto em nível nacional, que reduziu de 9,6% em 2010, para 7% em 2022.”
O estudo ainda apresenta o ranking dos cinco municípios capixabas mais alfabetizados e dos cinco menos alfabetizados.
Vitória (97,7%), Vila Velha (97,4%), Serra (96,1%), Guarapari (95,8%) e Cachoeiro de Itapemirim (95,7%), são os cinco municípios que registraram as maiores taxas de alfabetização. Mucurici (15,0%), Água Doce do Norte (14,7%), Brejetuba (14,4%), Ecoporanga (14,2%) e Mantenópolis (13,9%) foram os municípios que registram as menores taxas de alfabetização.
O gerente de regime de colaboração da Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu), Saulo Andreon, destacou algumas ações realizadas no combate ao analfabetismo: “O Espírito Santo tem demonstrado que está na direção certa, reduzindo o analfabetismo e garantindo a alfabetização da população, mas é preciso olhar para o número de analfabetos, e para tentar alcança-los, temos aí a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto nos municípios, quanto na redes estadual e há também o Pacto de Colaboração de Aprendizagem, que junto com os municípios tem atuado na alfabetização na idade certa, aumentando a chance dessa criança progredir”.
Ainda segundo o IJSN no Censo – Alfabetização, em 2022, o analfabetismo no Espírito Santo entre os homens era de 5,52% (82.313) e entre as mulheres de 5,72% (91.535).
No recorte por faixa etária, o estudo apresenta que a taxa de analfabetismo foi maior no grupo de 80 anos ou mais, sendo mulheres 31,34% e homens 26,26%, e menor no grupo de 20 a 24 anos, sendo mulheres 0,77% e homens 1,38%.
A gerente da EJA da Sedu, Mariane Berger, destacou a importância do projeto EJA: “A expansão da Educação de Jovens e Adultos é um projeto prioritário dessa gestão desde o ano de 2019 quando foi criada a Gerência de Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, mesmo com a queda das matrículas inclusive nacionalmente, a SEDU tem feito um esforço de ampliar a oferta e diversifica-la de modo a atender a todos. Temos turmas de alfabetização em nossas escolas que ofertam a EJA noturna e também nos Ceejas (diurno e noturno) e nos Neejas (no noturno). Temos feito um estudo a partir dos dados do Censo 2022, identificando os municípios capixabas com pessoas ainda não alfabetizadas para intensificar a oferta. Já estamos com propostas de atendimento in loco nas comunidades que ainda não ofertam a EJA. Esse atendimento in loco é vinculado aos Ceejas e Neejas e vai até onde os jovens e adultos estão. Essa ação se iniciou em 2023 e será intensificada este ano e nos próximos. Entendemos assim que podemos atender melhor as pessoas com uma forma mais flexível de atendimento, inclusive com materiais preparados especificamente para essas comunidades. Também planejamos a criação de um novo Ceeja no município de Guaçuí e de outros novos Neejas. Até 2026 pretendemos ofertar a EJA em todos os municípios capixabas seja na forma presencial ou não presencial”.
O estudo completo pode ser acessado no link https://ijsn.es.gov.br/ijsn-no-censo-2022-alfabetizacao
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Educação
Sisu 2026: candidatos já podem conferir resultado individual

O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Sisu. O acesso é feito com o login da plataforma Gov.br.
Os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis na chamada regular deverão realizar a matrícula a partir de 2 de fevereiro, no período indicado no edital da instituição pública de ensino superior.
O Sisu tem como objetivo democratizar o acesso a instituições públicas de educação superior (IES) que aderiram ao processo seletivo, de todo o país.
Lista de espera
Os candidatos não selecionados que queiram participar da lista de espera devem manifestar interesse a partir desta quinta-feira (29) até a próxima segunda-feira (2), também pelo Portal Acesso Único.
A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas só inclui os candidatos que manifestaram interesse na lista.
A convocação será feita diretamente pelas instituições em que o estudante se inscreveu.
É possível participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. O candidato deve consultar os canais oficiais da instituição de interesse e observar as regras e os prazos estabelecidos em edital.
Sisu
A maioria das instituições participantes do Sisu é da rede federal de educação superior, com destaque para universidades e institutos federais.
Pela primeira vez, nesta edição, quem participou de pelo menos uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 ou 2025 – conseguiu se inscrever para concorrer a vagas oferecidas pelas instituições que aderiram ao processo seletivo.
Agencia Brasil
Educação
Cariacica inicia ano letivo no dia 9 de fevereiro com mistérios, descobertas e novos caminhos para aprender

As aulas na rede municipal de Cariacica começam no dia 9 de fevereiro e marcam o início de um novo ciclo de descobertas para mais de 55 mil estudantes. Com o tema “Desvendando o Amanhã”, a volta às aulas convida alunos, professores e famílias a explorarem novos conhecimentos, enfrentarem desafios e iniciarem o ano letivo com determinação, curiosidade e muita energia.
Esse novo momento é resultado de uma ampla reorganização da rede municipal de ensino, que poderá atender até cerca de 65 mil estudantes a partir deste ano. A iniciativa ampliou em mais de 10,9 mil vagas o número atual de matrículas e contemplou a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do fortalecimento do ensino em tempo integral.
Atualmente, a rede municipal conta com 128 escolas, responsáveis pelo atendimento de mais de 55 mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA.
Como parte desse processo de expansão, em 2026 duas novas unidades escolares vão reforçar a rede municipal: o CMEI Ester Nepomuceno Rodrigues no bairro Prolar e a EMEF Nilton Gomes, no bairro Cruzeiro do Sul. Juntas, as escolas vão ofertar mais de 850 vagas, contando com infraestrutura moderna, acessível e planejada para favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes.
A ampliação da rede também visa o fortalecimento da Educação Infantil. Dois novos CMEIs estão em processo de licitação, nos bairros Vila Prudêncio e Maracanã, enquanto outras três unidades, Ilva Sebastiana, Jardim Botânico e Morada de Santa Fé, estão em fase final de preparação técnica. Além disso, oito novas unidades serão construídas por meio de convênio com o FUNPAES, com investimento superior a R$ 40 milhões.
Paralelamente aos investimentos em infraestrutura, a Prefeitura também garante melhores condições de aprendizagem para os estudantes. Todos os alunos matriculados na rede municipal receberão kits de material escolar, contendo cadernos, lápis, réguas, canetas, lápis de cor, massinha, cola e outros itens, conforme o segmento educacional. Também serão distribuídas cerca de 300 mil peças de uniformes, incluindo camisas, bermudas, tênis e meias.
Outro avanço significativo está na valorização dos profissionais da educação, peça fundamental para a qualidade do ensino. A rede municipal passa a contar com 671 novos professores e pedagogos, que tomaram posse em janeiro após aprovação em concurso público. Esta é a maior posse de profissionais da educação dos últimos 10 anos na rede municipal de ensino.
“Estamos preparando Cariacica para o futuro, investindo em estrutura, profissionais e oportunidades. Quando falamos em ‘Desvendando o Amanhã’, falamos em garantir que nossas crianças e jovens tenham acesso a uma educação pública forte, acolhedora e capaz de transformar realidades”, destacou o prefeito Euclério Sampaio.
Além do reforço no corpo docente, a rede municipal também recebeu mais 100 assistentes educacionais, que passam a atuar na Educação Especial a partir de fevereiro. Esses profissionais atenderão toda a rede de ensino, fortalecendo as ações de inclusão e ampliando o apoio aos estudantes que necessitam de acompanhamento no dia a dia escolar.
“Esses profissionais são fundamentais para uma educação mais humanizada e inclusiva. Eles acompanham os estudantes dentro e fora da sala de aula, auxiliam nas atividades pedagógicas e nos cuidados diários, garantindo mais autonomia, segurança e aprendizado”, afirmou a secretária municipal de Educação, Luzian Belisario.
Fonte: SemCom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Arte Semcom
Educação
Governo do Estado divulga resultado final de edital com mais de 300 bolsas de mestrado e doutorado

Saíram os resultados finais do Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-Graduação (Procap) 2026. Nesta segunda-feira (26), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo divulgou a lista dos aprovados nos editais nº 19/2025 e 20/2025, de Mestrado e Doutorado, respectivamente. Ao todo foram 140 propostas contempladas nas chamadas, que tem o objetivo de contribuir para a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados e para o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo. Serão 306 bolsas distribuídas no total.
Edital 19/2025 – Procap 2026 – Mestrado
A chamada do Procap Mestrado teve 83 propostas submetidas e 82 aprovadas, e vai distribuir 190 bolsas. Os estudantes vão receber R$ 3,2 mil por 24 meses para desenvolverem projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, resultando em um investimento total de R$ 14,6 milhões.
Edital 20/2025 – Procap 2026 – Doutorado
Já Procap Doutorado, devido à alta demanda, teve um acréscimo no número de bolsas, subindo de 110 para 116. Com isso, o valor do investimento subiu cerca de R$ 1,3 milhão, ultrapassando a casa de R$ 25 milhões no total. Os doutorandos vão receber R$ 4,5 mil por 48 meses para realizarem pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.
“A evolução da comunidade científica capixaba passa por esses importantes editais. As chamadas do Procap demonstram o quanto o Governo do Estado acredita em quem faz a diferença na produção do conhecimento científico, tecnológico e inovador do Estado. Investir nas pessoas é a melhor forma de fazer com que elas se desenvolvam e contribuam para o avanço do Espírito Santo”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
“Vale sempre frisar que, hoje, temos o 2º maior valor do Brasil, ultrapassando as agências de fomento nacionais, que são a Capes e o CNPq”, finalizou.
Serviço:
- Resultado final do Edital 19/2025 – Procap Mestrado: clique aqui e confira!
- Resultado final do Edital 20/2025 – Procap Doutorado: clique aqui e confira!
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | (27) 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br
-

Oportunidade17 horas atrásVale abre 60 vagas para o Programa Jovem Aprendiz 2026 no Espírito Santo
-

Política1 dia atrásHugo Motta promete avançar sobre escala 6×1 e trabalho por aplicativos
-

Tecnologia2 dias atrásUS$ 100 bilhões da Nvidia na OpenAI: CEO joga um balde de água fria no acordo
-

Tecnologia22 horas atrásSpaceX suspende lançamentos do Falcon 9 após problema em voo
-

Negócios22 horas atrás4 Passos Para Uma Negociação Salarial Bem-Sucedida
























