Ligue-se a nós

Cidades

Colatina recebe o maior festival gastronômico de churrasco do Estado

Redação Informe ES

Publicado

no

Chegou a vez de Colatina receber o maior circuito de churrasco do Espírito Santo, trata-se do Na Brasa Rock Beer, que começa na próxima quinta-feira (23) e segue até domingo (26), na Beira Rio, em Colatina. O objetivo do evento é difundir as técnicas de preparo de um bom churrasco, valorizar os assadores do Estado e mostrar as tendências do mercado no Brasil e no mundo. A entrada é gratuita.

O Na Brasa Rock Beer vai reunir no mesmo espaço oito estações de preparo, com mais de três toneladas de carne. O evento dedicado aos amantes do churrasco conta com cortes especiais de carnes bovina, suína, de frango e peixe. Entre os destaques está o preparo de uma boa costela no fogo de chão, túnel de costela, bife ancho, texas brisket (peito bovino que leva 08 horas para ficar pronto), salmão na prancha, cordeiro e leitão no crucifixo, costelinha BBQ, frangos e linguiças defumadas no varal, hambúrguer defumado, leitão à pururuca e cupim defumado.

Além disso, os visitantes ainda vão poder experimentar legumes e sobremesas artesanais na brasa, pão de alho e arroz carreteiro, tudo feito nas técnicas do bom churrasco e assados em grelhas, tábuas de madeira e espetos. Os pratos prontos têm preços acessíveis, que vão R$ 10,00 (pão de alho, queijo cabacinha e calabresa – a unidade) a R$ 95,00 (porção de costela fogo no chão, mais batata frita).

Além das opções gastronômicas, o Festival Na Brasa Rock Beer também oferece aulas-show com o comando do Chef Alessandro Eller, entre os assadores convidados, podemos destacar Anderson Costelitos, que vai preparar o túnel de costela no fogo de chão; o chef Sérgio Farias, fica com o preparo do varal de costela e cupim; já o chef Alê Galvão, fica com a parrila na brasa. Quem gosta de costelinha suína no Pit de defumação, pode assistir à aula-show do chefe Fabrício Batista. O chef Paulo Cordillera vai ensinar a fazer o famoso leitão e cordeiro no crucifixo e a chef Marise Caniçalle traz o prato arroz de carreteiro. Outros convidados participam das aulas-show.

Anúncio

Já quem gosta de um bom rock não pode ficar de fora do evento. O Na Brasa conta com apresentações musicais durante os quatro dias de funcionamento, nomes como Pic Nic Dogs sobe ao palco com rock dos anos 1980 e 1990. Já Marcelo Ribeiro, leva MPB e Rock.

Segundo Eduardo Destefani, diretor-executivo do Instituto Panela de Barro, essa é a segunda edição do evento, que chegou ao Estado como o maior festival gastronômico de churrasco do Espírito Santo. O evento fez o maior sucesso no município de Aracruz, chega em Colatina e tem agenda para Vitória e João Neiva.

“O Instituto Panela de Barro mais uma vez cumpre seu papel, aproximando as pessoas da gastronomia. Tudo isso, com técnicas inovadoras e gerando oportunidades a partir de produtos da indústria alimentícia capixaba. Nesse sentido, os festivais gastronômicos organizados pelo Instituto Panela de Barro vão muito além do entretenimento, levamos inovação e novidades para os destinos turísticos do Estado, geramos oportunidades e renda nas regiões e valorizamos o que temos de melhor no Espírito Santo. A qualidade da carne a gente garante”, disse Eduardo.

Já o Chef Alessandro Eller, que coordena as aulas-show do evento, explicou que o Na Brasa é um espaço que vai reunir novas técnicas com as tendências mais atuais do Brasil e do mundo, e quem quiser se atualizar no tema churrasco terá uma grande oportunidade. “O Na Brasa foi pensando com o objetivo de valorizar a arte do fazer um bom churrasco, além de valorizar o ofício dos assadores do Estado. Também vamos reunir num só local as técnicas mais atuais utilizadas no Brasil e no mundo. Por isso, fica o nosso convite, o Na Brasa é o local para descobrir novos sabores e experimentar receitas que foram preparadas com exclusividade para o evento”, ressaltou.

O evento conta com a realização do Instituto Panela de Barro e o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e da Prefeitura de Colatina.

Anúncio

Espaço Mercearia e Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal

O evento conta com o Espaço Mercearia em que vai reunir produtos de empreendedores da agricultura familiar, agroindústria, artesanato, charcutaria, entre outros. Outro destaque do evento fica por conta do Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal que vai reunir produtores de cerveja artesanal da região.

Cuidado com o meio ambiente

Os copos ecológicos foram adotados pelo Instituto Panela de Barro e serão entregues aos empreendedores que vendem bebidas para que, dessa forma, o consumidor utilize o mesmo utensílio durante todo o evento e ainda tenha desconto ao comprar o produto. Assim, é possível evitar que cerca de 100 mil copos plásticos sejam descartados. Nesse sentido, o Instituto também adotou pratos ecológicos que são entregues aos empreendedores. Além disso, todo óleo utilizado nas frituras, durante o festival gastronômico, é recolhido e destinado corretamente.

Anúncio

Tempero da Inclusão

Uma parceria de sucesso. Essa é a definição entre parceria realizada pelo Instituto Panela de Barro e a Universidade de Vila Velha (UVV), que tem como objetivo incluir pessoas assistidas pelo programa Vitória Dow, no mundo da gastronomia. O projeto que trata da inclusão social, oferta aulas práticas para os alunos por meio de oficinas que trabalham habilidades na preparação de receitas, manuseio de utensílios, além de falar de saúde e bem-estar, tudo orientado pessoalmente pelo chef Alessandro Eller.

Cidades

Serra reforça segurança e nomeia 50 novos agentes da Guarda Municipal

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura da Serra deu mais um passo importante no fortalecimento da segurança pública da cidade. Nesta sexta-feira (18), foi anunciada a nomeação dos 50 primeiros aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra. A medida irá aumentar o número de guardas nas ruas e reforçar a segurança nos bairros. 

A nomeação dos novos guardas representa uma ampliação importante do efetivo da GCM, que atua em ações de patrulhamento preventivo, apoio às demais forças de segurança, proteção do patrimônio público e garantia da ordem nos espaços municipais. 

O prefeito da Serra, Weverson Meireles, reforça o compromisso da gestão com a segurança pública e destaca a importância da presença dos agentes nas ruas para garantir mais qualidade de vida e cuidado aos moradores da Serra. 

“Hoje, damos mais um passo importante para reforçar a segurança da nossa cidade com a nomeação de 50 novos guardas municipais. Esse é o resultado de um concurso iniciado e planejado na gestão de Sergio Vidigal, que agora se concretiza. A Guarda não representa apenas presença nas ruas, mas também proteção, acolhimento e prevenção. Seguimos firmes no compromisso de construir uma Serra cada vez mais segura para todos os serranos”, destaca. 

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca que a ampliação do efetivo da GCM fortalece a presença nas ruas e contribui para os avanços históricos nos índices de segurança registrados nos últimos meses. 

Anúncio

“Estamos investindo em equipamentos, tecnologia e principalmente em pessoas. Com mais agentes atuando nas ruas, conseguimos aumentar a segurança, prevenir conflitos e dar respostas mais rápidas às ocorrências. Esse reforço é fundamental para manter os avanços que a Serra tem conquistado na área da segurança”, afirma.

Integração
Os novos agentes serão distribuídos em escalas e passarão por um período de adaptação, no qual receberão os equipamentos essenciais. Durante esse período, os agentes também serão qualificados em diversos setores da própria GCM e da Prefeitura Municipal da Serra, com o objetivo de conhecerem os locais de trabalho, compreenderem as expectativas da instituição e se integrarem à cultura organizacional. 

Será realizada uma análise de perfil para garantir a alocação mais adequada às diferentes funções desempenhadas pela corporação. A prioridade será o serviço operacional da corporação. Eles atuarão em diferentes modalidades de policiamento, reforçando a presença da Guarda Municipal nas ruas e a qualidade do serviço prestado aos moradores, trabalhadores e empreendedores da Serra.

Reforço
A incorporação desses 50 novos agentes ao efetivo irá reforçar as ações de patrulhamento em toda a cidade, com ênfase nas áreas comerciais, onde há maior demanda, conforme identificado por estudos. Além disso, esse reforço permitirá a criação e fortalecimento de setores estratégicos, como o Núcleo de Inteligência e a Patrulha Maria da Penha, ampliando a capacidade da GCM de atuar com mais eficácia e sensibilidade nas diferentes frentes de trabalho.

Por: Secom-PMS

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Guarapari inicia articulação em Brasília para viabilizar implantação da Guarda Civil Municipal

Redação Informe ES

Publicado

no

Nesta terça-feira, 15, os secretários Welington Pessanha (Segurança, Trânsito e Transporte) e Otávio Postay (Desenvolvimento Econômico e Captação de Recursos) estiveram em Brasília, onde representaram o município em uma reunião estratégica no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Durante o encontro com a equipe técnica e a secretária-geral das Guardas Municipais no Brasil, foram iniciadas as tratativas formais e o processo de captação de recursos necessários para tornar viável a futura implantação da corporação em Guarapari. A proposta tem como foco o fortalecimento da segurança pública, o aumento da presença institucional nas ruas e o suporte às ações preventivas no município. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade. Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e buscando apoio federal para viabilizar esse projeto. Nosso compromisso é com a segurança e a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Rodrigo Borges.

A implantação da Guarda Civil Municipal representa um marco para Guarapari, ampliando a capacidade de atuação da administração pública na área de segurança, com integração aos demais órgãos e participação em programas federais de capacitação, modernização e aquisição de equipamentos. “Nos reunimos com os responsáveis pelas políticas nacionais de Guardas Municipais para dar o primeiro passo nesse processo. Guarapari está se preparando para receber uma guarda moderna, estruturada e eficiente, que contribuirá diretamente para a tranquilidade da nossa população”, destacou o secretário Welington Pessanha.

A agenda em Brasília também incluiu reuniões com outras pastas do Governo Federal, visando buscar parcerias e novos investimentos que fortaleçam o desenvolvimento e o planejamento estratégico de Guarapari.

Anúncio

Fonte: Secom-PMG

Continuar Lendo

Cidades

Itapemirim: Governo do ES inicia pavimentação de acesso ao Monte Aghá

Redação Informe ES

Publicado

no

Itapemirim (ES) – Um dos principais pontos turísticos do litoral sul capixaba, o Monumento Natural Monte Aghá, está ganhando acesso pavimentado. As obras começaram recentemente e seguem o cronograma de 120 dias estipulado pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

A ordem de serviço foi assinada no dia 27 de junho pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante agenda no município. A pavimentação será feita no trecho que liga a Rodovia ES-060 à comunidade de Artemis, facilitando a chegada de visitantes ao Monte Aghá, que está situado na divisa entre Itapemirim e Piúma.

O investimento total na obra é de R$ 3,2 milhões, com recursos do Programa Caminhos do Turismo, que visa fortalecer a infraestrutura de cidades com potencial turístico e gerar desenvolvimento econômico regional. A intervenção abrange 2,8 quilômetros de estrada e será realizada com tecnologia PAVI-S, método recomendado para estradas rurais por garantir durabilidade e menor impacto ambiental.

Além do pacote turístico, o governador Casagrande também anunciou repasses para melhorias na rede de assistência social e autorizou a contratação de uma empresa para a construção do novo pronto atendimento de Itapemirim.

“Estamos avançando em Itapemirim. Vamos fazer uma obra do Programa Caminhos do Turismo, que é uma atividade econômica importante para o município. Para atendermos bem os turistas, devemos antes atender a nossa população. Sabemos que Itapemirim tem desafios, mas o prefeito Geninho está conseguindo equilibrar o município. Para podermos realizar investimentos, precisamos que as cidades estejam organizadas e tenham capacidade de realizar as obras”, destacou o governador.

Com a pavimentação do acesso ao Monte Aghá, o governo estadual junto com governo municipal, pretendem impulsionar o turismo ecológico, cultural e religioso na região, proporcionando mais conforto e segurança tanto para moradores quanto para visitantes.

Anúncio

Da Redação

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados