Ligue-se a nós

Esporte

Onze atletas vão representar o Espírito Santo na Olimpíada de Paris 2024

Redação Informe ES

Publicado

no

A cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris será realizada nesta sexta-feira (26) e onze atletas capixabas vão representar o Espírito Santo no maior evento multiesportivo do mundo. Os esportistas participam em sete modalidades: atletismo, basquete, handebol, handebol de areia, ginástica rítmica, taekwondo e vôlei de praia.

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) já deixou sua marca na trajetória de vários dos convocados, seja por meio dos programas voltados ao alto rendimento, como o Bolsa Atleta e o Voe Atleta, ou de iniciação, como o Campeões de Futuro e os Jogos Escolares, ou até mesmo com homenagem na Calçada da Fama da Sesport.

Com os 11 passaportes carimbados para a capital francesa, o Espírito Santo supera a marca da última edição dos Jogos Olímpicos. Em 2021, em Tóquio, o Estado esteve presente com nove participantes, inclusive nomes que se repetem nesta edição de 2024. Conheça um pouco da história de cada um:

ATLETISMO

Paulo André Camilo
 – Nascido em Santo André, São Paulo, mas morador de Vila Velha desde os dois anos de idade, Paulo André Camilo, ou P.A. como também é chamado, ganhou fama nacional com a participação no programa Big Brother Brasil, da TV Globo. Disputou sua primeira edição dos Jogos em Tóquio, em 2021, mas não subiu ao pódio. Começou a despontar na modalidade na disputa dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), promovidos pela Sesport. Hoje, detém a terceira melhor marca da história do atletismo do Brasil na prova dos 100 metros, uma das que vai disputar em Paris, juntamente com o revezamento 4×100. Por todos esses feitos, é um dos homenageados da Calçada da Fama da Sesport e utiliza a academia do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Secretaria.

BASQUETE

Didi Louzada
 – Aos 25 anos e revelado por um projeto social de Cachoeiro de Itapemirim, Didi Louzada disputou a atual temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) pelo Flamengo, finalizando a competição com o vice-campeonato. Teve passagem pelos Estados Unidos, entre 2021 e 2023, quando chegou até a maior liga do mundo, a NBA. Assim como Paulo André Camilo, Didi Louzada é mais um atleta revelado nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).

GINÁSTICA RÍTMICA

Déborah Medrado
 – Natural da Serra, Déborah Medrado faz parte da seleção brasileira de conjunto, que vem tendo um bom desempenho nas recentes etapas de mundias da modalidade, desde o ano passado. A capixaba também esteve em Tóquio, em 2021, e vai para a sua segunda participação olímpica. Já representou o Estado em edições nacionais dos Jogos Escolares e é contemplada pelo programa Bolsa Atleta. Ao longo da carreira, realizou treinos no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Sesport.

Sofia Madeira – Assim como Déborah Medrado, a atleta Sofia Madeira integra a seleção brasileira de conjunto da ginástica rítmica e também é contemplada pelo Bolsa Atleta. Porém, ela vai para sua primeira Olimpíada. Moradora de Vila Velha, Sofia Madeira passou ainda pelo projeto Campeões de Futuro, da Sesport, e participou dos Jogos Escolares. Também realizou treinos durante a juventude no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, antes de chegar à seleção. Entre os recentes feitos com a seleção, ao lado da colega capixaba, alcançou com o Brasil a maior nota da história do conjunto em uma competição internacional (71.500), na Copa do Mundo de Milão, no mês passado, garantindo a medalha de prata.

HANDEBOL

Ana Claudia Bolzan – Natural de Mantenópolis, a jogadora de 28 anos é ponta do time de handebol feminino do Benfica, de Portugal. Ela começou a se destacar na modalidade atuando pelo Colégio Castro Alves, de Cariacica, sendo campeã dos Jogos Escolares do Espírito Santo, entre 2010 e 2013, e participando e conquistando etapas nacionais e internacionais. Após várias passagens pela seleção brasileira, Ana Claudia Bolzan foi convocada para disputar sua primeira Olimpíada.

HANDEBOL DE PRAIA

Patrícia Scheppa
 – Natural de Santa Teresa, Patrícia Scheppa foi convocada para disputar o handebol de praia em Paris. A modalidade será realizada apenas como exibição nos Jogos, portanto sem possibilidades de conquista de medalhas. No entanto, ela briga para poder entrar no programa olímpico em futuras edições. A capixaba Patrícia Scheppa já foi eleita duas vezes a melhor jogadora do mundo.

TAEKWONDO

Mikaela Oliveira
 – Moradora da Serra, a lutadora Mikaela Oliveira, de 21 anos, foi convocada para substituir a medalhista olímpica juvenil Sandy Macedo, que sofreu uma lesão. A capixaba vai participar das lutas por exibição na categoria por equipes mista, que não vão contar os resultados para o quadro de medalhas. Mikaela Oliveira é contemplada pelo programa Voe Atleta, da Sesport.

Pedro Arthur Alves – Nascido na Serra, mais especificamente em Jacaraípe, o lutador de taekwondo conquistou a vaga no fim do ano passado para a Olimpíada também na categoria por equipes mista, que será uma competição de demonstração. A seleção brasileira faturou o bronze na Copa do Mundo da China, em dezembro do ano passado, feito que valeu a vaga olímpica. Pedro Arthur Alves é contemplado pelo Bolsa Atleta.

VÔLEI DE PRAIA

André Stein
 – Ao lado do parceiro paraibano George, o capixaba André Stein, cria do projeto Vôlei Vida, de Vila Velha, conquistou a vaga para disputar a primeira Olimpíada. A dupla liderou o ranking olímpico e garantiu o passaporte para Paris em maio. Stein é tetracampeão brasileiro e já conquistou títulos de campeão do mundo e do circuito mundial. Foi contemplado pelo Bolsa Atleta em anos anteriores, até se mudar para a Paraíba, onde treina atualmente.

Evandro e Arthur Lanci – Carioca e paranaense, respectivamente, eles moram e treinam em Vila Velha. A dupla foi formada e se mudou para o Estado no início de 2023, visando a aproveitar a boa estrutura das areias capixabas para a preparação do ciclo olímpico, e garantiu a vaga como os segundos do ranking, atrás de André Stein e George. Evandro já disputou as Olimpíadas do Rio e de Tóquio, já Arthur Lanci vai fazer sua primeira participação nos Jogos.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Ana Sá / Rodolfo Mageste
(27) 3636-7027 / (27) 99865-0093 / (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial 

Esporte

Ales vai realizar corrida beneficente para celebrar seus 190 anos; inscrições nesta terça

Redação Informe ES

Publicado

no

Como parte da celebração pelos seus 190 anos de história, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) vai realizar a Corrida da Cidadania no dia 23 de novembro, em Vitória, conforme anunciou nesta sexta-feira (24) o presidente Marcelo Santos (União) em suas redes sociais. 

“Fica o convite para os capixabas participarem da Corrida da Cidadania, que faz parte da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa, essa Casa que representa a sociedade”, disse Marcelo. A corrida de rua terá percursos de 5 e 10 quilômetros. As inscrições começam no dia 4 de novembro. 

Inscrições

Os participantes poderão se inscrever no site www.ticketsports.com.br, a partir das 10 horas do dia 4. As vagas serão limitadas, em lote único, distribuídas em três categorias: geral, atletas com deficiência e universitários. A organização do evento espera mais de 2 mil participantes. 

A corrida de 5 quilômetros terá o seguinte percurso: largada na avenida Américo Buaiz, em frente à Ales, sentido Praia do Canto, e retorno para a Praça do Papa, com chegada no ponto de largada. Quem for correr 10 quilômetros fará o mesmo percurso, mas duas vezes.

Anúncio

Todos os participantes que concluírem o trajeto ganharão medalhas e os três primeiros lugares de cada categoria, divididos entre atletas do sexo feminino e do sexo masculino, serão premiados com troféus.

A Corrida da Cidadania é organizada pela Ales, com patrocínio master do governo do Estado por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), via  Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba. Também são patrocinadores a ES Gás e a Caixa Econômica Federal.

Retirada de kits

Para a retirada dos kits, será organizada uma ação solidária. Os atletas poderão retirar o material na Ales mediante a entrega de um pacote de fraldas geriátricas (G ou GG). Os itens arrecadados serão doados ao Asilo dos Idosos de Vitória e ao Abrigo à Velhice Desemparada Auta Loureiro Machado (Avedalma), em Cariacica. A retirada dos kits ocorrerá nos seguintes dias e horários: dia 21 de novembro, das 10 às 18 horas; e dia 22 de novembro, das 10 às 13 horas.

Anúncio

Serviço

Corrida da Cidadania (5km e 10km)
Data: 23 de novembro
Horário: largada às 6h30
Data das inscrições: a partir de 4 de novembro, às 10 horas
Inscrições e informações: www.ticketsports.com.br

Fonte: Por Redação Web Ales 

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo mostra raça e garante presença na final da Libertadores

Redação Informe ES

Publicado

no

O Flamengo mostrou muita raça para, mesmo com um homem a menos, segurar um empate sem gols com o Racing (Argentina), na noite desta quarta-feira (29) no estádio El Cilindro, em Avellaneda, para garantir a presença na decisão da Copa Libertadores da América.

A vaga foi garantida porque, na partida de ida, disputada na última semana no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro triunfou pelo placar de 1 a 0. Agora o time da Gávea aguarda a definição da outra semifinal (entre Palmeiras e LDU, que venceu o jogo de ida por 3 a 0) para conhecer o seu adversário na final da competição continental, que será disputada no dia 29 de novembro em Lima (Peru).

Esta será a quinta oportunidade na qual o Flamengo disputará a decisão da principal competição de clubes da América do Sul. A equipe da Gávea já jogou a final da Libertadores nos anos de 1981, 2019, 2021 e 2022, triunfando em três oportunidades.

Brilho de goleiros

Flamengo e Racing protagonizaram um primeiro tempo muito movimentado no qual boas oportunidades foram criadas, mas os goleiros brilharam para impedir que o placar fosse aberto. Quem teve que entrar em ação primeiro foi Rossi, que, logo aos 11 minutos, se esticou todo para defender cabeçada de Conechny que tinha como alvo o fundo do gol.

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Flamengo vence e empata em número de pontos com Palmeiras

Redação Informe ES

Publicado

no

O Flamengo aproveitou o fator casa para derrotar o Palmeiras por 3 a 2, na tarde deste domingo (19) no estádio do Maracanã, e chegou aos mesmos 61 pontos do Verdão, que permanece na liderança do Campeonato Brasileiro pelo maior número de vitórias na competição.

Com este triunfo, o Rubro-Negro da Gávea ganha confiança para encarar a reta final da competição, na qual precisa tropeçar menos do que o time comandado pelo técnico português Abel Ferreira para ficar com o título nacional. Já o Palmeiras precisa se recuperar rápido desse revés para continuar lutando pela conquista do Brasileiro.

Flamengo e Palmeiras protagonizaram um grande espetáculo para os mais de 71 mil torcedores que compareceram ao estádio do Maracanã.

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados