Educação
Importância da educação física escolar em debate na Assembleia Legislativa
A importância da prática da educação física nas escolas e sua relação com a saúde do brasileiro será o tema da reunião da Comissão de Turismo e Desporto nesta segunda-feira (9). O colegiado recebe, às 18h10, no Plenário Judith Leão, a professora e pós-doutora na área Eliane Cunha Gonçalves.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996), a Educação Física é disciplina obrigatória na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mas a profissional lamenta a diminuição da carga horária que a disciplina vem sofrendo nos últimos anos.
Na análise da professora, o cenário atual está na contramão de uma realidade em que a população está cada vez mais sedentária, inclusive as crianças, que não recebem estímulo familiar para a prática de exercícios. Como consequência, pontua, a população fica cada vez mais enferma.
Conforme Eliane, problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, cardiopatia e diminuição da longevidade estão relacionados ao sedentarismo. Ela lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 75 a 300 minutos por semana de atividade física.
Presidente do Movimento “Crefes Já”, a convidada espera contar com a ajuda dos parlamentares federais e estaduais, incluindo a comissão presidida pelo deputado Coronel Weliton (PRD), para que haja um ajuste no número de aulas de educação física escolares.
Empreendedorismo
Na quinta (12), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba vai até a Serra para levar o debate em torno do Estatuto Estadual que regula as atuações do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
O colegiado liderado pelo deputado Xambinho (Podemos) já percorreu as cidades de Linhares, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Vitória para discutir alterações na Lei Complementar (LC) 618/2012, que regulamenta o setor, mas carece de atualização diante da inovação do mercado.
Confira a agenda da semana*:
Segunda (9)
13h30 – Reunião extraordinária híbrida da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro
Quarta (11)
14h – Reunião extraordinária da Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia – Auditório Hermógenes Lima Fonseca
Quinta (12)
14h – Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba – Centro Cultural e Biblioteca Pública Carlos Corrêa Loyola, s/n – Valparaíso, Serra
Fonte: Ales
Educação
Índice de abstenção no primeiro dia do Enem cai para 26,6%
Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.
As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências. “Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água. “O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
Agência Brasil
Educação
Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celular em escolas
Projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, inclusive no recreio e nos intervalos entre as aulas.
Para proteger a criança de até 10 anos de idade de possíveis abusos, o texto proíbe também o porte de celular por alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
O projeto autoriza o uso de celular em sala de aula para fins estritamente pedagógicos, em todos os anos da educação básica. Permite ainda o uso para fins de acessibilidade, inclusão e condições médicas.
Projeto reformulado
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), ao Projeto de Lei 104/15 do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), e a outras 13 proposições que tramitam em conjunto e tratam do mesmo assunto. Diego Garcia levou em consideração diversos estudos e contribuições para elaborar parecer.
O relator considerou que o uso e o porte de aparelhos eletrônicos na escola para crianças de até 10 anos de idade podem ser adiados e substituídos por atividades físicas e de socialização, que serão essenciais nos anos seguintes. “Preocupam-nos estudos recentes sobre acesso a conteúdo impróprio como pornografia, drogas, violência, linguagem imprópria e apostas eletrônicas”, afirmou Garcia.
Para ele, pais que acreditam que o porte de celular, nessa fase, é instrumento de segurança devem olhar também para os desafios e prejuízos que o uso de celulares nas escolas pode trazer. “Crianças nessa faixa etária não têm maturidade para discernir quando e como usar esses dispositivos de forma adequada.”
Exceções
Para Garcia, a partir dos 11 anos a capacidade de autorregulação dos alunos é maior e a maior demanda por interações digitais para as relações sociais e as atividades escolares torna inevitável o porte dos celulares na escola. “O uso fica autorizado, em sala de aula, para fins pedagógicos e didáticos, conforme orientação do docente e dos sistemas de ensino, para evitar as distrações”, destacou.
Sobre a permissão de uso aos alunos com deficiência, mesmo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, independentemente da atividade pedagógica, a ideia é garantir a acessibilidade cada vez mais frequente na forma de aplicativos. “Incluímos também os casos de condições de saúde, como a medição de glicemia por diabéticos. Esses usos são exceção”, esclareceu o relator.
Sofrimento psíquico
De acordo com o projeto, as redes de ensino e as escolas deverão abordar o tema do sofrimento psíquico e da saúde mental dos alunos da educação básica, apresentando a eles informações sobre riscos, sinais e prevenção do sofrimento, incluindo o decorrente do uso imoderado de celulares e do acesso a conteúdos impróprios.
Também os professores deverão ser treinados para detectar sinais sugestivos de sofrimento psíquico e mental. As escolas, por sua vez, deverão oferecer espaços de escuta e de acolhimento para alunos ou funcionários em sofrimento psíquico e mental, principalmente decorrentes do uso imoderado de telas e nomofobia, que é a angústia provocada pela ausência do celular.
Próximos passos
O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Para virar lei, a proibição precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias
Educação
Sedu oferta cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio em parceria com Ifes
A partir desta terça-feira (29), a Secretaria da Educação (Sedu) abriu inscrições para o Processo Seletivo Nº 45/2024 com a oferta de 514 vagas em cursos técnicos de nível médio na forma concomitante, em parceria multicampi com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O processo seletivo abrange diversas áreas de formação e visa preencher vagas para o primeiro e segundo semestres de 2025 (2025/1 e 2025/2).
FAÇA A INSCRIÇÃO AQUI!
As oportunidades estão distribuídas em diversos campi do IFES: Cachoeiro de Itapemirim, Campus Colatina, Campus Guarapari, Campus Nova Venécia, Campus Santa Teresa, Campus Vila Velha e Campus Vitória. Os cursos técnicos oferecidos incluem: Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Estradas, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Mineração e Técnico em Química.
Para se inscrever, é necessário que o candidato esteja cursando, em 2025, a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular (EMR) ou a 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dependendo do campus de escolha. Em algumas unidades, é exigida a 2ª série do EMR ou a 2ª etapa da EJA.
Inscrições
O período de inscrição tem início nessa segunda-feira (28) e segue até as 23h59 do próximo dia 22 de novembro de 2024. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal da seleção da Secretaria da Educação: www.selecaoaluno.es.gov.br e clicar no ícone “IFES”.
Resultado e Matrícula
O resultado das inscrições será divulgado no dia 29 de novembro, a partir das 17 horas. Para os estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e forem classificados, será exigida a comprovação de pré-matrícula ou matrícula na Rede Pública Estadual do Espírito Santo no momento da matrícula.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707
- Meio Ambiente4 dias atrás
Oceans 20: grupo pede ao G20 gestão sustentável dos oceanos
- Negócios3 dias atrás
70% dos Empregadores Preferem Habilidades em IA do Que Experiência
- Economia3 dias atrás
Jornada 6×1 divide entidades de trabalhadores e patronais
- Cidades21 horas atrás
Natal Serra + Iluminada terá cantadas, árvore musical e roda-gigante para a garotada
- Tecnologia3 dias atrás
O que é sibutramina e como ela age no corpo?
- Geral2 dias atrás
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022
- Política16 horas atrás
Audiência Pública discute Lei Orçamentária Anual 2025 na Assembleia Legislativa
- Tecnologia2 dias atrás
União Europeia apresenta rascunho de Código de Práticas para modelos de IA