Ligue-se a nós

Geral

Cesan: Unidades Móveis estarão oferecendo serviços em Serra e Irupi durante esta semana

Redação Informe ES

Publicado

no

Na próxima semana, a Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento) estará presente, por meio das unidades móveis, nos municípios de Serra e Irupi, oferecendo diversos serviços à comunidade.

A unidade móvel 001 estará presente em Irupi. A programação inicia na terça-feira (10) e segue até sábado (14), com atendimento na Travessa Geralda Alves (em frente ao CRAS). De terça a sexta-feira, o atendimento será das 09h às 17h. No sábado, será das 08h às 12h.

A unidade móvel 002 estará presente em Serra. De segunda (9) a quinta-feira (12), o atendimento será realizado na Travessa ao lado do Shopping Laranjeiras, das 08h às 16h. Na sexta-feira (13), a unidade estará na Associação de Moradores da Serra Dourada II – Brasília, das 13h às 17h. Já no sábado (14), o atendimento será na EMEF Manoel Carlos de Miranda, em José de Anchieta, das 08h às 15h.

Serão oferecidos diversos serviços da Companhia, como a obtenção da segunda via de contas e a requisição de ligação de água/esgoto. Além disso, a Companhia promove ações como o cadastramento para tarifa social e a transferência de titularidade, entre outros.

Anúncio

A Unidade Móvel da Cesan visa fortalecer o relacionamento com os clientes, tornando os serviços da companhia mais acessíveis. Para solicitar a presença da unidade móvel em outras áreas, líderes comunitários ou entidades podem entrar em contato através do e-mail: agenciamovel@cesan.com.br.

Fonte: Assessoria Cesan

Geral

Desfile cívico-militar em Vitória celebra o civismo e a Independência do Brasil

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço, prestigiaram o tradicional Desfile Cívico‑Militar da Semana da Pátria, realizado na manhã deste domingo, 7 de setembro, na Avenida Beira‑Mar, em Vitória. A solenidade reuniu milhares de participantes, reafirmando a integração entre instituições civis e militares, bem como o respeito às tradições cívicas do Estado.

“Esse é mais um 7 de setembro, em que temos muito a comemorar, apesar dos muitos desafios presentes. Sabemos que há muito a ser feito no Brasil e no Espírito Santo, principalmente no que se refere ao fortalecimento das nossas instituições. Um país só avança com instituições fortes e independentes. Quando temos instituições fortes e que cooperam entre si conseguimos avançar cada vez mais rápido”, afirmou o governador.

A programação teve início com a execução do exórdio pela Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. Em seguida, a tocha com o Fogo Simbólico da Pátria, conduzida por um grupamento das forças militares, foi utilizada pelo governador para o acendimento da Pira da Independência. Ao som do Hino Nacional, as bandeiras foram hasteadas.

O desfile foi aberto no céu pela aviação do NOTAER (Núcleo de Operações e Transporte Aéreo), da Secretaria da Casa Militar (SCM). A demonstração aérea teve a participação das aeronaves Harpia 7 (de dois motores, empregada em missões de apoio aeromédico e salvamento), Harpia 2 e Harpia 8 (helicópteros versáteis para resgate, operações policiais e missões aeromédicas) e a mais recente aquisição, Harpia 9 (modelo H130, utilizada prioritariamente em missões aeromédicas). As aeronaves prestaram continência regulamentar à autoridade presente e sobrevoaram a Baía de Vitória em passagens que emocionaram o público.

Anúncio

Na sequência, o desfile terrestre apresentou 27 escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória (Vitoria, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão), totalizando cerca de 2.200 estudantes e integrantes de organizações civis. Abrindo o bloco civil, desfilaram a APAE Vitória — que neste ano celebra 60 anos de atuação — e as bandas do projeto Música na Rede, da Secretaria da Educação (Sedu), que reúnem jovens talentos das regiões Centro e Sul do Estado. Seguidos de grupos escolares municipais, bandas marciais, projetos esportivos e culturais, que demonstraram o trabalho educativo desenvolvido nas redes de ensino capixabas.

No segmento militar, a Associação dos Boinas Azuis foi o primeiro grupamento a desfilar após o comandante do desfile. Em continuidade, desfilaram cerca de 2.100 integrantes das forças de segurança que atuam no Espírito Santo: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Científica, Polícia Penal, Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases), Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) e as guardas municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

As unidades exibiram formações, viaturas operacionais, equipamentos especializados e diversos grupamentos, como cavalaria, núcleos K9, equipes de operações especiais, corporações de resgate e pericial, além de projetos sociais e educacionais das forças de segurança.

Alguns dos destaques da programação foram a apresentação histórica do Corpo de Bombeiros, com viaturas antigas e modernas do seu grupamento motorizado; a demonstração da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil; as vans e unidades da Polícia Científica, incluindo a iniciativa “Identidade Solidária”; as novas estruturas e equipamentos da Polícia Penal; as viaturas humanizadas e tático‑operacionais do Iases; e a atuação do Detran|ES na promoção da educação para o trânsito.

Anúncio

O encerramento do desfile contou com a passagem do Grupamento Motos Harley (80 motocicletas) e de uma esquadrilha de carros antigos (44 veículos), que desfilaram em continuação à demonstração de civismo e memória histórica.

A solenidade coordenada pela Secretaria da Casa Militar reforçou o objetivo do Governo do Estado de valorizar o civismo, a educação, a inclusão e a integração entre sociedade e forças públicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Anúncio
Continuar Lendo

Geral

Governo do Estado lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Redação Informe ES

Publicado

no

O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (02), a abertura de 3.500 vagas na segunda fase do programa CNH Social 2025, que possibilita que o capixaba amplie suas oportunidades no mercado de trabalho com a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma totalmente gratuita. As inscrições já estão abertas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e seguem até o dia 21 de setembro de 2025.

As vagas são para primeira habilitação na categoria B, adição de categoria A ou B e mudança de categoria D ou E. O programa também oferece aos contemplados vagas em cursos profissionalizantes com vistas ao mercado de trabalho.

De forma inédita, esta edição destinará 10% das vagas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar, além de atender aos requisitos previstos no edital. A reserva vai beneficiar principalmente alunos que já fazem a disciplina eletiva de “Educação de Trânsito” oferecida pelo Detran|ES aos estudantes do Ensino Médio com conteúdo da parte teórica da formação do condutor. O estudante interessado deverá se dirigir ao Instituto Salomão, organização social civil parceira da iniciativa, que enviará a listagem dos candidatos para as próximas etapas.

“Esse programa começou em 2011, no meu primeiro Governo e ao longo dos anos fomos avançando e agora demos esse passo em que alunos da rede estadual podem iniciar a parte teórica na própria escola e assim que atingirem a maioridade, já podem retomar o restante do curso de habilitação. Isso também é um reconhecimento para os alunos que estão fazendo essa disciplina. Além disso, tirar a CNH é caro e é importante para nós darmos essa oportunidade, pois quantas pessoas conseguem emprego por conta de ter uma carteira de motorista. Isso gera oportunidades aos capixabas”, pontuou o governador Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a iniciativa vai além da concessão de uma carteira de motorista. “A CNH Social é dignidade, inclusão e oportunidade real para milhares de capixabas. Nesta segunda fase de 2025, são 3.500 novas vagas, ampliando as chances de emprego, renda e autonomia, especialmente para mulheres, estudantes da rede pública e pessoas com deficiência, reafirmando o nosso compromisso com a cidadania e a transformação de vidas”, afirmou.

Como se inscrever

Para participar do programa, o interessado deve acessar o banner ou o botão do ‘CNH Social’ no site www.detran.es.gov.br e preencher os dados pessoais solicitados na página. O Detran|ES reforça que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas apenas no site oficial do Órgão, e que qualquer cobrança indevida não deve ser paga pelo cidadão pois trata-se de golpe.

A pessoa deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, sendo considerados para essa fase os cadastros ativos lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 07 de agosto de 2025. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

No ato de inscrição, o candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria B (carro); Adição das categorias A (moto) ou B; Mudança para categorias D (ex.: van e ônibus) ou E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Além de 10% das vagas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino, o programa reserva 5% das vagas para as pessoas com deficiência (PCDs). Em caso de vacância das vagas reservadas, estas serão revertidas para a ampla concorrência.

Seleção

A relação final dos selecionados na segunda fase do programa CNH Social será disponibilizada a partir das 12h do dia 06 de outubro de 2025, exclusivamente no site www.detran.es.gov.br.

Para melhor aproveitamento das vagas não ocupadas nessa seleção, o Detran|ES divulgará a lista de suplentes no dia 08 de dezembro de 2025, a partir de 12h.

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

O Detran|ES destaca que é de inteira responsabilidade dos candidatos o acompanhamento das publicações, cumprimento dos prazos estabelecidos e a manutenção de seus dados atualizados, sob pena de ser considerado desistente do processo e perder o benefício.

Benefícios gratuitos concedidos aos selecionados

Os candidatos selecionados no Programa CNH Social realizam todo o processo de habilitação até a obtenção da CNH gratuitamente. O beneficiário tem direito aos seguintes procedimentos: captura biométrica na agência do Detran|ES; exames médicos e psicológicos em clínica credenciada ao Detran|ES; um exame toxicológico para as categorias D ou E em laboratório credenciado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran); 20 Aulas teóricas e práticas na autoescola; três reprovações, seja na prova teórica ou prática; duas aulas extras (em caso de reprovação na prova prática, apenas o candidato que não reprovou na prova teórica terá direito). Em caso de falta, o candidato deverá pagar a taxa de remarcação da prova e as taxas cobradas pela autoescola.

Capacitação

Além da habilitação, os beneficiários que tiveram sua última CNH emitida com o CNH Social também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que oferece Cursos Especializados e de Atualização para condutores profissionais. O objetivo é capacitar e qualificar os condutores a fim de profissionalizá-los, aumentando, assim, a empregabilidade. Anualmente, são disponibilizadas 1.000 vagas.

São oferecidos os seguintes Cursos Especializados: transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte coletivo de passageiros, transporte de cargas indivisíveis e transporte de veículos de emergência, mototáxi ou motofrete. Neste ano, foram acrescentados os cursos de Instrutor de Trânsito, Diretor Geral e Diretor de Ensino.

As empresas credenciadas que oferecem os cursos profissionalizantes estão disponíveis aqui. O condutor deverá comparecer, pessoalmente, a uma empresa credenciada para fazer a inscrição no curso de sua escolha.

Para se matricular em um Curso Especializado para Profissionais é necessário ter tido sua última CNH emitida com o benefício CNH Social; ser maior de 21 anos; estar com a CNH válida; não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.

Serviço:

As inscrições, divulgação do resultado e matrículas serão no site www.detran.es.gov.br.

Programa CNH Social 2025
Prazos da 2ª fase
InscriçõesDe 02 a 21 de setembro de 2025
Corte do Cadastro Único07 de agosto de 2025
Resultado dos selecionados12h de 06 de outubro de 2025
Matrícula dos selecionadosDe 06 a 20 de outubro de 2025
Lista única de suplentes12h de 08 de dezembro de 2025
Matrícula dos suplentesDe 08 a 22 de dezembro de 2025



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges
imprensa@detran.es.gov.br

Continuar Lendo

Geral

Governo anuncia reajuste salarial para professores e agentes de suporte educacional

Redação Informe ES

Publicado

no

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), anunciou, nesta segunda-feira (1º), o reajuste salarial de 8% para os professores e agentes de suporte educacional da Rede Pública Estadual, que recebem pela modalidade de subsídio. A medida, que entra em vigor a partir deste mês de setembro, contemplará aproximadamente 18 mil profissionais em atividade, além outros 10 mil aposentados e pensionistas, totalizando um investimento de R$ 32 milhões para 2025.

O governador do Estado, Renato Casagrande, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Governo em valorizar o magistério, reconhecendo a importância dos educadores que dedicam suas vidas à formação de gerações. “Esses profissionais são a base da transformação social, e o nosso compromisso é garantir que se sintam reconhecidos e motivados. Esse reajuste é um passo importante dentro da nossa política de valorização do magistério, que tem como objetivo fortalecer a educação pública e oferecer melhores condições para quem se dedica a ensinar”, disse o governador.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, frisou que a medida terá um impacto financeiro anual de aproximadamente R$ 130 milhões aos cofres públicos e informou que a ação visa proporcionar melhores condições de vida aos profissionais e, consequentemente, mais tranquilidade para que possam se dedicar ao ensino. Para aposentados e pensionistas, representa a continuidade de uma política de valorização que acompanha toda uma trajetória dedicada à educação pública capixaba.

Quando valorizamos os professores, estamos investindo também na qualidade da educação que chega até os nossos estudantes. Esse reajuste contempla ativos, aposentados e pensionistas, reconhecendo o papel fundamental de todos que já contribuíram ou continuam contribuindo para o desenvolvimento da nossa rede“, pontuou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br 
(27) 3636-7888 / 3636-7707

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados