Cidades
Guarapari: ação conjunta para eliminar fiação solta promete melhorar paisagem urbana da cidade

A cidade de Guarapari está passando por uma importante transformação com a retirada das fiações rompidas, uma ação que visa aumentar a segurança da população e melhorar a estética urbana. Iniciada a partir de um pedido do prefeito Rodrigo Borges, a ação é realizada em parceria com a EDP e a Companhia de Desenvolvimento de Guarapari (Codeg), focando na eliminação de riscos à segurança e na organização da infraestrutura da cidade.
“Esta ação de retirada das fiações rompidas é o resultado de um esforço conjunto entre a Prefeitura de Guarapari, a EDP e a Codeg. Começou com um pedido meu, com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade de vida para a nossa população. Sabemos que fios expostos e rompidos representam um risco sério para os nossos cidadãos, além de prejudicar a aparência da nossa cidade. Estamos agindo para transformar Guarapari, tornando-a uma cidade mais segura e bonita”, destaca o prefeito Rodrigo Borges.
A EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 70 municípios do Espírito Santo, tem sido fundamental na retirada dos cabos danificados, especialmente aqueles de telecomunicações que representam risco à segurança da população. Sempre que um risco é identificado, a equipe da EDP realiza a retirada imediata dos cabos. Quando não há risco iminente, a concessionária notifica as empresas responsáveis pelos cabos de telecomunicações e internet para que tomem as devidas providências, evitando impactos em serviços essenciais, como a interrupção de internet em hospitais e outros serviços essenciais.
Quando há risco iminente, a equipe da EDP age de forma imediata, realizando a retirada dos cabos rompidos. Estamos comprometidos em garantir que a população fique segura, com a cidade organizada e os serviços essenciais funcionando adequadamente.
A EDP disponibiliza canais de atendimento gratuitos e funcionando 24 horas para que a população possa acionar a empresa sempre que identificar fios rompidos nas ruas. Os canais de comunicação são: portal www.edp.com.br, aplicativo EDP Online, WhatsApp (27) 99772-2549 e a Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0707.
Fonte: Secom-PMG
Cidades
Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Cidade que atrai grandes investimentos
Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.
O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.
Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto
Cidades
Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília

O servidor público municipal Pablo Alves da Silva, que atua na Sala do Empreendedor de Marataízes, foi escolhido pelo Sebrae Nacional para palestrar sobre excelência no atendimento ao empreendedor.
Com 10 anos de carreira no serviço público municipal, sendo 8 anos dedicados à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Pablo tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O reconhecimento do Sebrae é reflexo do trabalho inovador e de impacto realizado em Marataízes, destacando a Sala do Empreendedor como a mais completa do Espírito Santo.
Cidades
Saúde da Serra: mais de 180 medicamentos de graça; saiba quais são e como ter acesso

Você sabia que pode ter acesso a mais de 180 tipos de medicamentos gratuitamente, através da rede de saúde do município? São remédios para diversos tipos de tratamentos, como hipertensão, psiquiátricos e até diabetes, que podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre eles, Clonazepam, Insulina, Losartana e Amitriptilina.
Na Serra, todas as 40 UBS do município possuem uma farmácia e, ao todo, o número de medicamentos ofertados pelo município para retirada dos pacientes é 188 (http://www.serra.es.gov.br/admin/download/1753706186044-remes-atualizada-2025-elenco-de-dispensao-ao-paciente-1.pdf). A Farmácia Municipal funciona como um centro de dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.
Para retirar seu medicamento nas Unidades, o paciente deve estar com seu CPF, o Cartão do SUS e a receita feita por seu médico ou profissional da enfermagem do SUS, comparecer preferencialmente em sua unidade de saúde de referência e estar cadastrado no local.
Além das Unidades, a Serra também possui uma Farmácia Central, que funciona 24 horas, inclusive aos feriados, no mesmo espaço do Hospital Materno Infantil da Serra (HMIS), em Colina de Laranjeiras. Essa é uma opção, principalmente, aos finais de semana e fora do horário comercial, para quem foi atendido em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Pronto Atendimento Pediátrico, no HMIS ou em outros hospitais públicos.
Por lá, o morador deverá apresentar a receita emitida por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão SUS e seu CPF, para retirar seu medicamento.
Vale ressaltar que as receitas digitais precisam ser válidas e estarem dentro do prazo de vencimento. Em casos agudos (gripes, sinusites, dor de garganta), a receita tem validade de 10 dias; já em tratamentos de uso contínuo (hipertensão, diabetes), esse prazo é de 30 dias.
Segundo a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, garantir o acesso gratuito a medicamentos essenciais é uma das formas mais concretas de cuidar da população.
“Esse serviço, mantido com recursos da Prefeitura da Serra, impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Quando o paciente encontra o remédio disponível na rede pública, ele dá continuidade ao tratamento, evita complicações e vive melhor. É para isso que trabalhamos todos os dias”, afirmou.
Mais de 2 milhões de medicamentos entregues
De janeiro à primeira quinzena de julho deste ano, já foram dispensados 2.008.900 medicamentos e 803.078 pacientes atendidos em toda a rede de saúde do município.
Atualmente, a Serra mantém o Índice de Abastecimento de Medicamentos em 95,7%, percentual superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 80%. No total, contando com os medicamentos utilizados em pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Materno Infantil, há 280 medicamentos disponíveis com recursos da própria Prefeitura da Serra.
Em 2024, foram atendidos 1.355.632 pacientes nas farmácias da Serra, número superior ao igual período de 2023, quando foram sido atendidos 1.139.511 pacientes.
Transparência
É disponibilizado o Painel de Medicamentos (Lei Federal 14.654 de 2023) no site da Prefeitura da Serra (https://agendamentosaude.serra.es.gov.br/estoque-medicacao), que apresenta de forma detalhada o estoque de medicamentos em cada uma das 40 unidades de saúde do município. É possível realizar buscas pelo nome do equipamento de saúde e pelo nome da medicação.
A Secretaria de Saúde da Serra também disponibiliza no site da Prefeitura da Serra informações sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEME) e os medicamentos ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Programa “Aqui tem Farmácia Popular”, disponível nas farmácias e drogarias conveniadas.
Farmácia Central do Município da Serra
Endereço: anexo ao Hospital Municipal Materno Infantil (HMM), na rua Adaucto Morais da Silva, em Colina de Laranjeiras. Próximo ao Terminal de Laranjeiras.
Horário de Atendimento: todos os dias, de segunda-feira a domingo, 24 horas, incluindo os feriados.
Contato: 3338-9100
Por: Secom-PMS – Texto: Amanda Drumond – Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
-
Tecnologia4 dias atrás
5 prompts do ChatGPT para estudar para o CNU 2025
-
Negócios4 dias atrás
IA, Carreira e Remuneração: Os 3 Pilares da Retenção de Talentos
-
Negócios3 dias atrás
Zuckerberg Desperdiçou Seu Talento em IA, Agora, Está Gastando Bilhões para Substituí-lo
-
Tecnologia3 dias atrás
5 melhores celulares para selfie em 2025
-
Negócios2 dias atrás
“O Futuro Chegou”: as Previsões de Amy Webb para o Brasil e a Tecnologia
-
Tecnologia2 dias atrás
Rumble: EUA pedem ao STJ intimação de Moraes
-
Tecnologia22 horas atrás
O que significam Big Data e Data Science? Entenda sua relação com a análise de dados