Cidades
Cachoeiro: trecho da Beira Rio com bloqueio a partir deste sábado (13)

Em função de uma nova etapa das obras de macrodrenagem, com início nesta segunda-feira (15), a avenida Beira Rio terá um trecho, totalmente, bloqueado para o tráfego de veículos, a partir deste sábado (13).
Com previsão de durar 30 dias, o bloqueio terá início, após às 14h, e compreenderá a extensão entre a ponte Carim Tanure e a rua Pedro Dias, afetando, também, a rua Siqueira Lima. Além disso, nas imediações, a rua César Missi (antigo Shopping Popular) também encontra-se fechada para tráfego.
A Secretaria Municipal de Obras (Semo) reforça, no entanto, que o prazo de interdição pode sofrer alterações, em função de intercorrências relacionadas ao solo ou ao clima do município.
A medida, segundo a pasta, é necessária para viabilizar o andamento dos serviços, que demandam o emprego de maquinário pesado para a escavação e assentamento das galerias que irão compor o novo sistema de macrodrenagem de Cachoeiro.
“Esse bloqueio é necessário para garantir a segurança dos trabalhadores, no local, e permitir que o serviço seja realizado o mais breve possível, para que essa importante avenida seja liberada, o quanto antes, para o tráfego de veículos”, explica Lorena Vasques, secretária municipal de Obras.
“Sabemos dos transtornos que obras, em vias públicas, causam ao fluxo de veículos da cidade, principalmente, quando envolvem avenidas importantes como a Beira Rio. Entretanto, nossas equipes estão trabalhando para mitigar os efeitos negativos no trânsito, para que a obra, uma das mais importantes da história de Cachoeiro, seja, logo, entregue à população”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Mudanças no trânsito
Para mitigar os efeitos no fluxo de veículo da cidade, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semseg) preparou uma série de intervenções temporárias, que envolverá a inversão de sentido em pontes e vias da região.
Para os condutores que seguirem pelas ruas Capitão Deslandes (popularmente, conhecida como “Rua dos Bancos”) e Rui Barbosa, a opção será seguir pela rua Costa Pereira e acessar a rua 25 de Março. Nesse ponto, será possível realizar o contorno pela Ponte Municipal Fernando de Abreu ou, mais adiante, pela ponte Carim Tanure, que terá seu sentido invertido para a margem contrária do Rio Itapemirim.
A seguir, os motoristas poderão virar à esquerda, pela rua Samuel Levi, também com sentido invertido, entre a avenida Pinheiro Junior e a ponte Juscelino Kubitschek – estrutura que terá mão única no sentido Centro -, conduzindo os veículos até a avenida Beira Rio, na altura da rua Joaquim Vieira, trecho que estará liberado para tráfego.
Em função da mudança de sentido da rua Samuel Levi e da ponte Carim Tanure, outras alterações provisórias serão implementadas na região, para permitir que os condutores acessem o Centro, sem dificuldades.
O segmento da avenida Dr. Ubaldo Caetano Gonçalves, situado entre o Tiro de Guerra e o antigo Detran, terá sua disposição viária ajustada, para operar em sentido duplo, a fim de dar vazão ao fluxo de veículos provenientes das ruas Alziro Viana e João Mota, assim como da Ponte de Ferro.
Esses veículos seguirão em direção à avenida Pinheiro Junior, pela rua Eduardo Gomes (ladeira do Tiro de Guerra) que, por sua vez, também passará por uma inversão de sentido rumo à Ponte Municipal Fernando de Abreu.
Mudanças no transporte público
Em função das mudanças do trânsito, ocasionadas pela interdição de parte da avenida Beira Rio, o transporte coletivo do município também sofrerá alterações.
De acordo com a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de itapemirim (Agersa), as linhas urbanas seguirão o seguinte trajeto em alternativa à Beira Rio: Rua Dona Joana, Rua Monte Castelo, Linha Vermelha, Rua Brahim Depes, Rua Bolívar de Abreu, Ilha da Luz, Rua Samuel Levy, trecho livre da avenida Beira Rio e, em seguida, partirão em direção aos seus respectivos destinos.
Já as linhas distritais sairão da Rodoviária, na avenida Francisco Lacerda de Aguiar, e seguirão seus itinerários pela avenida Aristides Campos. Desse modo, a Agersa recomenda que os moradores dos distritos se desloquem até o terminal rodoviário do município, para utilizar o transporte coletivo, uma vez que o trânsito dos ônibus distritais estará, temporariamente, suspenso em vias do Centro.
A Agersa explica que a diferenciação dos trajetos entre ônibus urbanos e distritais é necessária, uma vez que os veículos que viajam em direção ao interior são maiores, o que impossibilitaria seu tráfego em vias que servirão de alternativa à avenida Beira Rio, como a conexão entre as avenidas Monte Castelo e Ubaldo Caetano Gonçalves, em frente ao Fórum Municipal, que apresenta uma curva muito estreita.
Fonte: Secom/PMCI
Cidades
Noite de Louvor abre programação dos 136 anos de Cariacica com fé, música e emoção

A celebração dos 136 anos de Cariacica começou em clima de fé e adoração na noite deste sábado (20). A Grande Noite de Louvor reuniu milhares de pessoas no Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, que acompanharam apresentações de artistas da música gospel e marcaram presença na abertura oficial da programação de aniversário do município.
Famílias, grupos de amigos e caravanas de igrejas ocuparam o espaço desde o início da tarde. A programação atraiu moradores de diferentes bairros da cidade, que aproveitaram a estrutura montada para celebrar mais um aniversário de Cariacica em um ambiente de confraternização e espiritualidade.
Moradora de Itacibá, Julia Barreto esteve no evento ao lado de membros de sua igreja e destacou a importância de uma programação voltada para toda a família. “Foi uma experiência muito especial. Estar aqui com os irmãos da igreja, louvando e celebrando o aniversário da cidade, é algo que fica marcado na nossa memória”, afirmou.
Quem também acompanhou as apresentações foi Cleuzenir de Jesus Moreira, moradora de Nova Valverde. Ela esteve no evento acompanhada da família e aproveitou a noite para prestigiar as atrações e viver momentos de fé ao lado dos familiares. “Foi uma noite abençoada. Vim com minha família e todos nós gostamos muito. É importante ter eventos que valorizem a fé e permitam que as famílias participem juntas”, disse.
A abertura da noite de louvor no palco principal ficou por conta da cantora Bruna Olly, que levou ao público sucessos conhecidos da música gospel. Em seguida, Sued Silva subiu ao palco e emocionou os presentes. Na sequência, Marcelo Markes emocionou os presentes. Fechando a Grande Noite de Louvor, Fernanda Brum embalou o público com muita adoração com seus grandes sucessos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou a participação popular na abertura da festa e ressaltou a importância de promover uma programação diversificada para atender diferentes públicos durante as comemorações do aniversário do município. “Preparamos uma festa para toda a família, com momentos de fé, cultura, entretenimento e valorização dos nossos artistas e empreendedores”, afirmou.
A programação de aniversário continua no próximo fim de semana, com atrações nacionais e artistas locais. Os shows acontecem nos dias 26, 27 e 28 de junho, sempre no Parque de Exposições de Cariacica, com entrada gratuita.
Serviço
Festa de 136 anos de Cariacica
Local: Parque de Exposições de Cariacica, em Nova Brasília, ao lado do Parque O Cravo e a Rosa
Entrada gratuita
Sexta-feira (26)
Abertura dos portões: 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Ceará
19h – Os Lopas
20h – Graciella D’Ferraz
Palco Principal
21h – Pele Morena
23h – Alexandre Pires
1h – Emerson Xumbrega
Sábado (27)
Abertura dos portões: 18h
Praça de Alimentação
18h – DJ Kinho
19h – Matheus Araújo
20h – Walace Aguiar
Palco Principal
21h – Breno & Bernardo
23h – João Neto & Frederico
1h – Priscila Ribeiro
Domingo (28)
Abertura dos portões: 15h
Praça de Alimentação
15h – Marquinhos Coco
16h – Rodrigo Freitas
16h40 – Tombo do Doce de Banana
17h – Diego Viana
Palco Principal
18h – Jessica Rodrigues
19h30 – João Fellipe & Rafael
21h – Zé Elias (Serestão do Zé)
Fonte: Semcom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Claudio Postay/Wagnner Zanon
Cidades
Prefeito Euclério reúne comerciantes e empresários para apresentar projeto de revitalização da Avenida Expedito Garcia

Reunião integra programação dos 136 anos do município e detalha intervenções urbanas na principal via comercial
O prefeito Euclério Sampaio(MDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (20) com empresários, comerciantes e empreendedores de Cariacica para apresentar o projeto conceitual de revitalização da Avenida Expedito Garcia. O encontro faz parte das ações comemorativas pelos 136 anos do município, que será celebrado no dia 24 de junho.
O projeto prevê uma série de intervenções urbanas na via, como reforço do paisagismo, ampliação da arborização, instalação de mobiliário urbano, criação de áreas de permanência e a construção de um portal de entrada para a avenida, valorizando o espaço público e a circulação de pedestres. A proposta também incorpora conceitos de Cidade Inteligente (Smart City), com infraestrutura voltada à conectividade, monitoramento integrado e tecnologias
Durante a apresentação, o prefeito Euclério Sampaio ressaltou o impacto das intervenções na mobilidade e na valorização da principal via comercial do município. “Esse projeto representa uma transformação importante para a cidade, com mais organização urbana, mobilidade e qualidade de vida, sem perder a vitalidade econômica da nossa principal avenida comercial”, disse.
A vice-prefeita Shymenne de Castro também destacou o caráter integrado da proposta e o foco em planejamento urbano sustentável. “Estamos falando de uma requalificação que valoriza o espaço público, incentiva a convivência e prepara a cidade para o futuro, com mais tecnologia, sustentabilidade e inclusão urbana”, afirmou.
Já o secretário de Obras Weverton Moraes reforçou o aspecto técnico do projeto e as melhorias previstas em infraestrutura. “O projeto traz soluções modernas de infraestrutura e mobilidade, com foco em segurança, eficiência e bem-estar, respeitando a dinâmica econômica já existente na região”, disse.
O diretor executivo da CDL Cariacica, Samuel Silva Valle, destacou que o setor produtivo acompanha com atenção as iniciativas de requalificação urbana na região central do comércio. “Os empresários veem com expectativa positiva um projeto que organiza o espaço urbano, melhora a circulação de pessoas e cria um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das atividades comerciais”, afirmou.
Fonte: Semcom/PMC – Texto: Vinícius Nascimento – Foto: Claudio Postay
Cidades
Cidade mais doce do ES: Lei reconhece Água Doce do Norte como capital estadual do melado

Água Doce do Norte, município situado a 300 quilômetros da capital, limite com Minas Gerais a noroeste do estado, é a capital estadual do melado, de acordo com a Lei 12.859, publicada na segunda-feira (15) no Diário de Imprensa Oficial (DIO).
Autor da proposição no Parlamento, o deputado Mazinho dos Anjos (MDB) considera que o destaque capixaba na produção do melado confere maior visibilidade para a atividade econômica, com novas parcerias, possibilitando investimentos e suscitando novas políticas públicas voltadas aos pequenos produtores.
“O reconhecimento ao trabalho e à dedicação das famílias rurais, valoriza a cultura regional, estimula o desenvolvimento sustentável e assegura a preservação de um patrimônio imaterial. O melado representa importante fonte de renda para produtores familiares, fomenta o turismo rural e contribui para a economia criativa do interior capixaba“, argumenta o deputado Mazinho dos Anjos no Projeto de Lei (PL) 498/2025, que deu origem à lei.
Melado
De coloração escura e sabor marcante, o melado, também conhecido como melaço, é uma calda feita a partir da cana-de-açúcar. Preserva parte dos nutrientes presentes na cana, como minerais e compostos antioxidantes. Entre suas propriedades, destacam-se a presença de ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B em pequenas quantidades.
Por ser uma fonte de carboidratos, o melado fornece energia rápida ao organismo e pode ser utilizado como alternativa ao açúcar refinado em diversas preparações, como sucos, bolos e doces.
Origem de Água Doce
Domingos Marcolino e familiares foram os pioneiros a se estabelecerem no lugar em 1928, tornando-se importante produtor de café na região. Posteriormente, em 1949, aquela extensão de terras tornou-se distrito de Água Doce do Norte, em Barra de São Francisco. Em 1988, desmembrou-se, alcançando a categoria de município.
De acordo com as informações do site oficial do município, os primeiros habitantes do local, na ausência ainda do café, passaram a adoçar água quente com garapa de cana-de-açúcar em substituição ao café, que era consumida com rapadura. Daí a origem do nome adotado por seus habitantes.
Melado no estado
Vale registrar que a importância econômica e cultural da produção do melado no estado é objeto de outra proposta legislativa.
Fonte: Secom/Assembleia Legislativa do ES – Por: Redação Web Ales

Esporte2 dias agoBrasil vence Haiti e desencanta na Copa do Mundo

Cidades24 horas agoNoite de Louvor abre programação dos 136 anos de Cariacica com fé, música e emoção

Geral20 horas agoInverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño

Negócios1 dia agoDepois de 20 anos de carreira, Maisa olha para o futuro: “meu combustível são os novos desafios”
- Negócios7 horas ago
CEO do Google Compartilha 3 Conselhos Que o Ajudaram a “Acertar Mais do Que Errar”

Tecnologia7 horas agoEstudo encontrou mais de 500 terremotos… em uma região onde eles não deveriam existir





































