Ligue-se a nós

Cidades

Prefeitura de Jaguaré vai decretar racionamento de água

Colunista Noel Junior

Publicado

no

A partir do dia 13 de dezembro, Jaguaré vai entrar em sistema de racionamento de água no período de 20 às 23 horas, todos os dias da semana. O Decreto de Racionamento vai valer até a situação hídrica se normalizar. As fortes ondas de calor associadas à prolongada estiagem levaram a Prefeitura Municipal a tomar a medida de suspender o abastecimento nesse período.

O decreto autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae a suspender o trabalho das bombas entre 8 e 11 horas da noite. A medida vale para a área urbana do município e a Comunidade de São Roque, que são abastecidas pela Estação Central da Bacia do jundiá. A situação já começa a causar preocupação devido à pouca quantidade de chuva nos últimos meses. Soma-se a isso, o fato de que os serviços meteorológicos do Estado e do país não sinalizam com a previsão de chuvas com a condição de recuperar os mananciais.

Evitar o desabastecimento

O racionamento de água que jaguaré passará a enfrentar nos próximos dias não deve alterar muito a rotina de uso normal para a população. Porém, o prefeito Marcos Guerra alerta que a observação à necessidade de economizar, e o caráter de atenção, devem ser mantidos por todos no município.

Anúncio

“A nossa gestão vai fazer tudo o que pode para evitar o desabastecimento em um nível mais grave. E, para isso, fazemos um apelo a toda a sociedade para que estejam atentos às medidas de economia de água. Todos sabemos o que fazer para atravessar esse período de seca priorizando a água tratada para necessidades essenciais e, assim, evitar transtornos”, ressaltou Marcos Guerra.

Como economizar

A água é um elemento essencial para a vida do ser humano e de todas as espécies. É essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas, até para o desenvolvimento econômico. Para evitar transtornos com a falta de água e contribuir com o município e, mesmo com o planeta, todos podem adotar algumas medidas importantes:

NA AGRICULTURA

Anúncio

– Evitar irrigar por pivô central

– Não fazer irrigação por aspersão

– Não irrigar no período mais quente do dia

DICAS GERAIS

Anúncio

– Tome banhos mais curtos

Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados.

– Feche o chuveiro sempre que possível

Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa.

Anúncio

– Mantenha a torneira fechada

As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Fechar a torneira ao escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos, pode-se economizar até 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos.

– Cuidado com os vazamentos

Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

Anúncio

– Use a descarga com consciência

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

– Limpe antes de lavar

Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.

Anúncio

– Lave a roupa com menos frequência e mais atenção

O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso.

– Reaproveite a água da máquina de lavar 

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas.  

Anúncio

– Não utilize a mangueira

Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

– Use a vassoura para limpar a calçada

Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

Anúncio

– Cuide da água da piscina

Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.

– Atente-se à caixa d’água

Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.

Anúncio

– Feche bem as torneiras 

Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Itapemirim realiza 10ª Conferência Municipal de Assistência Social no dia 10 de julho

Redação Informe ES

Publicado

no

Com o tema que marca os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a cidade de Itapemirim se prepara para sediar a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no dia 10 de julho de 2025, no Ginásio de Esportes “Renan Alves Goes”, das 8h às 17h.

Promovida pela Prefeitura de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASCI), a conferência é um espaço democrático de debate, construção coletiva e participação popular. O objetivo é avaliar a política pública de assistência social no município e propor diretrizes para o aprimoramento do SUAS, considerando as necessidades locais e os avanços dos últimos anos.

A conferência é voltada a usuários da assistência social, trabalhadores do setor, representantes de entidades, conselheiros e toda a população interessada em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas que promovem cidadania, proteção social e garantia de direitos.

A conferência é uma oportunidade de escuta ativa e construção de propostas que possam refletir a realidade do município.

por Assessoria de Comunicação – PMI

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Reeleição de Gaurink à presidência do PT em Cariacica com a digital de Euclério Sampaio

Redação Informe ES

Publicado

no

Neste domingo (06), o Partido dos Trabalhadores (PT) foi às urnas para eleger novos presidentes municipal, estadual e nacional em todo o país para comandar o partido nos próximos anos.

Em Cariacica, na Grande Vitória, o resultado da eleição contou com um “jogador” que atuou fora das quatro linhas. o prefeito Euclério Sampaio (MDB). A reeleição do advogado Luiz Gaurink como presidente do diretório municipal carrega a marca de articulações políticas decisivas. O desfecho do processo não apenas reflete a força de Gaurink, mas também evidencia a influência direta do prefeito Euclério Sampaio que, contou, com a articulação do ex-presidente do PT, André Lopes, na construção da vitória.

A digital do prefeito e do ex-presidente

A vitória de Gaurink não pode ser dissociada do apoio e da articulação do prefeito Euclério Sampaio, cuja liderança política em Cariacica foi fundamental para o resultado. Além disso, a trajetória de André Lopes, ex-presidente do PT e hoje no PSB, também deixou sua marca no processo, seja pela base construída no partido, seja pela influência nas chapas e no debate interno.

Anúncio

Gaurink não foi apenas reeleito, ele venceu de forma indireta ou até mesmo direta, o senador Fabiano Contarato, a deputada estadual Iriny Lopes, o ex-prefeito de Vitória João Coser e o ex-deputado federal Helder Salomão, mostrando que existe consolidação em seu grupo político que soube dialogar com diferentes setores, inclusive com o próprio prefeito Euclério, ao qual teve papel fundamental na vitória do petista cariaciquense. Sampaio se mostra um bom articulador onde numa tacada “derrotou” caciques petistas do Espírito Santo e contribuiu na vitória do atual presidente em sua cidade.

Já a influência de André Lopes se faz sentir pelo histórico em eleições internas anteriores, cujos votos impactaram diretamente o processo municipal e estadual, prova disso foi a chapa ao qual obteve quase quinhentos votos ter sido a mesma que ajudou Jackeline Rocha quando concorreu a presidência do partido, influenciando desta forma o resultando deste domingo, mostrando sua relevância contínua no cenário político do partido, sua capacidade de articulação fazendo pontes entre diferentes projetos políticos, desta forma, provando seu lado político junto a Euclério Sampaio em prol de Cariacica.

No entanto, André deixa claro seu novo foco político e o desejo de manter as alianças.

“Passei o domingo com as minhas filhas. Tenho muito respeito pela história que construí no PT, mas hoje construo o PSB. E o meu objetivo a curto prazo na política é eleger Renato Casagrande senador, Ricardo Ferraço governador para o Espírito Santo continuar no mesmo rumo. Com relação ao PT, desejo sorte e felicidade a eles e que continuemos aliados,” explicou.

O presidente reeleito, Luiz Gaurink, reafirma a necessidade de o PT manter sua pluralidade, destacando a amplitude do partido e o compromisso com uma gestão inclusiva.

Anúncio

“O partido é um partido amplo, portanto, sofre influências de quase todos os segmentos na sociedade. Isso mostra a amplitude do partido. Agradeço a todos que me ajudaram e quero fazer uma gestão que inclua todos e que cresça o partido para que nós possamos reeleger Lula e continuar mudando a vida das pessoas no Brasil”.

O significado do resultado

O resultado em Cariacica é, acima de tudo, um retrato da política local: feita de alianças, ouvindo os anseios da base e da capacidade de lideranças como Gaurink, Euclério Sampaio e André Lopes de influenciar os rumos do partido e da cidade. O desafio agora é transformar essa vitória em unidade e crescimento para o PT e seus aliados.

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Guarapari assina ordem de serviço para construção da Residência Inclusiva

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Guarapari assinou, nesta quinta-feira, 3 de julho, a ordem de serviço para a construção da Residência Inclusiva, um espaço voltado para o acolhimento, atendimento e promoção de atividades destinadas a pessoas com deficiência em situação de abandono e vulnerabilidade social.

Atualmente, a Residência Inclusiva funciona em um imóvel alugado no bairro Praia do Morro, que não possui acessibilidade adequada, dificultando a mobilidade e o conforto dos usuários. O novo espaço será construído no bairro Independência, com estrutura totalmente planejada para oferecer acessibilidade e inclusão.

O investimento total da obra é de R$ 930 mil, com recursos repassados pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio de parceria institucional com o município. A execução ficará a cargo da empresa AMF Participações e Construções LTDA, representada no ato de assinatura pelo gerente Jesse de Oliveira Soares.

A Residência Inclusiva será um espaço multifuncional, pensado para garantir acessibilidade, acolhimento humanizado e oportunidades de desenvolvimento pessoal e social a jovens e adultos com deficiência que necessitam de apoio para viver de forma independente e autônoma. A iniciativa integra as políticas públicas do município voltadas à garantia de direitos e à melhoria da qualidade de vida. 

A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Borges, da secretária municipal de Assistência Social, Tatiana Perim, da subsecretária Jocileia Marques, e do secretário de Obras, Marcelo Cirino, que reforçaram o compromisso da gestão com a inclusão social e a ampliação da rede de proteção no município.

Anúncio

“Guarapari está avançando na construção de uma cidade mais justa e humana. A Residência Inclusiva é um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade. Hoje, o serviço funciona em um imóvel alugado que não tem acessibilidade, o que é muito importante para quem vive no local. O novo projeto foi pensado para ter tudo o que as pessoas precisam com conforto e dignidade. Estamos investindo onde realmente importa: nas pessoas”, enfatizou o prefeito.

E a secretária Tatiana Perim complementa. “Estamos fortalecendo a rede de proteção social com ações concretas. A Residência Inclusiva será um espaço de valorização, acessibilidade e cuidado com as pessoas com deficiência. Vale lembrar que essa verba foi quase foi perdida. Assim que a nova gestão identificou a morosidade no processo, demos celeridade para concluir a licitação. No cronograma, a obra tem duração prevista de oito meses, mas o responsável pela empresa já nos adiantou que vai correr para entregar em seis. Temos um compromisso com a inclusão e com a dignidade de todos”.

Além da Residência Inclusiva, Guarapari conta com duas Casas de Acolhimento Institucional que oferecem acolhimento temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família. 

A construção da nova Residência Inclusiva deve começar ainda neste semestre, com conclusão estimada em até oito meses.

Fonte: Secom-PMG

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados