Em clima de festa: assim a comunidade da região celebrou, na noite desta sexta-feira (14), a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Residencial Jacaraípe. A nova unidade vai atender 480 estudantes, sendo 200 deles no período integral e 280 na modalidade parcial.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, das secretárias de Educação, Mayara Candido e de Obras, Izabela Roriz, ainda de parte da secretaria municipal, vereadores e lideranças comunitárias.
O prefeito Weverson Meireles destacou que a educação é uma prioridade para a gestão e que entregar uma escola é uma conquista não só para a região, mas para todo o município.
“Estamos aqui, mais uma vez, comemorando uma grande e importante conquista para a nossa cidade. Uma das mais importantes conquistas para uma cidade é o investimento em educação pública de qualidade. E o investimento aqui na escola de Residencial Jacaraípe é em educação de tempo integral. A Serra tem galgado avanços importantes para que possamos continuar melhorando o ensino na nossa cidade”, destaca.
O prefeito também reforçou a importância do planejamento da gestão anterior que permitiu a realização de entregas como a nova unidade escolar.
Anúncio
“Hoje temos condições de fazer essa grande entrega pelo sonho, pelo planejamento e pelo trabalho do maior gestor da história da Serra, o Dr. Sérgio Vidigal. É uma honra dar continuidade a todo esse trabalho”, frisou.
Jornada A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a Emef TI Residencial Jacaraípe representa mais um passo na evolução da educação no município. Ela reforça que a gestão do prefeito Weverson Meireles está empenhada em fazer a cidade avançar em educação.
“Hoje, aqui no Residencial Jacaraípe, comemoramos mais um passo nessa nova jornada, que terá a expansão da nossa oferta de vagas em tempo integral. Mais do que o espaço físico de uma nova escola, estamos entregando ensino de qualidade, oportunidades e futuro para centenas de estudantes da região”, disse.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, comemora a entrega da Emef TI Residencial Jacaraípe, construída com todos os espaços necessários para proporcionar as melhores condições para o ensino e a aprendizagem. A autoridade reitera o compromisso de ampliar o investimento na infraestrutura da rede municipal da Serra.
“Entregar essa escola significa proporcionar oportunidades para a construção de um futuro melhor para as crianças do bairro. A educação é um dos pilares do desenvolvimento social, e seguimos trabalhando para investir cada vez mais em novas escolas, com infraestrutura completa para a formação dos estudantes”, afirma.
Oportunidade
Mãe de Tiffany, de 7 anos, a técnica de atendimento Débora da Cunha Jurado, conta que a inauguração representa uma oportunidade para a filha que estava fora da escola. A família mudou para a Serra recentemente e, agora, Tiffany será aluna do 2º ano em tempo integral.
“Para todo mundo aqui da região é algo muito esperado. Então estamos todos muito ansiosos e felizes. Mudei para a Serra recentemente e ela estava fora da escola. A nova escola foi uma oportunidade muito boa, porque além de tudo é perto”, comemora.
Uma escola
Anúncio
Em uma área construída de 3.914,55m², a nova unidade escolar conta com 12 salas de aula, todas climatizadas, além de quadra de esportes coberta, auditório, laboratório, sala de informática, biblioteca, cozinha industrial, refeitório e sanitários com acessibilidade. Também dispõe das demais dependências administrativas, como secretaria, direção, coordenação, sala dos professores e almoxarifado.
A unidade foi entregue com estacionamento, paisagismo, energia fotovoltaica e calçada cidade. A área total do terreno é de 8.946,87m².
As aulas terão início na próxima terça-feira (18). As famílias que tiverem interesse em matricular seus filhos na escola deverão procurar a unidade a partir da próxima segunda-feira (17) para realizar o cadastro de solicitação de vaga.
A Emef TI Residencial Jacaraípe fica localizada na Rua Wenceslau Brás, Residencial Jacaraípe.
Anúncio
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Edson Reis
Pais e responsáveis por alguma criança ou adolescente, que está fora da rede municipal da Serra e buscam uma vaga para o ano letivo de 2026 em uma das 148 unidades de ensino da prefeitura, devem ficar atentos. Isso porque o prazo para solicitação de vagas para o próximo ano letivo começa na segunda-feira (17) e vai até 15 de dezembro.
O cadastro deve ser realizado por meio do site serra.prematricula.online. Nesse mesmo período, quem tem mais de 15 anos e ainda não concluiu o ensino fundamental, também pode se inscrever para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma das unidades que a ofertam.
Na educação infantil, além das unidades já existentes, será possível solicitar vagas em dois novos centros de educação infantil (Cmeis) que serão inaugurados, até o início do ano letivo, nos bairros Enseada de Jacaraípe e Planalto Serrano.
“Mais vagas na educação infantil significa pais e mães sabendo que os seus filhos estão bem cuidados e aprendendo. Essas obras foram iniciadas e planejadas na gestão de Sergio Vidigal e nós estamos aqui, dando continuidade no nosso compromisso de ampliar as vagas da educação infantil e de cuidar da nossa primeira infância“, destacou o prefeito Weverson Meireles.
A solicitação de vagas faz parte da Chamada Pública Escolar do município. Para participar, é necessário criar uma conta no sistema com um endereço de e-mail válido. Pela plataforma digital, é possível acompanhar a lista de espera, conferir resultados e consultar as chamadas. O processo é voltado a quem ainda não faz parte da rede municipal ou a crianças e estudantes que não foram contemplados nas etapas anteriores da matrícula. Quem tiver dificuldades para acessar a internet pode ir até uma das unidades de ensino da rede.
“Estamos oferecendo um processo de matrícula organizado, transparente e acessível a todas as famílias. A tecnologia é uma aliada importante para que o atendimento aconteça de forma ágil e com responsabilidade. Nossas equipes estão sempre à disposição das famílias para auxiliar nessa jornada”, destacou a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
Anúncio
Rede A rede municipal da Serra conta atualmente com 148 unidades de ensino, sendo 79 centros de educação infantil e 69 escolas de ensino fundamental. A confirmação das matrículas será realizada a partir do final deste ano, conforme a etapa de ensino. Após esse período, a solicitação de vagas será reaberta em fevereiro de 2026.
A alocação das vagas segue os critérios determinados na portaria, priorizando as crianças e estudantes que são publico da educação especial, filhos de mulheres vítimas de violência, aqueles que os pais têm deficiência ou são idosos acima de 60 anos, e os que tenham irmãos já matriculados na mesma unidade. O sistema também considera a proximidade da residência para definir a escola mais adequada por meio de georreferenciamento.
A magia do Natal vai tomar conta de Cariacica a partir da próxima quarta-feira (12), às 19h, com a abertura oficial da Vila de Natal, no Parque O Cravo e a Rosa, em Itanguá. A noite será marcada pela contagem regressiva para o acendimento das luzes, que promete emocionar o público. A Orquestra de Violões Cordas & Acordes também fará uma grande apresentação. Além da Vila, outros dez pontos da cidade também estarão iluminados, transformando a cidade em um verdadeiro espetáculo natalino.
“O Natal é tempo de união, de amor e de esperança. Queremos que cada canto de Cariacica esteja iluminado com esse espírito de renovação e alegria. A cidade está linda, preparada para receber as famílias com muito carinho no próximo dia 12”, destacou o prefeito da cidade, Euclério Sampaio.
A Vila de Natal deste ano está repleta de novidades. O público poderá apreciar 14 árvores flutuantes no lago, que representam as regiões do município, incluindo uma principal de 12,5 metros de altura com 80 mil microlâmpadas de LED, cercada por um chafariz iluminado. Haverá ainda uma árvore em terra com 23 metros de altura, revestida por 250 mil microleds, e um deck com a cadeira do Papai Noel sobre o lago, garantindo muitas fotos.
“Essa será a maior Vila de Natal de Cariacica. É um espaço de convivência, emoção e pertencimento, que enche nosso coração de orgulho”, afirmou a secretária de Governo e vice-prefeita, Shymenne de Castro.
Anúncio
Além da decoração deslumbrante, a Vila contará com praça de alimentação, amplo estacionamento e atrações para todas as idades: roda-gigante com acessibilidade, trenzinho, carrossel, parquinho temático de Natal e diversos objetos cenográficos em fibra, que tornam o ambiente ainda mais bonito. O público também poderá visitar a Casa do Papai Noel e o presépio em tamanho real.
“Nossa equipe trabalhou com muito carinho para que cada detalhe fosse pensado com qualidade e segurança. Queremos que os moradores de Cariacica e de outras cidades venham viver essa experiência inesquecível”, ressaltou o secretário de Serviços, Marcos Aranda.
Natal & Luz por toda a cidade
O espírito natalino vai iluminar todo o município, serão mais de 600 mil microlâmpadas espalhadas por Cariacica. O Complexo Esportivo Hugo Viola, praças da Expedito Garcia e da Bíblia, Parque da Biquinha, Trevo de Alto Lage, Cariacica-Sede, Mercado Municipal, Nova Orla, entrada da cidade pela Segunda Ponte e Polo Gastronômico de Vila Palestina serão os pontos que vão abrilhantar a cidade.
Anúncio
Na Segunda Ponte e em Cariacica-Sede, duas árvores de 23 metros com 55 mil microleds cada vão se transformar em cartões-postais de fim de ano.
Durante patrulhamento preventivo realizado na manhã do último sábado (8), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra prendeu um suspeito de ligação com um dos principais grupos de tráfico de drogas do Espírito Santo.
A prisão aconteceu no bairro Eldorado, quando as equipes da GCM reconheceram o suspeito e realizaram a abordagem. Após a checagem no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi confirmado que havia uma ordem judicial de prisão em aberto contra ele.
No momento da abordagem, o homem tentou subornar os agentes, oferecendo inicialmente R$ 25 mil para não ser detido. Quando percebeu que a proposta não surtiu efeito, aumentou o valor para R$ 50 mil. A equipe manteve a integridade e deu voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado à 3ª Delegacia Regional da Serra para as devidas providências.
A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca a importância da atuação da Guarda Municipal e da integração entre as forças de segurança no enfrentamento à criminalidade.
Anúncio
“Essa prisão demonstra o comprometimento e a eficiência da nossa Guarda Municipal. A ação firme e ética dos agentes mostra que o crime não tem espaço na Serra. Seguimos fortalecendo o trabalho conjunto com as forças estaduais de segurança para desarticular organizações criminosas e garantir mais tranquilidade aos moradores da nossa cidade”, afirma.
O comandante da Guarda Civil Municipal da Serra, Diego Nascimento, ressalta o profissionalismo da equipe e o compromisso com o combate ao crime organizado. “Nossos agentes agiram com coragem e integridade. Essa postura reflete o padrão de conduta que a Guarda da Serra: atuar sempre dentro da lei, protegendo o cidadão e enfrentando o crime com firmeza e responsabilidade”, destaca.