Em clima de festa: assim a comunidade da região celebrou, na noite desta sexta-feira (14), a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Residencial Jacaraípe. A nova unidade vai atender 480 estudantes, sendo 200 deles no período integral e 280 na modalidade parcial.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, das secretárias de Educação, Mayara Candido e de Obras, Izabela Roriz, ainda de parte da secretaria municipal, vereadores e lideranças comunitárias.
O prefeito Weverson Meireles destacou que a educação é uma prioridade para a gestão e que entregar uma escola é uma conquista não só para a região, mas para todo o município.
“Estamos aqui, mais uma vez, comemorando uma grande e importante conquista para a nossa cidade. Uma das mais importantes conquistas para uma cidade é o investimento em educação pública de qualidade. E o investimento aqui na escola de Residencial Jacaraípe é em educação de tempo integral. A Serra tem galgado avanços importantes para que possamos continuar melhorando o ensino na nossa cidade”, destaca.
O prefeito também reforçou a importância do planejamento da gestão anterior que permitiu a realização de entregas como a nova unidade escolar.
Anúncio
“Hoje temos condições de fazer essa grande entrega pelo sonho, pelo planejamento e pelo trabalho do maior gestor da história da Serra, o Dr. Sérgio Vidigal. É uma honra dar continuidade a todo esse trabalho”, frisou.
Jornada A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a Emef TI Residencial Jacaraípe representa mais um passo na evolução da educação no município. Ela reforça que a gestão do prefeito Weverson Meireles está empenhada em fazer a cidade avançar em educação.
“Hoje, aqui no Residencial Jacaraípe, comemoramos mais um passo nessa nova jornada, que terá a expansão da nossa oferta de vagas em tempo integral. Mais do que o espaço físico de uma nova escola, estamos entregando ensino de qualidade, oportunidades e futuro para centenas de estudantes da região”, disse.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, comemora a entrega da Emef TI Residencial Jacaraípe, construída com todos os espaços necessários para proporcionar as melhores condições para o ensino e a aprendizagem. A autoridade reitera o compromisso de ampliar o investimento na infraestrutura da rede municipal da Serra.
“Entregar essa escola significa proporcionar oportunidades para a construção de um futuro melhor para as crianças do bairro. A educação é um dos pilares do desenvolvimento social, e seguimos trabalhando para investir cada vez mais em novas escolas, com infraestrutura completa para a formação dos estudantes”, afirma.
Oportunidade
Mãe de Tiffany, de 7 anos, a técnica de atendimento Débora da Cunha Jurado, conta que a inauguração representa uma oportunidade para a filha que estava fora da escola. A família mudou para a Serra recentemente e, agora, Tiffany será aluna do 2º ano em tempo integral.
“Para todo mundo aqui da região é algo muito esperado. Então estamos todos muito ansiosos e felizes. Mudei para a Serra recentemente e ela estava fora da escola. A nova escola foi uma oportunidade muito boa, porque além de tudo é perto”, comemora.
Uma escola
Anúncio
Em uma área construída de 3.914,55m², a nova unidade escolar conta com 12 salas de aula, todas climatizadas, além de quadra de esportes coberta, auditório, laboratório, sala de informática, biblioteca, cozinha industrial, refeitório e sanitários com acessibilidade. Também dispõe das demais dependências administrativas, como secretaria, direção, coordenação, sala dos professores e almoxarifado.
A unidade foi entregue com estacionamento, paisagismo, energia fotovoltaica e calçada cidade. A área total do terreno é de 8.946,87m².
As aulas terão início na próxima terça-feira (18). As famílias que tiverem interesse em matricular seus filhos na escola deverão procurar a unidade a partir da próxima segunda-feira (17) para realizar o cadastro de solicitação de vaga.
A Emef TI Residencial Jacaraípe fica localizada na Rua Wenceslau Brás, Residencial Jacaraípe.
Anúncio
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Edson Reis
A Serra registrou uma redução de 25% nos casos de roubo em estabelecimentos comerciais entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é atribuído ao uso crescente de tecnologia, ao trabalho preventivo e à integração entre as forças de segurança que atuam no município.
O número caiu de 90 para 67 casos durante o período mencionado. Entre os destaques para alcançar a queda, estão o videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, o patrulhamento preventivo e o diálogo entre os órgãos municipais, estaduais e federais.
A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destaca que o resultado reflete a eficiência do planejamento estratégico e do investimento em tecnologia para combater o crime.
“Segurança pública não acontece por acaso. É resultado de planejamento, trabalho conjunto e uso inteligente da tecnologia. A queda nos índices mostra que estamos avançando. Vamos seguir firmes, ampliando as ações que tornam a Serra um lugar ainda melhor para quem vive e trabalha aqui”, diz.
Anúncio
Neste ano, a Serra registrou importantes avanços na área de segurança pública. O município ganhou o reforço de 50 novos agentes na Guarda Civil Municipal (GCM), recebeu a instalação de totens de segurança em vias estratégicas e passou a contar com novas viaturas para fortalecer o patrulhamento. Essas melhorias contribuíram para a redução dos casos de roubo em estabelecimentos comerciais.
Além disso, a Central de Videomonitoramento da Serra opera atualmente com 230 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Desse total, 160 são do tipo “tagarela”, capazes de emitir alertas sonoros e permitir comunicação rápida e direta com as equipes da GCM, auxiliando na prevenção e no atendimento de ocorrências.
A integração entre tecnologia e atuação conjunta das forças de segurança reforça o compromisso da Prefeitura da Serra com a proteção da população e o cuidado com a cidade. Os dados mencionados são do Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
A partir de segunda-feira (24) começa a Chamada Escolar 2026 da rede municipal de Cariacica, reunindo rematrículas e novas matrículas em um único procedimento digital. O processo será obrigatório para pais e responsáveis e marca o início da organização do ano letivo de 2026 no município.
As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pelo link que estará disponível no site da Prefeitura de Cariacica entre 24 de novembro e 19 de dezembro de 2025. Todo o procedimento ocorrerá on-line, sem necessidade de atendimento presencial ou entrega de documentos nas unidades escolares.
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) prevê a oferta de cerca de 65 mil vagas para 2026, distribuídas da seguinte forma: 3.894 para creche, 10.364 para a Educação Infantil, 48.426 para o Ensino Fundamental e 2.230 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Em caso de dúvidas ou dificuldades no preenchimento, famílias poderão procurar a escola onde o estudante já está matriculado ou qualquer unidade municipal próxima, que contará com equipes disponíveis para auxiliar no acesso e no uso da plataforma.
Anúncio
“Com a unificação e a realização totalmente on-line, buscamos facilitar a vida das famílias e organizar melhor o planejamento do próximo ano letivo. A participação no período previsto é fundamental para garantir vaga e assegurar que nossos estudantes continuem avançando na aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Luzian Belisario.
Cronograma da Chamada Pública Escolar 2026
24/11 a 19/12/2025 – Solicitação de rematrícula e pré-matrícula para turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 16/01/2026 – Divulgação do resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) 19/01 a 30/01/2026 – Efetivação das matrículas dos estudantes contemplados na pré-matrícula 02/02 a 20/02/2026 – Efetivação das matrículas dos estudantes da lista de suplência 23/02/2026 – Abertura da lista de espera para 2026
Quem passa pelo Parque O Cravo e a Rosa, em Nova Brasília, não perde a oportunidade de apreciar a Vila de Natal, espaço todo preparado pela Prefeitura de Cariacica. O presépio em tamanho real, que está montado no local, tem encantado o público que aproveita para fazer da visita no espaço um programa em família.
Danielle Carvalho, de São Geraldo, levou as sobrinhas Jennifer Dias e Sofie Dias para conferir a decoração. “A Vila está sensacional! Fiquei surpresa com o presépio e com a árvore que fala, é uma forma inovadora de contar a história do nascimento de Jesus. Muito lindo e emocionante”, disse Danielle.
Para Giovanna Bueno, Thaissa Veloso e Maria Alice, moradoras de Itanguá, a decoração está impecável e a narrativa que é feita pela ‘Árvore que Fala’ é muito simbólica e única. “O presépio está simplesmente encantador! A riqueza de detalhes e a forma como é contada a história do nascimento de Jesus tornam a Vila de Natal ainda mais especial”, destacou Giovanna.
Neste ano, a Vila de Natal conta com 14 árvores flutuantes instaladas no lago, representando as regiões do município. No centro, uma árvore principal de 12,5 metros, com 80 mil microlâmpadas de LED e chafariz iluminado. Além disso, no entorno, uma árvore em terra de 23 metros, coberta por 250 mil microleds, completa o cenário, ao lado de um deck com a cadeira do Papai Noel sobre o lago.
Quem também não deixou de conferir toda essa atração foram as vizinhas da Vila, Valciani Klemez e Jhornada Klemez. Mãe e filha estão encantadas com a decoração. “Somos de Nova Brasília, vizinhas da Vila de Natal, e não podíamos deixar de prestigiar esse espaço tão bonito! Este deck, próximo às árvores, ao chafariz e a todas essas luzes deixaram tudo ainda mais especial”, destacou Valciani.
Lucas Nascimento, acompanhado pela família, também já conferiu a decoração. “O espaço está sensacional! É uma ótima opção de lazer para todas as famílias de Cariacica e também de outros municípios. Aqui tem praça de alimentação, parque de diversões para as crianças, apresentações musicais… eu e minha família estamos curtindo muito”, disse Lucas.
A Vila de Natal segue aberta para visitação até o dia 5 de janeiro de 2026, o espaço funciona das 18 às 22 horas.