Em clima de festa: assim a comunidade da região celebrou, na noite desta sexta-feira (14), a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Residencial Jacaraípe. A nova unidade vai atender 480 estudantes, sendo 200 deles no período integral e 280 na modalidade parcial.
O evento de inauguração contou com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, das secretárias de Educação, Mayara Candido e de Obras, Izabela Roriz, ainda de parte da secretaria municipal, vereadores e lideranças comunitárias.
O prefeito Weverson Meireles destacou que a educação é uma prioridade para a gestão e que entregar uma escola é uma conquista não só para a região, mas para todo o município.
“Estamos aqui, mais uma vez, comemorando uma grande e importante conquista para a nossa cidade. Uma das mais importantes conquistas para uma cidade é o investimento em educação pública de qualidade. E o investimento aqui na escola de Residencial Jacaraípe é em educação de tempo integral. A Serra tem galgado avanços importantes para que possamos continuar melhorando o ensino na nossa cidade”, destaca.
O prefeito também reforçou a importância do planejamento da gestão anterior que permitiu a realização de entregas como a nova unidade escolar.
Anúncio
“Hoje temos condições de fazer essa grande entrega pelo sonho, pelo planejamento e pelo trabalho do maior gestor da história da Serra, o Dr. Sérgio Vidigal. É uma honra dar continuidade a todo esse trabalho”, frisou.
Jornada A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou que a Emef TI Residencial Jacaraípe representa mais um passo na evolução da educação no município. Ela reforça que a gestão do prefeito Weverson Meireles está empenhada em fazer a cidade avançar em educação.
“Hoje, aqui no Residencial Jacaraípe, comemoramos mais um passo nessa nova jornada, que terá a expansão da nossa oferta de vagas em tempo integral. Mais do que o espaço físico de uma nova escola, estamos entregando ensino de qualidade, oportunidades e futuro para centenas de estudantes da região”, disse.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, comemora a entrega da Emef TI Residencial Jacaraípe, construída com todos os espaços necessários para proporcionar as melhores condições para o ensino e a aprendizagem. A autoridade reitera o compromisso de ampliar o investimento na infraestrutura da rede municipal da Serra.
“Entregar essa escola significa proporcionar oportunidades para a construção de um futuro melhor para as crianças do bairro. A educação é um dos pilares do desenvolvimento social, e seguimos trabalhando para investir cada vez mais em novas escolas, com infraestrutura completa para a formação dos estudantes”, afirma.
Oportunidade
Mãe de Tiffany, de 7 anos, a técnica de atendimento Débora da Cunha Jurado, conta que a inauguração representa uma oportunidade para a filha que estava fora da escola. A família mudou para a Serra recentemente e, agora, Tiffany será aluna do 2º ano em tempo integral.
“Para todo mundo aqui da região é algo muito esperado. Então estamos todos muito ansiosos e felizes. Mudei para a Serra recentemente e ela estava fora da escola. A nova escola foi uma oportunidade muito boa, porque além de tudo é perto”, comemora.
Uma escola
Anúncio
Em uma área construída de 3.914,55m², a nova unidade escolar conta com 12 salas de aula, todas climatizadas, além de quadra de esportes coberta, auditório, laboratório, sala de informática, biblioteca, cozinha industrial, refeitório e sanitários com acessibilidade. Também dispõe das demais dependências administrativas, como secretaria, direção, coordenação, sala dos professores e almoxarifado.
A unidade foi entregue com estacionamento, paisagismo, energia fotovoltaica e calçada cidade. A área total do terreno é de 8.946,87m².
As aulas terão início na próxima terça-feira (18). As famílias que tiverem interesse em matricular seus filhos na escola deverão procurar a unidade a partir da próxima segunda-feira (17) para realizar o cadastro de solicitação de vaga.
A Emef TI Residencial Jacaraípe fica localizada na Rua Wenceslau Brás, Residencial Jacaraípe.
Anúncio
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Edson Reis
O Dia do Serrano, comemorado em 26 de dezembro, será celebrado em grande estilo. A esperada atração nacional da Festa de São Benedito deste ano é a dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, que sobe ao palco às 22h30, após a Fincada do Mastro. A entrada é gratuita.
Os artistas prometem animar o público com sucessos como “Chora Me Liga” e “Sorte é Ter Você”, garantindo uma noite repleta de energia, alegria e emoção.
“Os serranos podem esperar uma apresentação inesquecível, com muita vibração e músicas que marcaram gerações”, destaca a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Wanessa Bruno.
Religiosidade e fé
A Festa de São Benedito começa neste domingo (14), com a tradicional Cortada do Mastro, e segue até o dia 27, em Serra Sede. É uma das maiores celebrações religiosas do Espírito Santo em homenagem ao Santo Negro, completando 180 anos de fé e tradição.
Anúncio
O evento atrai devotos, moradores e turistas com bandas de congo, banda de música e apresentações locais. Durante a Fincada do Mastro, o público também poderá acompanhar um show pirotécnico com cerca de 10 minutos de duração.
Os festejos integram o Ciclo Folclórico e Religioso e foram reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial da Serra em junho de 2021, pela Lei nº 5.308/2021, na gestão do prefeito Sérgio Vidigal.
A programação conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Funcultura e Lei Paulo Gustavo.
Realização
Anúncio
A festa é organizada pela Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), pela Prefeitura Municipal da Serra — por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Banestes.
Programação da Festa de São Benedito 2025
14/12 – (domingo) 17h – Cortada do Mastro
20/12 – (sábado) 18h – Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra
Anúncio
24/12 – (quarta-feira) 5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas 20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 – (quinta-feira) 17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito 20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas 21h30 – Show com João Felipe e Rafael
26/12 – (sexta-feira) 09h – Missa do Serrano na Igreja Matriz 11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano 12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito 18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas 21h – Fincada do Mastro e Show Pirotécnico 21h30 – Show com Priscila Ribeiro 22h30 – Show com João Bosco e Vinícius
27/12 – (sábado) 19h – Desfile das Bandas de Congo 21h30 – Show com Taiana França 22h30 – Show Serestão do Zé
Anúncio
Fonte: Secom/PMS – Texto: Roberta Pelissari – Foto: Divulgação
A cidade de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, já está em contagem regressiva para viver um dos períodos mais animados do ano. O Verão Itapemirim 2026 chega com uma programação diversificada, pensada para moradores e turistas, reunindo shows musicais, réveillon nas praias e trio elétrico.
As atividades começam no dia 31 de dezembro, com a tradicional virada de ano espalhada por diferentes pontos do município. Em Itaoca, o público celebra o Réveillon ao som de MC6, enquanto Itapemirim (Vila) recebe Nana Nunes. Já em Itaipava, quem comanda a festa é Pollyana Mel — tudo a partir das 22h30.
Ao longo da primeira semana de janeiro, a programação segue movimentando as praças de Itaoca e Itaipava, com atrações como Pedro Otávio e Thiago, Richard, Priscila Ribeiro, Tropical Brasil, Garotos Tradição e Beijo com Mel, sempre a partir das 20h30.
O grande destaque fica por conta do Trio Elétrico, no domingo (04/01), às 16h, com Simplicidade do Samba e MC6, saindo de Itaoca em direção a Itaipava, prometendo arrastar uma multidão e encerrar o Verão Itapemirim 2026 em alto astral.
Com praias acolhedoras, clima festivo e uma agenda musical para todos os gostos, Itapemirim reforça seu lugar como um dos destinos mais vibrantes do verão capixaba.
A Prefeitura de Cariacica publicou nesta terça-feira (16), no Diário Oficial, o edital de licitação para a construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Espírito Santo, que será construído em Cariacica. O processo licitatório prevê a contratação integrada para a elaboração do projeto básico, do projeto executivo de engenharia e arquitetura, além da execução das obras. O critério de julgamento será o de menor preço, com valor máximo estimado em R$ 10.628.305,44.
O recebimento das documentações acontece entre os dias 18 de dezembro de 2025 e 25 de março de 2026, até às 13h30. A abertura da sessão pública está marcada para o dia 25 de março de 2026, às 14h. O edital está disponível nos sites www.portaldecompraspublicas.com.br, www.cariacica.es.gov.br e www.gov.br/pncp/pt-br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3354-5815 ou pelo e-mail pregao3@cariacica.es.gov.br.
A proposta de construção do hospital/clínica foi apresentada na última semana pelo prefeito Euclério Sampaio a protetores da causa animal de Cariacica, durante uma reunião que contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Leandro Piquet, do subsecretário de Estado do Meio Ambiente (Seama), Victor Ricciardi, da vice-prefeita Shymenne de Castro e de secretários municipais.
“Essa é uma conquista construída com diálogo, sensibilidade e, acima de tudo, amor pela causa animal. O Hospital Público Veterinário é um sonho antigo que começa a se tornar realidade graças à parceria entre a Prefeitura de Cariacica e o Governo do Estado. Agradeço ao governador Renato Casagrande e ao vice-governador Ricardo Ferraço pelo apoio e compromisso com esse projeto tão importante para nossa cidade e para todo o Espírito Santo”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.
Estrutura completa de atendimento
Anúncio
O Hospital Público Veterinário contará com uma estrutura moderna e completa, oferecendo atendimento ambulatorial, exames diagnósticos, serviços de urgência e emergência, internação e centro cirúrgico, entre outros procedimentos essenciais.
O projeto inclui consultórios, canil, gatil, salas de curativos, urgência e emergência, internação, cirurgia, farmácia, observação, pós-cirúrgico, raio-X, ultrassonografia, laboratório, enfermagem, pesagem, triagem, banho e eletro, além de espaços de espera específicos para cães, garantindo organização e fluxo adequado.
A estrutura também contempla setores de atendimento ao público, área administrativa, apoio logístico e apoio técnico. Todos os ambientes foram planejados para otimizar os percursos internos, separar fluxos limpos e contaminados e garantir agilidade, precisão nos exames e cuidado intensivo aos animais em situação crítica.
Reforço no recolhimento de animais
Anúncio
Durante a reunião, o prefeito também anunciou o reforço no serviço de recolhimento de animais de rua em sofrimento. O contrato atual receberá um aditivo de 25%, além da abertura de uma nova licitação para dobrar o valor do serviço, que passará de R$ 1 milhão para R$ 2 milhões