Cidades
Serra dá mais um passo rumo a um futuro sustentável: instituição da Comissão do Plano Serra 44+

A manhã da última sexta-feira, dia 13, marcou um momento importante para o desenvolvimento da Serra com a cerimônia de instituição da Comissão de Governança do Plano Estratégico de Longo Prazo Serra 2024-2044. O evento reuniu representantes do poder público, setor produtivo, academia e organizações da sociedade civil que participaram da elaboração do plano.
A partir de agora, inicia-se a fase de implementação das estratégias e projetos que irão guiar a cidade nas próximas duas décadas. A expectativa agora é o início dos trabalhos de acompanhamento, divulgação dos projetos e mobilização da sociedade, garantindo que a visão construída para 2044 se torne realidade com o envolvimento e a corresponsabilidade de todos os setores.
Governança colaborativa e transparente
O modelo de governança adotado será multi-institucional, com a participação ativa de diferentes segmentos da sociedade. A Comissão será formada por dois comitês e grupos de trabalho dedicados a garantir uma gestão participativa, alinhada e transparente. Segundo o secretário de Gestão e Planejamento, Ricardo Pandolfi, “Estamos construindo juntos um caminho de progresso para a nossa cidade, com base em estudos, dados concretos e a participação ativa da sociedade”.
Ele destacou ainda que o plano está focado em escutar as demandas da população e que será monitorado com base em uma carteira de nove projetos estruturantes, usando indicadores para tornar Serra uma das 20 principais cidades do Sudeste até 2044.
Compromisso com o desenvolvimento sustentável
O Plano Serra 44+ é uma estratégia robusta que visa o crescimento equilibrado da cidade, priorizando a sustentabilidade ambiental, a inclusão social e o fortalecimento da economia local. “Estamos dando continuidade ao legado do ex-prefeito Vidigal, com muita responsabilidade e visão de futuro. Nosso planejamento é o norte para melhorar a qualidade de vida do serrano”, afirmou o prefeito Weverson Meireles.
Entre os avanços destacados pelo prefeito estão as melhorias na educação com salas de aula climatizadas, uso de energia solar e o desenvolvimento do plano de arborização da cidade. “Somos a cidade que mais investiu no Espírito Santo e o futuro começa agora. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para isso”, completou.
Parcerias e participação social
A elaboração do Plano contou com a consultoria da Macroplan e foi coordenada pela Associação de Empresários da Serra (Ases), com apoio técnico da Prefeitura. O presidente da Ases, Fábio Junger, ressaltou a importância da participação de vários atores na construção do documento. “O planejamento mostra onde estamos e o que precisamos avançar para a evolução da Serra”, comentou.
Fonte: Secom-PMS Texto: Djeisan Maria – Foto: Dayana Souza
Cidades
Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília

O servidor público municipal Pablo Alves da Silva, que atua na Sala do Empreendedor de Marataízes, foi escolhido pelo Sebrae Nacional para palestrar sobre excelência no atendimento ao empreendedor.
Com 10 anos de carreira no serviço público municipal, sendo 8 anos dedicados à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Pablo tem contribuído diretamente para o fortalecimento dos pequenos negócios no município.

O reconhecimento do Sebrae é reflexo do trabalho inovador e de impacto realizado em Marataízes, destacando a Sala do Empreendedor como a mais completa do Espírito Santo.
Cidades
Saúde da Serra: mais de 180 medicamentos de graça; saiba quais são e como ter acesso

Você sabia que pode ter acesso a mais de 180 tipos de medicamentos gratuitamente, através da rede de saúde do município? São remédios para diversos tipos de tratamentos, como hipertensão, psiquiátricos e até diabetes, que podem ser retirados gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entre eles, Clonazepam, Insulina, Losartana e Amitriptilina.
Na Serra, todas as 40 UBS do município possuem uma farmácia e, ao todo, o número de medicamentos ofertados pelo município para retirada dos pacientes é 188 (http://www.serra.es.gov.br/admin/download/1753706186044-remes-atualizada-2025-elenco-de-dispensao-ao-paciente-1.pdf). A Farmácia Municipal funciona como um centro de dispensação de medicamentos pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tem como objetivo contribuir com a recuperação e preservação da saúde dos moradores da cidade.
Para retirar seu medicamento nas Unidades, o paciente deve estar com seu CPF, o Cartão do SUS e a receita feita por seu médico ou profissional da enfermagem do SUS, comparecer preferencialmente em sua unidade de saúde de referência e estar cadastrado no local.
Além das Unidades, a Serra também possui uma Farmácia Central, que funciona 24 horas, inclusive aos feriados, no mesmo espaço do Hospital Materno Infantil da Serra (HMIS), em Colina de Laranjeiras. Essa é uma opção, principalmente, aos finais de semana e fora do horário comercial, para quem foi atendido em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Pronto Atendimento Pediátrico, no HMIS ou em outros hospitais públicos.
Por lá, o morador deverá apresentar a receita emitida por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), o Cartão SUS e seu CPF, para retirar seu medicamento.
Vale ressaltar que as receitas digitais precisam ser válidas e estarem dentro do prazo de vencimento. Em casos agudos (gripes, sinusites, dor de garganta), a receita tem validade de 10 dias; já em tratamentos de uso contínuo (hipertensão, diabetes), esse prazo é de 30 dias.
Segundo a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, garantir o acesso gratuito a medicamentos essenciais é uma das formas mais concretas de cuidar da população.
“Esse serviço, mantido com recursos da Prefeitura da Serra, impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam. Quando o paciente encontra o remédio disponível na rede pública, ele dá continuidade ao tratamento, evita complicações e vive melhor. É para isso que trabalhamos todos os dias”, afirmou.
Mais de 2 milhões de medicamentos entregues
De janeiro à primeira quinzena de julho deste ano, já foram dispensados 2.008.900 medicamentos e 803.078 pacientes atendidos em toda a rede de saúde do município.
Atualmente, a Serra mantém o Índice de Abastecimento de Medicamentos em 95,7%, percentual superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 80%. No total, contando com os medicamentos utilizados em pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Materno Infantil, há 280 medicamentos disponíveis com recursos da própria Prefeitura da Serra.
Em 2024, foram atendidos 1.355.632 pacientes nas farmácias da Serra, número superior ao igual período de 2023, quando foram sido atendidos 1.139.511 pacientes.
Transparência
É disponibilizado o Painel de Medicamentos (Lei Federal 14.654 de 2023) no site da Prefeitura da Serra (https://agendamentosaude.serra.es.gov.br/estoque-medicacao), que apresenta de forma detalhada o estoque de medicamentos em cada uma das 40 unidades de saúde do município. É possível realizar buscas pelo nome do equipamento de saúde e pelo nome da medicação.
A Secretaria de Saúde da Serra também disponibiliza no site da Prefeitura da Serra informações sobre a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), a Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (REMEME) e os medicamentos ofertados pelo Ministério da Saúde por meio do Programa “Aqui tem Farmácia Popular”, disponível nas farmácias e drogarias conveniadas.
Farmácia Central do Município da Serra
Endereço: anexo ao Hospital Municipal Materno Infantil (HMM), na rua Adaucto Morais da Silva, em Colina de Laranjeiras. Próximo ao Terminal de Laranjeiras.
Horário de Atendimento: todos os dias, de segunda-feira a domingo, 24 horas, incluindo os feriados.
Contato: 3338-9100
Por: Secom-PMS – Texto: Amanda Drumond – Foto: Amanda Amaral/Secom-PMS
Cidades
Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Governo do Estado

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, neste sábado (26), no município de Mimoso do Sul, na microrregião X, para realizar a entrega de obras e anunciar novos investimentos em diversas áreas. Foi inaugurada a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Catharina Giovanini Faber, viabilizada com recursos estaduais. Casagrande anunciou recursos para projetos de adaptação às mudanças climáticas, ampliação de serviço de saúde e a requalificação da Praça da Mangueira.
“Participei da abertura do tradicional Festival da Sanfona e Viola, que conta com recursos viabilizados pela nossa Lei de Incentivo à Cultura. São Pedro de Itabapoana é um sítio histórico importante. Já foi a sede do Município e o segundo mais populoso do Espírito Santo. Inauguramos a reforma da escola, além de anúncios relevantes, pois ainda estamos recuperando a cidade das fortes chuvas do ano passado”, afirmou o governador.
Casagrande destacou a importância investimentos novos e daqueles que já estão em andamento no município: “A Praça das Mangueira será completamente reformada e vai mudar a cara do Centro de Mimoso. Temos outros investimentos acontecendo, como a drenagem e pavimentação de ruas, além da urbanização e contenção do Morro do Cristo. O vertedouro do rio era uma obra muito esperada. Também estamos em fase final para a desapropriação do terreno para a construção das casas. Mimoso do Sul é uma cidade linda, mas tem muitos morros, não sendo fácil achar terrenos planos para construção dessas moradias.”
Durante a agenda, que contou com a presença de secretários de Estado e do prefeito Peter Costa, o governador inaugurou a reforma e ampliação da EMEB Catharina Giovanini Faber. A obra foi viabilizada com recursos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil (Funpaes), com repasse estadual de mais de R$ 1,2 milhão.
A intervenção incluiu a construção de três novas salas de aula, além da reforma de diversos espaços já existentes, como salas de aula, laboratório de informática, refeitório, secretaria, diretoria, banheiros e área de serviços. Com a conclusão da obra, a unidade escolar passará a ofertar 173 vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental da Rede Municipal.
“Estamos muito felizes em ver o resultado desse investimento que vai beneficiar diretamente os alunos e profissionais da escola. Espaços renovados e ampliados proporcionam condições mais adequadas para o ensino e a aprendizagem, refletindo na qualidade da educação oferecida. Nosso compromisso é garantir que cada criança tenha acesso a uma escola acolhedora, segura e preparada para estimular seu desenvolvimento”, comentou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
O governador também anunciou a oferta de 290 vagas em cursos de qualificação profissional, incluindo Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos técnicos de nível médio, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/ES, nas modalidades presencial e online, dentro do Programa Qualificar ES. Os cursos abordarão temas como gestão da produção, logística de distribuição, planejamento e controle de produção, entre outros, promovendo uma formação robusta e alinhada às exigências do mercado local.
Mais investimentos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), deu início às obras de readequação da Praça José Coimbra de Resende, conhecida como Praça da Mangueira, localizada em Mimoso do Sul. Com investimento de R$ 4,2 milhões, a obra vai beneficiar diretamente os mais de 24 mil habitantes da cidade, promovendo melhorias na infraestrutura, lazer e qualidade de vida da população.
O projeto contempla a construção de uma nova quadra poliesportiva com 739 metros quadrados de arquibancada, 338 metros quadrados de pista de skate, 29,98 metros quadrados de guarita, além da instalação de 9 bancos de concreto, 16 lixeiras, 107 postes de iluminação e 904 metros quadrados de paisagismo.
“A Praça da Mangueira é um espaço tradicional e querido pelos moradores de Mimoso do Sul. A requalificação deste local vai garantir mais acessibilidade, segurança e opções de lazer para crianças, jovens, adultos e idosos. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso com o desenvolvimento urbano e com a melhoria da qualidade de vida nas cidades capixabas”, acrescentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
O Governo do Estado também vai repassar R$ 500 mil à Prefeitura de Mimoso do Sul para a elaboração de projetos para obras de drenagem, pavimentação, urbanização e contenção da Avenida Joaquim de Oliveira Perciano, no Morro do Cristo, e também de vertedouro seco na Rodovia Rubens Rangel, às margens do Rio Muqui. O recurso é proveniente do Fundo Cidades -Adaptação às Mudanças Climáticas.
“O objetivo do Fundo Cidades é justamente fazer com que os municípios capixabas se tornem resilientes aos fortes impactos que chuvas intensas e escassez hídrica são capazes de causar. Agindo assim, protegemos vidas e o patrimônio da nossa população, com ações em todas as regiões do nosso Espírito Santo”, explicou a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, gestora do fundo.
Saúde Mais Perto
Ainda durante a agenda, o governador Renato Casagrande anunciou a ampliação da oferta de exames de colonoscopia e endoscopia digestiva alta por meio de novo credenciamento regional. Os atendimentos, totalmente custeados pelo Sistema único de Saúde (SUS), já começam no mês de agosto. Serão contemplados os moradores de Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua e de outras cidades da região, conforme a demanda identificada no Sistema de Regulação, sejam atendidos nessa unidade.
A iniciativa integra o programa Saúde Mais Perto, uma das prioridades do Governo do Estado para 2025, e tem como foco levar serviços especializados para todas as regiões do Espírito Santo. Os exames atenderão diretamente pacientes que já estão inseridos na fila do Sistema de Regulação Ambulatorial, com o objetivo de acelerar o atendimento e reduzir significativamente o tempo de espera, ampliando o acesso a procedimentos essenciais na própria região.
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, o novo serviço demonstra o compromisso do Governo com a regionalização da saúde. “Estamos interiorizando a saúde com estratégia e responsabilidade. O novo credenciamento é um exemplo de como estamos otimizando recursos, fortalecendo as redes locais e promovendo acesso digno e eficiente à população capixaba”, disse.
O investimento total é de R$ 500 mil, com base na nova Tabela SUS Capixaba, e vai viabilizar a realização de 750 exames de colonoscopia e 1.750 exames de endoscopia digestiva alta.
“Esse credenciamento é uma conquista para a nossa região. A descentralização dos exames representa mais acesso, menos deslocamentos e mais dignidade para quem depende do SUS. Estamos fortalecendo a rede regional e garantindo que o cuidado especializado chegue aonde ele é necessário”, destacou a superintendente regional de Saúde, Samilla Figueira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
-
Cidades3 dias atrás
Mimoso do Sul recebe novos investimentos do Governo do Estado
-
Cidades23 horas atrás
Servidor público de Marataízes é destaque no evento “Transformar Juntos”, em Brasília
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo já emitiu mais de 396,7 mil Carteiras de Identidade Nacional, o equivalente a quase 10% da população do estado
-
Negócios4 dias atrás
7 hábitos silenciosos que prejudicam o crescimento da sua carreira
-
Internacional23 horas atrás
Tarifaço de Trump deixa de fora aviões, minérios e suco de laranja
-
Cidades3 dias atrás
Saúde da Serra: mais de 180 medicamentos de graça; saiba quais são e como ter acesso
-
Política2 dias atrás
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália
-
Tecnologia2 dias atrás
Data center flutuante: projeto usa água do mar para resfriamento