Cidades
Serra: empresa dá nova data para entregar escola estadual

A Escola Estadual Aristóbulo Barbosa Leão, situada em Residencial Laranjeiras, na Serra, deve ser entregue à população em dezembro deste ano ou, no mais tardar, no início do próximo ano. Esse é o compromisso da atual empresa responsável pela execução da obra, de acordo com o engenheiro civil e sócio-proprietário Rafael Guimarães.
Durante visita técnica da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales), realizada nesta segunda-feira (15), o engenheiro informou que a RG Empreendimentos tem prazo até março de 2025.
“Nós temos até março do ano que vem, mas temos um compromisso pessoal junto com o contratante (…) para final do ano e início do ano que vem já estar entregando ela completa à população”, afirmou Guimarães.
As obras já duram 12 anos. Elas foram iniciadas em 2012 e paralisadas em 2015 devido à falência da empresa que era responsável pela execução. Em 2018, o edifício precisou ser demolido. A atual construtora assumiu a construção em 2020.
A diretora da escola, Emanuele Freitas, está ansiosa para iniciar o próximo ano letivo na unidade. Enquanto isso, os alunos estão frequentando as aulas em um prédio em Jardim Limoeiro. “As expectativas são altas. É um prédio moderno, amplo, então são condições propícias para o processo de ensino-aprendizagem de fato acontecer (…) com vários espaços alternativos à sala de aula”, adiantou.
Segundo a diretora, a unidade deve atender cerca de 2 mil alunos do ensino médio regular e ensino médio integrado ao curso técnico de Administração e Logística. A escola também terá um centro de línguas, além de biblioteca com espaços individuais de estudo, refeitório, sala de dança, entre vários outros espaços, com sistema de climatização central.
O engenheiro responsável destacou, ainda, as medidas de sustentabilidade, como a geração de energia solar e o reaproveitamento da água.

Acompanhamento
As obras começaram em 2012, mas passaram por diversos problemas, como falência da empresa executora e necessidade de demolição do prédio por causa de rachaduras e outras inadequações.
“Eu ainda era vereador da cidade da Serra, quando a gente deu ordem de serviço dessa obra, mas que passou por diversos problemas. Inclusive, o primeiro prédio que foi construído foi construído fora das normas da cidade, onde foi feito um andar a mais e teve que ser feita a demolição do prédio”, contou o presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Alexandre Xambinho (Podemos).
O parlamentar disse que, durante a visita, foi identificada a necessidade de alguns ajustes, que devem ser apresentados pela comissão à Secretaria de Estado de Educação (Sedu), que deve repassar as demandas para o Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES), órgão contratante da obra.
“Existem alguns ajustes que a diretora da escola fez para que venham a adequar a escola para a realidade dos alunos, da demanda que a escola tem. Nós levantamos essas demandas aqui, hoje, na vistoria, e vamos apresentar à Sedu, para que depois a Sedu passe para o DER, para que a empresa possa fazer as adequações necessárias”, revelou.
Entre as necessidades identificadas estão a ampliação da sala de atendimento especializado para crianças com deficiência e algumas adequações na sala de dança, nos laboratórios e na sala dos professores.
“Mas, assim, o projeto está muito bonito, a obra está caminhando muito bem e são pequenos detalhes, pequenos ajustes que a gente precisa fazer agora para entregar em dezembro uma escola boa para a cidade da Serra e para a população que merece muito”, ressaltou Xambinho.
Segundo o deputado, o valor total da obra deve chegar aos R$ 32 milhões e vai atender estudantes da região da Grande Laranjeiras, englobando bairros como Laranjeiras, Morada de Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Valparaíso e Chácara Parreiral.
A visita foi acompanhada por técnicos da Comissão de Infraestrutura, do DER-ES e por líderes comunitários.
Fonte: Ales – Por: Titina Cardoso, com edição de Angèle Murad
Cidades
Cariacica lança Patrulha Especializada da Mulher para reforçar prevenção à violência doméstica

A Prefeitura de Cariacica lançou, na quinta-feira (21), a Patrulha Especializada da Mulher, iniciativa desenvolvida pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos. O objetivo é fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, com foco inicial em ações preventivas.
Entre as medidas previstas estão palestras em escolas da rede municipal, empresas e bairros, além do acompanhamento de medidas protetivas em conjunto com a Polícia Civil. Também está em andamento o projeto de criação de uma ouvidoria especializada para atendimento e acompanhamento de vítimas.
O plano de atuação inclui, ainda, mapeamento de áreas de risco, patrulhamento preventivo e visitas tranquilizadoras, elaboração de planos de segurança personalizados, ações educativas voltadas a diferentes faixas etárias, integração com redes de proteção e manutenção de um banco de dados sobre os atendimentos.
O prefeito Euclério Sampaio destacou que a patrulha representa um avanço na área de segurança. “Unimos esforços para garantir mais proteção e tranquilidade às mulheres de Cariacica. Trata-se de uma política pública fundamental para salvar vidas e prevenir a violência”, enfatizou.
A vice-prefeita Shymenne de Castro reforçou o compromisso da gestão municipal. “A Patrulha da Mulher demonstra que estamos atentos às necessidades da população feminina e comprometidos com a defesa de seus direitos”, disse.
O secretário de Segurança e Ordem Pública de Cariacica, Claudio Victor, também ressaltou o impacto da medida. “A iniciativa amplia o acolhimento e a orientação às vítimas, somando forças às demais políticas públicas já existentes e mostrando que Cariacica valoriza e cuida de suas mulheres”, disse.

Já a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, frisou o caráter protetivo da patrulha: “Estamos ampliando os instrumentos de apoio às vítimas, garantindo que elas tenham acompanhamento, segurança e acesso à rede de proteção”, destacou.
A chefe da Patrulha, a agente da Guarda Municipal Milena Lessa, explicou o papel da equipe: “Nosso trabalho é focado na prevenção e no acolhimento, em articulação com outros órgãos de segurança e assistência”, finalizou.
Contato
As mulheres que precisarem de apoio podem acionar a Patrulha Especializada da Mulher pelo telefone (27) 98148-0334, disponível para atendimento e orientações.
Por: Secom-PMC
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
-
Política2 dias atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Desenvolvimento3 dias atrás
Presidente Kennedy desponta com incentivo do Fundesul
-
Tecnologia4 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Geral3 dias atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Segurança1 dia atrás
Governo do Estado inaugura novo Totem de Segurança em Cariacica
-
Justiça3 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Negócios3 dias atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?