Ligue-se a nós

Cidades

Serra realiza cerimônia de adesão ao programa ES Inteligente

Colunista Noel Junior

Publicado

no

Na última segunda-feira (06), o Município da Serra assinou o acordo de cooperação técnica formalizando a adesão ao programa ES Inteligente. O Programa tem por objetivo assessorar os municípios capixabas em contratações de alto desempenho em infraestrutura no formato de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) como agentes estruturadores.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito da cidade, Sérgio Vidigal, assessorado pelos secretários de pastas estratégicas municipais. Também participaram o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro e equipe técnica. O município formaliza assim o seu compromisso com o desenvolvimento de projetos relacionados ao eixo de Resíduos Sólidos Urbanos dentro do programa ES Inteligente. Além disso, houve a assinatura de um protocolo de intenções voltado para a criação de produtos destinados a estudos em mobilidade urbana.

O diretor do Bandes enfatiza que o serviço prestado à gestão municipal permite a ampliação de serviços públicos para população.

“O Programa ES Inteligente é um forte aliado na modernização da gestão pública através da adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance), com um olhar atento para pautas sustentáveis, que estejam em sintonia com a agenda de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos momentos de tomadas de decisões e melhorias em infraestrutura. Com a cooperação técnica firmada entre as instituições, as equipes técnicas do Bandes e do IPGC desenvolverão modelagens de projetos que considerem as características e as necessidades do município com foco na gestão de resíduos sólidos urbanos. Este trabalho resulta, inevitavelmente, em bons resultados para a qualidade da população local, com serviços de qualidade prestados e eficiência na gestão dos recursos públicos”, destaca Navarro.

Com o convênio, há projeção de maior agilidade no processo para disponibilizar serviços para população do município por meio de uma concessão pública ou parceria público privada, com um ganho de modernização de sua infraestrutura, e principalmente garantindo melhoria na qualidade de vida da população serrana.

Anúncio

O prefeito Sérgio Vidigal destacou a relevância deste projeto para a Serra e os munícipes. “Um dos objetivos registrados no nosso plano de governo é transformar a Serra numa cidade cada vez mais inteligente, boa para viver, empreender e também visitar. Acredito que esse é o caminho, trabalhar em ações conjuntas que além de melhorar o ambiente de negócios, possam fomentar o desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, afirma Vidigal.

Com a adesão da Serra ao ES Inteligente, o Bandes e o IPGC darão suporte ao município para implantação do projeto, como estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental (EVTEJA) para fundamentar a contratação dos projetos.

Recapitulando os conceitos
Smart city, ou cidade inteligente, é o conceito que define e descreve municípios autossustentáveis capazes de oferecer um conjunto de elementos essenciais para permitir que as cidades e suas populações acompanhem o ritmo das mudanças e avanços tecnológicos em todo o mundo. Nesse contexto, a inovação, a sustentabilidade, a segurança, a acessibilidade e a infraestrutura são elementos fundamentais para a construção e progresso de uma cidade inteligente.

Para preparar uma cidade para o futuro, é crucial realizar determinadas obras, incluindo a implementação de miniusinas solares, infraestrutura de telecomunicações, iluminação pública e aprimoramento dos sistemas de água e tratamento de esgoto. Esses projetos representam os primeiros passos essenciais, e no Espírito Santo, os municípios capixabas podem contar com o programa ES Inteligente para agilizar e otimizar todo o processo.

Conheça o programa
Em atividade desde 2020, o ES Inteligente abrange estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, IPGC e município.

Anúncio

Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto Pessin, o Programa ES Inteligente oferece assessoria completa aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.

“Por meio do Bandes e IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos, abrangendo a modernização da iluminação pública, implementação de usinas solares para atender às demandas energéticas locais, infraestrutura de telecomunicações, videomonitoramento da cidade, wi-fi público, soluções amplas em resíduos sólidos urbanos, abastecimento de água e esgotamento sanitário. Essa abordagem integrada visa promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, explica.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp

Texto: Thaíssa Lannes

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Calendário Escolar: aulas na rede municipal de Cariacica começam dia 9 de fevereiro

Redação Informe ES

Publicado

no

Os alunos da rede municipal de Cariacica já podem se preparar para o retorno às atividades escolares. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Educação (Seme), o ano letivo de 2026 terá início no dia 9 de fevereiro, conforme Calendário Escolar disponibilizado no site da Prefeitura. Veja AQUI!

A secretária de Educação, Luzian Belisário, ressaltou o compromisso com o novo ano letivo. “Estamos preparando nossas escolas com muito carinho e planejamento para receber cada aluno. O calendário escolar é a nossa bússola para garantir que os estudantes tenham todos os dias de aprendizado garantidos, aliando o ensino de qualidade ao suporte pedagógico que nossos professores realizam com excelência”, disse.

Além das datas de aulas, o calendário detalha os períodos de jornada pedagógica, feriados e o recesso escolar de julho, que está programado para ocorrer entre os dias 13 e 20.

Pré-matrícula

Anúncio

No próximo dia 16 de janeiro será divulgado o resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

A efetivação da pré-matrícula de alunos contemplados poderá ser feita entre os dias 19 a 30 de janeiro, diretamente na unidade de ensino com a documentação para confirmar a matrícula. 

Segundo a secretaria, foram ofertadas cerca de 65 mil vagas para este ano, distribuídas da seguinte forma: 3.894 para creche, 10.364 para a Educação Infantil, 48.426 para o Ensino Fundamental e 2.230 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Confira o cronograma da Chamada Pública Escolar 2026

Anúncio

16/01/2026

– Divulgação do resultado da pré-matrícula da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

19/01 a 30/01/2026

– Efetivação das matrículas dos estudantes contemplados na pré-matrícula

Anúncio

02/02 a 20/02/2026

– Efetivação das matrículas dos estudantes da lista de suplência

23/02/2026

– Abertura da lista de espera para 2026

Anúncio

Fonte: SemCom/PMC –

Continuar Lendo

Cidades

Moradias do Residencial Alegre são entregues às 431 famílias contempladas

Redação Informe ES

Publicado

no


A Prefeitura de Sooretama realizou, na segunda-feira, dia 29 de dezembro de 2025, a entrega oficial de 431 unidades habitacionais do Residencial Alegre, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida. A solenidade marcou a conclusão de um projeto iniciado em 2013 e aguardado por 12 anos pelas famílias contempladas.

O evento contou com a presença do prefeito Fernando Camiletti, do governador do Espírito Santo Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço, de autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes da Caixa Econômica Federal.

Com a entrega das unidades, surge um novo bairro no município, localizado entre a Bionativa e o Parque das Palmeiras, dotado de infraestrutura urbana completa, incluindo pavimentação, iluminação pública, sistema de abastecimento de água tratada e rede de coleta e tratamento de esgoto.

Durante a solenidade, o prefeito Fernando Camiletti anunciou a construção de uma creche em tempo integral destinada aos moradores do Residencial Alegre. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras, previsto para janeiro, com investimento superior a R$ 7 milhões, por meio de convênio com o Governo Federal, no âmbito do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O Residencial Alegre recebeu investimento total superior a R$ 40 milhões, contemplando a desapropriação do terreno pelo município, a construção das unidades habitacionais pelo Governo Federal e a execução das obras de infraestrutura, custeadas pelo Governo do Estado.

Anúncio

A entrega das unidades encerra uma demanda social histórica do município.

Fonte: Comunicação/PMS

Continuar Lendo

Cidades

Serra fecha 2025 com menor número de homicídios em 30 anos

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra encerrou o ano de 2025 com o menor número de homicídios das últimas três décadas. Dados oficiais consolidados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) apontam que a cidade registrou 101 homicídios entre janeiro e dezembro, o menor número desde que o levantamento começou a ser realizado, em 1996.

A redução representa uma queda de 16,5% em comparação ao ano de 2024, quando 121 crimes contra a vida foram registrados. Na comparação com o ano de 2002, quando foi a cidade atingiu o pico de homicídios da série – com 434 casos – a redução foi de 76,7%.

“É o resultado de um trabalho contínuo, com planejamento, integração das forças de segurança, inteligência e presença do poder público nos territórios. Seguimos avançando com responsabilidade, porque cada vida importa e segurança se constrói todos os dias”, destaca o prefeito Weverson Meireles.

O prefeito também destacou que o resultado é fruto de um trabalho de longo prazo, inciado na gestão Sérgio Vidigal.

“Esse avanço também é fruto da base sólida construída na gestão do prefeito Sergio Vidigal, que estruturou políticas importantes para a segurança pública da cidade. Damos continuidade a esse trabalho, aprimorando as ações e mantendo o foco no que realmente importa: proteger as pessoas”, ressalta.

Um dos destaques do ano foi o período entre 12 de novembro e 9 de dezembro, quando a cidade alcançou a marca de 26 dias consecutivos sem nenhum registro de crime contra a vida. 

Anúncio

Feminicídios

Outro dado positivo do balanço anual foi a queda nos feminicídios, que apresentaram uma redução de 20%, passando de cinco casos em 2024 para quatro em 2025.

A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforçou que essas reduções são fruto de um trabalho que une inteligência e presença territorial. 

Este marco histórico, o melhor resultado em quase três décadas, assim como a redução dos feminicídios, não é fruto do acaso, mas sim da integração total entre as forças. O trabalho que nós estamos realizando na Secretaria de Defesa Social (Sedes) tem como pilar a valorização e o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal, que atua com dedicação incansável na ponta, garantindo a proteção do cidadão serrano. Somamos o empenho da GCM ao diálogo constante com as polícias, o Ministério Público e o Judiciário, provando que, com método e responsabilidade, é possível retomar a paz nos territórios. Seguimos com diretrizes claras: inteligência, presença e tolerância zero contra o crime.”

Gracimeri também destaca que essa eficiência também se reflete na proteção à vida das mulheres. 

Anúncio

“Neste ano tivermos a criação da Patrulha Maria da Penha, em parceria com a Seppom, que une o braço operacional da GCM ao acolhimento especializado para garantir que as medidas protetivas sejam cumpridas e vidas sejam salvas”, finaliza.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Gabriel Barroso

Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados