Cidades
Tradicional Festa de São Benedito em Serra Sede começa nesta terça-feira (24)

Está chegando a hora dos devotos de São Benedito lotarem as principais ruas da Serra Sede, nas tradicionais Puxada do Navio Palermo e na Puxada e Fincada do Mastro. Essas etapas fazem parte da Festa de São Benedito 2024, que tem início nesta terça-feira (24) e vai até sexta-feira (27), em Serra Sede, na Serra.
Uma das maiores festas no Estado em homenagem ao santo negro, a Festa de São Benedito este ano completará 179 anos de fé e tradição. A estimativa é de que 50 mil pessoas participem dos festejos em homenagem ao santo.
“É uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Uma mistura de ritmos, de cores, estandartes, toadas, uma tradição que ultrapassa gerações”, destaca o presidente da ABC/ Serra, Deivid Nascimento Soares.
Ciclo Folclórico e Religioso
A programação dos festejos tem início nesta terça-feira (24), às 5 horas, com a Alvorada de Natal com a participação da Banda de Congo Konschaça e a Banda Estrela dos Artistas. À noite, às 20h, acontece a missa de Natal na Igreja Matriz.
Na quarta-feira (25), a programação inicia às 17 horas com missa e procissão de Natal e de São Benedito. Após a procissão, às 20 horas, tem a Puxada do Navio Palermo, com a participação das Bandas de Congo, Banda Estrela dos Artistas e devotos.
Nesta etapa, os devotos vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones dos Santos Neves) buscar o navio Palermo, que é uma réplica do navio negreiro. O navio leva o nome de “Palermo” em homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital da Sicília, na Itália. O navio é puxado por uma corda e percorre as principais ruas do centro da Serra, onde fiéis pagam as suas promessas.
Já na quinta-feira (26), às 12h, a imagem de São Benedito estará exposta em frente à Igreja Matriz, com a participação do Congo Folclórico São Benedito. No dia 26 de dezembro também é comemorado o Dia do Serrano, dia em que a Serra se torna simbolicamente a Capital do Estado em cerimônia solene na Câmara municipal, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e autoridades.
À noite, às 18h30 acontece a puxada do Mastro com as bandas de congo e a banda Estrela dos Artistas. O navio é puxado por uma corda, por milhares de devotos de São Benedito para pagar promessas formando um grande cortejo pelas principais ruas da Serra Sede. O ponto alto da Festa, às 21h30, acontece a Fincada do Mastro acompanhada de show pirotécnico, em frente à Igreja Matriz.
Na sexta-feira (27), a programação será encerrada com desfile das bandas de congo e missa às 19h30 na igreja matriz. A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de Páscoa, quando é realizada a Derrubada do Mastro, em frente à Igreja Matriz.
Realização
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura da Serra, Secretaria da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura – Governo Federal, e tem patrocínio do Banestes. O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Lei Paulo Gustavo (LPG).
História
A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção ao Santo negro e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de todo ano homenagear ao Santo negro pela graça obtida. A partir daí nasceu o hábito da Fincada do Mastro durante a festa do congo.
PROGRAMAÇÃO FESTA DE SÃO BENEDITO 2024
179 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO
SERRA SEDE
15/12 – DOMINGO
17h – Cortada do Mastro
21/12 – SÁBADO
18h – Desfile das Bandas de Congo Mirins da Serra
24/12 – TERÇA
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e a Banda Estrela dos Artistas
20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 – QUARTA
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com Pele Morena
22h30 – Show com João Felipe e Rafael
26/12 – QUINTA
09h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: Transferência da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e Show Pirotécnico
21h30 – Show com Dani Machado
22h30 – Show com Mumuzinho
27/12 – SEXTA
19h – Desfile das Bandas de Congo
19h30 – Missa na Igreja Matriz
21h30 – Show com Leley
22h30 – Show com Jean Felipe
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Cidades
Alvo Serra promete atrair investimentos e reter talentos no Espírito Santo

A Serra se prepara para um marco histórico na inovação e no desenvolvimento sustentável: a implantação do Parque Tecnológico Alvo Serra, o primeiro no Espírito Santo. Localizado no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Serra, o espaço nasce para ser referência em ciência, tecnologia e empreendedorismo, reunindo empresas, startups, instituições de pesquisa, organizações sociais e órgãos governamentais em um mesmo território planejado.
O Alvo Serra integra o Distrito de Inovação InovaSerra, consolidando a cidade como protagonista no ecossistema capixaba de inovação. O parque terá infraestrutura moderna, baseada em padrões de construção sustentável, e poderá contar com negócios de apoio, como restaurantes, coworkings, papelarias e lanchonetes, oferecendo um ambiente completo para quem empreende, pesquisa e trabalha no local.
Segundo o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, o pioneirismo do projeto fortalece o papel da Serra como motor de desenvolvimento. “A Serra vem se destacando como protagonista no ecossistema de inovação, impulsionando startups e empresas de base tecnológica. O Alvo Serra amplia essa vocação, criando um ambiente propício para atrair investimentos, reter talentos e gerar novas oportunidades.”
Além de impulsionar a economia local e valorizar a região, o parque garantirá conexão direta com o ambiente acadêmico, promovendo a colaboração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas privadas. A integração com o entorno urbano será outro diferencial, fortalecendo o comércio, dinamizando cadeias produtivas e criando oportunidades para pequenos e grandes negócios.
“Com o Parque Tecnológico Alvo Serra, a cidade dá um passo decisivo para se consolidar como referência nacional em inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, finaliza, Pedro.
Fonte: Secom- PMS – Texto: Djeisan Maria – Foto: Divulgação
Cidades
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três

A Serra vai ganhar seis novos centros municipais de educação infantil (Cmeis) e realizar a ampliação de três unidades já existentes. Os novos Cmeis vão proporcionar a ampliação da oferta de vagas para a educação infantil, garantindo mais cuidado e tranquilidade para centenas de famílias da cidade. O investimento, de R$ 44 milhões, foi conquistado por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes) do Governo do Estado. O anúncio do investimento foi realizado na última sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do Prefeito Weverson Meireles, da Secretária Municipal de Educação, Mayara Candido, de autoridades estaduais e de outros municípios.
“Essa é uma notícia que enche os nossos corações de alegria. São seis novos Cmeis e três ampliações que vão gerar mais vagas, mais conforto e mais oportunidade para quem mais precisa: pais e mães que trabalham o dia inteiro e sonham com um lugar seguro, digno e perto de casa para cuidar dos seus filhos”, ressalta o prefeito Weverson Meireles.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destacou a importância desse investimento para a ampliação da rede e também para a população serrana. “Esse é um momento histórico para a educação da Serra. Quando a gente fala de novos Cmeis, estamos falando de mães que poderão trabalhar com mais tranquilidade e crianças que terão, desde cedo, cuidado, estímulo e amor. Seguimos construindo uma educação pública que valoriza cada etapa da trajetória educacional das nossas crianças, com foco na equidade e no desenvolvimento integral”, ressalta a secretária.
Maior rede pública municipal do Espírito Santo, a Serra conta atualmente com 70 mil crianças e estudantes em 147 unidades de ensino. Dessas, 78 são Centros Municipais de Educação Infantil. A localização das novas unidades será anunciada em breve pela prefeitura da Serra.
Fonte: Secom-PMS – Texto: Elton Lyrio – Foto: Hélio Filho/Secom ES
Cidades
Serra lidera geração de empregos no Espírito Santo em junho de 2025

A cidade da Serra mais uma vez é protagonista na geração de empregos formais no Espírito Santo. De acordo com os dados de Junho de 2025 do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o município registrou saldo positivo de 586 vagas com carteira assinada em junho de 2025, ocupando o primeiro lugar entre todas as cidades capixabas no período.
Segundo o levantamento, no primeiro semestre de 2025, a Serra figura como segundo município do Estado com maior geração de postos formais, totalizando 2.773 novas vagas. O mesmo posicionamento se repete no recorte dos últimos 12 meses, em que o saldo acumulado é de 4.206 postos de trabalho. Este resultado reforça a economia da Serra e a efetividade das políticas públicas voltadas à empregabilidade.
Cidade que atrai grandes investimentos
Os setores que mais contribuíram para esse resultado foram Serviços, Comércio e Indústria, refletindo os investimentos contínuos em qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo local e atração de novos empreendimentos no município.
A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcia Lamas, comenta: “Este resultado reforça o nosso compromisso com um ambiente de negócios dinâmico e atrativo. Com a gestão do prefeito Weverson Meireles, estamos construindo uma cidade que não apenas atrai grandes investimentos, mas também garante oportunidades de trabalho qualificado para nossa população”, pontua.
O Novo Caged é a principal fonte oficial de informações sobre o emprego formal no país e considera o saldo entre admissões e desligamentos com base nas declarações feitas pelas empresas via eSocial.
Fonte: Secom-PMS Texto: Eduardo Barreto
-
Política2 dias atrás
Breno NilRegi lidera preferências em Marataízes e consolida nome por vaga na Assembleia Legislativa
-
Tecnologia3 dias atrás
Como pagar uma multa do Detran online
-
Geral3 dias atrás
Espírito Santo terá mais 432 moradias do Minha Casa, Minha Vida
-
Desenvolvimento3 dias atrás
Presidente Kennedy desponta com incentivo do Fundesul
-
Justiça3 dias atrás
AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil
-
Geral3 dias atrás
Vitória terá unidade de apoio do Serviço Geológico do Brasil com foco em ações para prevenção de desastres
-
Cidades3 dias atrás
Serra vai ganhar seis novos centros de educação infantil e ampliar outros três
-
Negócios2 dias atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?