Desenvolvimento
Obramax expande sua presença no Brasil e abrirá unidade em Cariacica com aporte de R$ 140 milhões
A Obramax, maior atacarejo de materiais de construção do Brasil, vai abrir uma loja no Espírito Santo. A unidade, localizada no município de Cariacica, contará com investimento total de R$ 140 milhões e vai gerar aproximadamente 200 empregos diretos, sem contar os indiretos durante a construção.
Com anos de experiência no mercado, a Obramax se destaca pela ampla gama de produtos, qualidade profissional e preços extremamente baixos, focando em oferecer soluções completas para os profissionais da construção. A nova loja na região sudeste representa um passo importante para a expansão da empresa no Brasil, atendendo a crescente demanda por materiais de construção de alta qualidade, com preço acessível e excelente atendimento.
Todas as lojas da Obramax operam no modelo de atendimento de autosserviço que proporciona uma compra mais ágil e prática. Além disso, oferecem serviços como Drive da Construção, no qual o cliente entra com seu veículo, coloca os materiais no carro, paga e vai para obra; o Retira Fácil, para compras realizadas online ou por telefone para retirar na loja e os canais para realização de orçamentos Link e venda faturada – crédito especial para pessoa jurídica. A empresa também conta com canais de venda à distância pelo site www.obramax.com.br, por WhatsApp e venda para pessoa jurídica por telefone.
Outro diferencial da empresa são os cursos gratuitos oferecidos pela Academia dos Profissionais, iniciativa da Obramax que até o momento já capacitou mais de 45 mil profissionais do setor de construção civil. Os moradores da região que tiverem interesse em se especializar e adquirir conhecimentos teóricos e práticos da área de construção civil poderão contar com os cursos presenciais e online de capacitação.
“A inauguração da nova unidade faz parte do nosso plano de expansão estratégico em todo o Brasil. Com a meta de abrir pelo menos 30 lojas até o final de 2026, estamos comprometidos em investir mais de R$ 4 bilhões e gerar mais de 4.500 novos empregos em diversas regiões do país, fortalecendo ainda mais nossa presença no mercado e nossa capacidade de atender às necessidades dos nossos clientes.”, comenta Michael Reins, CEO da Obramax.
O aporte de R$ 140 milhões na unidade de Cariacica inclui a construção da loja de 16 mil m² em uma área de mais ou menos 31 mil m² com amplo estoque. No total, são mais de 16 mil produtos, em grandes volumes, à pronta entrega, gama de qualidade profissional, das melhores marcas e com os melhores preços do mercado.
A abertura da unidade em Cariacica também trará um impacto positivo para a economia local, com a criação de 200 postos de trabalho diretos. Para participar do processo seletivo os interessados devem consultar as oportunidades e se inscrever pelo site.
A nova unidade da Obramax em Cariacica será um ponto de referência para os moradores da cidade e de municípios vizinhos, oferecendo desde materiais básicos, como cimento e areia, até itens mais específicos para construções pesadas e acabamentos. Além disso, a empresa continua investindo em soluções digitais, facilitando a compra e entrega de produtos, tudo com foco na experiência do cliente.
Sobre a Obramax
A Obramax faz parte do grupo Adeo e iniciou sua operação no Brasil em 2018. A marca é o maior atacarejo de materiais de construção do país aberto a todos e já conta com 9 lojas físicas omnicanal, mais de 16 mil produtos a pronta entrega e está em grande expansão pelo território nacional. A empresa também está presente na França, Itália, Polônia e Espanha, onde atende pelo nome de Bricoman, Obramat e Tecnomat.
Sobre Grupo Adeo
O Grupo Adeo nasceu em 1923, com a marca Leroy Merlin. Está presente em 21 países com mais de 1000 lojas, divididas em 6 marcas independentes. A instituição emprega cerca de 110 mil colaboradores, atendendo cerca de um milhão e meio de clientes por dia no mundo.
Desenvolvimento
Governo do Estado lança edital para Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou o lançamento do edital de licitação para a implantação do Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV. Com investimento de R$ 318 milhões, o projeto será o maior em mobilidade urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória, conectando os municípios de Vila Velha e Cariacica por meio de um corredor exclusivo para ônibus, ciclovia integrada e requalificação urbana e viária. A iniciativa foi apresentada na manhã desta quinta-feira (09), no Palácio Anchieta, em Vitória.
“Estamos anunciando hoje, e vamos publicar amanhã este edital que vai ajudar muito a mobilidade na região metropolitana. O Expresso GV vai priorizar o transporte público, mas também vai requalificar toda uma avenida, toda uma região. Tem ciclovia, passeio, requalificação de pista, é todo um investimento que fica pronto para a gente poder melhorar ainda mais a região metropolitana e favorecer e dar prioridade ao transporte coletivo. Nós fechamos 2024 com o maior volume de investimento em infraestrutura da história do Espírito Santo, foram R$ 4,250 bilhões de investimento em infraestrutura. E só pode fazer isso quem tem governo organizado, só pode fazer isso quem tem capacidade de investimento”, afirmou Casagrande.
O corredor será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, em concreto e com plataformas exclusivas para o embarque e desembarque dos passageiros. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, estima a redução em 50% do tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam os quatro terminais urbanos da região, Jardim América, IBES, São Torquato e Vila Velha.
“O Expresso GV é uma das obras mais importantes da nossa gestão. Esperamos, a partir dessas intervenções, reduzir o tempo de viagem do Transcol, melhorar a fluidez do trânsito e promover maior conforto e segurança para os passageiros, pedestres e ciclistas. Com a requalificação do pavimento asfáltico, estamos não apenas aprimorando a infraestrutura viária, mas também fomentando o Corredor Logístico, projetado para suportar caminhões de até 45 toneladas, contribuindo também com a atividade econômica na região”, explicou Damasceno.
O Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV é mais um marco nos avanços da mobilidade urbana promovidos pelo Governo do Estado. Este investimento proporcionará mais segurança no trânsito, reduzirá o tempo de viagem, além de oferecer alternativas eficientes e sustentáveis para os deslocamentos na Região Metropolitana, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida e a redução do uso de veículos individuais.
Segundo vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, o lançamento deste edital marca o início do maior investimento já realizado na mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória. “Com aporte de mais de R$300 milhões, damos um passo histórico no desenvolvimento da nossa infraestrutura urbana. Este projeto simboliza mais do que um investimento financeiro; ele representa nosso compromisso com a qualidade de vida da população, priorizando o transporte coletivo, reduzindo o tempo de deslocamento em alguns dos principais terminais urbanos, como Jardim América e IBES, e melhorando a fluidez do tráfego. Além disso, conectaremos o sistema cicloviário, promovendo modais sustentáveis, enquanto requalificamos a paisagem urbana da região e valorizamos o comércio local. Com conforto e segurança reforçados para pedestres e usuários do transporte coletivo, aliados a uma significativa redução nas emissões de poluentes, estamos construindo, juntos, um futuro mais ágil, integrado e sustentável.”
Sobre o Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV
As obras do Corredor Metropolitano Sul – Expresso GV abrangem um total de 6,5 km de corredor exclusivo para ônibus, com pavimentação em concreto, garantindo maior durabilidade e eficiência no transporte. A infraestrutura contará com seis estações de ônibus, com 12 plataformas capazes de acomodar três ônibus convencionais simultaneamente. Para aumentar a segurança e a eficiência do Transcol, serão instalados sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real para os passageiros nas estações.
Uma ciclovia será implantada no eixo central da via, conectada por um viaduto que interligará Vila Velha e Cariacica. A obra inclui ainda a reconfiguração das calçadas e a requalificação do pavimento asfáltico para um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas. Além disso, serão construídos dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.
A obra conta com o apoio das prefeituras municipais de Vila Velha e Cariacica, e do Governo Federal. Com prazo de execução de 24 meses, o projeto será dividido em duas etapas: elaboração dos projetos básicos e executivos, seguido pela execução das obras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Semobi
Karla Danielle Secatto
(27) 3636-9617 / 99697-6783
comunicacao@semobi.es.gov.br
Desenvolvimento
Porto Central inicia obras da FASE 1 em Presidente Kennedy (ES) no próximo dia 4
O Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), dará início à execução do projeto no próximo dia 4 de dezembro de 2024. Com um investimento inicial de cerca de R$ 2,6 bilhões e todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – LP 498/2014 e LI 1436/2023 -, a Fase 1 contemplará a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas. O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship), em área protegida, oferecendo segurança e eficiência para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).
A primeira intervenção será a supressão vegetal, com a remoção de cerca de 65 hectares, parte de um total de 2 mil hectares licenciados para o projeto. Para chegar a esse momento, desde 2020, medidas compensatórias vêm sendo implementadas, como o plantio de mais de 12 mil mudas nativas nas áreas de compensação florestal, com a meta de atingir 100 mil mudas plantadas ao longo da Fase 1. O resgate de fauna terrestre, iniciado em novembro de 2024, integra o plano ambiental e inclui parcerias com instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Alegre, e a realocação de espécies em áreas protegidas.
O cronograma da primeira fase do porto prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano. As etapas incluem a conclusão da supressão vegetal, seguida pelas obras civis de terraplanagem e implantação do canteiro de obras. Também estão previstos a produção, transporte e armazenagem de rochas para o quebra-mar sul, a instalação da central de fabricação dos elementos de concreto e a dragagem do canal de acesso. Um destaque desta fase é a adoção do Programa de Dragagem Adaptativa (PGDA), iniciativa pioneira no Brasil, que utiliza alta tecnologia para minimizar os impactos ambientais durante as obras marítimas.
No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos, sendo a meta que 70% seja proveniente da mão de obra local. Existe prioridade por fornecedores e trabalhadores das áreas de influência do porto e o empreendimento tem desencorajado fortemente que trabalhadores de outras regiões migrem em busca de oportunidades.
Reconhecido como um projeto estruturante e prioritário no Espírito Santo e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Porto Central conta com uma localização estratégica no centro da costa brasileira próxima às bacias do Pré-sal, aos principais mercados e às principais rodovias e ferrovias, o que coloca o empreendimento em posição de destaque no cenário nacional. “O Porto Central será um complexo portuário multiuso, com forte enfoque na sustentabilidade, que será capaz de atender às demandas mais otimistas de crescimento econômico do Brasil, fortalecendo a competitividade nacional, gerando empregos e renda, impulsionando oportunidades e novos negócios e melhorando a posição do país no ranking de infraestrutura portuária em relação a outros países no mundo”, declarou o CEO Salomão Fadlalah.
Ainda segundo a direção do Porto Central, o projeto posiciona-se estrategicamente no contexto logístico nacional, atendendo à crescente demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente. “Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro e a crescente demanda para exportação de petróleo, oferecendo capacidade adicional para exportação de petróleo e reduzindo custos logísticos”, afirmou o diretor Angelo Santos.
Outro diferencial é sua integração com a malha logística nacional. Além do modal rodoviário já consolidado, existem projetos para conectar o porto à Ferrovia EF-118, que ligará o Espírito Santo ao Centro-Oeste com as ferrovias existentes EFVM e FCA, e à EF-352, planejada para expandir as rotas de escoamento de cargas agrícolas e industriais.
Com a obra prestes a começar, o Porto Central já articula os próximos passos para consolidar sua posição estratégica no setor portuário brasileiro. Segundo a Gerente Comercial Jessica Chan, além do transbordo de petróleo viabilizado para a Fase 1, o complexo portuário está estruturado e licenciado para permitir expansões futuras e a diversificação de operações. “Já estamos em negociação e com estudos técnicos necessários para o desenvolvimento dos próximos terminais, em destaque o estaleiro de descomissionamento e reciclagem sustentável de navios em parceria com a M.A.R.S e um hub de movimentação de contêineres que será capaz de receber navios de até 25.000 TEUs”.
Modelo multipropósito
O masterplan abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O projeto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos (como bunker e combustíveis), granéis sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.
Com enfoque na sustentabilidade, o Porto Central se posiciona como uma infraestrutura estratégica para integrar operações de energias renováveis, como parques solares e eólicas offshore, e para apoiar estratégias de descarbonização e transição energética, incluindo projetos ligados ao hidrogênio. Seu desenvolvimento será implementado em fases, alinhado às demandas do mercado e às necessidades dos clientes, garantindo flexibilidade, eficiência e alinhamento estratégico ao crescimento do empreendimento.
A localização privilegiada no centro da costa brasileira, em águas profundas, próximo aos grandes centros produtores do Brasil e um mercado com mais de 100 milhões de consumidores, consolida o complexo como um hub global para diversos negócios, capaz de receber os maiores navios do mundo. Isso coloca o projeto na vanguarda, em destaque como um dos maiores e mais importantes projetos portuários do país do momento. “Contribuirá para ampliar o acesso nacional a uma infraestrutura portuária de qualidade e eficiente, proporcionando excelência logística e maior competitividade do país”, pontua Angelo.
Transparência
A política de direitos humanos do Porto Central abrange iniciativas como igualdade de oportunidades, combate ao trabalho infantil e escravo, e inclusão social. Além disso, o empreendimento tem promovido diálogo contínuo com as comunidades locais, estabelecendo programas para mitigar riscos e fortalecer relações baseadas na transparência e respeito.
O empreendimento disponibiliza um canal de denúncias para funcionários, prestadores de serviços e a comunidade local. Operado por uma empresa especializada e independente, o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo anonimato, confidencialidade e proteção contra retaliações. O acesso pode ser feito pelo número 0800 591 2683 ou pela página de web: https://www.contatoseguro.com.br/pt/portocentral/
O site do Porto Central também conta com uma seção de Fale Conosco, onde os cidadãos podem registrar dúvidas, sugestões ou comentários relacionados ao empreendimento, ampliando os canais de comunicação com a comunidade e reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo aberto.
Assessoria: Porto Central
Cidades
Porto Central vai anunciar início das obras do complexo portuário em Kennedy
No próximo dia 2 de dezembro, os executivos à frente do Porto Central revelarão a tão aguardada data para o início das obras daquele que promete ser um dos maiores complexos portuários da América Latina. Localizado em Presidente Kennedy, no extremo sul do Espírito Santo, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, o empreendimento multipropósito terá dimensões impressionantes, com potencial para alcançar uma área operacional de 20 milhões de metros quadrados.
Projetado para receber os maiores navios do mundo, o Porto Central contará com um calado superior a 20 metros, posicionando-se como um dos terminais de maior capacidade na região. A expectativa é de que a construção da primeira fase comece em 2025.
Neste estágio inicial, o porto operará exclusivamente via marítima, já que ainda não conta com ligação ferroviária. Esse cenário reforça a necessidade de avanços no projeto da Ferrovia Vitória-Rio, que será crucial para integrar o terminal ao sistema logístico nacional.
A chegada do Porto Central promete transformar a economia regional, impulsionando Presidente Kennedy e o Espírito Santo como pontos estratégicos para o comércio e a logística internacional.
M.A.R.S e Porto Central renovam parceria para desenvolver Estaleiro de Reciclagem de Navios
Nesta quarta-feira (20), a Modern American Recycling Services (M.A.R.S.) e o Porto Central renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em maio de 2024. Com o documento, as empresas estendem a parceria para avançar nos estudos de viabilidade para a implantação do estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no complexo portuário.Em alinhamento com a decisão, a M.A.R.S. Europa S.A. consolidou sua presença no Brasil com a criação da subsidiária “M.A.R.S. do Brasil”, ampliando suas operações no país. O site oficial da empresa já menciona o município de Presidente Kennedy (ES) como o local da nova instalação.
A iniciativa busca unir a infraestrutura de águas profundas e capacidade de receber grandes embarcações do Porto Central com a expertise da M.A.R.S. em projetos complexos de reciclagem de navios, em um empreendimento que visa gerar empregos, impulsionar a economia local, e promover práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da região.
Colaborou* Porto Central
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