Educação
Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) abriu, nesta sexta-feira (03), as inscrições para mais uma edição do Programa Nossa Bolsa, que oferece 1 mil bolsas integrais para graduação, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeados pelo Governo do Estado. Os estudantes podem se inscrever até o fim do dia 17 de janeiro, pelo site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.
O candidato vai preencher seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa. A seleção será por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2020 a 2024. O interessado poderá optar por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva.
Existem bolsas disponíveis para os cursos de Medicina, Enfermagem, Pedagogia, Administração, Direito, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias, Farmácia, Sistemas da Informação, Nutrição, Geografia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e muito mais. As 40 opções estão distribuídas em 29 instituições de ensino localizadas em 14 municípios capixabas.
O Nossa Bolsa 2025 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe aproximadamente R$ 46 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.
“Oportunidade para realizar a primeira graduação. Estamos dando um destaque especial nesse edital a formações nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Saúde. De maneira geral, o potencial das vagas em cursos de alta empregabilidade”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o Nossa Bolsa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e o desenvolvimento social por meio do conhecimento.
“Este programa transforma vidas ao oferecer oportunidades de acesso ao Ensino Superior para aqueles que não teriam condições de custear seus estudos. Estamos ampliando horizontes e construindo um futuro melhor, com mais qualificação e igualdade de oportunidades aos capixabas”, pontuou o secretário.
Sonho realizado por meio do Programa
Formada recentemente em Ciências Biológicas, pela UniSales, Mayara de Souza, de 29 anos, moradora de Aparecida, em Cariacica, conta que se inscreveu no programa Nossa Bolsa porque tinha o sonho de fazer um curso superior, mas não tinha condições de custear.
“Eu tentei por oito anos ingressar no Ensino Superior por várias outras formas. Mas todas as vezes que eu conseguia uma bolsa, ela não era 100% e, devido a minha condição financeira, eu não tinha como pagar nem parte da bolsa. Até que consegui estudar pelo Nossa Bolsa”, explicou.
Ela também ressaltou que o programa lhe deu a oportunidade de viver experiências importantes. “Pude vivenciar coisas que não imaginei um dia poder passar. Participei, por exemplo, três vezes de eventos de Inovação do Estado como expositora”, finalizou.
Formado no curso que almejava
Foi também por meio do Nossa Bolsa que Estevão Garcia Leopoldino, de 22 anos, conseguiu se formar no curso que sempre quis: Publicidade e Propaganda. Após concluir o Ensino Superior na Faesa, ele destaca a importância do programa para tantos jovens capixabas que desejam melhorar suas vidas através do estudo.
“Se não fosse pelo Nossa Bolsa, eu e minha família não teríamos condições financeiras de pagar minha faculdade. Me formei e hoje atuo como produtor e diretor em um estúdio de podcasts”, relatou Garcia.
Percentual de cotas
Fortalecendo ainda mais o seu caráter social, o Programa Nossa Bolsa distribui um percentual de suas vagas da seguinte forma:
- 20% (vinte por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, a estudantes afrodescendentes que se autodeclaram no ato da inscrição à bolsa.
- 20% (vinte por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos beneficiários do Programa Estado Presente em Defesa da Vida que são alunos pertencentes às áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por altos índices de violência, especialmente contra os jovens, conforme ANEXO II.
- 3% (três por cento) das bolsas serão destinadas, preferencialmente, aos egressos do sistema prisional do Espírito Santo, atendidos pelo Escritório Social da Secretaria da Justiça – SEJUS
Como é a seleção pela nota do Enem?
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2020 a 2024, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e na redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
Quem pode concorrer às bolsas?
O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2020 a 2024 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2025 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Não podem concorrer a uma das bolsas os estudantes que:
- Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;
- Já tenham concluído qualquer curso de graduação.
O que é o Programa Nossa Bolsa?
O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.
Serviço:
Programa Nossa Bolsa 2025
Edital Fapes 18/2024 – Nossa Bolsa 2025: clique aqui e acesse o edital
Inscrições de 03/01 a 17/01, por meio do site: https://online.nossabolsa.es.gov.br/candidato
Dúvidas? E-mail: programanossabolsa@fapes.es.gov.br ou no WhatsApp (27) 99824-6168 (respostas apenas em dias úteis no período de 09 às 18 horas)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br
Educação
Chamada Pública Escolar 2025: solicitação de novas vagas na Serra começa nesta terça-feira (10)
Quem deseja estudar no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal da Serra em 2025 poderá fazer a solicitação de vaga a partir da próxima terça-feira (10).
Todo o processo é on-line pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) por meio do link: http://sge.serra.es.gov.br/Default.aspx .
O prazo vai até 27 de dezembro, segundo cronograma da Chamada Pública Escolar.
O cadastro de solicitação de vaga é destinado a estudantes que estejam ou não matriculados em qualquer outra rede de ensino, inclusive privada.
É de caráter obrigatório que o solicitante possua CPF na hora do cadastramento, bem como o do estudante. Para os que ainda não possuem o documento, podem procurar as agências dos Correios ou a Receita Federal.
As famílias que não possuem acesso à internet devem se dirigir até a unidade de ensino desejada.
A partir de janeiro de 2025, as escolas entram em contato para efetivar as matrículas.
Informações
Em casos de dúvidas ou para mais informações quanto ao uso do Sistema de Gestão Escolar (SGE), o interessado poderá entrar em contato com o Setor da Coordenação de Planejamento e Controle de Matrículas da Secretaria de Educação por meio dos telefones (27) 3291-4305, (27) 98182-1174 ou via e-mail matriculas.sedu@serra.es.gov.br
Serviço:
Chamada Pública Escolar 2025
Período de cadastro para solicitação de vaga: de 10 a 27 de dezembro
Onde: no Sistema de Gestão Escolar (SGE) no portal da Prefeitura da Serra (http://sge.serra.es.gov.br/Default.aspx). Caso não haja acesso à internet, o familiar, responsável legal ou estudante maior de 18 anos pode se dirigir à unidade de ensino desejada para realizar o processo.
Informações: (27) 3291-4305, (27) 98182-1174 ou via e-mail matriculas.sedu@serra.es.gov.br
Fonte: Secom/PMS – Texto: Marcelo Pereira – Foto: Marcelo Pereira
Educação
Sesi oferece vagas gratuitas para a Nova EJA Profissionalizante em cidades do ES
O Serviço Social da Indústria (Sesi) está oferecendo vagas gratuitas para a Nova EJA Profissionalizante (Educação de Jovens e Adultos). As unidades que irão receber a Nova EJA Profissionalizante serão: Aracruz, Araçás (Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (Serra), Colatina e Jardim da Penha (Vitória).
As aulas são ofertadas no modelo Ensino à Distância (EaD) com alguns encontros presenciais. Os alunos matriculados também farão, simultaneamente, um curso de qualificação profissional, oferecido em parceria com o Senai ES.
Para a última turma do ano, o candidato pode preencher o cadastro de interesse no site até o dia 12 de dezembro de 2024.
O modelo à distância é para facilitar o aluno nos estudos, com a conclusão do nível médio em até 18 meses. Além disso, a Nova EJA conta com uma metodologia exclusiva: o reconhecimento de saberes.
Por meio dela, o Sesi ES identifica, valida e certifica as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante. Os cursos proporcionam a elevação da escolaridade, a capacitação de trabalhadores e a autoconfiança dos estudantes, bem como, oportuniza maiores chances de crescimento profissional e inserção no mercado de trabalho.
Os interessados no Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos à distância devem ter idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.
Além disso, precisa comprovar escolaridade anterior, Ensino Fundamental completo.
O Sesi aceita como comprovante documentos como declaração de escolaridade ou histórico escolar emitidos pela última escola frequentada, o Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda a Certificação Parcial do Ensino Médio (Escola Regular ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA).
Por: Sara Jane de Faria Alves – Coordenadora Pedagógica SESI/CIVIT
Educação
Weverson e João Campos participam de encontro que reuniu prefeitos de grandes cidades em Brasília
Evento sobre “Educação como Prioridade” foi realizado pelo Todos Pela Educação.
Os prefeitos eleitos e reeleitos de capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes, lideranças partidárias e ministros de Estado se reuniram, nesta quinta-feira (5), em Brasília (DF), para discutir estratégias para fortalecer a Educação Básica e elevar a prioridade desta pauta nas gestões municipais no ciclo de 2025-2028. O encontro “Educação como Prioridade”, realizado pelo Todos Pela Educação, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), contou com a representação de pelo menos 26 municípios.
Entre prefeitos eleitos/reeleitos, estiveram presentes: Adriano Silva (Novo/Joinville); Eduardo Braide (PSD/São Luís); Igor Normando (MDB/Belém); João Campos (PSB/Recife); Margarida Salomão (PT/Juiz de Fora); Marília Campos (PT/Contagem); Sandro Mabel (União/Goiânia); Sebastião Melo (MDB/Porto Alegre) e Tião Bocalom (PL/Acre), e Weverson Meireles(PDT/Serra).
Meireles disse: “Estou aqui em Brasília, participando do evento Todos pela Educação, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos. Estamos discutindo iniciativas práticas e efetivas para colocar a educação como prioridade em todas as gestões municipais.“
“A gestão do Prefeito Sergio Vidigal já trouxe muitas conquistas importantes, e esse evento reforça que estamos prontos para avançar ainda mais, com ideias e soluções inovadoras. Educação como Prioridade!” pontuou, Meireles.
Entre as demais lideranças políticas nacionais, participaram: Camilo Santana, ministro da Educação; Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento; Gilberto Kassab, Baleia Rossi, Renata Abreu e Carlos Siqueira, presidentes nacionais do PSD, MDB, Podemos e PSB, respectivamente; e os governadores Rafael Fonteles (Piauí), Raquel Lyra (Pernambuco) e Ronaldo Caiado (Goiás).
O prefeito serrano destaca que fará uma visita a Recife para conhecer de perto algumas propostas que deram certo na gestão de Campos. ” Investir na educação é construir o futuro que todos sonhamos para a nossa cidade. Hoje, debatemos ideias e estratégias para melhorar o desempenho escolar e garantir que nossas crianças tenham as oportunidades que merecem. O João é exemplo de nova liderança. Pretendo fazer uma visita a Recife para que eu possa acompanhar de perto os avanços que aconteceram na cidade” disse o pedetista.
Em rede social, Weverson acrescentou:
“Volto para a Serra mais motivado do que nunca!
Meu compromisso é transformar essas ideias em ações concretas, fazendo da educação o ponto de partida para a Serra que almejamos. Porque o futuro da Serra passa, sem dúvida, pela educação de qualidade!
- Saúde3 dias atrás
China enfrenta um novo surto com vírus com sintomas semelhantes à Covid-19
- Cidades18 horas atrás
Inauguração da Farmácia Cidadã, em Cariacica, reforça compromisso com a saúde pública
- Cidades4 dias atrás
Guarapari contrata 5 novos médicos para reforçar atendimento no UPA
- Tecnologia2 dias atrás
Tem diferença entre sobrepeso e obesidade? Descubra o que a medicina tem a dizer
- Segurança1 dia atrás
Governo do Estado entrega viaturas e estrutura de treinamento para reforçar a PCES
- Justiça Eleitoral24 horas atrás
Prazo para justificar ausência nas eleições municipais termina hoje
- Cidades2 dias atrás
Marataízes: Secretário de assistência social reuni educadores para sanar problemas herdados na “Casa de Passagem”
- Internacional19 horas atrás
Meta promete se aliar a Trump contra países que regulam redes sociais