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Educação

Processo seletivo com ofertas de cursos técnicos são prorrogadas até 1º de dezembro

Redação Informe ES

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Estão prorrogadas até dia 1º de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo Nº 45/2024 com a oferta de 514 vagas em cursos técnicos de nível médio na forma concomitante, em parceria multicampi com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O processo seletivo abrange diversas áreas de formação e visa preencher vagas para o primeiro e segundo semestres de 2025 (2025/1 e 2025/2).

FAÇA A INSCRIÇÃO AQUI!

As oportunidades estão distribuídas em diversos campi do IFES: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Nova Venécia, Santa Teresa, Vila Velha e Vitória. Os cursos técnicos oferecidos incluem: Técnico em Agropecuária, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Estradas, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Metalurgia, Técnico em Mineração e Técnico em Química.

Para se inscrever, é necessário que o candidato esteja cursando, em 2025, a 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular (EMR) ou a 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), dependendo do campus de escolha. Em algumas unidades, é exigida a 2ª série do EMR ou a 2ª etapa da EJA.

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Resultado e Matrícula


O resultado das inscrições será divulgado no dia 06 de dezembro, a partir das 17 horas. Para os estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e forem classificados, será exigida a comprovação de pré-matrícula ou matrícula na Rede Pública Estadual do Espírito Santo no momento da matrícula.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

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Cidades

Serra: ano letivo terá oito novas escolas, mais professores e ampliação de estrutura

Redação Informe ES

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Novas escolas, salas de aula modernas e climatizadas, eventos escolares que integram a comunidade escolar e as famílias e convocação de 450 professores concursados para fortalecer a maior rede municipal do Espírito Santo. A Prefeitura da Serra dá as boas-vindas aos estudantes na próxima quarta-feira (5), e anuncia novidades para o ano letivo de 2025.

O início do calendário escolar inclui uma conquista para os moradores do bairro Residencial Jacaraípe: até o fim deste mês, está prevista a inauguração da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, já pronta para receber centenas de estudantes nos dois turnos, manhã e tarde. 

Com infraestrutura completa, a escola tem 12 salas de aula climatizadas com ventiladores e ar condicionado, cozinha industrial, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, sala de informática, biblioteca, auditório, laboratório, sanitários com acessibilidade, almoxarifado, refeitório, quadra de esportes coberta, estacionamento, paisagismo e calçada cidadã.

Além da Escola Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Residencial Jacaraípe, a Prefeitura irá inaugurar mais sete novas unidades de Ensino, sendo quatro Centros Municipais de Ensino Fundamental (CMEIs) e três Emefs, até o fim do ano. Outras duas unidades, o CMEI Ourimar e a Emef Vista do Mestre, estão em fase de elaboração de projeto, com recursos já captados. 

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As novas escolas visam atender à crescente demanda por vagas em creches e no ensino fundamental. Além disso, reformas em unidades existentes ampliaram o número de salas climatizadas com ar-condicionado, de laboratórios para o desenvolvimento de projetos em robótica e outras áreas da ciência, bem como a modernização de equipamentos pedagógicos para os professores da rede municipal.

O investimento na educação da cidade reflete o compromisso das gestões atual e anterior com a formação pessoal, social e cultural das crianças e adolescentes da Serra, defende o prefeito da Serra, Weverson Meireles. 

“Assumimos o compromisso de dar continuidade à transformação da educação na Serra. Com a contratação de professores efetivos, a inauguração de novas escolas, inclusive em tempo integral, e a ampliação da estrutura das unidades existentes, estamos certos de que nossos estudantes terão a preparação necessária para construir um futuro promissor. É a missão da nossa gestão.”

A ampliação da qualidade da educação municipal segue como prioridade para os próximos anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Mayara Candido, os investimentos serão direcionados a áreas estratégicas, o que se refletirá em melhores índices educacionais para a Serra.

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“Queremos oportunizar uma educação de qualidade para os nossos estudantes. Para isso, priorizaremos a valorização dos profissionais da educação, a modernização das escolas, a formação continuada dos professores e o fortalecimento do ensino em tempo integral. Nosso compromisso é garantir que os alunos tenham condições adequadas para o pleno desenvolvimento.”

Entre as ações voltadas ao aprimoramento dos índices educacionais da rede municipal estão o alinhamento curricular, o investimento na formação de gestores escolares e pedagogos com foco na gestão pedagógica, além da implementação de ações de monitoramento e avaliações periódicas da aprendizagem.

Para atender às demandas pedagógicas da rede e incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá um reforço na equipe das bibliotecas escolares com a contratação de estagiários, um processo que já está em andamento. Em 2024, a Prefeitura investiu na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades de referência na cidade.

Novas contratações

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Cerca de 450 professores aprovados no concurso público para a rede municipal de ensino, realizado em 2024, já foram convocados pela prefeitura. A efetivação dos concursados demonstra a valorização profissional dos educadores e o compromisso com a qualidade do ensino. 

Com o objetivo de atender às necessidades pedagógicas da rede municipal e de incentivar a leitura e o acesso à cultura, haverá reforço de mão-de-obra nas bibliotecas escolares, com a contratação de estagiários, que já está em andamento. Em 2024, houve investimento na estrutura das bibliotecas, e, atualmente, há quatro unidades polo e de referência.

Primeiras semanas de aulas

As escolas municipais abrirão suas portas para os mais de 65 mil estudantes da Serra, incluindo crianças, adolescentes e adultos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O planejamento do calendário escolar para as primeiras semanas privilegia ações culturais, esportivas, educativas e de saúde.

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A entrega dos kits escolares e dos uniformes seguirá um cronograma a ser divulgado em breve.  Todos os estudantes receberão os materiais e uniformes de forma rápida e eficiente, garantindo o bom andamento das atividades escolares.

Os kits incluirão materiais essenciais, como cadernos personalizados, agendas, giz de cera, réguas, canetas esferográficas e hidrográficas, borrachas, apontadores, lápis de cor, entre outros itens indispensáveis para o aprendizado.

Na gestão anterior, o município cumpriu uma das principais metas do Plano Nacional de Educação (PNE): universalizar o atendimento a crianças de 4 e 5 anos, garantindo a matrícula na pré-escola. A ampliação da qualidade e da oferta de vagas na rede municipal em 2025 demonstra o destaque que a educação ocupa entre os investimentos da Prefeitura.

Fonte: Secom/PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Divulgação/SEDU

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Educação

Sedu esclarece pontos da nova lei sobre o uso de celulares nas escolas do ES

Redação Informe ES

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A Secretaria da Educação (Sedu) informa que entrou em vigor a nova legislação que regulamenta o uso de celulares nas escolas da educação básica, abrangendo tanto as Redes Públicas quanto a Privada. A medida tem como principal objetivo melhorar a concentração dos estudantes e garantir um ambiente mais propício ao aprendizado. A restrição se aplica a todas as atividades escolares, incluindo aulas, recreios e atividades extracurriculares.

A nova lei permite o uso de dispositivos eletrônicos apenas em situações pedagógicas previamente autorizadas e acompanhadas por professores. Também há exceções para alunos que necessitem de tecnologias assistivas para fins de acessibilidade e inclusão.

Para tal, as escolas deverão divulgar as diretrizes à comunidade escolar, assegurando que estudantes, professores e famílias compreendam a importância das novas regras. Cada unidade terá autonomia para definir, em conjunto com alunos e responsáveis, a melhor opção de armazenamento dos celulares durante o período escolar. Porém, os estudantes poderão guardar seus aparelhos em suas mochilas ou em locais disponibilizados pela escola, como armários ou caixas organizadas pelos professores.

Por fim, a Sedu reforça que a abordagem da nova norma será educativa e não punitiva. Os alunos que desrespeitarem a regra não estarão sujeitos a penalidades, mas sim a advertências e orientação sobre o uso consciente da tecnologia. O foco é promover um ambiente escolar mais produtivo e equilibrado, reduzindo distrações e incentivando a interação social entre os estudantes.

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Apoio psicossocial e alternativas para o recreio

Para auxiliar na adaptação às novas regras, o programa Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) estará disponível para oferecer suporte psicossocial às comunidades escolares. Além disso, a Sedu incentivará atividades pedagógicas, esportivas e culturais durante os intervalos, proporcionando alternativas saudáveis para o convívio e a interação social dos estudantes.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez
iclsmiguez@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

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Educação

Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24)

Redação Informe ES

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As inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta sexta-feira, 24 de janeiro. O cadastro é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até dia 28. A expectativa é que sejam ofertadas 334 mil bolsas nesta edição do primeiro semestre.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 4 de fevereiro e a segunda chamada, no dia 28 de fevereiro, na página do programa. Para se inscrever, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova da redação. Não é permitida a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro (antes de concluir o ensino médio).

Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
  • ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
  • ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

BOLSAS — O candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.

CLASSIFICAÇÃO — A classificação levará em conta a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:

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  • professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

LISTA DE ESPERA — Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 26 e 27 de março de 2025. A lista de espera estará disponível na página do Prouni, também no Portal Único de Acesso, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 1º de abril.

BENEFICIADOS — Em 2025, o Prouni completa 20 anos, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados. Desses, 2,5 milhões receberam bolsas de estudo integrais (100%) e 947 mil (50%), bolsas parciais, oferecidas pelo programa para cursos de graduação em instituições privadas. Atualmente, o programa beneficia 597.989 bolsistas, matriculados em 1.862 instituições.

GRUPOS VULNERABILIZADOS — Nestas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política. Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisarem os efeitos do Prouni na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados.

PROUNI — Criado em 2004 e instituído pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044
 

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.b
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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