Ligue-se a nós

Cidades

Serra tem avanço histórico na educação: alunos têm o melhor desempenho em três anos

Redação Informe ES

Publicado

no

O resultado do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) 2024, divulgado na última terça-feira (11), demonstra uma conquista para a educação municipal da Serra: o desempenho dos estudantes alcançou o maior avanço em todos os indicadores nos últimos três anos.  

O Paebes avalia a qualidade da educação básica da rede pública estadual e das redes municipais e privada. No programa, são avaliados os desempenhos dos estudantes dos anos iniciais, de 5º ano, e dos anos finais, de 9º ano, em Língua Portuguesa e em Matemática.

O destaque na avaliação é do 5º ano do ensino fundamental, que registrou um aumento de 11 pontos na proficiência de Língua Portuguesa e de 8 pontos em Matemática. Já os estudantes do 9º ano do ensino fundamental apresentaram uma melhora de até 10 pontos na avaliação, em 2024. O aumento no desempenho dos estudantes é o maior desde 2022.

Os resultados refletem os investimentos em diversas ações voltadas para o fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Entre as principais iniciativas estão a formação continuada de professores, o aprimoramento do acompanhamento pedagógico, o incentivo à leitura e à escrita e a valorização dos profissionais da educação.

Anúncio

O prefeito Weverson Meireles defende que os resultados do Paebes 2024 representam uma conquista para a educação da Serra. Ele relembra que, desde os anos anteriores, o desempenho dos estudantes na avaliação está em constante crescimento.

“Esse avanço é fruto de um trabalho contínuo, iniciado na gestão anterior, e reforça nosso compromisso em dar continuidade a importantes investimentos para fortalecer a qualidade da educação. Vamos seguir priorizando a formação continuada dos professores, o acompanhamento pedagógico e a valorização dos profissionais da educação, sempre com foco em garantir um futuro melhor para os nossos estudantes.”

Fonte: Secom/PMS – Texto: Jonathas Gomes – Foto: Divulgação

Cidades

Serra mobiliza 1,5 mil pessoas em caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Redação Informe ES

Publicado

no

Na manhã desta quarta-feira (21), cerca de 1,5 mil pessoas tomaram a Avenida Central, na Serra, em uma grande caminhada pela proteção de crianças e adolescentes. A mobilização seguiu até a Praça Miguel Ângelo, com um percurso de aproximadamente dois quilômetros, reunindo moradores, estudantes, servidores e lideranças comunitárias.

Durante a caminhada, com faixas e cartazes, os participantes entoaram palavras de ordem, assistiram a apresentações culturais, como banda de congo e música ao vivo, e, ao final, participaram de uma roda de capoeira.

O evento contou com a presença do prefeito Weverson Meireles, da vice-prefeita Gracimeri Gaviorno, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo municipal. Também participaram integrantes dos projetos sociais ligados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura da Serra, que desenvolvem atividades de inclusão social por meio da dança, música, esportes e outras ações.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura da Serra com o Concelho Municipal dos Direiitos da Criança e Adolescente (Concase) e Associação Lar Semente do Amor (Rede Alsa) e  integra a campanha do Maio Laranja, mês de mobilização nacional contra a violência sexual infantojuvenil. O evento teve como principal objetivo dar visibilidade à luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Anúncio

“Nosso papel é proteger nossas crianças e adolescentes e essa caminhada, que já acontece há mais de 20 anos na Serra, chama a atenção para isso.  Precisamos incentivar a denúncia. O silêncio protege o agressor”, destacou a secretária de Assistência Social, Fernanda Coimbra.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais: Disque 100, Conselhos Tutelares e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Programação segue até o fim do mês

A programação do Maio Laranja na Serra continua com outras ações de conscientização e mobilização. Confira os próximos eventos:

– 27 de maio, às 14h – Encontro pela Defesa das Crianças e Adolescentes, na EMEF Antônio Vieira Rezende, em Central Carapina.
– 28 de maio, das 11h às 13h30 – Dia de Brincar, nos terminais de ônibus da cidade, com atividades lúdicas e educativas.
– 29 de maio, das 8h às 17h – 1º Seminário Municipal Família Acolhedora, no CCInter, em Serra Sede, em parceria com a Associação Lar Semente do Amor (Rede ALSA).

Anúncio

Fonte: Secom-PMS

Continuar Lendo

Cidades

Serra inaugura duas salas de teleconsulta e amplia acesso a especialidades médicas

Redação Informe ES

Publicado

no

A Serra acaba de inaugurar, nesta segunda-feira (19), o serviço de teleconsulta de especialidades no Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (AMES). O município é o único do Estado que possui duas salas para a nova modalidade, com 15 novas especialidades disponíveis para os usuários.

Ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde, a ferramenta tem foco em trazer mais agilidade e conforto para os serranos, sem que eles precisem sair do seu município, além de uma experiência humanizada e acolhedora. Nesta segunda-feira (19), serão realizados 24 atendimentos para a especialidade Gastroenterologia Adulta. 

O prefeito da Serra Weverson Meireles esteve presente e lembrou que o prefeito Sergio Vidigal já tinha iniciado esse processo de evolução ao deixar o AMES com um total de 23 especialidades presenciais.

“Agora, nós temos condições de ampliar essa oferta com a teleconsulta. Esse é um trabalho iniciado na gestão do prefeito Sergio Vidigal, em parceria com o governo do Estado, para melhorar a qualidade de vida dos moradores da Serra e reduzir a fila de espera nas especialidades, mas sempre focando em realizar atendimentos humanizados, e lembrando que a presença de um profissional da enfermagem é obrigatória para acompanhar o paciente no momento da teleconsulta”, destacou.

Anúncio

O governador do Estado, Renato Casagrande, também esteve no ambulatório e afirmou que esta é uma tecnologia que chegou para ficar.

“Estamos oferecendo o serviço de teleconsulta para a Região Metropolitana de Saúde, que abrange 23 municípios. Inicialmente, são 15 especialidades médicas, muitas delas com escassez de profissionais, como a neuropediatria e a psiquiatria infantil. Com essa ferramenta, conseguimos ampliar o acesso, utilizando médicos de outros estados para atender nossos pacientes com mais agilidade e qualidade”, pontuou o governador Casagrande.

De acordo com o secretário estadual, Tyago Hoffmann, a Serra é um município estratégico para o governo. “São vários motivos, que tornam a Serra tão especial. A quantidade de pacientes, o tamanho do município e por terem um centro de especialidades tão bem estruturado quanto o AMES. Agora, com essas duas salas, nós vamos conseguir reduzir o tempo de espera dos pacientes”, afirmou o secretário Hoffmann. 

Como irá funcionar

Anúncio

O secretário municipal de Saúde da Serra, Diogo Cosme, explicou que a própria regulação do Estado que irá definir se o paciente é apto à teleconsulta ou ao atendimento presencial. 

Quando estiver tudo encaminhado, a pessoa deve comparecer ao AMES, normalmente, passar pela recepção e aguardar ser chamado como nos atendimento presenciais. O secretário municipal ainda reforça que, em todas as consultas, haverá um profissional de enfermagem para auxiliar na interação entre paciente e médico. 

“Essa triagem garante mais eficiência no uso dos recursos e melhora o fluxo de atendimento. A partir do momento em que o paciente é direcionado corretamente, conseguimos reduzir o tempo de espera e, ao mesmo tempo, oferecer um cuidado de qualidade, mais próximo da realidade e da necessidade de cada pessoa”, pontuou Diogo Cosme.

Ao todo, o serviço de Teleconsulta Estadual oferta 15 especialidades médicas contempladas. Veja quais são:

Anúncio

– Adulto: angiologia, cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria, urologia e endocrinologia.
– Pediatria: cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia e psiquiatria

Fonte: Secom-PMS Texto: Amanda Drumond – Foto: Edson Reis/PMS

Continuar Lendo

Cidades

Prefeitura de Guarapari realiza Ação Social no bairro Village do Sol

Redação Informe ES

Publicado

no

A Prefeitura de Guarapari, por meio do Comitê Gestor Municipal Intersetorial do Programa Bolsa Família, realizará no sábado, 24 de maio, das 8h às 15h, uma Ação Intersetorial no bairro Village do Sol, com atendimento gratuito para os moradores da região. O evento será realizado na EMEIEF João Batista Celestino e contará com a participação das Secretarias Municipais de Trabalho, Assistência e Cidadania (Semtac), Saúde e Educação.

A Ação Intersetorial tem como objetivo facilitar o acesso da comunidade a diversos serviços essenciais, promovendo o fortalecimento de direitos sociais e a inclusão das famílias nos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. Entre os serviços disponibilizados estão a atualização do Cadastro Único, a emissão de Cédula de Identidade, a pesagem do Bolsa Família, consultas médicas e de enfermagem, aplicação de vacinas, além da busca ativa escolar, que visa identificar e encaminhar crianças e adolescentes fora da escola.

A atualização do Cadastro Único será realizada com a distribuição de 100 senhas, e para a emissão da Cédula de Identidade, a Polícia Científica estará presente para atender até 100 pessoas. Além disso, serão oferecidos serviços de saúde, como testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia, e orientações sobre vacinação.

Os moradores interessados devem levar os documentos necessários para garantir o atendimento nos diversos serviços. Para a atualização do Cadastro Único, é preciso apresentar a documentação original de todos os moradores da residência. Para os serviços de saúde, é necessário levar o cartão do SUS, documento pessoal com foto e cartão de vacina. Já para a emissão da Cédula de Identidade, os documentos exigidos são certidão de nascimento ou casamento (original ou autenticada, e cópia), CPF (apresentar original e cópia), comprovante de residência (apresentar original e cópia) e uma foto 3×4 recente. 

A Prefeitura de Guarapari reafirma seu compromisso com a descentralização dos serviços públicos e com a melhoria da qualidade de vida da população, proporcionando acesso facilitado aos serviços essenciais para as famílias da cidade.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta

Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados