Eleições 2024
Pablo Marçal está na liderança para prefeito de São Paulo, diz Instituto Veritá
O Instituto Veritá divulgou, nesta terça-feira (27/8), o resultado de uma pesquisa eleitoral que mostra o empresário e coach Pablo Marçal (PRTB) na liderança na disputa pela prefeitura de São Paulo na pesquisa espontânea, com 30,9% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSol), com 21,6%, e pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 14,2%.
Em quarto está o apresentador José Luiz Datena (PSDB), com 6,3% do eleitorado; a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 5,8%; e a economista Marina Helena (Novo), com 3,6%. Registrada sob o número SP-02725/2024, no TRE-SP, a pesquisa ouviu 3.020 pessoas entre 22 e 26 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Fundado em 1995, o Instituto Veritá realiza trabalhos independentes de pesquisa desde as eleições presidenciais de 2010.
É a primeira vez que Pablo Marçal aparece liderando uma pesquisa eleitoral na disputa pela prefeitura de São Paulo. Levantamentos recentes dos institutos Paraná Pesquisas, Datafolha e Quaest apontam para um cenário apertado entre Nunes, Boulos e Marçal na primeira e segunda colocações, empatados tecnicamente.
Pesquisa espontânea realizada pelo Instituto Veritá
- Pablo Marçal (PRTB) – 30,9%
- Guilherme Boulos (PSol) – 21,6%
- Ricardo Nunes (MDB) – 14,2%
- Datena (PSDB) – 6,3%
- Tabata Amaral (PSB) – 5,8%
- Marina Helena (Novo) – 3,6%
- Bebeto Haddad (DC) – 1,7%
- Ricardo Senese (UP) – 0,4%
- Altino Prazeres (PSTU) – 0,3%
- João Pimenta (PCO) – 0,1%
- Não sabe/Não respondeu – 9,7%
- Branco/Nulo – 5,4%
Eleições 2024
André Lopes tem se consolidado como uma forte liderança na política de Cariacica
Com dois mandatos bem-sucedidos na Câmara Municipal de Cariacica, o vereador André Lopes se prepara para mais uma batalha eleitoral, buscando a reeleição nas eleições de 6 de outubro. Com uma trajetória que teve início no movimento estudantil, André consolidou-se como uma das principais vozes dos movimentos sociais na cidade.
Desde jovem, André se envolveu na luta por uma sociedade mais justa, focando em temas como educação, inclusão social e políticas públicas que favoreçam as classes mais necessitadas. Ao longo de seus mandatos, tem sido um defensor incansável da juventude e dos trabalhadores de Cariacica, sempre priorizando projetos que impactem diretamente a vida das pessoas.
Com uma forte ligação com a comunidade, André Lopes se destaca pela sua atuação transparente e próxima da população. Agora, em busca do terceiro mandato, ele promete continuar lutando por um futuro mais inclusivo para todos os cidadãos de Cariacica.
Além de sua trajetória de luta em prol dos movimentos sociais de Cariacica, o vereador André Lopes também se destaca por seu firme apoio ao prefeito Euclério Sampaio e sua aliança política com o governador Renato Casagrande, líder maior do seu partido, o PSB. Essa parceria fortalece sua candidatura à reeleição, evidenciando seu compromisso com um projeto de governo que visa o desenvolvimento de Cariacica e a melhoria da qualidade de vida da população.
Lopes compartilha a visão de Casagrande e Euclério de promover avanços nas áreas de infraestrutura, educação e políticas sociais, e acredita que, com essa união, é possível trazer ainda mais benefícios para a cidade.
Eleições 2024
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral (disponível para Android ou iOS) ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).
Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.
Punição
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
Voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Agencia Brasil
Eleições 2024
Eleazar Lopes mantém liderança para à prefeitura de Fundão
Uma pesquisa de intenção de votos realizada na cidade de Fundão, revelou um raio X do cenário eleitoral atual na cidade.
O novo levantamento mostra o candidato Eleazar Lopes (PODEMOS), liderando as pesquisas e se destacando como favorito à prefeitura, faltando apenas dez dias para as eleições de 6 de outubro.
Eleazar mantém a liderança com 45,40% das intenções de votos. Os dados são da nova pesquisa realizado pelo Instituto E.G Saloto, divulgada nesta quinta-feira (26).
Na segunda posição, o levantamento mostra o candidato apoiado pela atual administração, do prefeito Gil Borges (PSB), Anderson Pedroni (PSD), com 36,78% dos votos, o candidato do PL, Aélcio Peixoto, aparece com 5,46% das intenções de votos.
Os eleitores que se declararam como indecisos ou não quiseram responder somam 12,07%. Branco, nulo ou que não vai votar representa 0,29% das respostas.
Em Fundão foram entrevistados 348 pessoas, no período de 23 e 24 de setembro de 2024, a pedido da empresa N S S Junior Assessoria e Comunicação/portal Informe ES. O levantamento tem margem de erro de 5,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral: ES-09115/2024.
- Política2 dias atrás
Ex-prefeito Audifax ignora Carta Compromisso com a Educação da Serra
- Eleições 20242 dias atrás
André Lopes tem se consolidado como uma forte liderança na política de Cariacica
- Tecnologia4 dias atrás
Arquivo ou pasta não quer ser excluído? Veja o que fazer
- Eleições 20243 dias atrás
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
- Política2 dias atrás
Lula desembarca em Brasília após problema com avião no México
- Internacional3 dias atrás
Irã lança mísseis contra Israel; governo israelense entra em alerta
- Fé2 dias atrás
Filme cristão “A Forja” lidera ranking de bilheteria no Brasil
- Tecnologia3 dias atrás
O que a tecnologia reserva para nossa saúde bucal? Descubra