Ligue-se a nós

Eleições 2024

Sérgio Vidigal: de médico e gestor público a descobridor de talentos !?!

Redação Informe ES

Publicado

no

Serra recebeu a classificação “ótimo” no ranking de Transparência e Governança Pública

O doutor Sérgio Vidigal não é natural de Serra, mas escolheu residir na cidade para exercer sua profissão de médico, inclusive, a pedido de sua mãe que sempre pediu ao filho para realizar atendimento às pessoas mais carentes e Serra, naquela época, se encaixava nesse perfil. Mas as coisas mudaram de lá para cá.

Sua popularidade cresceu à medida que seu trabalho foi se tornando conhecido pelos serranos. Nessa época, Serra era uma cidade sem perspectiva de futuro, desconstruída, tida por muitos como um lugar impróprio para viver, abandonado, onde seu morador tinha vergonha de dizer que residia na cidade. Mas precisou um médico de fora chegar para escrever novas páginas para a cidade? Sim. Foi o que aconteceu.

Exercer a medicina foi o início de uma jornada que o projetou à vida pública, contribuindo, de alguma forma, na qualidade de vida das pessoas em sua passagem como vereador, prefeito, deputado estadual e federal, sendo o mais votado da história do Espírito Santo, na época, com 161.744 mil votos.

Anúncio

Vidigal deu sua contribuição também quando indicou seu sucessor em 2004, naquela oportunidade – Audifax Barcellos – seu secretário de governo pinçado para ser o nome apoiado por ele quando não podia mais vir a reeleição, que foi eleito!

LEIA TAMBÉM: Investimentos: “a Serra é a locomotiva do Espírito Santo” afirmou, governador Renato Casagrande

Além dos mandatos conquistados como prefeito, deputado estadual e federal, Vidigal elegeu Audifax prefeito e ainda, sua esposa Sueli Vidigal à deputada federal. Sérgio foi protagonista do crescimento serrano para que a cidade se configure no que é nos dias atuais, e o resultado fez com que a maior cidade do Espírito Santo obtivesse o título de maior PIB do estado, reflexo do planejamento estratégico.

A cidade recebeu, recentemente, a classificação “ótimo” no ranking de Transparência e Governança Pública da ONG Transparência Capixaba na avaliação de 2024, que analisou 77 prefeituras do Espírito Santo com apoio técnico e metodológico da Transparência Internacional – Brasil, onde diversos itens foram avaliados nesta análise, desde transparência financeira e orçamentária até obras públicas.

Anúncio

Descobridor de Talentos – Parte 1

Audifax Barcellos foi “descoberto” na gestão de Sérgio Vidigal na época que ele era secretário de seu governo. Audifax não era uma figura conhecida, nem tão pouco experiente e popular naquela época, mas filiado ao PDT, foi escolhido por Vidigal como seu candidato à sucessão em 2004. Sua formação em Economia e Administração de Empresas, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), fez com que se destacasse e fosse escolhido para concorrer ao pleito e eleito “fácil” com apoio do doutor.

Descobridor de Talentos – Parte 2

Não foi bem uma descoberta, mas, em um dado momento da história, Sérgio Vidigal teve em seus quadros de secretariados Renato Casagrande que, após ser derrotado como vice numa disputado eleitoral, foi convidado por Sérgio para assumir o cargo de secretário de meio ambiente da Serra. A partir daí, o atual governador conseguiu novamente se articular e se organizar para uma nova disputa, quando foi eleito, sendo o governador do estado nos dias atuais. De certa forma, lá estava Vidigal contribuindo na projeção de mais uma pessoa pública. Se Sérgio não tivesse “deixando” a política pública, caberia até uma devolutiva do Casão, indicando o doutor para ser o seu sucessor nas eleições de 2026 ao governo do estado, já que Casagrande não poderá pleitear o cargo e, ao que tudo indica, tentará uma vaga em Brasília, ao Senado Federal.

Descobridor de Talentos – Parte 3

Após anunciar que não seria candidato à reeleição – mesmo às pesquisas apontando que teria grandes possibilidades de ser reeleito com mais de 60% de aprovação – Sérgio Vidigal buscou em seus quadros um nome que representasse bem os princípios do PDT para sucede-lo. Weverson Meireles, 33 anos, também secretário na atual gestão de Vidigal –  com passagens pelo governo do Espírito Santo onde atuou como subsecretário de estado de Esporte e secretário de estado de Turismo –  foi o nome colocado à prova para conversar com a cidade e encarar o grande desafio que terá pela frente, mas o jovem vem mostrando que leva jeito.

Meireles “respira” política desde sua adolescência, quando iniciou sua jornada na política estudantil.  Se filiou a um partido político aos 16 anos – o PDT. Sua construção e militância foi continuada na Universidade Federal do Espírito Santo onde se formou em administração e, logo cedo, ingressou na vida pública ao lado de Sérgio Vidigal.

De lá para cá, o tempo foi mostrando que Weverson poderia ser a pessoa ao qual o mandatário poderia apostar suas fichas e confiança numa carreira política. Como disse em discurso, em evento que lançou a pré-candidatura do jovem e experiente administrador à prefeitura, Meireles tem idade para ser seu filho e, naturalmente, é o “filho” de Vidigal “projetado” por ele para dar continuidade aos trabalhos na vida pública.

Não sabemos se a história de eleger sucessor irá se repetir, mas seu instinto de “Descobridor de Talentos”, com a escolha de Weverson Meireles, mostra possuir visão e predicados necessários para um final feliz, até mesmo, pelos feitos de sua gestão, que tem participação direta de Meireles, que atuou nas decisões administrativas estando a frente, inclusive, da coordenação e do planejamento estratégico “Serra 24-44”, mostrando que uma vez eleito prefeito, a máquina pública/cidade continuaria a todo vapor consolidando os recentes resultados com dados que aponta a Serra como a cidade capixaba que mais cresce no cenário econômico do Espírito Santo e do Brasil.

Da Redação. Por: Noel Junior

Anúncio

Eleições 2024

Eleição presidencial nos EUA, o que dizem as pesquisas?

Redação Informe ES

Publicado

no

A corrida eleitoral nos Estados Unidos está se revelando uma das mais disputadas dos últimos tempos, com uma situação incomum a menos de uma semana das eleições.

Segundo novas pesquisas da CNN, Kamala Harris e Donald Trump seguem empatados na Geórgia e na Carolina do Norte. A Geórgia foi um dos estados que garantiu a vitória de Joe Biden em 2020. A Carolina do Norte, por sua vez, votou pelos republicanos nas últimas três eleições.

Faltando pouco tempo para o fim da corrida presidencial, os candidatos encontram dificuldade para firmar uma margem de eleitores que garanta os votos nos chamados “estados-pêndulo” do sul do país.

De acordo com a pesquisa, 48% dos eleitores da Geórgia afirmam que devem votar em Trump. Já 47% declaram voto em Kamala.

Anúncio

Na Carolina do Norte, o cenário é o inverso: 48% para Kamala, contra 47% de Trump.

Colaborou* CNN Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Eleições 2024

Weverson vota acompanhado de sua vice delegada Gracimeri e, de Sérgio Vidigal

Redação Informe ES

Publicado

no

ELEIÇÕES NA SERRA – O candidato Weverson Meireles (PDT) votou na manhã deste domingo (27), por volta das 10:30h, na EMEF Sônia Regina Gomes Rezende Franco, no bairro Serra Dourada I.

O candidato chegou ao colégio de votação acompanhado da sua vice delegada Gracimeri, do prefeito Sérgio Vidigal, do filho de Vidigal Serginho e dos seus pais e foi cortejado pelos eleitores que estavam entrando e saindo da unidade escolar.

Continuar Lendo

Eleições 2024

Empresários declaram apoio a Weverson em evento que contou com a presença do governador Renato Casagrande

Redação Informe ES

Publicado

no

Estiveram presentes também o vice-governador e o prefeito Vidigal

Na noite da última terça-feira (22), o auditório do Hotel Serra Grande, em Laranjeiras, foi palco de um importante encontro que consolidou o apoio dos empresários da Serra à candidatura de Weverson Meireles (PDT) para a prefeitura da cidade. Com a presença da Associação de Empresários da Serra (Ases) entre outras entidades empresariais, o evento reuniu nomes expressivos do setor econômico e político do Espírito Santo.

Estiveram presentes no encontro representantes da Fecomércio, Femicro, Sebrae e Aderes, com a participação de seu superintendente geral, Alberto Gavini, que também é presidente estadual do PSB. A ocasião também contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), além de outras lideranças políticas.

Apoio Empresarial

A candidatura de Weverson Meireles (PDT) ganhou o respaldo de diversas entidades ligadas ao setor empresarial, reforçando a importância do seu plano para a continuidade e expansão do desenvolvimento econômico da cidade. Durante o evento, o papel dos empresários na sustentação do projeto político que transformou a Serra nas últimas décadas foi amplamente destacado.

Anúncio

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou a relevância desse apoio:


“Temos que seguir em frente com o ideal que vem dando certo há quase 30 anos.”

Defesa do legado e a força de Weverson

O prefeito Sérgio Vidigal, que sugeriu Weverson Meireles como seu sucessor, também usou o momento para defender o atual projeto político, combatendo campanhas difamatórias:

“Nem sou candidato, mas já ganhei dezenas de ações contra Fake News. A resposta vem do povo. Afinal, o atual projeto soma 28 anos de bons serviços prestados aos serranos.”

Já o governador Renato Casagrande elogiou o perfil de liderança de Weverson Meireles, destacando sua capacidade de enfrentar os desafios da campanha:

“No início eram dois votos, o de Vidigal e o de Weverson. A forte personalidade de Weverson foi fundamental. Mas é eleição, e devemos estar atentos até domingo às 17 horas.” concluiu.

Casagrande ainda projetou a importância da eleição para o futuro político estadual, sinalizando que a disputa pelo segundo turno na Serra pode ser vista como uma prévia do cenário de 2026, quando ele e o vice-governador Ricardo Ferraço planejam conduzir o processo eleitoral.

Anúncio

Compromisso com o futuro da Serra

O candidato a prefeito Weverson Meireles e sua vice, Delegada Gracimeri (MDB), reforçaram o compromisso de seguir o legado de Vidigal e Audifax. Ambos expressaram confiança no futuro da Serra, com Weverson se comprometendo a continuar investindo no desenvolvimento econômico e social da cidade, pautado pelo diálogo e cooperação com o setor produtivo.

Com o apoio empresarial consolidado e uma aliança política robusta, Weverson Meireles se aproxima da reta final da campanha para o segundo turno com a força de quem busca dar continuidade ao projeto que há décadas tem moldado o município da Serra.

Weverson agradeceu a Sérgio Vidigal e recordou que no início da campanha tinha menos de um ponto nas pesquisas:

“Pedi várias vezes a Vidigal para desistir de mim e ser o candidato, mas ele dizia que seríamos como Moisés e Josué, um dando sequência ao trabalho do outro.” declarou, Meireles.

Serra-sede

No mesmo dia, o candidato participou de um encontro com comerciantes de Serra Centro, na ocasião ele ouviu atentamente a demanda da região e reafirmou o compromisso com o fortalecimento do comércio local e a criação de novas oportunidades.

Weverson tem dialogado com diversos segmentos que compõem o arranjo produtivo da Serra e a ideia é construir uma gestão participativa e comprometida com as necessidades da população.

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta