Ligue-se a nós

Esporte

Brasil inicia Jogos Paralímpicos em busca de campanha histórica

Avatar

Publicado

no

O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Para isto, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação brasileira da história da competição: o total de 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

“Temos, no nosso plano estratégico, formulado em 2017, a meta de conquistar entre 70 e 90 medalhas e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nossa real expectativa é de que o Brasil possa fazer em Paris a melhor campanha de todos os tempos”, declarou o presidente do CPB, Mizael Conrado, sobre a expectativa de campanha do Brasil nos Jogos de Paris, que serão realizados entre a esta quarta-feira (28) e o dia 8 de setembro.

O objetivo é ultrapassar as campanhas dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil conquistou o total de 72 medalhas. Porém, foi no Japão que o país estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram conquistados 14 ouros.

E as possibilidades de cumprir uma campanha inesquecível na capital francesa serão inúmeras, pois o Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Em busca da medalha 400

Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma (1960), o Brasil tem um total de 373 medalhas (109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes). Assim, faltam 27 pódios para a conquista de número 400.

Anúncio

A Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris será realizada a partir das 15h (horário de Brasília) desta quarta. O evento será realizado de maneira inédita fora de um estádio, com o desfile dos atletas partindo da parte inferior da avenida Champs-Elysées se estendendo pelo coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde.

Edição: Fábio Lisboa

Educação

Importância da educação física escolar em debate

Redação Informe ES

Publicado

no

A importância da prática da educação física nas escolas e sua relação com a saúde do brasileiro será o tema da reunião da Comissão de Turismo e Desporto nesta segunda-feira (9). O colegiado recebe, às 18h10, no Plenário Judith Leão, a professora e pós-doutora na área Eliane Cunha Gonçalves.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/1996), a Educação Física é disciplina obrigatória na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Mas a profissional lamenta a diminuição da carga horária que a disciplina vem sofrendo nos últimos anos.

Na análise da professora, o cenário atual está na contramão de uma realidade em que a população está cada vez mais sedentária, inclusive as crianças, que não recebem estímulo familiar para a prática de exercícios. Como consequência, pontua, a população fica cada vez mais enferma.

Conforme Eliane, problemas como obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, cardiopatia e diminuição da longevidade estão relacionados ao sedentarismo. Ela lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 75 a 300 minutos por semana de atividade física.

Anúncio

Presidente do Movimento “Crefes Já”, a convidada espera contar com a ajuda dos parlamentares federais e estaduais, incluindo a comissão presidida pelo deputado Coronel Weliton (PRD), para que haja um ajuste no número de aulas de educação física escolares.

Empreendedorismo

Na quinta (12), a Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba vai até a Serra para levar o debate em torno do Estatuto Estadual que regula as atuações do Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O colegiado liderado pelo deputado Xambinho (Podemos) já percorreu as cidades de LinharesSão MateusCachoeiro de Itapemirim e Vitória para discutir alterações na Lei Complementar (LC) 618/2012, que regulamenta o setor, mas carece de atualização diante da inovação do mercado.

Anúncio

Confira a agenda da semana*:

Segunda (9)
13h30 – Reunião extraordinária híbrida da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
18h10 – Reunião ordinária da Comissão de Turismo e Desporto – Plenário Judith Leão Castello Ribeiro

Quarta (11)
14h – Reunião extraordinária da Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia – Auditório Hermógenes Lima Fonseca

Quinta (12)
14h – Reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo Capixaba – Centro Cultural e Biblioteca Pública Carlos Corrêa Loyola, s/n – Valparaíso, Serra

Anúncio

Fonte: Ales

Continuar Lendo

Esporte

Brasil vence Equador para respirar nas Eliminatórias

Redação Informe ES

Publicado

no

A seleção brasileira derrotou o Equador por 1 a 0, no final da noite da última sexta-feira (6) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O triunfo, na partida transmitida pela Rádio Nacional, foi garantido graças a gol de Rodrygo.

Aos 29 minutos da etapa inicial, o atacante do Real Madrid (Espanha) driblou vários adversários e finalizou de longe para definir o jogo. “Estamos em um momento de reconstrução da equipe. No dia de hoje, era importante que vencêssemos, não importava a forma que aconteceu. Em momento algum passamos por dificuldades na partida e não fomos atacados. Eles tiveram posse de bola, mas não criaram. Acho que tudo é questão de tempo”, declarou o técnico Dorival Júnior em entrevista coletiva.

Com o resultado o Brasil voltou a triunfar no torneio após um hiato de quase um ano. A última vitória verde e amarela nas Eliminatórias tinha sido no dia 12 de setembro de 2023, por 1 a 0 diante da seleção peruana em Lima. Somando mais três pontos, a seleção pulou para a quarta posição da classificação com 10 pontos. A ponta da tabela é ocupada pela Argentina, com 18 pontos.

O próximo compromisso do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo será na próxima terça-feira (10), quando mede forças com o Paraguai no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção.

Edição: Fábio Lisboa

Anúncio
Continuar Lendo

Esporte

Brasil enfrenta Equador buscando recuperação nas Eliminatórias

Redação Informe ES

Publicado

no

O Brasil enfrenta o Equador pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, a partir das 22h (horário de Brasília) desta sexta-feira (6) no estádio Couto Pereira, em Curitiba, com objetivo de se recuperar na disputa.

Ocupando apenas a 6ª posição da classificação com sete pontos obtidos em seis jogos, a seleção brasileira tenta aproveitar o fato de jogar em casa para tentar apresentar um melhor futebol que a leve à vitória. Para isto, a equipe canarinho medirá forças com um adversário que, com oito pontos, ocupa a 5ª colocação da tabela.

Para mudar este panorama o fator comando técnico pode ser fundamental. Este será o primeiro jogo da equipe sob o comando de Dorival Júnior nas Eliminatórias. Nas primeiras rodadas do torneio o Brasil esteve sob o comando de Fernando Diniz.

Na era Dorival, a seleção já disputou oito jogos: quatro amistosos e quatro partidas da Copa América (competição disputada em Junho nos Estados Unidos e na qual o Brasil chegou às quartas de final).

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta